Vendas à distância têm novas regras para reembolso

Comente os nossos artigos e as nossas notícias ou coloque aqui as <strong>suas noticias</strong> sobre as novidades informaticas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor tmgp » Sexta Mai 23, 2008 10:30

2008-05-21

Os fornecedores de produtos vendidos à distância vão ter de devolver o dobro do dinheiro pago pelo consumidor se não cumprirem os 30 dias de reembolso em caso de resolução do contrato, segundo um diploma publicado ontem, dia 20 de Maio.

De acordo com a agência Lusa, o preâmbulo do decreto-lei divulgado em Diário da República, e que entra em vigor dentro de um mês, justifica esta medida com a necessidade da dar aos consumidores que fazem compras à distância, através de catálogo, por exemplo, “a mesma protecção conferida aos que realizam uma compra e venda face a face”.

Quando o direito de resolução é exercido pelo consumidor, o fornecedor tem um prazo de 30 dias para reembolso dos montantes pagos. Mas o “crescente número de situações de manifesto incumprimento desta obrigação com prazo certo” levou a alterações no diploma de forma a apertar as regras junto dos fornecedores. Se o fornecedor não cumprir o reembolso em 30 dias, fica obrigado a devolver em dobro, no prazo de 15 dias úteis, os montantes pagos pelo consumidor.

O incumprimento destes prazos implica o pagamento de uma coima que pode ir dos 400 aos dois mil euros. A isto acresce o direito de o consumidor pedir uma indemnização por danos patrimoniais e não patrimoniais.

É obrigação do consumidor restituir os bens em devidas condições de utilização no prazo de 30 dias a contar do momento em que os recebeu.

A fiscalização do cumprimento deste diploma é da responsabilidade da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

@ http://rmelectro.com/cgi/detnl?i=6968&m=mvrtayrrgq4denbvgqzcymzqgy
tmgp
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Dez 02, 2004 15:53

Mensagempor Nuno_Martins » Sexta Mai 23, 2008 10:53

Isto também tem a ver com as situações de RMA?
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Fev 04, 2007 18:46

Mensagempor SammySam » Sexta Mai 23, 2008 19:26

Já agora, alguém sabe quais são as regras (Lei, se é que existe), no que diz respeito aos RMA´s (vendas em lojas) em vigor neste momento?

É que tenho um amigo com uma xfx 7900GTX há mais de dois meses para RMA, e não lhe dizem nem que sim nem que sopas? O que é que se pode exigir? alguém sabe?

:evil:
SammySam
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Registado: Quinta Jun 09, 2005 22:25

Mensagempor Red_Beret » Sexta Mai 23, 2008 19:34

SammySam Escreveu:Já agora, alguém sabe quais são as regras (Lei, se é que existe), no que diz respeito aos RMA´s (vendas em lojas) em vigor neste momento?

É que tenho um amigo com uma xfx 7900GTX há mais de dois meses para RMA, e não lhe dizem nem que sim nem que sopas? O que é que se pode exigir? alguém sabe?

:evil:

não tenho a certeza, mas acho que a partir dos 30 dias uteis, podes pedir o reembolso.
Imagem
Red_Beret
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Set 17, 2004 11:13

Mensagempor Lvsitano » Sexta Mai 23, 2008 19:39

Não, não pode. Certas empresas têm uma política de devolução ao fim de 30 dias, mas apenas porque querem. A lei que obriga a RMAs em 30 dias ainda não entrou em vigor.
Lvsitano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Nov 01, 2004 17:56

Mensagempor SammySam » Sexta Mai 23, 2008 20:49

Então quer dizer que os "gajos" podem demorar o tempo que quiserem e não podemos fazer nada!!!? :evil:

Está mal! :?: :!:
SammySam
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Registado: Quinta Jun 09, 2005 22:25

Mensagempor Mr_coelho » Domingo Mai 25, 2008 17:55

Agora uma pergunta de ignorante... o que é a RMA? é qd se activa a garantia e vai para a fábrica?

Se é este o caso.. penso que o que a lei diz é que a partir de 20 dias uteis devolve-se o valor da compra. Pelo menos já me aconteceu isto na Fnac e foi devolvido.
Mr_coelho
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Set 09, 2003 19:00

Mensagempor tmgp » Segunda Mai 26, 2008 0:09

SammySam Escreveu:Então quer dizer que os "gajos" podem demorar o tempo que quiserem e não podemos fazer nada!!!? :evil:

não exactamente, quando considerares que já tiveram tempo suficiente, utiliza o livro de reclamações e contacta as autoridades competentes (decos, etc).
tmgp
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Dez 02, 2004 15:53

Mensagempor Nuno_Martins » Segunda Mai 26, 2008 1:34

Mr_coelho Escreveu:Agora uma pergunta de ignorante... o que é a RMA? é qd se activa a garantia e vai para a fábrica?

Se é este o caso.. penso que o que a lei diz é que a partir de 20 dias uteis devolve-se o valor da compra. Pelo menos já me aconteceu isto na Fnac e foi devolvido.

RMA é quando solicitas a activação da garantia do fabricante.

Quando ao resto, acho que por agora não há lei nenhuma dessas, pelo que tenho vindo a perceber do tópico, parece que há uma por ser aprovada mas ainda não foi. Mas também não percebo muito disto :P
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Fev 04, 2007 18:46

Voltar para Artigos e Notícias

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes