Pc Silencioso

Computadores em pneus de tractor? É aqui o seu lugar...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Pc Silencioso

Mensagempor nickmaleao » Quinta Jul 10, 2008 8:02

Boa preciso de dicas de como por o pc silencioso, ao ponto de não se perceber que o mesmo está ligado

Neste momento possuo:

CPU E4300@2.5 + XP90C + Noiseblocker 80mm
HD4850@stock cooler, estou a pensar em adquirir um AC S1
Caixa normalissima sem fans,
Fonte LCPower Supersilent V2 420W Rohs

Resumindo apenas quero alterar a caixa,fonte e fans para a caixa de modo a que o sistema fique o mais silencioso possível.

EDIT: Esqueci-me de mencionar que não queria gastar + de 70~80€ em tudo

Obrigado
Editado pela última vez por nickmaleao em Quinta Jul 10, 2008 9:52, num total de 1 vez.
nickmaleao
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Jul 06, 2005 0:03

Mensagempor jotoa » Quinta Jul 10, 2008 9:01

A fonte, para gastares pouco e teres uma grande fonte, podes comprar a Corsair VX-450W.
A caixa queres qualquer coisa em que zona de preços? Assim não muito exagerada tens a Coolermaster CM690.
Esta caixa já traz fans, que penso que não sejam muito barulhentas. Aí só mesmo tu poderás confirmar e ver se depois necessitarás de mudar ou não.
Imagem
Capitão Moura: Justo! Honesto! Coerente! Imparcial!
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jun 17, 2006 18:27

Mensagempor nickmaleao » Quinta Jul 10, 2008 10:20

Esqueci-me de mencionar que não queria gastar + de 70~80€ em tudo.
nickmaleao
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor jotoa » Quinta Jul 10, 2008 13:24

Ah...

Pois, isso se calhar assim já é mais complicado...

Fonte silenciosa, para dar para comprar também caixa, não sei se se consegue arranjar alguma coisa a que se possa mesmo chamar silenciosa.
Talvez uma Nox Urano, mas pouco mais silenciosa deve ser que a tua supersilent...
Caixa, só se for uma Nox Coolbay.
Fans, as Noiseblocker X1 para 80mm e as XL1 para 120mm.
Imagem
Capitão Moura: Justo! Honesto! Coerente! Imparcial!
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jun 17, 2006 18:27

Mensagempor zinko_pt » Quinta Jul 10, 2008 15:36

Para silêncio, tens que começar nos componentes:
CPU - baixo TDP, menos aquecimento, menor necessidade de arrefecimento.
VGA - Quanto mais potente, mais aquece, bláblá
PSU - Corsair, Seasonic ou BeQuiet!

Uma vez que já tens material, podes tentar minimizar o "estrago".
Caixa - CM690, como já foi referida ou uma Antec P180 mini ou P182. Estas últimas são muito boas insonorizadoras.
Fans - Umas de 120mm (140mm se puderes) de baixas rotações como a Scythe S-Flex de 800rpm.

Como parece que não tens orçamento para tudo, no teu lugar escolhia prioridades dentro do orçamento disponível.
Escolhia uma Antec P182 e esperava até ter todo o dinheiro. Caso contrário será "mais do mesmo" com melhorias marginais.

Por isso é que eu defendo que a caixa não é qualquer coisa para por o maquinão que vai debitar os fps.

Gasta em algo realmente bom ou não gastes, digo eu... :wink:
"Os brinquedos das crianças e dos adultos diferem em duas coisas: tamanho e preço".
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 02, 2004 13:09

Mensagempor Bad_Cop » Quinta Jul 10, 2008 17:36

com esse orçamento comprava o as1 e uma fan de baixa rotaçao para ele (uma noiseblocker xl1 deve servir).

depois, é ver o que faz mais ruido ainda. provavelmente será a fonte (a não ser que a fan do cpu seja um NB x2 que já são mais ruidosas). depois é decidir: ou fonte nova (corsair) ou uma caixa (eu iria para uma das antecs que o zinco sugeriu).
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor nickmaleao » Quinta Jul 10, 2008 19:56

Ja chegeu a uma decisão, vou comprar 4 fans de 120mm noiseblocker 6.5€ cada uma 16db

uma vai para a fonte as outras 3 para a caixa
um controlador 20€ para controlar as fans
esta caixa NOx 25€ http://uk.nox-xtreme.com/pagina.php?id=130

e está o problema resolvido :)
nickmaleao
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Bad_Cop » Quinta Jul 10, 2008 21:50

muito mal resolvido, para ser honesto.

primeiro, uma das tuas grandes fontes de ruido é a gráfica e tu nada apresentas para resolver isso.

segundo, o controlo da fan da fonte deve ser feito pela própria fonte porque a fonte regula o débito de ar em funçãoda temperatura. é má ideia controlares a fan por ti proprio.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor nickmaleao » Quinta Jul 10, 2008 22:46

Bad_Cop Escreveu:muito mal resolvido, para ser honesto.

primeiro, uma das tuas grandes fontes de ruido é a gráfica e tu nada apresentas para resolver isso.

segundo, o controlo da fan da fonte deve ser feito pela própria fonte porque a fonte regula o débito de ar em funçãoda temperatura. é má ideia controlares a fan por ti proprio.

Eu também vou comprar o cooler para a gráfica AC S2, neste momento a fan que a fonte possui é uma que faz 39db com 56 Airflow : 56 m3/h

A Noiseblocker faz de Ruido: 16 dB/A
Airflow : 58 m3/h

:)
nickmaleao
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor zinko_pt » Sexta Jul 11, 2008 9:09

E depois se usares uma boa massa térmica, não precisas de tanto airflow.
Se reduzires 5º por via de:
- Aperfeiçoares a superfície do cooler, pois algumas bases de cooler apresentam riscos e/ou superfícies irregulares. Podes usar a técnica da lixa de água e massa de polir.
- Aplicares melhor a massa térmica. Já consegui subir as temps por ter colocado mal a massa. :cry:
- Usares uma massa melhor da Artic ou Zalman quer no CPU, quer na VGA.

Não precisas de tantas rpms das fans, para obter as mesmas temps ou mais baixas.

Por experiência própria, algumas fans da NB portam-se mal quando reduzes as rpms. Pelo menos as XL2 120mm tendem a apresentar um ritmo irregular (não é do controlador, pois tenho outras à mistura), o que se traduz em vibrações.

E se fores para a NOX, não terás o mesmo valor do dinheiro que as Antec que recomando. Ou seja, 119€ numa Antec vale muito mais do que 50€ numa Nox. E não é só pela insonorização, mas pela qualidade, capacidade térmica, arrumação, etc.
Até dispensarias o controlador de fans, uma vez que a Antec P182 permite-te seleccionar 3 níveis de rpms.
Vídeo http://www.antec.com/ec/productDetails.php?ProdID=09182

Agora, se queres remediar e não resolver o problema... a guita é tua.
"Os brinquedos das crianças e dos adultos diferem em duas coisas: tamanho e preço".
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor zinko_pt » Sexta Jul 11, 2008 10:01

Bad_Cop Escreveu:muito mal resolvido, para ser honesto.

OFF-TOPIC
Estou com uma Gigabyte GA780G S2H, 4050E, TeamElite2GB PC6400. A tal Mobo da tua review :wink:
Este fds vou ver como é que se porta o Hybrid Crossfire com uma HD3450.
Até agora 5* :!:
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Voltar para Caixas, fontes de alimentação e mods

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante