Telenovela ou não telenovela

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Telenovela ou não telenovela

Mensagempor Fenrir » Quarta Jun 25, 2008 15:24

Eu detesto telenovelas, não entendo pq pessoas ficam coladas a vêr aquela porcaria. Sejam portuguesas, brasileiras, espanholas...etc.

No entanto numa discussão alguem me chamou a atenção que eu gosto de Lost, Stargate, Star Trek etc.

Será que poderemos considerar Lost, Stargate, etc de telenovelas?

Fundamentem as vossas respostas.

Estou mesmo preocupado.

:S

[]
Fenrir
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Set 20, 2004 22:33

Mensagempor Bad_Cop » Quarta Jun 25, 2008 15:40

infelizmente, isso acaba por ser cada vez mais verdade.

eu fazia (e ainda faço a seguinte distinção):

as telenovelas são romances, baseados nas vidas e sentimentos das pessoas e são uma sequência de episódios.

as séries são contos (que não têm de ser necessariamente romances) contados episódio a episódio (embora exista normalmente uma estória de fundo que se desenrrola aos poucos).

segundo a minha definição as novas séries parecem-me cada vez mais novelas, nomeadamente o lost (daí eu não ver).. porque eu consigo ver um episodio de csi isolado e compreende-lo, mas se vir um do lost, simplesmente nao percebo se não tiver visto tudo o resto antes. quem diz lost diz grey's anatomy (mas o grey's anatomy tem a Ellen Pompeo e a Katherine Heigl, sao os meus 2 argumentos de peso para o ver) e outras séries em que simplesmente as séries deixam de ser episódios isolados com um fundo ou base comum para serem autenticas novelas que têm de ser vistas completas, sem interregnos e por ordem.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor Fenrir » Quarta Jun 25, 2008 15:46

Mas olha que mesmo as séries tem um seguimento lógico, tu no stargate não podes ver a epoca 7 e não perceber pq é que um elemento da equipa desapareceu.. Pode não ter um seguimento profundo, mas ter tem.

Bem, tens razão as telenovelas tem ser alta dose de romance, e uma forte relacionamento entre episodios. Mas o que me irrita é a grande exploração dos sentimentos e a oferecida resolução popular para problemas sérios..enfim. :D
Fenrir
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Bad_Cop » Quarta Jun 25, 2008 16:10

sim, há sempre algo de fundo. mas por exemplo, num csi tens o "caso" caso daquele episódio e se fores ver um episódio de uma série qq consegues acomanhar esse caso, mesmo que não percebas o fundo, ou nem sequer saibas que ele mudou.

já numa novela, isso é impossivel, porque cada episódio é uma parte de um todo.

é assim que eu vejo, e não quer dizer que não veja séries mais anovelescadas, mas a verdade é que cada vez mais se assiste a esse tipo de séries.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Silvergti » Quarta Jun 25, 2008 16:15

Para mim as novelas são fonte de gritaria brasileira.

Anda tudo a xorar porque o brasuca namora com a irma do filho do pai dele e ninguem sabe. Mas como anda tudo a xorar é porque todos sabem e andam à pera porque o irmão do brasuca é assasino e traiu a prima com a filha do vizinho que é tio do irmão dele.
Esta história é contada ao longo de vários episódios durante 3 anos, logo as novelas são uma parvoice enorme.

As séries a que te referes... sempre é algo mais racional (tirando o Lost)... :P

só queria mesmo dizer mal das novelas...

cumps!
Linux isn't a place, a company, a person or a hotdog stand.
Silvergti
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Ago 05, 2006 10:50

Mensagempor Fenrir » Quarta Jun 25, 2008 16:22

Silvergti Escreveu:Para mim as novelas são fonte de gritaria brasileira.

Anda tudo a xorar porque o brasuca namora com a irma do filho do pai dele e ninguem sabe. Mas como anda tudo a xorar é porque todos sabem e andam à pera porque o irmão do brasuca é assasino e traiu a prima com a filha do vizinho que é tio do irmão dele.
Esta história é contada ao longo de vários episódios durante 3 anos, logo as novelas são uma parvoice enorme.

As séries a que te referes... sempre é algo mais racional (tirando o Lost)... :P

só queria mesmo dizer mal das novelas...

cumps!

LOL :D ... Concordo.
Fenrir
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor alr_tech » Quarta Jun 25, 2008 16:23

boas

para mim as telenovelas, geralmente são de baixo nível....
destinam-se a um público que não se quer preocupar muito.... e desviar a sua atenção de problemas mais reais das suas vidas....

seguem ideias muito primárias da vivência centradas na dicotomia, pobre/rico...
uma velha fórmula sei lá com quantos anos (diria mesmo séculos)
infelizmente, a sua exposição massiva provocou modificações sociais, de tal maneira que em alguns paises legislação e censura social por diversos grupos de pressão obrigou a introdução de modificações base e o evitar no tocar de determinados assuntos mais polémicos, tipo homosexualidade, crimes e droga... (ou pelo menos dar-lhe um ar educativo :) )
como exemplo temos um falar mais aberto sobre a gravidês juvenil (a ideia seria como evitar), uso do preservativo, etc...
existe tb uma menor interacção entre a dicotomia pobre/rico...
mas, existe é a base...

embora aquilo que me preocupa agora, e penso que alguns dos problema violentos na escola se podem associar, é a morangada...
de vez enquando vejo umas cenas....
e só me apatece dar estalos a quem escreveu aquilo...

embora os pais tb tenham muita culpa...
enfim, isto já é outra história...

quanto ás séries tb concordo com o Bad_Cop algumas como o LOST.... estão a ficar extremamente complicadas de seguir, especialmente, para quem não tem tempo para ver a sequência...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Serial_killer » Quinta Jun 26, 2008 9:29

E os morangos? :roll: :roll: :roll: :roll:

Séries como o Prison Break são excelentes porque o próximo episódio depende do episódio anterior mas quando parece que está tudo a correr bem, aparece o problema mais impensável mas ao mesmo tempo bastante racional (como durante a tentativa de fuga aparecer uma nuvem e estragar os planos todos).

Telenovelas, é mesmo para quem não tem mais nada que fazer... :roll: :roll: :roll: :roll:

Eu nem vejo os Morangos com açúcar mas pelo que dá na publicidade, aquilo é simplesmente DEPRIMENTE
AMD ATHOLON 64 BITS 3000+ @2,23
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
350GB Raid0 WesternDigital
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 16:38

Mensagempor Fenrir » Quinta Jun 26, 2008 10:01

Mas LOST e Prison Break dependem intensamente dos episódios anteriores.

Pá isto ,porque nunca discussão com uns amigos onde eu criticava quem via telenovelas como "zombie factory" .. chamaram -me a atenção para as series... e deixou me a pensar, pq de certa forma o contexto é o mesmo de uma forma geral.

Apenas Stargate é SCI FI, aventura etc... as telenovelas é romance, comédia, drama a um nivel popular....

enfim :( apanharam-me.
Fenrir
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Silvergti » Quinta Jun 26, 2008 10:11

Séries a sério era o "Macgyver", o "Knight Rider", e a "The A-Team", a partir dai é tudo Novelas!

Esses é que era... lá uma vez ou outra havia um "to be continued..." mas era raro!
Linux isn't a place, a company, a person or a hotdog stand.
Silvergti
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Ago 05, 2006 10:50

Mensagempor Serial_killer » Quinta Jun 26, 2008 10:30

Mas o Prison Break fazem sempre uma sinopse antes do inicio do episódio, por isso compreendes o essencial para o desenrolar do episódio
AMD ATHOLON 64 BITS 3000+ @2,23
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
350GB Raid0 WesternDigital
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 16:38

Mensagempor Bad_Cop » Quinta Jun 26, 2008 11:04

pronto, não se pode dizer mal de nada..

peguem num lost, num greys anatomy ou num prison break e vejam um episodio solto.. por muita sinopse que tenha o episódio solto não vale nada, o que noutras séries não é bem verdade: cada episódio é uma aventura ou conto difrente sobre uma trama de fundo. um csi isolado (a não ser que se escolha um dos poucos em que há uma continuidade) é uma estória com principio, meio e fim, no mesmo episódio sobre a trama de fundo. dou-te um exemplo duma série que acompanha. vê um episódio do grey's anatomy e diz-me que aventura é saber que a personagem da ellen pompeo tem um namorado novo.. por muito que te mostrem meia duzia de momentos passados, que raio interessa isso para a estória? se não acompanhares a série toda não sabes. ninguem resume 3 epocas e meia em menos de 1 min..

mesmo no knight rider e no a-team havia sempre uma estória de fundo que aos poucos era completa. não se destingue muito das séries actuais, os tempos é que eram outros.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor SuperMind » Quinta Jun 26, 2008 11:39

De facto eu concordo com o Bad_Cop. Hoje em dia as séries estão cada vez mais "anoveladas". O exemplo de Lost, Prison Break, Heroes são o espelho desse fenómeno.

Por exemplo, em Heroes, é impossível ver um episódio isolado, fica-se completamente à nora. Existe sempre alguma coisa de episódios anteriores que influenciam o episódio que se está a ver.

Por outro lado, CSI e House M.D. são bons exemplos de séries em que se pode ver perfeitamente um episódio e compreender o que se passou. Pode-se não compreender uma piada, ou um comentário feito a uma das personagens, mas a maior parte do episódio é bastante independente dos outros.

Mas acho que é mesmo só no facto de haver uma interligação cada vez maior entre os episódios que se pode dizer que as séries estão mais "anoveladas". Continua a existir uma forte componente de ficção científica, que é o que atrai a maior parte dos seus adeptos. Falta ainda (penso eu :P) aquela discussão de assuntos mundanos e intriguistas como a amante do cunhado ou a traição da mulher ou qualquer outra coisa que normalmente vai entretendo as velhinhas :P.

Btw, não sei como consideram os Morangos uma novela. Aquilo é mais uma "diarreia cerebral".
SuperMind
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Dez 17, 2007 17:21

Mensagempor IvoMV » Quinta Jun 26, 2008 11:50

Só porque as novelas são serializadas com forte continuidade não quer dizer que todas as séries com forte continuidade sejam novelas.

Não sou minimamente perito em qualquer tipo de caracterização (talvez possamos perguntar a um perito em taxonomia :P), mas como já foi dito aqui as novelas reúnem características comuns. Há montes e montes de estilos distintos dentro do todo maior que depende fortemente da continuidade. Séries como o Dragonball também dependem bastante da continuidade e não tem nada a ver com o Lost ou com novelas (além de partilharem a dependência da continuidade).

Ivo.
IvoMV
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Abr 04, 2008 15:24

Mensagempor razor2 » Quinta Jun 26, 2008 14:05

Telenovelas?! Isso é para pessoas com baixo nivel cultural e/ou QI inferior aquilo é uma afronta à sanidade mental deste mundo só faz cm que as pessoas principalmente os jovens aprendam coisas más :lol: :lol: e a tomar atitudes absurdas por causa da porcaria que vêm, (aqui ja estou a flr de morangos cm açucar) mta gente diz que as telenovelas brasileiras sao boas e que as portuguesas sao foleiras e mais n sei o que, mas no fundo no fundo vai td dar ao msmo....It's always the same crap! :twisted:

cumpz!
Board: Asus P5LD2-SE
CPU: C2D E6420 2.13Mhz
RAM: 2Gb Teamgroup Elite PC6400
GPU: GeForce 8800GT TurboForce 512MB
Fonte: Corsair HX520
Caixa: Antec SOLO
razor2
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jul 28, 2007 22:32

Próximo