Problema na rede...

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Problema na rede...

Mensagempor Supa13 » Quarta Mai 28, 2008 18:41

Eu tenho uma pequena rede, que foi montada por um amigo meu que eu sou um bocado (muito grande) noob.

Agora tenho um problema, não consigo ligar o meu portátil novo à rede. Ele apanha a rede, mas depois não deixa ligar.

A rede consiste no meu computador do quarto ligado por cabo ao router (Asus WL-520g), por sua vez o modem da Netcabo também está ligado por cabo ao router e o router está ligado ao computador da minha irmã por wireless.

Na mensagem de erro que me dá no portátil diz que tenho que alterar as definições da rede para serem compatíveis com o portátil.

Estou assim um bocado perdido...

Além disso tenho notado que as minhas velocidades de navegação são um bocado lentas...

Alguém me pode indicar o "caminho certo" para meter isto tudo a bombar?

Cumprimentos!
Supa13
Novato
Novato

Registado: Quarta Mai 28, 2008 18:06

Mensagempor Nuno_Martins » Quarta Mai 28, 2008 18:48

Provavelmente isso é um problema de IP's. Vais ao outro portátil e vais às configurações da placa wireless e vês o IP dele. Se o IP estiver definido para automático tens de fazer o mesmo nesse novo portátil. Caso não esteja, imagina esta situação:

No computador da tua irmã:

IP: 192.168.1.101
Máscara de sub-rede: 255.255.255.0
Gateway: 192.168.1.1

DNS: 192.168.1.1

No teu portátil punhas uma coisa deste género:

IP: 192.168.1.102
Máscara de sub-rede: 255.255.255.0
Gateway: 192.168.1.1

DNS: 192.168.1.1

Percebes? Só tens de alterar o ultimo espaço no IP e colocar um que não esteja em uso.

Qualquer dúvida diz.
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Fev 04, 2007 18:46

Mensagempor Supa13 » Quarta Mai 28, 2008 19:03

Vou fazer isso logo à noite quando chegar a casa. Só para dizer (não sei se faz diferença) que o da minha irmã é desktop também, não é portátil. E não tem placa wireless e sim uma pen usb.

Eu quando disse que era noob, era mesmo a sério, onde vou ver o IP, a máscara, a gateway e o DNS? :oops: :oops: :oops:
Supa13
Novato
Novato

Mensagempor Nuno_Martins » Quarta Mai 28, 2008 19:08

Usas XP?

Iniciar>Os meus locais na rede>Ver as ligações de rede>duplo-click na ligação que estás a usar (wireless)>propriedades>TCP/IP (Protocolo Internet)>propriedades.

Ai tens o caminho para o que te espliquei em cima :wink:
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Fev 04, 2007 18:46

Mensagempor Supa13 » Quarta Mai 28, 2008 22:46

Então é assim, tanto no meu desktop, como no da minha irmã, o SO é o XP. No meu portátil, o SO é o Vista. O portátil é novinho em folha, ainda vem com as configurações todas de origem.

Quando fui tentar fazer o que me disseste, não aparece lá nada porque no pc da minha irmã está tudo a obter automaticamente.

No meu portátil, quando faço busca de rede, ele apanha a minha e a do meu vizinho. Eu (para testar) tentei ligar à do meu vizinho e ele vai ao ponto de me pedir a chave. Quando eu tento ligar à minha, ele nem sequer me pede a chave. Quando eu faço "diagnosticar o problema" ele diz-me para ver as definições de segurança sem deste computador para ver se são compatíveis com esta rede...

Não sei se estarei a dar as informações correctas...
Supa13
Novato
Novato

Mensagempor Silvergti » Quinta Mai 29, 2008 10:27

Possivelmente o teu amigo meteu uma protecção que filtra as ligações pelo endereço da placa de rede (MAC Address). Se for esse o caso, terás de entrar na página de configuração do router e adicionar o MAC address do portátil.

Para veres o MAC da placa de rede abres uma linha de comandos e escreves ipconfig /all e procuras algo do tipo AD-3E-C4-FF-A1-22. Não te sei precisar exactamente como aparece porque estou em linux.

Depois ligas-te à página do router (metes o IP do router no teu browser) e procuras algo que diga mac filtering e adicionas o teu.

Outra solução é desactivar o mac filtering, já que é uma pseudo-segurança, pois é facilmente ultrapassável. Certifica-te que usas para segurança WPA2.

cumps
Linux isn't a place, a company, a person or a hotdog stand.
Silvergti
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Ago 05, 2006 10:50

Mensagempor Supa13 » Quinta Mai 29, 2008 13:59

É muito dificil configurar a rede de inicio? É que ainda por cima o gajo que me fez isto meteu password na página do modem... :evil:

Já me estou a passar com isto...
Supa13
Novato
Novato

Mensagempor alr_tech » Quinta Mai 29, 2008 14:15

boas
Supa13 Escreveu:É muito dificil configurar a rede de inicio? É que ainda por cima o gajo que me fez isto meteu password na página do modem... :evil:

Já me estou a passar com isto...
e o manual já leste o dito?
familiariza-te primeiro com o funcionamento das várias etapas...
depois, valida o que vais necessitar....

e o amigo...
não está acessível?

em resumo, vê o manual....

depois, para cada item vai perguntando a tua dúvida real..

ah.... e por cabo, consegues aceder à net?
Vês as outras máquinas?

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Supa13 » Quinta Mai 29, 2008 16:58

O amigo não está disponível não...
Vou ver o manual e pensar se acho que consigo ou não.

Por cabo acedo.

Não percebi foi a pergunta sobre ver as outras máquinas... Que queres dizer com isso?
Supa13
Novato
Novato

Mensagempor alr_tech » Sexta Mai 30, 2008 8:57

boas

a ideia de leres o manual é entenderes o prencipio de funcionamento..
recolhes as ideias e googlas...
as dúvidas finais perguntas aqui...

no item network, para ver se vês as outras máq.

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor citrixman » Sexta Mai 30, 2008 22:46

:x
Boas a todos este e o meu primeiro post(de muitos) neste forum.
Se bem entendi estas com problemas de ligaçao wireless em casa.
pois bem:
1- A pessoa que te configurou a router wireless nao deve de ter alterado a password do router, o q acontece e q todos os routers vem de fabrica com passwords definida algo do tipo USER: admin Pass: 12345 no manual esta o utilizador e a password.
2-Quem te configurou a rede percebia algo de redes?? esta pergunta porque se a pessoa percebia algo de redes protegeu e a meu ver fez bem, a rede wireless para controlo de acessos por MAC, cada maquina tem 1 MAC diferente e uma maneira pratica e util de garantir que nao chegam maquinas nao autorizadas ao teu router, se foi este o caso entao tens de fazer START>RUN>CMD-><enter> na linha de comandos escreves GETMAC, e vai aparecer uma serie de info mas o q te vai importar a ti algo deste genero -00-0C-6B-C5-14-2E isto sera o MAC da tua placa de rede.
Em seguida entrando no router tens de procurar nas configuraçoes a configuracao do wireless e a configuracao que te permite acrescentar este novo MAC a lista de MAC autorizados a fazer ligaçao a rede wireless.
has-de verificar tambem uma configuraçao chamada DHCP se ela estiver activa quer dizer que o teu router esta tb a fornecer servicos de atribuicao automatica de ip's.
Agora apenas tens de ir ao teu portatil confirmar se estas com o TCP/IP em modo automatico, fazer restart ao portatil e voltares a tentar.
Conclusao:
Nao e facil fazer um diagnostico totalmente correcto e fiavel uma vez que os dados fornecidos nao sao conclusivos, mas esta sera uma forte possibilidade de resoluçao com os dados fornecidos.
Experimenta e tenta e alguma duvida nao hesites em pedir ajuda pois estes foruns nascem mesmo para que ha-ja partilha de informaçao, pois ninguem nasce ensinado.
Desculpem o meu portugues mas hoje foi 1 dia mt longo para mim.
Fiquem bem
citrixman
Novato
Novato

Registado: Sexta Mai 30, 2008 22:23

Mensagempor Silver_Razorback » Sábado Mai 31, 2008 17:10

post tb foi longo :D desconhecia o comando 'getmac'.. uso o ipconfig /all e aparece toda a info.

(atenção que protecção por mac,sendo tecnicamente a mais forte, continua a ser imperfeita como as outras).
Silver_Razorback
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Fev 06, 2007 17:49

Mensagempor Silvergti » Segunda Jun 02, 2008 13:51

Na minha opinião a protecção por MAC é apenas util para que o vizinho não se ligue acidentalmente à nossa rede...

Caso seja alguém com intenção de se ligar na nossa rede, é praticamente o mesmo que não ter nada...

Na minha opinião deve-se sempre tentar configurar com WPA2

A minha ordem de preferência:

WPA2+MAC
WPA+MAC
WEP+MAC
MAC
Linux isn't a place, a company, a person or a hotdog stand.
Silvergti
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Ago 05, 2006 10:50

Mensagempor Silver_Razorback » Segunda Jun 02, 2008 17:24

a tua ordem de preferencia está da protecção mais forte para a mais fraca..não esperava outra coisa :D

no entanto o tipo de protecção a usar tambem depende do equipamento receptor..o mesmo pode ou não suportar o módulo de segurança configurado.
Silver_Razorback
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Fev 06, 2007 17:49

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes