pc aquece e desliga-se

Mensagens especificas sobre portáteis HP/Compaq

Moderadores: Administradores, Moderadores

pc aquece e desliga-se

Mensagempor TT » Segunda Jun 23, 2008 18:54

tenho um hp dv 9082eu ja há 1 ano e tal...e trabalho com ele para 3d max,autocad, photoshop etc...ultimamente quando estou a fazer um render no 3d max, ele aquece e desliga-se...

uso o pc wizard para ver as temperaturas do portatil e quando estou a fazer um render, reparo que a temperatura do processador começa a subir ate aos 93/94º, ate q o ecra fica preto,e desliga-se. :?

será q alguem tb tem este problema ou sabe como resolve-lo :idea: ?
TT
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Ago 17, 2006 14:33

Mensagempor Ryujin » Segunda Jun 23, 2008 19:58

Uma boa solução para esse problema é abrir o compartimento da ventoinha ( se houver ) e limpar o pó na ventoinha e dissipador. Uma lata de ar comprimido é sempre recomendada.
And now.. Something completely diferent.
Ryujin
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Dez 18, 2005 21:57

Mensagempor TT » Segunda Jun 23, 2008 20:24

ja o abri com o meu pai...mas nada feito...a zona da ventoinha ta tapada por uma parte da chapa do chassi(isto abrindo pela parte do teclado claro)...nem tentei mais pq senao tinha de desmontar quase todos os elementos do pc...lol
TT
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Ryujin » Segunda Jun 23, 2008 23:02

Sim, e isso podia por em causa a garantia do portatil. So mesmo se houvesse uma tampa apenas para a ventoinha como o caso do meu velhinho Pentium 4 formato torradeira/portatil.
Sendo assim nao sei o que fazer, porque isso é insuficiencia do dissipador de calor. Até que isso fique bem limpo sempre podes reduzir o clock do processador com o custo da renderização te demorar muito mais tempo...
And now.. Something completely diferent.
Ryujin
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Dez 18, 2005 21:57

Mensagempor TT » Segunda Jun 23, 2008 23:20

resolvi por enquanto a situaçao 8) :fui á bios e desactivei la uma opçao q pelo q percebi era qq coisa sobre o processador e agora tenho o pc com os cantos apoiados em caixas de sapatos... :lol: lol :lol: ... e até agora consegui ter o processador no max nos 86º. :roll:
TT
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor IvoMV » Quarta Jun 25, 2008 8:46

TT Escreveu:resolvi por enquanto a situaçao 8) :fui á bios e desactivei la uma opçao q pelo q percebi era qq coisa sobre o processador e agora tenho o pc com os cantos apoiados em caixas de sapatos... :lol: lol :lol: ... e até agora consegui ter o processador no max nos 86º. :roll:

Algumas coisas a notar:

1. não trabalhes com isso em cima das pernas (não é bom para a saúde já a temperaturas menores, quanto mais essas)

2. continua a fazer com que haja bom fluxo de ar para as ventoinhas. Há modelos que têm ventoinhas na parte de baixo.

3. se for mesmo preciso, há umas placas que ajudam a arrefecer o portátil... Nunca usei uma, mas se calhar as caixas de sapatos estão a fazer o mesmo efeito das passivas.
http://en.wikipedia.org/wiki/Laptop_cooler

Ivo.
IvoMV
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Abr 04, 2008 15:24

Mensagempor TT » Quarta Jun 25, 2008 12:54

tb tenho uma base dessas mas nao faz mt coisa...mas ajuda a baixar uns 2º

resumindo tenho(da esq pra dir): caixa sapatos,base arrefecimento,caixa de sapatos, e o portatil apoiado nas caixas.lol

antes desta soluçao começava um render e passado um minuto desligava...ontem consegui um render ate ao fim em 6h e as temperaturas andaram sempre nos 88º,90,92º no max (com o processador a 100% pq anda sempre na ordem dos 35º)...nao passava disso. vai dando pro gasto.
TT
Aprendiz
Aprendiz

Arrefecimento

Mensagempor JayDisk » Segunda Jul 07, 2008 10:31

Eu aconselho a não andares é com ele por cima de lençois ou algo em cima da cama, são superficies com muitos tecidos e pode ser prejudicial para a ventoinha tanto a nivel de sujar e/ou comecar a " enfraquecer " a propria ventoinha, como a nivel de aquecimento ...

cada um faz o que julga melhor, todavia eu não ando com ele em cima da cama muito tempo de modo a não aquecer muito, e a não retirar performance à ventoinha ...
JayDisk
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Dez 28, 2006 13:39

Mensagempor IvoMV » Segunda Jul 14, 2008 8:53

TT Escreveu:tb tenho uma base dessas mas nao faz mt coisa...mas ajuda a baixar uns 2º

resumindo tenho(da esq pra dir): caixa sapatos,base arrefecimento,caixa de sapatos, e o portatil apoiado nas caixas.lol

antes desta soluçao começava um render e passado um minuto desligava...ontem consegui um render ate ao fim em 6h e as temperaturas andaram sempre nos 88º,90,92º no max (com o processador a 100% pq anda sempre na ordem dos 35º)...nao passava disso. vai dando pro gasto.

Parece-me que andas a usar um portátil para trabalho de desktop :)

Ivo.
IvoMV
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Abr 04, 2008 15:24

Mensagempor TT » Terça Set 02, 2008 18:17

Nestas ferias falei com o meu primo do alentejo 8) e ele aconselhou-me a falar com a HP pa pedir a substituiçao do portatil...que axam?

é q ja passou um ano e tal(em fev 09 faz 2 anos).e agora reparo q o pc mesmo em cima das "caixas de sapatos" desliga-se 8O ,as vezes apenas a fazer um download e a abrir um pdf...lol :?

comprei o portatil na m**t: devo falar com eles 1º ou falo directamente com a HP e esponho o problema do aquecimento e exigo outro portatil?
obrigado
TT
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor TT » Quinta Set 04, 2008 15:23

contactei ontem a hp por mail e expliquei o problema: hoje responderam e para a soluçao do problela mandaram um link com um update da bios. instalei e agora de facto nao desliga...a temperatura qd chega aos 95º, noto que a ventoinha abranda e a temperatura folta aos 83º,depois volta a subir e baixa...mas nao desliga.penso q seja uma espeçie de reset do processador mas d modo a que nao desligue o pc...o q de facto nao acontece mas nao sei ate q ponto nao vai danificando o material...
TT
Aprendiz
Aprendiz

Voltar para Portáteis HP/Compaq

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes