Telenovela ou não telenovela

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Fenrir » Quinta Jun 26, 2008 14:48

Depois de ler todos os vossos posts... realmente é caso para se dizer que

series lost, stargate, star trek, prison break, heroes... são novelas em inglês focas em acção,aventura ou sci fi...

enquanto as outras são portuguesas, espanholas, ou etc.. focando aspectos de drama e romance... infelizmente não poderei dizer que quem vê telenovelas é "no brain".... pq eu adoro por exemplo star trek :S ....

Não se deixem cegar... é doloroso enfrentar a verdade, eu sei.
Fenrir
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Set 20, 2004 22:33

Mensagempor razor2 » Quinta Jun 26, 2008 15:37

Fenrir Escreveu:Depois de ler todos os vossos posts... realmente é caso para se dizer que

series lost, stargate, star trek, prison break, heroes... são novelas em inglês focas em acção,aventura ou sci fi...

enquanto as outras são portuguesas, espanholas, ou etc.. focando aspectos de drama e romance... infelizmente não poderei dizer que quem vê telenovelas é "no brain".... pq eu adoro por exemplo star trek :S ....

Não se deixem cegar... é doloroso enfrentar a verdade, eu sei.

Tipo n tem nd haver as series de TV tem uma historia coesa e inteligente (nem todas as series mas isso é cm tudo) e nao mais uma historia da carochinha de amor em que o pessoal anda-se a trair mutuamente e dps acabam smp por ficar juntos no fim, acho que é uma perfeita estupidez comparar series cm telenovelas sao coisas completamente distintas, ate porque as series nao sao todas de acçao tambem ha series de drama e romance tipo donas de casa desesperadas...
Board: Asus P5LD2-SE
CPU: C2D E6420 2.13Mhz
RAM: 2Gb Teamgroup Elite PC6400
GPU: GeForce 8800GT TurboForce 512MB
Fonte: Corsair HX520
Caixa: Antec SOLO
razor2
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jul 28, 2007 22:32

Mensagempor Bad_Cop » Quinta Jun 26, 2008 17:21

qual a difrença do desperate housewifes para uma novela? (e eu até vejo essa série...)
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor tntnt » Sexta Jun 27, 2008 3:00

Tem que haver alguém do contra: eu! 8)

Discordo em absoluto em dizer que séries com história (complicada ou não) e continuidade são como novelas.

"A telenovela caracteriza-se por explorar enredos de fácil aceitação pelo público, como histórias de amor e conflitos familiares e sociais." Normalmente é uma continuidade de episódios, sem seasons.
O método de filmagem é diferente. A apresentação das personagens, orçamentos, actores, realização, ambiente, é tudo diferente.

Aliás, nos EUA também há novelas: são as Soap Operas. E depois há as séries.

Pessoalmente, prefiro as séries com enredos complicados. Daí existir o termo "seguir uma série". Depois há as outras, sem grande história, mas também interessantes.

Mas não confundam séries com novelas!

cumps
-Asus P5K Pro / Q6600 @ 2400 / 4Gb Kingston HyperX 1066MHz / HD3850 256Mb
-Asus A8N-SLI / A64 X2 3800 @ 2500 @ AC Freezer / 2Gb @ 208 / X1900XT 512Mb @ Accelero X2
http://laestoueuadivagar.blogspot.com/
tntnt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Mar 18, 2006 1:13

Mensagempor IvoMV » Sexta Jun 27, 2008 7:34

tntnt Escreveu:Tem que haver alguém do contra: eu! 8)

Parece-me até que a opinião tem tendido mais pare o "nosso" lado do que para o outro. Bom post.

Por outro lado, acho que de facto as Donas de casa desesperadas são bastante, bastante parecidas com "novelas" tradicionais, embora com algumas inovações. Mas eu também só vi uma meia-dúzia de episódios há uns tempos portanto a minha opinião talvez não seja muito válida.

Não concordo que quem vê telenovelas seja necessariamente de baixo QI etc. Tal como nas séries, há novelas boas e novelas más. Acho que uma boa percentagem de nós quando era mais novo (e se são suficientemente velhos, ainda não havia Sic nem TVI) via as novelas brasileiras que passavam no Canal 1, que se calhar até eram de (relativamente?) boa qualidade.

Ivo.
IvoMV
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Abr 04, 2008 15:24

Mensagempor Fenrir » Sexta Jun 27, 2008 8:59

Continuo a achar que a linha que as divide é muito ténue.
Isso de series serem divididas por epocas e as telenovelas não, não quer dizer nada.

Não me entendam mal, quando alguem me "obriga" a ver uma telenovela, sinto me a "zombificar", algo naquelas porcarias que adormece o cerebro :S . (ou estou a exagerar, não sei).

E essa exploração que te referes dos sentimentos etc etc, também existe em séries (mesmo que sejam series foleiras).

Pá!

Vi muitos argumentos aqui, mas nada que seja bastante forte para calar quem me mandou a boquinha :S .

Continuem a participar, e obrigado pela participação. Não esperava tanta adesão.
Fenrir
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Set 20, 2004 22:33

Mensagempor l2k » Sexta Jun 27, 2008 12:24

Eu sou da opinião que são duas coisas bem distintas.

Para além das diferenças que já foram ditas, acho que as séries são fortemente marcadas pela história que as envolve e normalmente cada cena contribui (nem se que seja com pequenos detalhes) para o seu desenvolvimento. Já nas novelas, passa-se metade do tempo a "encher chouriços" (daí vem a "zombificação" de que falas) já que são bastante extensas. Servem apenas para entreter e não têm toda aquela "envolvência", seguimento de peripécias, mistério e suspanse que se pode encontrar numa série.

Penso que, basicamente, a ideia a tirar é a de as séries são muito mais trabalhadas e se juntar-mos isso ao facto de serem de curta duração faz com que se sejam algo "mais à frente" e também com um público alvo diferente, se é que me faço entender.

Cumps.

PS: Acho que séries como Desperate Housewives e Grey's Anatomy podem mesmo ser consideradas das tais "Soap Operas" de que o tntnt falou.
Imagem
l2k
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Abr 08, 2006 12:48

Mensagempor Serial_killer » Sexta Jun 27, 2008 18:06

Comparem os argumentos e a mente que é necessária para escrever o Prison Break e a que é necessária para escrever os Morangos :wink:
AMD ATHOLON 64 BITS 3000+ @2,23
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
350GB Raid0 WesternDigital
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 16:38

Mensagempor Silver_Razorback » Sábado Jun 28, 2008 17:45

Serial_killer Escreveu:Comparem os argumentos e a mente que é necessária para escrever o Prison Break e a que é necessária para escrever os Morangos :wink:

LOLOLOLOLOLOLOLOL

Os Morangos precisavam de 12 seasons coff coff aliás 'gerações' para sair apenas um da cadeia!! E só conseguia fugir por descuido dos guardas ao deixarem as portas abertas, senão era uma truly neverending story até à morte dos prinicipais.
(under construction)

Imagem

(under construction)
Silver_Razorback
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Fev 06, 2007 17:49

Mensagempor Azarael » Sábado Jun 28, 2008 20:22

l2k Escreveu:Eu sou da opinião que são duas coisas bem distintas.

Para além das diferenças que já foram ditas, acho que as séries são fortemente marcadas pela história que as envolve e normalmente cada cena contribui (nem se que seja com pequenos detalhes) para o seu desenvolvimento. Já nas novelas, passa-se metade do tempo a "encher chouriços" (daí vem a "zombificação" de que falas) já que são bastante extensas. Servem apenas para entreter e não têm toda aquela "envolvência", seguimento de peripécias, mistério e suspanse que se pode encontrar numa série.

Penso que, basicamente, a ideia a tirar é a de as séries são muito mais trabalhadas e se juntar-mos isso ao facto de serem de curta duração faz com que se sejam algo "mais à frente" e também com um público alvo diferente, se é que me faço entender.

Cumps.

PS: Acho que séries como Desperate Housewives e Grey's Anatomy podem mesmo ser consideradas das tais "Soap Operas" de que o tntnt falou.

Não faltam aí séries com bastantes eps. para encher chouriços... Ou ainda pior, épocas inteiras para espremer só mais um pouco a laranja...

É muito simples, e é só por não gostarem de novelas brasileiras que preferem chamar de série, algo que têm a estrutura de uma novela.

Novela - É basicamente algo que é preciso ver eps. a eps. não existem histórias propriamente contidas apenas num só eps. Daí o nome "novela".

Série - Histórias contidas apenas num eps. com, opcionalmente, uma história de fundo que serve como fio condutor de uma época da série. Daí o nome "série".

Parece-me tudo muito directo.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor Overclocker » Domingo Jun 29, 2008 11:54

- " Mas Amor....não posso amar vocé, sou sua tia!!....!

Poupem-me....... :lol: :lol:
Overclocker
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Fev 08, 2006 0:59

Mensagempor tntnt » Domingo Jun 29, 2008 15:54

tntnt Escreveu:Tem que haver alguém do contra: eu! 8)

Discordo em absoluto em dizer que séries com história (complicada ou não) e continuidade são como novelas.

"A telenovela caracteriza-se por explorar enredos de fácil aceitação pelo público, como histórias de amor e conflitos familiares e sociais." Normalmente é uma continuidade de episódios, sem seasons.
O método de filmagem é diferente. A apresentação das personagens, orçamentos, actores, realização, ambiente, é tudo diferente.

Aliás, nos EUA também há novelas: são as Soap Operas. E depois há as séries.

Pessoalmente, prefiro as séries com enredos complicados. Daí existir o termo "seguir uma série". Depois há as outras, sem grande história, mas também interessantes.

Mas não confundam séries com novelas!

cumps

Para reforçar a minha tese (em cima) de que são coisas totalmente distintas, fica mais um "facto".

Se repararem, as novelas têm dezenas de personagens (principais e secundárias). Cada personagem interage com as outras num fio de história totalmente distinto. O padeiro com a mãe. O professor com a tia. São dezenas de histórias e problemas diferentes, muitas personagens, que por vezes nem estão interligados.

Nas séries, existem uns quantos personagens principais e uns quantos secundários. Mas a história é sempre comum. E anda em redor de poucos personagens. O tema é decidido. Ou seja, tu sabes o tema a que aquela série se dedica (heróis, perdidos, médicos, paranormal, etc...).
Nas novelas não. Não há 1 tema. Há muitos.
Depois tens os "cameos", que são aparições de uma personagem que entra num episódio para acrescentar algo (normalmente até são actores conhecidos).

Daí achar que não pode haver comparação. Mesmo as séries que "enchem chouriços" não têm aqueles requisitos para serem rotuladas de novelas.

cumps
-Asus P5K Pro / Q6600 @ 2400 / 4Gb Kingston HyperX 1066MHz / HD3850 256Mb
-Asus A8N-SLI / A64 X2 3800 @ 2500 @ AC Freezer / 2Gb @ 208 / X1900XT 512Mb @ Accelero X2
http://laestoueuadivagar.blogspot.com/
tntnt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Mar 18, 2006 1:13

Mensagempor Serial_killer » Domingo Jun 29, 2008 18:02

Silver_Razorback Escreveu:
Serial_killer Escreveu:Comparem os argumentos e a mente que é necessária para escrever o Prison Break e a que é necessária para escrever os Morangos :wink:

LOLOLOLOLOLOLOLOL

Os Morangos precisavam de 12 seasons coff coff aliás 'gerações' para sair apenas um da cadeia!! E só conseguia fugir por descuido dos guardas ao deixarem as portas abertas, senão era uma truly neverending story até à morte dos prinicipais.

:lol: :lol: :lol: :lol:

Os morangos têm uma coisa semelhante com a prisão: A DROGA
AMD ATHOLON 64 BITS 3000+ @2,23
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
350GB Raid0 WesternDigital
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 16:38

Anterior

Voltar para Conversa da treta