Migração - XP para Vista? Sim ou não?

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor ReDsOuL » Terça Jul 01, 2008 11:12

Silvergti Escreveu:Já agora deixo a minha experiência.

Ambiente:
Portátil Dual boot com Linux e Vista Home Premium 32Bits
Desktop em casa com Vista Buss 64Bits

Linux é linux e n é agora para aqui xamado senão dizia-te pra esqueceres o dual boot de Windows e meteres Linux pra trabalho e lazer e windows apenas pros jogos... ups já disse... hehe

O windows Vista, a versão que tenho de 64 Bits até agora não tenho nenhuma queixa. Tenho um C2D e4300 com 4GB DDRII e funciona acima das minhas expectativas em termos de velocidade e estabilidade.

O Vista Home premium 32Bits no portatil, com um T7250 e 2GB DDRII, é uma desgraça... só o tenho porque enfim... faz falta às vezes para uns testes...

Resumindo, se queres Vista, aconselho o 64Bits.

Relativamente a XP 64Bits, n tenho experiência, mas consta que é instável.

cumps

o que te faz notar tanta diferença do desktop para o portatil são os 2gb de ram a mais
Imagem
ReDsOuL
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Out 09, 2006 21:10

Mensagempor _black_bird » Terça Jul 01, 2008 11:23

Ora bem em casa tenho o xp e de facto é muito mais leve que o Vista.
No portátil tenho o Vista e ao contrario de muita gente que diz que aquilo é só incompatibilidades eu não tenho nenhuma, nunca tive sequer um único ecrã azul, laranja ou vermelho. Agora que é mais pesado é, mas nada como desactivar meia dúzia de coisas, para o por mais rápido. Ah já agora o SP1, no vista, faz diferença. Fica mais rápido. O que mudou não sei, mas tá melhor!

ps: falo em 32-bits nos dois.
_black_bird
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Jan 17, 2003 22:06

Mensagempor Ricardo.JQC » Terça Jul 01, 2008 13:50

Ao principio, a ideia seria fazer um upgrade. Mas, concordei com a ideia do Redsoul, ou seja, ter o Vista e o XP em dual-boot.
Não é que esteja descontente com o desempenho do SP3, em parte estou.
Tenho um atraso no arranque da ligação de área local misterioso, já fiz tudo e mais alguma coisa e não consigo melhorar isto. Alguns jogos que instalo não correm ( o que não é devido á placa, pois com SP2 corriam ).
Chateia-me sempre que ligo o computador ter que esperar 5 minutos para que a net inicie.
Daí a ideia de usar o Vista me tenha agradado.
Se pesa muito, eu sei disso, mas talvez desactivando certas " mer**nhas ", o SO fique melhor em rendimento.
Já para juntar á festa, não vou usar firewall do windows nem IE7.

Cumprimentos.

PS: Antes de fazer qualquer coisa, vou lendo aquilo que vocês vão escrevendo pois são mais entendidos. Nunca tive Vista.
Ricardo.JQC
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Jul 07, 2007 10:20

Mensagempor Silvergti » Terça Jul 01, 2008 13:52

ReDsOuL Escreveu:

Ambiente:

Linux é linux e n é agora para aqui xamado senão dizia-te pra esqueceres o dual boot de Windows e meteres Linux pra trabalho e lazer e windows apenas pros jogos... ups já disse... hehe

O windows Vista, a versão que tenho de 64 Bits até agora não tenho nenhuma queixa. Tenho um C2D e4300 com 4GB DDRII e funciona acima das minhas expectativas em termos de velocidade e estabilidade.

O Vista Home premium 32Bits no portatil, com um T7250 e 2GB DDRII, é uma desgraça... só o tenho porque enfim... faz falta às vezes para uns testes...

cumps

o que te faz notar tanta diferença do desktop para o portatil são os 2gb de ram a mais

Nem por isso.
Esqueci-me de dizer que adquiri mais 2GB de ram recentemente. Antes de o fazer, já notava e bem a diferença. Já agora, o portátil está sempre ligado à corrente.

Agora eu axo que a instabilidade é mais por ser um portátil e ter daqueles sistemas operativos personalizados pela marca do portátil, neste caso um Asus...
Linux isn't a place, a company, a person or a hotdog stand.
Silvergti
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Ago 05, 2006 10:50

Mensagempor ReDsOuL » Terça Jul 01, 2008 14:05

Silvergti Escreveu:
ReDsOuL Escreveu:

Ambiente:

cumps

Nem por isso.
Esqueci-me de dizer que adquiri mais 2GB de ram recentemente. Antes de o fazer, já notava e bem a diferença. Já agora, o portátil está sempre ligado à corrente.

Agora eu axo que a instabilidade é mais por ser um portátil e ter daqueles sistemas operativos personalizados pela marca do portátil, neste caso um Asus...

nesse caso eu formatava o portatil e instalava o vista usando a key que vinha com o portatil
Imagem
ReDsOuL
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Dogzilla » Terça Jul 01, 2008 14:36

Pelas diversas experiências que já tive com ambos os sistemas operativos, e dependendo sempre das características do computador em questão, aconselho o Home Premium.

Tem tudo o que é necessário, pode ter os mesmos extras que o Ultimate, e num computador com características medianas corre bem.
Imagem
Dogzilla
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Jul 01, 2008 2:49

Mensagempor Ricardo.JQC » Terça Jul 01, 2008 14:51

Como já referi acima, o SP3 tem-me deixado um pouco descontente.
Para além do problema com a net, tenho tido outros problemas, normalmente com jogos.
Acho que regressarei ao SP2 e instalarei o Vista, particionando o disco.
Ricardo.JQC
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor ReDsOuL » Terça Jul 01, 2008 15:10

mas de que problemas falas com o SP3?

é que eu não tenho nenhuns!

instalaste o SP3 com uma instalação limpa do XP ou instalaste quando saiu no pc sem formatar nem nada?

é que quando se instala um SP convém ser numa instalação limpa do XP sem mais nada instalado!

o ideal é incorporar o SP3 no CD do XP e formatar o PC e instalar com esse Windows.
Imagem
ReDsOuL
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Ricardo.JQC » Terça Jul 01, 2008 15:28

Foi precisamente o que eu fiz, instalação limpa através do SP3 incorporado num cd do XP.

Sei que, com o SP2, este problema da net nunca me aconteceu, os jogos não tinham qualquer problema e o pc era mais rápido.

Mas, com a formatação e double-boot, isto vai tudo ao sitio ( espero ).

Já tenho o Ultimate.
Ricardo.JQC
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Overclocker » Terça Jul 01, 2008 19:47

XP SP3 por aqui e 0 problemas.

Pelo contrário, até me resolveu problemas, tais como dantes nao me reconhecer o Nokia N70...

Não meto o Ultimate 64, pq apenas tenho 2G. De resto, nada tb a apontar, excepto o PC ligado uns 3 dias e tenho 80% da RAM em uso.

Cumps,
Overclocker
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Fev 08, 2006 0:59

Mensagempor joaozx » Terça Jul 01, 2008 21:04

Kayn Escreveu:Se estas bem servido, não te metas em trabalho. O Vista simplesmente nao justifica.

Vou ser sincero, fiquei admirado quando li que tens muita gente a dizer bem do vista. Porque eu trabalho com muitos clientes todos os dias, e posso te afirmar que de todos que ja trabalharam com o vista, 99% das opinioes sao negativas. E para quem trabalha com software ainda mais puxado ainda tem tendencia a gostar menos.

Já agora, do Ultimate, porque? Tanto quanto eu sei (embora possa tar desactualizado) o Ultimate só difere do Business (o anterior) por causa duns powertoys ou semelhante que a microsoft ia implementar e que quase um ano apos ter sido lançado o vista ainda pouco ou nada se tinha visto (deu uma polemica do catano). A parte disso, o business é o equivalente ao XP Profissional, sendo o facto de ligar dominios de redes dos principais factores de diferença pras versoes mais baixas. Abaixo do business acho que nem vale a pena considerar, são só versoes ainda mais cortadas.

Dado isto tudo, agora fiquei curioso para saber o que é que te dizem que o vista tem de tao bom em relação ao xp que mereça o upgrade, porque eu realmente so tenho tido feedback negativo (a começar pelas minhas 2 experiencias caseiras do horror).

Se é só em graficos sexys, tão te a vender o mesmo peixe que a M$ vendeu ao mundo... pra não dizer que pagas o preço alto nos recursos que o vista pede da maquina e... linux faz melhor (tinha que dizer isto) :mrgreen:
DX10 não merece. o RamBoost é uma tanga (a comecar pelo conceito). Os widgets já existem a muito e no vista sao apresentados duma forma que ocupa mais espaço do que é util. O Desktop Search é um falhanço so pelo tempo que consome. As ferramentas de segurança "melhoradas"... quem é que usa as do windows? Continua a nao ter antivirus, uma solução 3rd party ainda é melhor para firewall, o IE7 ainda nao chega aos calcanhares do FF ou Opera e aquele centro de gestao de redes é uma perda de tempo.
Sorry pelo bash no vista, mas falho mesmo em ter alguma coisa de positivo para dizer sobre, para te conseguir apoiar nisto.

Mas, mais uma vez, isto é a minha opinião. Nao quero privar ninguem de fazer a experiencia e tirar conclusoes por si. Se precisares de ajuda a instalar o *argh* vista, diz. Um bocado contra, mas dá-se sempre uma ajuda. :)

Faço das tuas palavras as tuas palavras. Fiz a minha experiencia e cheguei á conclusão que o xp ainda vai "dar cartas por mais uns anos".
Talvez no final do suporte do xp por volta de 2014 já a Microsoft tenha um sistema superior ao xp que valha a pena trocar, falo isto relativamente para quem necessita de utilizar o pc para trabalho nomeadamente para aplicaçoes pesadas pois para trabalho para aplicaçoes leves o vista é uma opção (mas o ja era nao é ?)
Cumps...
Windows 7 Ultimate 64 bits
joaozx
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Fev 11, 2006 17:45

Mensagempor Dogzilla » Quarta Jul 02, 2008 0:27

Mas não se esqueçam que o Windows XP também passou por um período de adaptação. Quando ainda existiam os computadores com o Millenium, etc, nem toda a gente gostava do XP, e preferiam manter nas suas máquinas o tão velhinho e estável Windows Millenium.

Toda a gente gosta do XP porque foi um produto aperfeiçoado ao longo de vários anos, tornando-se um sistema estável e muito bem acolhido após o primeiro impacto. Creio que com o Vista a situação será a mesma, porque bem vistas as coisas, o Vista é um bom sistema operativo, apenas necessita de estabilidade, o que só pode ser ganho após a massificação do mesmo.

O que eu acho deplorável na Microsoft é o facto de já estarem a anunciar datas para a saída de um novo sistema operativo, e não explorarem totalmente as capacidades do actual.
Imagem
Dogzilla
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Kayn » Quarta Jul 02, 2008 1:18

A... não sei, mas toda a gente se parece esquecer do que realmente se passou na história.

O millenium nunca foi estavel. Foi o primeiro sistema operativo que se conseguiu suicidar após uma instalação de fresco quando hibernei o pc. 2x. Nem 5 min tinha trabalhado e ja o tava a reinstalar outra vez. Foi poético. Nessa altura era preferivel o win98 SE.
Tinha uma coisa de bom, no entanto, dificilmente vi s.o. a chegar ao windows tao rapido como o ME. Se depois não se pusesse a perder tempo com o scandisk que já parecia fazer parte da rotina de arranque, por algum motivo.

Quando apareceu realmente o xp, foi "A" diferença.
Lembro-me de ficar admirado como mal o pc entrava no windows, já tava pronto a trabalhar, mesmo que ainda tivesse coisas a executar de fundo. Adorei isso.
Os crashs que obrigavam a reiniciar o pc de cada vez que aconteciam, acabaram. Isso tem a ver com o facto de que a microsoft aprendeu com os erros e criou niveis de execução de programas no xp, fazendo com que processos pudessem ser executados a um nivel mais baixo de utilizador. Se alguma coisa der bronca, pelo menos nao compromete o kernell do windows e tudo continua a rolar.
É por isso que quando alguma coisa da bronca a serio, geralmente resolve-se com um ctrl-alt-del, fecha-se o processo ou até o explorer.exe, volta-se a abrir e xp ta a rolar outra vez.
Enquanto que nos anteriores windows, tudo que era executado, 3rd party ou nao era a nivel de kernell. Quando dava bronca, so reiniciando o pc inteiro.

A única coisa que o 98 ainda fazia melhor que o xp era compatibilidade com dispositivos porta paralela e COM, como o rs232. Flashar telemoveis vem-me à cabeça... :mrgreen:

Mas voltando a questão, só por aqui, nunca o mundo M$ tinha visto tanta estabilidade num windows. Depois, apareceu a virus-mania que era o que ia deitando o win abaixo e foi fazendo com que amadurecesse. Então após a "tragedia" da combo blaster/sasser resultante dum acto de vingança vs M$, foi quando o mundo ficou com a impressao de estável porque saiu o sp2. Pudera, toda a gente que usava net foi afectada e ficou com muito má impressao porque ele se desligava quando se ia a net 1min depois. Não é de admirar que se fique com muito boa impressao do sp2 e com a ideia de que ele é que ficou estavel a partir daí, quando isso foi só mais uma correcção singular (alias, é mais um bypass que correcção, mas pelo menos funciona).

Bem, mas quero com isto dizer que o xp, mesmo nos primórdios era muito mais estavel do que qualquer outro até a data de lançamento. Claro que melhorou com o tempo, mau era. Até aí a M$ ia aprendendo com os erros e melhorando.
Com o vista... bem, o Vista é a reinvenção da roda, que saiu mais quadrada que redonda.
Acho que com a experiencia toda que a M$ tem do xp, tinham por obrigação de ter feito MUITO, MAS MUITO, melhor, ainda por cima se pedem valores tao altos como 500€ pelo s.o.

Certo que as condições sao um bocado diferentes, mas nisto a Apple nao brinca. O Leopard também foi lançado não há muito, e aquilo praticamente não falha.

Por isso é que um gajo fica no que trabalha bem. Neste momento, pra mim, quando tem que ser M$, é o xp.

Mas tou a divergir. Só queria corrigir um bocadinho a ideia que o xp começou como o vista, com bronca atrás de bronca, que foi melhorando e que havia melhor na altura em que foi lançado. Embora isso até fizesse sentido porque na altura a M$ não tinha toda a experiencia neste tipo de sistemas, que teve agora quando lançou o vista, não foi assim.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor Dogzilla » Quarta Jul 02, 2008 1:59

Não digo que a Microsoft não pudesse ter feito melhor, que podia, e bem melhor, mas há que ter em conta que o Vista, embora já tenha algum tempo no mercado, ainda está muito verde. Quero com isto dizer que embora muita gente o "odeie" eu tenho fé (tenho o quê?) em que ainda se consiga evoluir da mesma forma que se evoluiu o XP.

Se não vamos lá ver... Não é sempre necessário um período de adaptação a qualquer coisa nova? Não é necessário testar as vulnerabilidades? As compatibilidades? No caso do Vista, se há coisa que está em falta é sem dúvida as compatibilidades. A minha placa de TV do desktop ainda se queixa desde que lhe instalei o Vista e não encontro drivers para ela. A minha placa gráfica do computador da cómoda, ok estou a ser irónico, tem de correr com os drivers do próprio Vista.

Quanto a crashes... Bem, o XP também me dava algumas dores de cabeça, mas não vou, nem posso, tirar-te a razão quando dizes que basta fechar o processo e está tudo bem. Porque de facto, É assim.

Mas é como eu digo. Esperem por um Vista mais maduro. É como o vinho do Porto, quanto mais velho, melhor. Espero eu.

-----

Excelente post Kayn, devo-te dizer que li, e reli, e gostei do que li. :D
Imagem
Dogzilla
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor SammySam » Quarta Jul 02, 2008 2:35

8) A única coisa que o 98 ainda fazia melhor que o xp era compatibilidade com dispositivos porta paralela e COM, como o rs232. Flashar telemoveis vem-me à cabeça...

yep, não sei se tb não terá sido devido à falta.. de desenvolvimento por parte de terceiros, a tal falta de acompanhamento, ou pura negação.

Tenho dual boot, já tive tri boot :roll: o vista têm de facto melhor aspecto e benificia o "grafismo" epá mas confesso, talvez para quem utilize o pc sem grandes alterações, sem grandes invenções ..
Eu pessolamente não gosto, inclusivé Sp1.
Desmasiado implicativo, e ainda, notei alguma falta compatibilidade, então com o 64 pior, embora este último acheio muito suave, rullava bem. :wink:
SammySam
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Registado: Quinta Jun 09, 2005 22:25

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes