ISP faz retenção de IP?

Os malditos provedores de acesso à Internet, dúvidas, problemas, comentários e porque não: sugestões

Moderadores: Administradores, Moderadores

ISP faz retenção de IP?

Mensagempor Kayn » Sexta Mai 23, 2008 23:57

Boas.
Alguem me sabe dizer se o isp é obrigado por lei a reter guardar a associação ip/cliente/hora? se sim, por quanto tempo.

Visto que o ip é geralmente dinamico, a pergunta é, se o isp guarda quem foi o cliente X que usou o ip Y na hora H, e por quanto tempo é que eles guardam isso.

Porque o meu portatil foi roubado, eu caçei o ip do gajo que o estava a usar uma semana depois, ja entreguei tudo a PJ, eles vão/estao a fazer pressao no isp mas quero saber se esta informação lhes vai estar disponivel.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Re: ISP faz retenção de IP?

Mensagempor nunoemanuel » Sábado Mai 24, 2008 10:35

Kayn Escreveu:Boas.
Alguem me sabe dizer se o isp é obrigado por lei a reter guardar a associação ip/cliente/hora? se sim, por quanto tempo.

Visto que o ip é geralmente dinamico, a pergunta é, se o isp guarda quem foi o cliente X que usou o ip Y na hora H, e por quanto tempo é que eles guardam isso.

Porque o meu portatil foi roubado, eu caçei o ip do gajo que o estava a usar uma semana depois, ja entreguei tudo a PJ, eles vão/estao a fazer pressao no isp mas quero saber se esta informação lhes vai estar disponivel.

Sim, em principio isso é guardado em registo, agora por quanto tempo eh que ja nao sei....E nao sei se estará disponivel para o exterior....
Se a PJ quiser realmente, provavelmente terá acesso, agora falta saber a 'vontade' da PJ.

Cumps
Imagem
nunoemanuel
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Mar 24, 2006 21:38

Mensagempor Fresh_fruit » Segunda Mai 26, 2008 9:09

Boa sorte :)

Há uns anos tb roubaram o portatil há na altura minha namorada ... e policia nunca fez nada , cheguei ao ponto de falar com o gajo no MSN pois ele entrava automaticamente com o MSN dela lol ... o maximo que consegui foi enervar-me.

Tb lhes entreguei Ip's ...e até o acesso por Log Me In que o gajo nem se deu ao trabalho de desactivar.
Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Mensagempor Lain » Sexta Mai 30, 2008 10:02

Satisfaz a minha curiosidade.. como é que o "caçaste"?

A única forma de identificares o portátil como sendo o "teu" seria pelo MAC address que é único. Mesmo assim, quem saiba consegue alterar o MAC address.

Por norma, a menos que pagues um extra, os IPs atribuidos por um ISP são dinâmicos (nunca é o mesmo IP entre conecções).

Mesmo assim, ele roubou-te o portátil, não o ISP.. a menos que usasses um adaptador wireless (kanguru, tmn, etc) que tenha sido roubado em conjunto com o portátil e mesmo assim, por norma necessitam de uma password para te ligares.

Doutra forma.. lamento informar-te mas dúvido que tenhas o que quer que seja que te ligue a quem te roubou o portátil.
<Thermaltake Tsunami case>
AMD Athlon 64 3200+ @ 2.0GHz
ASUS A8N-SLI Deluxe
2x Kingston 512MB DDR400 in Dual-Channel
ASUS GeForce 7950GT 512MB DDR3 PCI-Ex
Seagate 160GB / Seagate 60GB
Seasonic S12-500W SLI-Ready
Lain
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Jun 22, 2006 9:34

Mensagempor Kayn » Sexta Mai 30, 2008 11:58

Neste momento não posso dizer. Deixa ver como é que isto corre com as investigações, porque segundo a policia, divulgar o método onde quer que seja, pode comprometer qualquer coisa.

Mas posso-te garantir, sem sombra de menor dúvida, que naquele momento, aquele ip estava atribuído ao meu portátil roubado. Eu sei o que estou a dizer. :)

Quando isto desenvolver mais, tenho todo o prazer (e irei) em divulgar como foi. Não é nada de transcendente, qualquer pessoa o pode fazer nas condições certas.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Mensagempor Lain » Sexta Mai 30, 2008 15:22

Eu não quero saber como é que o "caçaste", não percebes o que estás a dizer portanto não podes ter fornecido dados viáveis à polícia. ^_^ O agente que te recebeu menos ainda devia de perceber.. lol

O IP que um ISP te fornece é associado à MAC do modem. Tendo isto em conta, só se quem te roubou o portátil também te tiver roubado a internet.. lol
<Thermaltake Tsunami case>
AMD Athlon 64 3200+ @ 2.0GHz
ASUS A8N-SLI Deluxe
2x Kingston 512MB DDR400 in Dual-Channel
ASUS GeForce 7950GT 512MB DDR3 PCI-Ex
Seagate 160GB / Seagate 60GB
Seasonic S12-500W SLI-Ready
Lain
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Jun 22, 2006 9:34

Mensagempor Silvergti » Sexta Mai 30, 2008 16:59

Lain Escreveu:Eu não quero saber como é que o "caçaste", não percebes o que estás a dizer portanto não podes ter fornecido dados viáveis à polícia. ^_^ O agente que te recebeu menos ainda devia de perceber.. lol

O IP que um ISP te fornece é associado à MAC do modem. Tendo isto em conta, só se quem te roubou o portátil também te tiver roubado a internet.. lol

lol Lain, uma das máxima nestas andanças da "espionagem" informática é pensares que "o próximo sabe sempre mais do que eu, por isso jogo à defesa". Julgo que não fica muito bem dizeres "não percebes o que estás a dizer".

Dependendo do que tiver instalado no portátil, pode indicar-lhe o IP que o portátil tem instalado. Até podia dar exemplos, mas não dou pelo mesmo motivo pelo qual não foi, ainda, revelado o método.

Logicamente não lhe poderiam ter roubado a net, senão a única coisa que a policia iria apanhar era o próprio, pois o MAC do modem está em nome dele.

O interesse dele ter apanhado o IP por onde o portátil estava a sair é o ISP ser capaz de o relacionar a um modem, através do MAC, e ver quem é a pessoa a quem esse MAC está associado, ou seja, apenas tem interesse em apanhar o IP do ladrão, o dele ele pode ver em casa e esse é o único que não lhe serviria para nada!

^_^

Cumps!
Linux isn't a place, a company, a person or a hotdog stand.
Silvergti
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Ago 05, 2006 10:50

Mensagempor Kayn » Sexta Mai 30, 2008 18:57

Lain Escreveu:Eu não quero saber como é que o "caçaste", não percebes o que estás a dizer portanto não podes ter fornecido dados viáveis à polícia. ^_^ O agente que te recebeu menos ainda devia de perceber.. lol

Eu entendo a falha de precisão da minha afirmação, mas não achei que alguem fosse ser tao preciosista a esse ponto. Mas nem vou discutir detalhes tecnicos. Tou me nas tintas para o que tu achas disso.

No entanto, independentemente de eu saber ou não o que estou a dizer, eu sei que tu só sabes o que eu te disse até à data. Daí, só é lógico concluir que, quando muito, tu saberias tanto como eu sobre isto. Mas visto eu estar aberta e propositadamente a omitir informação, é lógico inferir que tu ainda sabes menos do que eu sobre o assunto.

A ser assim, tu foste, e vou eufemizar, rude, no minimo.
Não admito que me digam que nao sei do que estou a falar quando quem mo diz ainda sabe menos deste caso do que eu.

Se alguem tiver alguma coisa de válido a acrescentar, sobre este assunto, só posso agradecer, foi para isso que postei em primeiro lugar.
Se mais alguem quiser insultar um gajo num forum publico que não conhecem de lado nenhum, arranjem vida primeiro.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Mensagempor OldNiquel » Sexta Mai 30, 2008 21:08

Lain, quem não sabe o que está a dizer és tu.
Existem mil formas de um pc se revelar na net, e só alguém que tem défice de conhecimento neste campo pode concordar contigo.

Podes aplicar a máxima da espionagem de que fala o Silvergti, na vida em geral, porque só vais sair a ganhar. :wink:
OldNiquel
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Ago 20, 2007 11:02

Mensagempor wolf » Domingo Jun 01, 2008 14:25

boas, então como esta o caso já tens mais kyan, espero que recuperes as tuas coisas.

Quanto ao assunto de descobrir o ip de um pc, não é dificil nem nada transcendente tudo depende do que o pc tem instalado (como já foi dito), um exemplo é ter um softwere tipo o disponibilizado pelo no-ip que manda actualizações de ip para um server para depois fazer o redirecionamento pelo nome(dns).

Mas quanto ao assunto de caçar ou descobrir pode falhar caso a pessoa que adquiriu o pc de forma ilícita(frase linda para dizer larápio), pode falhar caso essa pessoa não tenha net própria e use rede publicas, como eu faço durante toda a semana, em que uso redes publicas desprotegidas para aceder a net e ver alguns mails, e muitas dessas redes não registam que esteve lá.

Assim o maximo que conseguirias era saber qual a zona por onde ele anda e criar problemas ao user que deixou a sua rede desprotegida.

ps:muito boa sorte e que a tua situação se resolva ;).

Cumprimentos
wolf
::--->> Wolf <---::
wolf
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Out 22, 2005 8:34

Mensagempor SammySam » Domingo Jun 01, 2008 23:02

Eu acho que se o tal ISP colaborar, facilmente fazem um trace ao menino/menina que está em posse da máquina.

Não conheço os mecanismos legais de que a policia poderá fazer uso junto dos ISP´s mas, certamente que os há.

:wink:
SammySam
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Registado: Quinta Jun 09, 2005 22:25

Mensagempor net_shark » Quarta Jun 04, 2008 15:44

por causa do phear do terrorismo e dos lobbies anti piratas, a directiva europeia proposta era de uma retenção de logs de 3 anos.
Mas não sei se isso foi para a frente.

Quanto ao caso em questão, a pj pode apanhar o responsavel pela conta se se mexer antes que os logs desaparecam e desde que o tipo não use uma rede de acesso publica que não necessite de registos. Ex: algumas redes universitarias, alguns hotspots, etc...

Quanto aos mecanismos legais, basta uma autorização de juiz (mandato de busca), que não fosse a burocracia seria trivial

De resto, por facturas, cartões de credito usados em pagamentos, e outras operações aparentemente inocentes a policia pode sempre catar muita informação util.

Net Shark
net_shark
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Ago 03, 2004 9:08

Voltar para ISPs

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes