port forwarding em windows xp

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

port forwarding em windows xp

Mensagempor druida » Quinta Jul 17, 2008 9:54

Olá a todos,

Estou a tentar abrir um servidor de ftp na rede interna, mas não estou a conseguir.

O computador1 tem 2 placas de rede, a placa1 está ligada ao modem da netcabo, tem um ip publico e o ICS (internet connection sharing) activado.
A placa2 está ligada a outro computador directamente por crossover e tem o ip 192.168.0.1.

Os computadores têm ambos o Windows XP.

Já tentei tudo o que consegui imaginar para fazer um port forwarding da porta 21 para o ip da rede interna, mas sem resultados.

Se alguem já conseguiu fazer algo deste género, que me dê umas dicas que eu já não tenho mais ideias.

Cumprimentos.
druida
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Nov 14, 2003 0:39

Mensagempor Diggy » Quinta Jul 17, 2008 11:26

Não conheço esse modem, mas não será ele um modem / router e tens de abrir as portas lá? Não percebi bem se já tentaste isto ou não.
Imagem
Diggy
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Abr 21, 2006 19:01

Mensagempor KrIaXPaTaLa » Quinta Jul 17, 2008 11:44

Isso é tão simples como abrir uma excepção na firewall para a porta 21 local. Podes definir ainda um range de ips que podem aceder, para quem ninguém aceda de fora. A forma de fazer isto depende da firewall.

Cumprimentos,

KrIaX.
hardware.com.pt
#HCP @ PTNET
P IV 1.7 | 1 GB | 120 GB | GF4000 | SB5.1 | TFT Merd*so
TEL: voipcheap
Send Pr0n to:kria@iol.pt
Urls Inuteis: blog
KrIaXPaTaLa
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 01, 2005 17:38

Mensagempor druida » Quinta Jul 17, 2008 15:36

Diggy Escreveu:Não conheço esse modem, mas não será ele um modem / router e tens de abrir as portas lá? Não percebi bem se já tentaste isto ou não.

Obrigado pela resposta.

É um modem cabo normalissimo Thomson THG540, não tem router.

O computador1 recebe a internet na placa1 e tem ip publico, logo o computador1 é que está a fazer de router para o computador2, ligado na placa2.
Para isso tem o ICS configurado na placa1.

Esta configuração era muito usual há uns bons anos atrás, mas agora como os routers estão mais acessiveis, pelos vistos já não se usa muito.

Alguém da 'velha guarda' me pode dar uma ajuda?

Cumprimentos.
druida
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor druida » Quinta Jul 17, 2008 15:46

KrIaXPaTaLa Escreveu:Isso é tão simples como abrir uma excepção na firewall para a porta 21 local. Podes definir ainda um range de ips que podem aceder, para quem ninguém aceda de fora. A forma de fazer isto depende da firewall.

Cumprimentos,

KrIaX.

Obrigado pela resposta.

Ora se abrir a porta 21 na placa1, a que tem o ip publico, quer dizer que a minha porta 21 fica aberta no computador1, mas infelizmente o serviço está a correr no computador2.

É claro que tenho de abrir a porta 21 na placa1, mas tb tenho de indicar o port forwarding para o ip do computador (na rede local) que está a correr o serviço.

O objectivo é acederem mesmo de fora.
A firewall que estou a usar é a do windows xp pro.

Cumprimentos
druida
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor KrIaXPaTaLa » Quinta Jul 17, 2008 17:18

Agora é que percebi. Se o servidor está a correr no 2º e pretendes aceder de fora, precisas de... não faço ideia. Acredito que dê para fazer, mas presumo que tenhas que instalar alguma aplicação que faça o port forward.

Router ftw.

Cumprimentos,

KrIaX.
hardware.com.pt
#HCP @ PTNET
P IV 1.7 | 1 GB | 120 GB | GF4000 | SB5.1 | TFT Merd*so
TEL: voipcheap
Send Pr0n to:kria@iol.pt
Urls Inuteis: blog
KrIaXPaTaLa
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 01, 2005 17:38

Mensagempor alr_tech » Sexta Jul 18, 2008 10:27

boas

o serviço do ICS é um conjunto simplificado do ISA server da MS...
foi feito para disponibilizar a net a partir de um PC ligado á internet, para um grupo de outros PCs ligados a esse...
a sua configuração foi reduzida ao minimo, para que fosse transparente para utilizadores sem grandes conhecimentos de informática e de redes...

não tem qq sistema de port forwarding configurável....
embora permita uns ajustes para utilizadores avançados..
mas, isso implica mexer em ficheiros em modo texto...
se fores à Ms encontras lá alguma informação de como o fazer...
embora eu tenha desistido, pois acabei por instalar um serviço de proxy...
utilizei vários... embora tenhas de colocar outros serviços, como por exemplo um de NAT...

no caso dos grátis tens o JANA.... mas, tens de arranjar um serviço de NAT... e usar uma firewall, (incorpora uma firewall interna, para proteger os serviços prestados...)
disponibiliza DNS cache, proxy cache, ftp server, port forwarding, mail server, web proxy, etc..
a documentação é escassa, mas arranja-se em foruns...
é mantido ainda...
ver aqui...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Diggy » Sexta Jul 18, 2008 13:19

Eu já usei esse sistema de ter um PC a servir de router mas nunca precisei de mexer em nada de port forwarding. Não era suposto esse tipo de ligação não ter portas bloqueadas?

O melhor mesmo é seguires os conselhos do alr_tech.
Imagem
Diggy
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Abr 21, 2006 19:01

Mensagempor druida » Segunda Jul 28, 2008 0:09

alr_tech Escreveu:boas

o serviço do ICS é um conjunto simplificado do ISA server da MS...
foi feito para disponibilizar a net a partir de um PC ligado á internet, para um grupo de outros PCs ligados a esse...
a sua configuração foi reduzida ao minimo, para que fosse transparente para utilizadores sem grandes conhecimentos de informática e de redes...

não tem qq sistema de port forwarding configurável....
embora permita uns ajustes para utilizadores avançados..
mas, isso implica mexer em ficheiros em modo texto...
se fores à Ms encontras lá alguma informação de como o fazer...
embora eu tenha desistido, pois acabei por instalar um serviço de proxy...
utilizei vários... embora tenhas de colocar outros serviços, como por exemplo um de NAT...

no caso dos grátis tens o JANA.... mas, tens de arranjar um serviço de NAT... e usar uma firewall, (incorpora uma firewall interna, para proteger os serviços prestados...)
disponibiliza DNS cache, proxy cache, ftp server, port forwarding, mail server, web proxy, etc..
a documentação é escassa, mas arranja-se em foruns...
é mantido ainda...
ver aqui...

cumps

Viva

A firewall do windows tem um sistema configurável que parece ser para port forwarding, mas na realidade, em todos os sistemas que testei, a unica coisa que fez foi abrir a porta ao publico.
se fores ver em:

network connections, escolhes a ligação, propriedades, advanced, no grupo ICS escolher settings.

Ao adicionar ou editar um serviço ele pergunta:

Name or IP address .... of the computer hosting this service on your network.

Ora o mais logico seria colocar aqui o ip do computador na rede local que tem a porta em questão.

Na practica não consegui pôr isso a funcionar. A unica coisa que faz é abrir a porta no computador com o endereço publico.

Testei em vários computador com sempre o mesmo resultado consistente.

Fui à MS, como indicas te mas não encontrei nada que me pudesse ajudar.

Acabei por encontrar um programa 'NetworkActiv AUTAPF' que faz exactamente o que quero.

Obrigado pela tua ajuda e se tu ou alguem souber por que raio para abrir uma porta na firewall do windows temos de por o ip do computador, pois o unico que funciona é o localhost, que me diga.

Cumprimentos
druida
Aprendiz
Aprendiz

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes