[Cooling] Lapping ao cooler/bloco do CPU

Consulte aqui os tutoriais escritos pela nossa comunidade ou participe e escreva novos tutoriais!

Moderadores: Administradores, Moderadores

[Cooling] Lapping ao cooler/bloco do CPU

Mensagempor jotoa » Quarta Jun 25, 2008 15:00

Com a chegada do Verão e das temperaturas mais elevadas, as temperaturas dos nossos CPUs têm tendência a subir. Portanto, como todos os graus são preciosos, especialmente se queremos fazer overclock, vamos tentar manter o "cérebro" do nosso computador o mais fresco possível.
Isso passa também por uma boa ventilação da caixa e pela pasta térmica ideal, mas neste tutorial vou dar alguns conselhos para que se possa dar um tratamento ao cooler do CPU, de maneira a que haja o contacto perfeito entre a base e o IHS.

A minha vítima:
Imagem

Material necessário:
- Lixa de água nº 400
- Lixa de água nº 1200
- Massa de polir fina
- Pano de flanela(um daqueles do pó, tradicionais, chega)
- Papel de jornal/Pelicula aderente
- Fita adesiva

Imagem

Parte 1: Desbastar
Antes de iniciar o trabalho vamos verificar se a base do nosso cooler/bloco de watercooling tem alguma espécie de concavidade, que poderá complicar o contacto com o CPU.

Imagem

Poderemos fazer isso aplicando uns fios finos de massa térmica no CPU e verificar se a base do cooler "apanha" todos os fios.
Se se verificar que temos uma grande deficiência na base podemo-nos preparar para trabalhar mais um pouco do que se não estiver muito mau e apenas pouco "brilhante".

Imagem

Com ajuda do papel de jornal ou da pelicula aderente, vamos embrulhar o nosso cooler para evitar que eventuaispartes mais sensíveis se estraguem, nomeadamente ventoinhas que não sejam do mais fácil de tirar.
No meu caso, como o meu Scythe Infinity tem ainda algumas placas mais "afiadas", decidi enrolá-lo em pelicula aderente para não cortar as mãos.

Vamos agora colar a lixa nº 400 numa superfície estável, plana e bem limpa, tipo a bancada da cozinha(se a mãe ou a esposa não se chatear :P), como eu fiz.
Colocando a fita adesiva só nas pontas da folha de lixa, para evitar que a água a descole.

Molhemos agora bem, com água, a lixa.

Com movimentos circulares vamos dar inicio ao trabalho. Fazemos, por exemplo, 10 vezes para a direita e outras 10 para a esquerda e vamos vendo se se começa a notar que a base está côncava.
Se a lixa começar a ficar muito suja, é passar por água e limpar o cooler.
Só paramos quando a base estiver já mesmo lisa(com riscos ainda, claro).

Imagem

Parte 2
Substituímos agora a lixa nº 400 pela lixa nº 1200.
Fazemos o mesmo que fizemos antes e só terminamos quando a base estiver quase sem riscos.

Imagem

Limpamos bem a base e vamo-nos preparando para meter novamente mãos ao trabalho.

Parte 3: Polir:
Nesta última fase vamos dar o polimento à base do cooler, para retirarmos ao máximo os riscos que as lixas deixaram.
Metemos a massa de polir e o pano a jeito e arranjamos uma superficie mais macia para colocar o cooler ao contrário, para não riscar o topo, com a força que possamos fazer ao polir. Um pano em cima da bancada já faz o serviço.

Imagem

Vamos enrolar o pano no dedo indicador(ou no que der mais jeito) e colocamos um pouco de pasta nessa parte do pano.
Fazem-se movimentos circulares e com força na base.
A massa deverá ficar muito escura, pelo que se deve mudar o sítio do pano e alguma que esteja na base.
Vai-se fazendo isto até ficar quase tipo espelho.
Por fim, agarramos numa parte do pano que esteja completamente limpa e vão-se fazendo os mesmos movimentos circulares para tirar toda a massa que esteja lá ainda e para ficarmos com uma base do cooler que reflicta quase perfeitamente qualquer objecto.

Imagem
Imagem

E pronto, temos o nosso cooler/bloco com um aspecto melhor que novo(sim, porque a maioria vem com um aspecto pouco digno do preço. O meu nem falo...)
Montar e siga para bingo :P

_________________________________________________________________________________________________________________

Agora resultados:
Core 2 Duo E4300 @ 1.8GHz (stock):
Idle(antes/depois) - 39º/34º
Full(antes/depois) - 45º/40º

Core 2 Duo E4300 @ 2.4GHz
Idle(antes/depois) - 39º/37º
Full(antes/depois) - 48º/44º

Resumindo, ganhei uma média de 4/5º face ao que tinha antes. Bem bom :D

Espero que tenham gostado. Dúvidas, é perguntar ;)
Imagem
Capitão Moura: Justo! Honesto! Coerente! Imparcial!
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jun 17, 2006 18:27

Mensagempor jotoa » Quarta Jun 25, 2008 15:01

v1 - 25/06/2008 | 16:00 - Publicação do Tutorial
Imagem
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagempor Darkblood » Quarta Jun 25, 2008 18:38

Bom trabalho, jotoa. ;)
Imagem
Darkblood
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Mar 02, 2006 22:35

Mensagempor SkyRunner » Quarta Jun 25, 2008 20:54

Cuidado não estragues o cooler com tantos mimos e brilhos....LOL..

Mas para ganhar uns 5º também eu mimava um assim... xD

Cumpz...
SkyRunner
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Set 23, 2004 20:25

Mensagempor PsicoPete » Quarta Jun 25, 2008 22:18

De facto este método ajuda bastante a tirar uns quantos graus à temperatura do cpu.

Melhor que isto só fazer o mesmo também ao CPU, mas isso pode ser perigoso porque deve invalidar a garantia penso eu. Mas garanto-vos que lhes tira uns bons graus.

Tenho dois CPU's "lapidados" e garanto-vos que qualquer um deles baixou vários graus em relação ao que eram.

@Jotoa - Cuidado com a massa de polir que usas, tens de verificar se não deixa resíduos gordurosos pois pode ser prejudicial para as temps.
Entre a lixa 1200 e a massa de polir pode/deve ainda usar-se pasta de dentes pois deixa a superfície bem mais lisa que a lixa.

Cumps.
Imagem
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." - George Bernard Shaw
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 14, 2004 12:22

Mensagempor jotoa » Sexta Jun 27, 2008 10:57

Darkblood Escreveu:Bom trabalho, jotoa. ;)

Obrigado :wink:

SkyRunner Escreveu:Cuidado não estragues o cooler com tantos mimos e brilhos....LOL..

Cumpz...

Epá, tem que ser. Gosto de tratar bem o que me custa dinheiro :lol:

PsicoPete Escreveu:De facto este método ajuda bastante a tirar uns quantos graus à temperatura do cpu.

Melhor que isto só fazer o mesmo também ao CPU, mas isso pode ser perigoso porque deve invalidar a garantia penso eu. Mas garanto-vos que lhes tira uns bons graus.

Tenho dois CPU's "lapidados" e garanto-vos que qualquer um deles baixou vários graus em relação ao que eram.

@Jotoa - Cuidado com a massa de polir que usas, tens de verificar se não deixa resíduos gordurosos pois pode ser prejudicial para as temps.
Entre a lixa 1200 e a massa de polir pode/deve ainda usar-se pasta de dentes pois deixa a superfície bem mais lisa que a lixa.

Cumps.

Sim, o lapping mesmo ao CPU faz perder a garantia.
Mas ainda não percebi uma coisa a esse nível: lixa-se com quê? Lixa de água também? Com água não deve ser, porque senão pode matar o CPU.

Esta massa penso que não seja gordurosa. É a que o meu pai costuma usar e ele tem sempre essa atenção quando compra. :wink:
Imagem
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagempor VBTC » Sexta Jun 27, 2008 11:44

jotoa Escreveu:
Darkblood Escreveu:Bom trabalho, jotoa. ;)

Obrigado :wink:

SkyRunner Escreveu:Cuidado não estragues o cooler com tantos mimos e brilhos....LOL..

Cumpz...

Epá, tem que ser. Gosto de tratar bem o que me custa dinheiro :lol:

PsicoPete Escreveu:De facto este método ajuda bastante a tirar uns quantos graus à temperatura do cpu.

Cumps.

Sim, o lapping mesmo ao CPU faz perder a garantia.
Mas ainda não percebi uma coisa a esse nível: lixa-se com quê? Lixa de água também? Com água não deve ser, porque senão pode matar o CPU.

Esta massa penso que não seja gordurosa. É a que o meu pai costuma usar e ele tem sempre essa atenção quando compra. :wink:

Álcool ou acetona e a lixa mais fina que arranjares. Um cotonete vais passando e lixando, ou então passas a lixa mesmo no álcool mas sem encharcar.
Procuro Intel C2D E8400 ou E8500.
VBTC
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quarta Mar 08, 2006 23:32

Mensagempor PsicoPete » Sexta Jun 27, 2008 21:49

Eu sempre usei água para lixar os meus CPU's e nunca "lixei" nenhum. Obviamente que não os mergulho em água e ponho apenas um fina camada de água sobre a lixa para que o cpu "deslize".

Desde que a altura da água não passe a altura do IHS indicado na imagem não há qualquer problema. Que eu saiba o cobre ainda é impermeável. :mrgreen:

Imagem

Cumps.
Imagem
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." - George Bernard Shaw
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 14, 2004 12:22

Voltar para Tutoriais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes