avse Escreveu:Era engraçado espalhar essa imagem pelas ruas...
Faz como eu...
Imprime e cola no vidro traseiro
Moderadores: Administradores, Moderadores
Pboavida Escreveu:avse Escreveu:Era engraçado espalhar essa imagem pelas ruas...
Faz como eu...
Imprime e cola no vidro traseiro

Mamil0s Escreveu:Os preços dos combustíveis estão altos...
Há gente que culpa os impostos... Eu não acho.
Parece que se esqueceram que em Portugal, o preço dos combustíveis foi liberalizado... Em Espanha tal não aconteceu...
forunista Escreveu:Há várias energias alternativas e menos poluentes que são uma opção mais que viável.
Uma última coisa, só para dar uma ideia do "milagre" que é o petróleo, um kg de gasolina têm aproximadamente 45 Megajoules de energia. Para comparação uma bateria como as que são usadas nos portatéis têm entre 540 e 720 kJ por kg. ( 1 Megajoule = 1000000 J, 1 kJ = 1000 J ).
forunista Escreveu:Quanto ao "fim do petroleo", não se sabe quando irá acabar porque está sempre a aparecer novos poços porque sabe-se que quando 1 se esgota, está outro a "nascer"(florestas).

Azarael Escreveu:forunista Escreveu:Há várias energias alternativas e menos poluentes que são uma opção mais que viável.
Err... sim e não. Infelizmente não oferecem grande concorrência aos petroquimicos. Por exemplo, o problema dos carros electricos nunca foi o motor, ou a electricidade ser mais barata, ou os miticos homens de fato preto que estão sempre nas sombras prontos para saltar em acção, o problema é algo mais mundano, é a bateria.
Azarael Escreveu:PS: As marcas que os deixaram de o fazer tiveram razões para isso, falta de procura. Só agora com os preços altos do combustivel, é que a procura começa a aparecer/aumentar dantes não era o caso. Além que no mercado por excelencia, os EUA, eles gostavam/gostam mais de SUVs, e fazer um SUV electrico não é muito viavel, ou melhor, sairia um carro muito limitado mesmo entre os carros electricos.
Azarael Escreveu:Na sua base é uma questão de oferta/procura. A procura está aumentar mas a oferta não está a acompanhar o ritmo por várias razões.

forunista Escreveu:Sim, as baterias actuais duram para 60 kms +/-. E sei que é necessário uma boa quantidade para armazenar energia para mais kms. Mas também sei que é possível roubar mais espaço ao carro para por mais baterias, é viável.
forunista Escreveu:Discordo totalmente.
As marcas deixaram de fazer porque houve pouca procura e houve pouca procura porquê ? Porque os preços eram exorbitantes!
Agora já há maior procura porquê ? porque os preços dos combustiveis aumentaram drásticamente e começa a justificar-se pagar mais por um carro a outra energia que irá sair ao mesmo preço que um carro movido a gasolina ou gasóleo. As pessoas vão pelo preço total(carro+energia para o mover).
Quantos aos EUA, querem lá eles saber de carros movidos a outra energia, têm o preço da gasolina e gasóleo muito mais baratos que os nossos!
forunista Escreveu:Quem diz isso são os defensores das gasolineiras, etc.
Também já ouvi mtos desmentirem que a oferta é menor. A procura não está a aumentar ao ritmo que o preço sobe!! Acham mesmo que em cerca de 5 anos a procura duplicou ?! A população mundial duplicou em 5 anos ? Houve uma "explosão" industrial ? Não notei! Pois é, mas o preço duplicou.

http://resistir.info Escreveu:Em Portugal, entre Dezembro de 2007 e Maio de 2008, de acordo com a Direcção Geral de Energia do Ministério da Economia, o preço da gasolina 95 aumentou 9,6%; do gasóleo 19,9%; do gasóleo colorido 29,6% ; e do gasóleo de aquecimento 30,3%. Como petróleo utilizado na produção dos combustíveis vendidos em Maio de 2008 foi o adquirido em Março de 2008, isto significa que o preço do petróleo utilizado aumentou apenas 6,9% em euros, pois foi a subida verificada entre Dezembro de 2007 e Março de 2008. É esta disparidade que permite às petrolíferas embolsarem elevados lucros à custa dos portugueses, que a Autoridade da Concorrência devia ter analisado, mas não o fez.

Pboavida Escreveu:http://resistir.info Escreveu:Em Portugal, entre Dezembro de 2007 e Maio de 2008, de acordo com a Direcção Geral de Energia do Ministério da Economia, o preço da gasolina 95 aumentou 9,6%; do gasóleo 19,9%; do gasóleo colorido 29,6% ; e do gasóleo de aquecimento 30,3%. Como petróleo utilizado na produção dos combustíveis vendidos em Maio de 2008 foi o adquirido em Março de 2008, isto significa que o preço do petróleo utilizado aumentou apenas 6,9% em euros, pois foi a subida verificada entre Dezembro de 2007 e Março de 2008. É esta disparidade que permite às petrolíferas embolsarem elevados lucros à custa dos portugueses, que a Autoridade da Concorrência devia ter analisado, mas não o fez.

Azarael Escreveu:PS: Sim, lá é muito, muito mais barato, e adivinha, não há imposto (e daí n tenho a certeza já ouvi falar de um imposto 17% ou assim, mas acho que não é geral). Fala com um americano e diz-lhe que pagas 60% de imposto sobre a gasolina que ele parte-se a rir na tua cara, ou simplesmente fica sem reacção.
PPS: Por outro lado o tipico americano faz (ou tem que fazer) mais kms de carro que o tipico português...
Azarael Escreveu:Não notaste porque não estás a viver aonde ela está acontecer, a explosão aconteceu e está a acontecer em paises como a China e a India. Têm tido taxas de crescimento brutais, na ordem dos 9-10% ao ano, é muito mesmo. E para alimentar esse crescimento é preciso energia.
Depois desequilibros acontecem, às vezes para "bem" outras vezes para "mal", não esperes que a oferta/procura esteja sempre em linha.
E como sabes e já andaste a falar aqui, o preço duplicou em dólares, o que é diferente de ter aumentado em termos reais.
Claro que pode haver, e provavelmente até há, gente que se aproveita mas as razões de fundo estão lá.

Azarael Escreveu:Err... não quero ser chato, mas o que é que isso têm a ver com a Autoridade da Concorrência ?

Pboavida Escreveu:Azarael Escreveu:Err... não quero ser chato, mas o que é que isso têm a ver com a Autoridade da Concorrência ?
Então vai ao site que eu indiquei no quote e lê o artigo todo
Preços dos combustíveis: O que a Autoridade da Concorrência devia ter feito mas não fez, sendo assim conivente com lucros que resultam da especulação no mercado
forunista Escreveu:Quanto ao imposto, é tudo muito relativo, o estado até pode cobrar 80% em impostos e o preço final ser baixo. Se o estado cobrar 0,5 euros em imposto e o preço final ser 0,60...
Quanto ao americano fazer mais kms, porque têm um país maior? Há países próximos da área de Portugal e o preço é muito mais baixo, isso é tudo muito relativo. É como dizer que nós somos um país atrasado porque somos pequenos!(sabes que ouvimos pessoas a dizer isto, não estou a dizer nenhuma disparidade).

>ricardo< Escreveu:Pelo que andei a ler noutros fóruns, o ISP é um imposto para corrigir as externelidades, isto é, serve para "compensar" a poluição que resulto do uso dos combustíveis e para desincentivar o uso dos mesmos. É prática corrente em muitos países da Europa e os países nórdicos até o têm bastante alto. Não me surpreende que os EUA não o tenham, não são propriamente conhecidos pelas suas boas políticas ambientais.

Azarael Escreveu:PS: O Americano comum não acha lá muita piada a impostos altos, quanto mais impostos de 40-60% sobre algo que a maioria considera um direito adquirido... Terias revoltas.

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes