Disco externo iomega avariado

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Disco externo iomega avariado

Mensagempor pjnunes » Segunda Jun 23, 2008 10:38

Caros amigos

tenho um disco externo da iomega, já com cerca de 4/5 anos onde costumo guardar todas as minhas coisas pessoais, nomedamente fotos.
Ontem, enquanto estava a fazer uma cópia de um jpg de uma pasta para outra, notei que este estava a demorar imenso tempo a passar o ficheiro, pelo que fiz um reboot à máquina :oops: . Quando reiniciei o computador, o disco aparece no explorer como disco local e não como iomega, como aparecia dantes, e quando clico nele, diz que o disco não se encontra formatado e se o desejo fazer. O que mias estranho é que o disco faz um barulho diferente e acende uma luzinha contínua que penso que seja do funcionamento do disco rígido. Nao sei o que se passa.

Existe algum programa que permita extrair os dados do disco ou tenho mesmo que enviar o disco para uma dessas empresas de recuperação de dados?

Obrigado
p. nunes
pjnunes
Novato
Novato

Registado: Segunda Jun 23, 2008 10:26

Mensagempor Lvsitano » Segunda Jun 23, 2008 12:38

Pode não ser o disco que esteja avariado, mas sim a controladora da caixa. Podes abrir a caixa e tirar o disco e ligar directamente. Como fizeste um restart a isso, faz um chkdsk ao disco para corrigir eventuais erros no sistema de ficheiros.
Lvsitano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Nov 01, 2004 17:56

Mensagempor pjnunes » Terça Jun 24, 2008 21:35

tirei-o da caixa e liguei-o directamente ao computador. Continuava na mesma e experimentei o PCI inspector e consegui ver todos os dados do disco. Comecei a gravar uma directoria para o outro disco só que entretanto bloqueou a meio. Agora já não aparece como Disco Local, nem na BIOS está. É tão frustrante visto que estava a ver os dados todos e agora não os consigo tirar. Existe mais alguma solução?

Obrigado Lusitano
P. nunes
pjnunes
Novato
Novato

Mensagempor Lvsitano » Quarta Jun 25, 2008 16:57

Fizeste o chkdsk como te disse?
Lvsitano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor pjnunes » Quinta Jun 26, 2008 11:19

Tentei fazer o chkdsk mas não consegui. Só me resta ir a uma dessas empresas de recuperação de dados e ver em quanto fica a brincadeira, ou então pôr o disco no congelador, como já li em alguns sites.

P. Nunes
pjnunes
Novato
Novato

Mensagempor ReDsOuL » Quinta Jun 26, 2008 11:28

essas empresas esquece! gastas uma pipa de massa!

a parte de por no congelador resulta...tenta!
Imagem
ReDsOuL
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Out 09, 2006 21:10

Mensagempor pjnunes » Quinta Jun 26, 2008 14:32

Relativamente às empresas de recuperação de dados, visto alguns fornecerem o diagnóstico e um orçamento grátis, não perco nada em tentar. Deixa ver o que eles dizem. A questão do congelador, a meu ver até faz bastante sentido, até porque a sensação que tenho é que o disco deixou de passar dados devido a aquecimento, parece que a agulha ficou presa, enquanto o disco continua a rodar. No entanto, ainda me parece um bocado arriscado, assim como umas pancadinhas de "amor".

P. Nunes

P.S. O disco dentro da caixa da iomega é um hitachi. nunca mais volto a comprar destes discos externos da iomega da treta. tenho CD's em casa com mais de 10 anos e aquilo ainda funciona.
pjnunes
Novato
Novato

Mensagempor Lvsitano » Quinta Jun 26, 2008 16:10

Eh pá, sabes lá se é problema físico... pode ser a partição que está corrupta ou algo do género.
Lvsitano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes