rede nova para a minha empresa

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

rede nova para a minha empresa

Mensagempor joao_fr » Terça Jun 10, 2008 14:27

boas

vou mudar agora de escritorio e pretendo configurar uma rede nova para os computadores da empresa.

a minha duvida é a seguinte, como eu tenho o xp pro em todos os pcs e nao tenho dinheiro pra comprar um server como posso colocar restrições?

ou seja, em tenho em todos os computadores pastas que quero tornar visiveis mas nao a todos os outro pcs da rede. como posso ter uma pasta num dos pcs e apenas partilhar para outro pc especifico?

por exemplo, eu no meu pc quero aceder a todas as pastas dos pcs 1, 2 e 3 mas quero que o 2 aceda a uma pasta especifica do 3 sem o 1 conseguir aceder, e por sua vez o 1 poderá aceder a outra que o 2 e 3 nao possam. como é que eu me safo?

obrigado
joao_fr
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Jan 19, 2006 14:46

Mensagempor Mercy_PT » Terça Jun 10, 2008 15:00

colocando password's nas partilhas...
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor alr_tech » Quarta Jun 11, 2008 10:33

boas

não precisas de comprar um server....
mas, artilhar um PC para a partilha de ficheiros e users...
podes usar isso com uma distribuição de Linux...

já ouvi vários dizer isso, mas, não o estou a ver em XP...

por aquilo que sei em XP só existem dois métodos :
ver
outra...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Fresh_fruit » Quarta Jun 11, 2008 10:56

Ja vi um XP a controlar utilizadores por sessão como se um dominio se tratasse ... mas sinceramente nao sei como se faz.
Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Mensagempor rgomes » Quarta Jun 11, 2008 14:24

O que eu faço nesta situação é ir à pasta que quero partilhar, ir às permissões e definir para ser acedida apenas por um determinado utilizador. Depois no PC que quero aceder a esta pasta tenho de por o nome e pass. desse utilizador.

Sei que isto é bastante limitativo mas não consigo fazer mais no XP.
rgomes
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Dez 16, 2005 19:27

Mensagempor Kayn » Quinta Jun 12, 2008 1:01

Sem um dominio acho que é o maximo que podes fazer.

Penso que se o xp de uma maquina está num dominio, mesmo que nao esteja ligado a ele nesse momento, pode fazer esse controlo, mas é bastante limitado porque nao tas ligado ao proprio dominio.

Se nao queres usar um linux, talvez a unica maneira de teres isso a funcionar limpo seja com um dominio. Nao tens que comprar o servidor, mas provavelmente de uma versao server do windows nao te safas. Talvez um windows SBS (small business server)...

Para continuar a usar o metodo do user/pass, podes automatizar o processo com um script de net use que faça a ligação por ti a uma pasta partilhada com um determinado user e pass sempre que entras no windows. Muitas vezes tenho que usar uma coisa dessas quando vem o boss de uma empresa a dizer que comprou o portatil xpto pelo preço do bufo e depois vem armar a p*** comigo porque o pc dele nao imprime dentro da empresa, nao tem acesso as pasta e nao tem acesso a uma porrada de coisas porque o windows é versao base e nao suporta dominios lol
Nao é o teu caso, mas essencialmente da pro mesmo, parece-me.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor LuisFilipe » Quinta Jun 12, 2008 16:41

Tem atenção que sem a partilha simplificada o XP baralha-se todo.

Isto porque tem uma gestão muito manhosa se previlégios dos ficheiros e pastas.

Embora tenha bebido partes do VMS a implementação parece-me muito manhosa, a tal ponto que voltei á partilha simplificada porque não entendia porque é que um PC não acedia a uma partilha. Claro que antes usei um comando de consola para actualizar os previlegios de todos os ficheiros e a coisa deu-se.

Dá a impressão que os ficheiros novos não sabem quem devem deixar ler assim não deixam ninguém visto que as premissões são por utilizador e não de um modo hierarquico System, Owner, Group, World com Read, Write, Execute, Delete cada.
Um ficheiro criado ia beber os previlegios á directoria/folder onde é criado.
Mas isto era o VMS
LuisFilipe
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 22:12

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes