Remote Desktop

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Remote Desktop

Mensagempor riapa » Quarta Jun 11, 2008 23:36

Boas!

Como é que consigo usar o Remote Desktop num pc que esteja noutra rede? Já tentei usar o IP publico mas não deu... qual é o truque? :roll:

Obrigado!
riapa
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Jan 03, 2006 18:23

Mensagempor Nuno_Martins » Quarta Jun 11, 2008 23:50

Podes fazer como eu, crias uma conta no DynDNS e depois configuras um host para o teu PC ao qual queres aceder.
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Fev 04, 2007 18:46

Mensagempor Kayn » Quinta Jun 12, 2008 0:44

depende.

Se o pc ta ligado directamente à net tipo modem usb podes usar o ip publico, so tens que configurar a firewall do pc para deixar passar protocolo tcp na porta 3389.
Neste caso podes usar um serviço de dns (como o dyndns ou o no-ip) para nao teres que andar sempre a saber o ip publico da maquina.

Se o pc está numa subrede (router liga a net e distribui net para uma lan local) entao deves ter que ir ao router e configurar que uma porta 3389 que aceda ao router de fora seja redirecionada para o ip local da maquina dentro da rede que queres aceder.

Claro que a maquina que queres aceder tem que estar preparada para aceitar ligacoes de remote desktop e com a firewall aberta na porta certa.

Penso que criar um Dyndns neste caso, apenas serve para mostrar o ip publico da rede, mas penso que não te faz aceder directamente à maquina que queres. Realmente aqui nao tenho grande certeza, mas se assim for, ainda precisas de fazer a configuração acima, no router.

Como alternativa ao Remote Desktop tens o UltraVNC, o RealVNC, o LogMeIn, o CrossLoop...

Eu gosto muito dos 2 primeiros. Em contraste com o RD permite o utilizador do outro lado ver o que ta a ser feito remotamente, o que é muito bom para explicar a alguem à distancia (por telefone) como fazer qualquer coisa.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor IvoMV » Quinta Jun 12, 2008 9:41

Kayn Escreveu:depende.

Se o pc ta ligado directamente à net tipo modem usb podes usar o ip publico, so tens que configurar a firewall do pc para deixar passar protocolo tcp na porta 3389.
Neste caso podes usar um serviço de dns (como o dyndns ou o no-ip) para nao teres que andar sempre a saber o ip publico da maquina.

Se o pc está numa subrede (router liga a net e distribui net para uma lan local) entao deves ter que ir ao router e configurar que uma porta 3389 que aceda ao router de fora seja redirecionada para o ip local da maquina dentro da rede que queres aceder.

Claro que a maquina que queres aceder tem que estar preparada para aceitar ligacoes de remote desktop e com a firewall aberta na porta certa.

Penso que criar um Dyndns neste caso, apenas serve para mostrar o ip publico da rede, mas penso que não te faz aceder directamente à maquina que queres. Realmente aqui nao tenho grande certeza, mas se assim for, ainda precisas de fazer a configuração acima, no router.

Como alternativa ao Remote Desktop tens o UltraVNC, o RealVNC, o LogMeIn, o CrossLoop...

Eu gosto muito dos 2 primeiros. Em contraste com o RD permite o utilizador do outro lado ver o que ta a ser feito remotamente, o que é muito bom para explicar a alguem à distancia (por telefone) como fazer qualquer coisa.

Este tópico interessa-me também, vou procurar os "VNC" sugeridos em cima. A versão GPL do RealVNC é boa, ou só as comerciais?
Há problema se um dos PCs estiver em XP e o outro em Vista (suponho que não)?
As alternativas sugeridas "requerem" à mesma fazer previamente o dyndns?

Ivo.
IvoMV
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Abr 04, 2008 15:24

Mensagempor KrIaXPaTaLa » Quinta Jun 12, 2008 9:51

IvoMV Escreveu:Este tópico interessa-me também, vou procurar os "VNC" sugeridos em cima. A versão GPL do RealVNC é boa, ou só as comerciais?

Eu uso ultravnc, mas não tenho ideia de existirem versões más do realvnc.

IvoMV Escreveu:Há problema se um dos PCs estiver em XP e o outro em Vista (suponho que não)?

Supões bem, vnc é independente da plataforma.

IvoMV Escreveu:As alternativas sugeridas "requerem" à mesma fazer previamente o dyndns?

Ivo.

O dyndns à partida é apenas um subsituto para o teu endereço ip, previne que tenhas que decorar números. É uma ajuda, mas não é indispensável.

Cumprimentos,

KrIaX.
hardware.com.pt
#HCP @ PTNET
P IV 1.7 | 1 GB | 120 GB | GF4000 | SB5.1 | TFT Merd*so
TEL: voipcheap
Send Pr0n to:kria@iol.pt
Urls Inuteis: blog
KrIaXPaTaLa
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 01, 2005 17:38

Mensagempor IvoMV » Quinta Jun 12, 2008 10:04

KrIaXPaTaLa Escreveu:O dyndns à partida é apenas um subsituto para o teu endereço ip, previne que tenhas que decorar números. É uma ajuda, mas não é indispensável.

Cumprimentos,

KrIaX.

Tenho banda larga TMN (estive uns meses sem casa fixa e, claro, fiquei vinculado a um ano - assim que acabar vou mudar). Tenho IP dinâmico (mas também, acho que a maioria dos ISPs fazem isso).

Provavelmente isso vai complicar as coisas, estava a pensar que o dyndns permitiria ter um pseudo-IP estático e já não tinha de mudar os números de cada vez - pelo que leio na wikipedia é precisamente o que o dyndns faz, vai ser bastante útil também para não ter que estar sempre a re-configurar o utorrent (não é que a velocidade seja boa de qualquer modo, mas anyway eu tenho paciência). Obrigado pela ajuda!

Ivo.
IvoMV
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Abr 04, 2008 15:24

Mensagempor xirix » Quinta Jun 12, 2008 10:34

Boas,

Uso o Logmein (ver em www.logmein.com). Existe uma versão free em que não tenho que preocupar-me com configurações de router/firewall, dyndns, etc. É só ir ao site ver os pcs que tenho lá configurados e ligar-me. Junto a isso, também uso outro programa free, o foldershare, que permite que tenha acesso aos discos do pc através de browser. Muito bom para caso necessite de copiar coisas do PC de casa para outro local (sim, podia também mandar por email, mas acho que é mais rápido assim). O problema é que estás limitado pela velocidade de upload da tua conexão.

Abs
X|r|X
=================
Não subscrevam a VIANETWORKS, TVTel ADSL, ASDL.XL, CyclopNet. A VIA aldraba todos os seus clientes iludindo-os c/ velocidades q nunca tem na realidade. Uma ligação 1024/256 (128kB/32kB) na prática é de 6kB/4kB c/ o emule.
xirix
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Out 05, 2004 21:07

Mensagempor riapa » Quinta Jun 12, 2008 16:07

Boas!

Muito obrigado pela colaboração de todos!
Kayn o teu tópico foi muito esclarecedor! Realmente é melhor usar um programa em que a outra pessoa veja o que estamos a fazer. Com o Remote Desktop essa pessoa tem que ficar log off, mas usando um programa em que a pessoa veja o que estamos a fazer, já não fica, correcto?

Kayn Escreveu:Se o pc está numa subrede (router liga a net e distribui net para uma lan local) entao deves ter que ir ao router e configurar que uma porta 3389 que aceda ao router de fora seja redirecionada para o ip local da maquina dentro da rede que queres aceder.

Então isso significa que só posso ter um PC a receber ligações remotas? Se eu quiser ter mais já não dá? :roll:

Obrigado!
riapa
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor riapa » Quinta Jun 12, 2008 18:33

Boas!
Já andei a testar mas sem sucesso:

Já fiz forward no router (penso que é assim que se faz, nunca o fiz, ainda sou um pouco noob nesta matéria...):
Imagem

Depois no UltraVNC fiz:
Imagem

Mas dá sempre Failed to Connect to Server! porquê? :oops:

ps: Já consegui usar o Remote Desktop para aceder a outro PC (na empresa onde estou a estagiar) mas de qualquer das formas:
Imagem

Mas julgo que não fará diferença pois as firewall não estão a bloquear nada senão dariam aviso de tentativa de acesso...

Já agora porque é que as portas de 0~1024 são consideradas privilegiadas?
riapa
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Kayn » Quinta Jun 12, 2008 23:30

Tas a ligar bem no ultra, só que tas a misturar protocolos.

Remote Desktop é um protocolo especifico do windows, não podes aceder por VNC. Se vais usar o Remote Desktop no destino, entao tambem tens que usar Remote Desktop de onde tas a aceder.

Se tas a usar VNC, tens que instalar a versao servidor na maquina de destino e o cliente na maquina de onde vais aceder. O pacote de cliente e servidor é o mesmo na maioria dos casos, só tens que instalar tudo e ta.

RealVNC e UltraVNC nao sao o mesmo programa mas falam a mesma lingua, por isso podes usar o cliente de um pra aceder ao servidor de outro se quiseres. Mas ainda é preferivel usar o mesmo programa pra tudo, ou só Real ou só Ultra. O ultra é gratuito, oferece mais opcoes e tem um interface parecido com o remote desktop do windows (a barra amarela em cima em full screen)

Já agora, a porta por defeito dos VNC é a 5900, TCP. Tambem podes usar o dns em vez do ip, se o tiveres configurado. Se tiveres a usar a porta default (5900) penso que nao precisas de a por no endereço de ligação, basta o ip/dns.

Quanto ao VNC e desligar sessoes, é isso, o VNC nao desliga sessao nenhuma, e a pessoa ve tudo no destino.
Alias, se tiveres o servidor vnc a correr como serviço do windows, teres um user logged on no windows ou nao, é irrelevante. O VNC funciona na mesma, mesmo que o windows teja no quadro de login de user. Ou seja, NAO tens que comprometer segurança deixando uma sessão aberta com um user no destino so pra te poderes ligar.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Mensagempor riapa » Quinta Jun 12, 2008 23:33

Então é isso que me falta, a versão server... Mas se dizes que a versão server e cliente é a mesma (no UltraVNC), então devia ter dado, pois esses screen shots são do PC Fixo que tem o mesmo UltraVNC que tenho no Portatil.

Vou ver o que consigo fazer ;)
riapa
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor riapa » Domingo Jun 15, 2008 3:18

Não consigo meter a funcionar... tanto no laptop como no fixo tenho o UltraVNC 1.0.4 e continua a não dar :roll:
riapa
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor xirix » Domingo Jun 15, 2008 11:18

riapa Escreveu:Não consigo meter a funcionar... tanto no laptop como no fixo tenho o UltraVNC 1.0.4 e continua a não dar :roll:

Já tentaste a solução que te mostrei? Muito mais simples. A não ser que o teu objectivo seja aprender a configurar as portas em vez de teres acesso remoto ao PC...
X|r|X
=================
Não subscrevam a VIANETWORKS, TVTel ADSL, ASDL.XL, CyclopNet. A VIA aldraba todos os seus clientes iludindo-os c/ velocidades q nunca tem na realidade. Uma ligação 1024/256 (128kB/32kB) na prática é de 6kB/4kB c/ o emule.
xirix
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Out 05, 2004 21:07

Mensagempor riapa » Domingo Jun 15, 2008 15:46

A minha intenção era aprender a configurar o router para estas situações e dps usar um site tipo Logmein ou Dyndns para não ter que saber sempre o ip público do meu PC...

Tendo a parte das configurações toda feita, e julgo que correcta :oops:, vou tentar registar-me num desses sites para ver se consigo.

Mais logo dou noticias ;)
Obrigado.

ps:

Kayn Escreveu:Se o pc está numa subrede (router liga a net e distribui net para uma lan local) entao deves ter que ir ao router e configurar que uma porta 3389 que aceda ao router de fora seja redirecionada para o ip local da maquina dentro da rede que queres aceder.

Visto que no router não especifico o IP do emissor mas sim o do receptor, então isso significa que só posso ter um PC a receber ligações remotas? Se eu quiser ter mais já não dá? :roll:
riapa
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Kayn » Domingo Jun 15, 2008 16:12

Podes.

Uma solução simples para fazer essa distinção é atribuir uma porta diferente para outro computador na subrede e por o router a apontar para esse pc quando essa porta for chamada de fora.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Próximo

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes