DISCOS AVARIADOS??? OU NABIÇE?

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

DISCOS AVARIADOS??? OU NABIÇE?

Mensagempor goncallf » Quarta Mai 14, 2008 16:42

Boas,

Vou expôr aqui a minha historia. O meu computador desde inicio que o comprei faz um blue screen e desliga-se. No inicio pensei que fosse algum virus apesar de ter instalado o Norton. Como necessitava do computador urgentemente, fui a uma loja de uma pessoa +/- conhecida para me resolver o problema.

Segundo eles limparam-me o virus e (algum dinheiro tb), mas problema continuou. Fiquei aborrecido mas como necessitava diariamente do mesmo, fui-me remediando até craschar de vez. Voltei lá e pedi para formatarem o disco para deixar de ter esse problema, ao que me alertaram teriam de que abrir o CPU e perderia a garantia dada pela Staples. Ponderei na altura os prós e contras e assumi o risco (estupido) uma vez que eles normalmente desenrrascam os computadores quase de um dia para o outro.

Quando fui buscar o computador disseram que o disco estava avariado e fazia "bad clusters", mas que tinham formatado o disco e que estava a funcionar, mas a qq momento poderia dar o berro.

O computador funcionou sempre com os seus altos e baixos, volta não volta sp a ir a baixo, até ao momento que decidi colocar um disco novo. O suposto disco avariado ficou ligado em slaver. Pensei que a partir desse momento o meu problema ficasse resolvido, mas a fim de algum tempo voltou ao mesmo até que fiquei com a sensação que o proprio Norton provocava esta situação. Desinstalei o Norton PAGO e coloquei o Avast gratuito. Ficou muito mais rapido e durante uma semana não tive qq problema.

No fim de semana passado entrou em looping e nunca mais se ligou.

Levei o computador uma vez mais à loja e expliquei o sucedido.
Hoje quando fui buscar o dono da loja disse-me que o disco que ele tinha instalado está avariado (durou 1 ano) e que instalou outro novo pq ainda está na garantia, mas que n conseguia aceder aos dados do disco avariado e que eu tinha perdido tudo. Entrei em stress pois tenho ali grande parte do meu trabalho, programas de facturação, etc.

Desesperado pedi-lhe o disco avariado para ver o que conseguia fazer. Por uma questão de garantia obrigou a deixar um caução de 60 €, para trazer o disco AVARIADO. Na altura estava tão preocupado com a situação que decidi deixar os 60 € e trazer o disco para falar com uma pessoa conhecida.

Entretanto já em casa decidi abrir o computador pela 1ª vez e começei a fazer experiencias, entre as quais ligar o suposto disco avariado em slaver no lugar do outro primeiro (supostamente tb avariado).

O computador fez o boot foi a abaixo novamente, mas depois aparecem um ecran a dizer que o disco tinha um erro e que o sistema ia repara-lo.

Conclusão, já consegui por o disco a funcionar já fiz backups, mas agora queria saber como posso instalar os programas de um disco para o outro, sei que é possivel, mas não sei faze-lo.

Já agora se alguem me puder explicar o pq desta situação agradeço, pq não me parece que isto seja do disco, mas de qualquer forma vou ficar com o novo e reaver os meus 60€ de caução.

Obg
goncallf
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Jan 04, 2005 22:38

Mensagempor SammySam » Terça Mai 20, 2008 23:21

já que perguntas, nabiçe.
SammySam
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Registado: Quinta Jun 09, 2005 22:25

Mensagempor tntnt » Quarta Mai 21, 2008 0:41

SammySam Escreveu:já que perguntas, nabiçe.

Para respostas dessas, mais vale ficares pela Conversa da Treta. :roll:

Em primeiro lugar, se o PC ainda estava na garantia, devias tê-lo levado à loja onde o compraste.
Em 2º lugar, já deu para ver que a pessoa a quem levaste o computador, é assim um bocadinho para o aldrabão.

Se o pc faz "loop" no arranque e não sai daí, provavelmente não é problema de vírus (ainda por cima tens AV). Pode ser Ram, discos, controladores, fonte etc...

Experimenta por fases, ou seja, mete o BIOS em default, desliga os discos e gravadores, retira (ou troca a posição) da RAM. E vai ligando, até veres o que "falha".

Qual a marca dos discos?

Para copiares o conteudo de um disco para outro, tens programas como o Norton Ghost ou o Acronis True Image. Mas antes disso tudo, convém saber qual o problema.

cumps
-Asus P5K Pro / Q6600 @ 2400 / 4Gb Kingston HyperX 1066MHz / HD3850 256Mb
-Asus A8N-SLI / A64 X2 3800 @ 2500 @ AC Freezer / 2Gb @ 208 / X1900XT 512Mb @ Accelero X2
http://laestoueuadivagar.blogspot.com/
tntnt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Mar 18, 2006 1:13

Mensagempor Nuno_Martins » Quarta Mai 21, 2008 1:48

tntnt Escreveu:
SammySam Escreveu:já que perguntas, nabiçe.

Para respostas dessas, mais vale ficares pela Conversa da Treta. :roll:

Em primeiro lugar, se o PC ainda estava na garantia, devias tê-lo levado à loja onde o compraste.
Em 2º lugar, já deu para ver que a pessoa a quem levaste o computador, é assim um bocadinho para o aldrabão.

Se o pc faz "loop" no arranque e não sai daí, provavelmente não é problema de vírus (ainda por cima tens AV). Pode ser Ram, discos, controladores, fonte etc...

Experimenta por fases, ou seja, mete o BIOS em default, desliga os discos e gravadores, retira (ou troca a posição) da RAM. E vai ligando, até veres o que "falha".

Qual a marca dos discos?

Para copiares o conteudo de um disco para outro, tens programas como o Norton Ghost ou o Acronis True Image. Mas antes disso tudo, convém saber qual o problema.

cumps

Exacto faz como ele te disse.

Primeiro liga só o basico para o funcionamento do PC para ver se dá. Depois vai adicionando os outros componentes até ver onde crasha.

Experimenta uma memória de cada vez, em slots diferentes, etc.

PS - Pergunta lá ao cromo da loja, desde quando é que é preciso abrir o CPU para se formatar um PC :roll:
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Fev 04, 2007 18:46

Mensagempor goncallf » Quarta Mai 21, 2008 9:38

Pois bem me pareceu. Vou tentar seguir os passos que me aconselharam e dps dou o feedback.
goncallf
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Jan 04, 2005 22:38

Mensagempor alr_tech » Quarta Mai 21, 2008 14:52

boas

parece que foste um tanto ou quanto enganado..

o pessoal ja disse o essencial...
se existir garantia, usar sempre a dita.... (normalmente 2 a 3 anos a partir da data de compra)

faz bk dos teus dados, se a máquina é de trabalhao diário tens a aí tudo, todos os dias ao fim do dia faz bk, senão pelo menos uma vez por semana

só uma questão..
se os programas foram instalados por um instaler ou setup...
não funcam por simples cópia....
por isso verifica bém...

tenta salvar os teus dados, começa pelos obvios e depois entra em contacto com as empresas dos programas que usas para saber como salvar as BDs e outros ficheiros necessários ao restauro do sistema...
infelizmente se os programas foram instalados, vais ter que os instalar novamente.

aproveita e já que estás a abrir a máquina, vê a marca dos discos e arranja um CD tipo UBCD e valida os discos com os programas dos fabricantes que lá estão...

tb tem software para testar memórias, memtest86, etc...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor knife » Quinta Mai 22, 2008 15:00

Exprimenta tambem só com uma placa de ram de cada vez como ja foi dito ;)
knife
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Set 30, 2007 18:13

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes