Boas
Red_Beret Escreveu:....
E alargando um pouco o tema, este bloqueio não foi apenas o reflexo da subida dos combustiveis. Foi o acumular de sentimentos de inustiça que se tem vindo a verificar, com os portugueses a viver cada vez pior e com quem deveria fazer algo andar a assobiar para o lado...
Não se pode fazer nada porque a crise é mundial? Pode! Pode-se sempre. Eles são PAGOS e BEM PAGOS para saberem precisamente dar a volta à situação.
Ok, podem baixar o ISP em digamos, 10 centimos. Daqui a 6 meses, os preços já absorveram esses 10 centimos. E depois, faz-se o que? Baixa-se outra vez? E quando já não houver imposto apra baixar? Baixar os impostos é a solução mais fácil, mas está longe de ser a ideal.
Toda a gente se queixa de que os combustiveis estão caros. É um facto que estão (aliás, não estão, nós é que ganhamos pouco). Mas, todos os dias entram milhares de carros em Lisboa (e nas outras cidades, mas sobre essas não me pronuncio, pois não conheco), a maioria deles vindos dos concelhos de Oeiras, Amadora, Loures,... e da margem sul. Chegam a Lisboa, e ainda tem de pagar os parques. Ora, porque é que estas pessoas que se queixam dos preços do combustivel, não andam de transportes publicos? Em Lisboa, existe uma rede de transportes a meu ver mais que suficiente para as necessidades da maioria dessas pessoas, e provavelmente, nas outras grandes cidade tb. (como é obvio, não estou a considerar os que precisam dos veiculos para trabalhar)
Sem dúvida que esta greve e muitas outras sentem-se motivados pelo crescente descontentamento das pessoas no seu geral...
sem dúvida que muitos se aproveitaram de uns outros para se juntar e ver se ganhavam alguma coisa...
Não nos podemos esquecer que a grande maioria dos camionistas são empresários em nome próprio, alguns tem mais um carro ou outro...
vivem do seu trabalho.. tem poucos estudos...
logo sem margem de lucro não conseguem pagar aos empregados...
tb existe ainda um nº desproporcionado de pessoas que se tornaram camionistas, que não tinham trabalho e tornaram-se "profissionais" da área...
isso surgiu durante a época da vagas gordas proporcionadas pela CEE...
ora essa época acabou....
ficaram muitos "caês a um osso".... demasiada oferta para a procura, motiva menores preços....
bom para quem precisa...
mau para quem aceita o serviço...
a aliar a isto temos uma frota envelhecida....
já na altura entraram no país milhares de carros, que a legislação do país de origem já não permitia a circulação...
esses carros hoje em dia estão mais velhos e desgastados, consomem mais...
e com o combustivel caro... já todos sabemos qual o resultado...
se apoio a greve...
no seu geral já disse que sim...
efeitos imediatos para todos não....
alguns camionistas resolve temporáriamente...
o futuro vai obrigar a modificações...
algusn vão mesmo ter de abandonar a actividade (mais tarde ou mais cedo..)...
o mercado mesmo que cresça, nunca voltará ao que era...
se apoio ou posso apoiar algumas das cenas que se virão e foram tão empolgadas por TVs famintas de sangue...
a resposta é não..
pressão sim...
se gera problemas um bloqueio....
lógico....
se era motivo para gerar aquelas bichas de desespero....
evidentemente que não....
só ao pessoal habituado a andar todos os dias de cu teftef....
eu infelizmente tenho de andar com o carro, tenho dois putos e não tenho outra maneira de resolver o problema....
agora milhares de outros não....
estão é simplesmente mal habituados...
mesmo em Lisboa só ando de metro...
cheira mal, é abafado....
ta-se mesmo a ver que nunca andaram naqueles velhos, naqueles antigos amarelos... que mal tinham ventilação...
havia de ser giro se tivessem de andar num deles há hora de ponta...
andei muitas vezes no tempo da faculdade... e 'tou bém vivo...
o problema é que a maioria do pessoal está muito mal habituada...
habituadinha a ter a sua vidinha e ai de quem a atrapalhe...
qq coisa, mesmo que temporária... e o seu mundo acaba...
só por isso se possa comprender alguns comentários, tão violentos como algumas cenas vistas ...
resumindo
penso que a greve em si já acabou...
se vai a ver modificações palpaveis.... não creio...
apenas para alguns e durante algum tempo...
se vai ser a última...
não creio....
penso que as coisas ainda se vão agravar mais...
estou com umas comichões que me dizem que a procissão ainda vai no adro..
continuem a endividar-se continuem...
e depois queixem-se..
mas, isto é para outra altura
cumps