[Ajuda]Overclock Q6600

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

[Ajuda]Overclock Q6600

Mensagempor Francisco1004 » Sexta Jul 18, 2008 20:10

Boas

Tenho um problema que e eu nao conseguir ter o cpu a 3.0Ghz .... no teste ele da crash. so consigo telo a 2.987 Ghz.
Uso o SetFsb...porque a Intel Dp35Dp tem a opcao de overclock na bios bloqueada.

Nao tenho que aumentar a voltagem ?????
Francisco1004
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Nov 04, 2007 19:29

Mensagempor jovem.fabrice » Sexta Jul 18, 2008 20:59

banalizou-se a ideia de meter um Q6600 a 3.0 era como "beber copos de àgua" e agora pronto.. é isto xD

vá.. a 1ª coisa: interessante seria dizeres qual a placa gráfica pa saber se realmente existe necessidade overclock...

outra coisa : um Q6600 em default chega perfeitamente bem para as aplicações e jogos actuais se acompanhados com uma placa gráfica minimamente decente.

faz-te alguma diferença entre 2.987 Ghz e os 3Ghz ?.. é k no fundo pelas contas o overclock k fizest já deve estar para os 3.0Ghz.. mas como o FSB é uma coisa que varia deve-te estar a aparecer 2.987Ghz por isso.. de qualquer forma não sendo isso é então porque falta um overclock de 1mhz no FSB :lol:

ahh.. e há principios basicos para overclockers: se o PC fica instavel e já não dá pa obter mais ganhos pelo FSB, aumenta-se a voltagem em incrementos MINIMOS e depois entao tenta-se nova mexida no FSB.

não aconselho a mexer nas voltagens do CPU pq só tira tempo de vida à maquina.

e cuidado com o cooler para isso.. espero k não estejas com o stock cooler :lol:
jovem.fabrice
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Jun 25, 2008 17:59

Mensagempor reiszink » Sexta Jul 18, 2008 23:45

Provavelmente precisa de mais Vcore, é normal, mas deixa estar isso como está, não é preciso estar mesmo com 3.0Ghz certos.

jovem.fabrice, meter um Q6600 a 3.0Ghz é quase a mesma coisa que beber copos de agua, isso para um Q6600 não é nada, muitos deles fazem isso até com menos Vcore que o default. :wink:
Intel Core 2 Quad Q6600
Asus P5Q Deluxe
G.Skill 4GB PC2-8800 PI
Gainward GTX260 896MB GDDR3
Western Digital 320GB + Samsung 640GB
Creative SoundBlaster X-Fi XtremeMusic
Corsair HX-620W
Noctua NH-U12F + Noctua S12
reiszink
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Set 21, 2007 19:28

Mensagempor SammySam » Sábado Jul 19, 2008 3:25

jovem.fabrice Escreveu:banalizou-se a ideia de meter um Q6600 a 3.0 era como "beber copos de àgua" e agora pronto.. é isto xD

vá.. a 1ª coisa: interessante seria dizeres qual a placa gráfica pa saber se realmente existe necessidade overclock...

outra coisa : um Q6600 em default chega perfeitamente bem para as aplicações e jogos actuais se acompanhados com uma placa gráfica minimamente decente.

faz-te alguma diferença entre 2.987 Ghz e os 3Ghz ?.. é k no fundo pelas contas o overclock k fizest já deve estar para os 3.0Ghz.. mas como o FSB é uma coisa que varia deve-te estar a aparecer 2.987Ghz por isso.. de qualquer forma não sendo isso é então porque falta um overclock de 1mhz no FSB :lol:

ahh.. e há principios basicos para overclockers: se o PC fica instavel e já não dá pa obter mais ganhos pelo FSB, aumenta-se a voltagem em incrementos MINIMOS e depois entao tenta-se nova mexida no FSB.

não aconselho a mexer nas voltagens do CPU pq só tira tempo de vida à maquina.

e cuidado com o cooler para isso.. espero k não estejas com o stock cooler :lol:

Ora cá está sem dúvida uma opinião a levar em conta. Desculpem-me os mais desatentos. Secção overclocking e os amoviveis, para n dizer mais nada.
SammySam
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Registado: Quinta Jun 09, 2005 22:25

Mensagempor Francisco1004 » Sábado Jul 19, 2008 10:38

Q6600
2 Gb ddr2 800 mhz
Hd 3850 Overclocked
500 Gb Sata II e 320 Gb Sata II
Intel Dp35Dp
Nox 500ww

Como posso alterar o Vcore sem ir a Bios ???
Francisco1004
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Nov 04, 2007 19:29

Mensagempor SammySam » Domingo Jul 20, 2008 0:06

Não podes. Lê a secção dos amoviveis, n sejas preguiçoso.
SammySam
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Mensagempor jovem.fabrice » Domingo Jul 20, 2008 22:17

se não tens experiencia, não te ponhas em aventuras com material bom pk dps dá merd* e o pessoal chora.

para essa grafica isso fica bem a stock.

se te queres introduzir no OC faz como eu.. começei nas maquinas velhas, fui lendo, lendo, lendo, aprendendo, aprendendo até perceber o suficiente e só agora faço em qualquer PC.

e cuidado com as voltagens pessoal.. nada de abusar nisso.. 80% do pessoal que reclama grandes OC's depois no dia-a-dia nao os mantêm de certeza absoluta. o pessoal fez do OC um jogo ( é quase do tipo " a minha pil* é maior k a tua! lálálá ... lol ) e agora todos querem ser os melhores e mostar grandes resultados.

para esse CPU e para manter no dia-a-dia e com absoluta tranquilidade não clockes acima dos 2.8~2.9Ghz.
jovem.fabrice
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor SammySam » Domingo Jul 20, 2008 22:52

jovem.fabrice Escreveu:se não tens experiencia, não te ponhas em aventuras com material bom pk dps dá merd* e o pessoal chora.

para essa grafica isso fica bem a stock.

se te queres introduzir no OC faz como eu.. começei nas maquinas velhas, fui lendo, lendo, lendo, aprendendo, aprendendo até perceber o suficiente e só agora faço em qualquer PC.

e cuidado com as voltagens pessoal.. nada de abusar nisso.. 80% do pessoal que reclama grandes OC's depois no dia-a-dia nao os mantêm de certeza absoluta. o pessoal fez do OC um jogo ( é quase do tipo " a minha pil* é maior k a tua! lálálá ... lol ) e agora todos querem ser os melhores e mostar grandes resultados.

para esse CPU e para manter no dia-a-dia e com absoluta tranquilidade não clockes acima dos 2.8~2.9Ghz.

Para o cpu em questão e desde que saíba o que está a fazer pode mantê lo bem acima dos 3Ghz. Obviamente que temps e voltagens têm que ser bem monitorizadas.
Também é verdade que não existem cpu´s iguais e todo o sistema importa, incluindo o arrefecimento local/cpu e geral.

Cumps.
SammySam
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Mensagempor jovem.fabrice » Segunda Jul 21, 2008 15:45

opah lol sim sei, tenho noções de overclock obrigado.
já agora podia-se discutir duas horas e recomendar watercooling, e depois como a brincadeira do OC era prá loucura podiamos recomendar uma cascata ao rapaz, ou mesmo passar o resto dos dias a meter azoto liquido pa um tubinho pa se divertir com o OC :lol:

para mim um q6600 @ stock cooler não é para passar muito dos 2.8 Ghz~2.9Ghz.. mas há opiniões e opiniões, e casos e casos.. :wink:
jovem.fabrice
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Nelson_ » Segunda Jul 21, 2008 18:59

Embora na minha sig não diga isso, e tendo em conta o calor que tem feito, e usando aircooling (ok é um ultra 120 mas é ar!) tenho o meu q6600 a 3,4ghz 24/7 e com voltagens automáticas!

Para se fazer overclock não basta um bom CPU, se a board não acompanhar...

Cumps
Core 2 Quad Q6600 2,40Ghz @ 3.24Ghz
Termalright ultra 120 Extreme ed. @ silenx
Gigabyte Ga P35-DQ6
Transcend aXe DDR2 2x1Gb@1200Mhz 5-5-5-15
E-VGA 8800GTX
SB X-Fi Elite Pro
Be Quiet 700W
Stacker 832
Nelson_
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Jan 05, 2005 10:09

Mensagempor ag393 » Terça Ago 12, 2008 13:58

mas as votagens automaticas sao uma bosta!! normalmente vao dar ao cpu voltagem a mais que ele precisa. Alem disto o grande problema em boards intel é o voltage drop. ou seja flutuaçoes de voltagem com o cpu em idle e full load e sinceramente isso so vai ao sitio com mods que requerem soldadura ou entao tens uma board boa tipo asus p5k que ja tem uma opçao na bios para limitar o drop mas mesmo assim tens de ir la com o lapis fazer pencil mod. tenho assim a minha p5k e ja tive uma p5b que era o terror do drop.

actualmente tenho um e6300 (ok tamos a falar de quad) a 1.280v a 3.4ghz (FSB wall 485mhz) e wc claro... mas la esta com voltagens estáveis precisa de menos voltagem em full load e depois aquece menos, tens mais headroom para oc e o material dura mais...

melhores cumps
ag393
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Fev 17, 2005 17:44

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes