Fábrica da Intel será em Matosinhos

Comente os nossos artigos e as nossas notícias ou coloque aqui as <strong>suas noticias</strong> sobre as novidades informaticas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Fábrica da Intel será em Matosinhos

Mensagempor I_love_Toshiba » Terça Jul 29, 2008 12:28

O computador de baixo custo a produzir em Portugal pela Intel, JP Sá Couto e Inforlândia será baptizado de «Magalhães» em homenagem ao navegador português que completou a primeira circum-navegação ao planeta e destina-se essencialmente a exportação sendo direccionado para crianças do primeiro ciclo de escolaridade, revela hoje o Jornal de Negócios.
A nova fábrica, que vai empregar mão-de-obra «muito qualificada», segundo revelaram fontes ao mesmo diário, situar-se-á na zona industrial que a autarquia de Matosinhos está a dinamizar no Freixieiro, em Peranta, próximo do terminal TIR e das instalações da Jomar e da fábrica do IKEA.

Os detalhes do investimento da Intel em Portugal só serão totalmente revelados amanhã, num evento a realizar no Pavilhão Atlântico, e que contará com o presidente da empresa norte-americana Craig Barrett, com o Primeiro-Ministro José Sócrates e os ministros das Obras Públicas, da Economia e da Educação.

Fonte: http://exameinformatica.clix.pt/noticias/mercados/997878.html

Matosinhoooooos :D
I_love_Toshiba
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Fev 19, 2007 21:54

Mensagempor Fresh_fruit » Terça Jul 29, 2008 13:44

Nem me falem dessa fabrica que já me está a dar dores de cabeça há 3 meses ... :|
Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Mensagempor Serial_killer » Terça Jul 29, 2008 14:52

Fresh_fruit Escreveu:Nem me falem dessa fabrica que já me está a dar dores de cabeça há 3 meses ... :|

então?

Excelente noticia!!! Se houver visitas à fábrica, vou lá!!!
AMD ATHOLON 64 BITS 3000+ @2,23
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
350GB Raid0 WesternDigital
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 16:38

Mensagempor I_love_Toshiba » Terça Jul 29, 2008 14:59

Serial_killer Escreveu:
Fresh_fruit Escreveu:Nem me falem dessa fabrica que já me está a dar dores de cabeça há 3 meses ... :|

então?

Excelente noticia!!! Se houver visitas à fábrica, vou lá!!!

tambem gostava de ir.

Eu quando vi a noticia no jornal, mostraram umas pessoas a montarem as cenas na motherboard, e entao uma tava com uma forca a montar o processador+cooler capaz de partir aquilo tudo.
I_love_Toshiba
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Fev 19, 2007 21:54

Mensagempor HidEaL » Terça Jul 29, 2008 23:51

I_love_Toshiba Escreveu:Tambem gostava de ir.

Eu quando vi a noticia no jornal, mostraram umas pessoas a montarem as cenas na motherboard, e entao uma tava com uma forca a montar o processador+cooler capaz de partir aquilo tudo.

Pois. E falaram em mão de obra "qualificada". E ainda por cima estava a montar material de ponta, inovador! Ou vá, pelo menos de comercialização actual!.. Não. Estavam a montar sockets 478 com DDR. Bela aposta a longo prazo... Para a Intel. Não digo que não chegue para o uso pretendido (até chega para mais), mas em termos de longevidade e talvez até de manutenção, parece-me má aposta.

Não querendo desfazer nas iniciativas nacionais, mas depois das imagens do telejornal de hoje, não fiquei nada convencido.

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Abr 14, 2004 10:05

Mensagempor Kayn » Quarta Jul 30, 2008 0:59

Mas... perai, deixa ver se eu percebi, a Intel vai montar uma fabrica em Matosinhos pra fazer computadores para putos de 11 anos para exportação?

A... vale a pena vir pra matosinhos fazer uma coisa tao especifica?

Só lhes dou alguma credibilidade porque as empresas metidas nisto sao as que sao. A intel é a intel, a JP é mais que conceituada, e a inforlandia nao conheco pralem do nome. Senão ia depressa pra uma jogada de mercado, porque o conceito desta fabrica parece um bocado forçado.

O equipamento que eles tao a usar provavelmente compensa-lhes por outros motivos. Provavelmente alguem aí está a dar uso a material que nao tenha sido vendido. Porque sendo o equipamento novo, não vejo outra maneira.

Deixa ver o que é que vai ser discutido na reuniao de amanha.
É sempre uma iniciativa e tecnologicas, portugal devia ter mais, por isso... porreiro, pah.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor Silver_Razorback » Quarta Jul 30, 2008 6:01

HidEaL Escreveu:
I_love_Toshiba Escreveu:Tambem gostava de ir.

Pois. E falaram em mão de obra "qualificada". E ainda por cima estava a montar material de ponta, inovador! Ou vá, pelo menos de comercialização actual!.. Não. Estavam a montar sockets 478 com DDR. Bela aposta a longo prazo... Para a Intel. Não digo que não chegue para o uso pretendido (até chega para mais), mas em termos de longevidade e talvez até de manutenção, parece-me má aposta.

Não querendo desfazer nas iniciativas nacionais, mas depois das imagens do telejornal de hoje, não fiquei nada convencido.

Cumps.

E portanto os pcs serão mais baratos....pudera, 478s é normal que sejam económicos....já são comercialmente obsoletos.
(under construction)

Imagem

(under construction)
Silver_Razorback
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Fev 06, 2007 17:49

Mensagempor Fresh_fruit » Quarta Jul 30, 2008 8:25

As imagens que voçes viram na TV não têm nada a ver com a fabrica que vai ser construída em Matosinhos ...

Eram simplesmente imagens demonstrativas ...

Primeiro porque a fabrica ainda está no Papel ... (parte dela ate na minha empresa)
Segundo o socket 478 já foi descontinuado à muito eheh

Simplesmente a Intel está a fazer acordos com empresas nacionais de vários Paises para a construção de PC's de baixo custo ... vocacionados a escolas e mercado juvenil ...

A Intel juntamente com a JPSá couto vão assemblar cerca de 4M de PC's por ano ... sendo 25/30 % para o mercado nacional e o restante para exportação.

É sem duvida uma excelente iniciativa ... e foi uma grande sorte a JPsá couto fazer parte deste projecto ...

Desde de inicio que a JP caiu nas boas graças do Socrates e vai ser ele que os vai safar do grande processo que têm em tribunal do famoso processo do "Carrossel do IVA" ...
Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Mensagempor Serial_killer » Quarta Jul 30, 2008 9:24

A tua empresa está a tratar da parte do "design" de rede certo?

Eu trabalho directamente com a JPSáCouto, são sem duvida o melhor fornecedor de informática. Atendimento bom, site bom, bons preços... É uma empresa capaz de dar um grande apoio à economia tecnológica portuguesa. Muito bom mesmo.

Claro que em parte esta fábrica é para construir Tsunamis... :P :P

Venham mais!!!!! É disto que PT precisa!

Construam 100 fábricas e caguem para o TGV
AMD ATHOLON 64 BITS 3000+ @2,23
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
350GB Raid0 WesternDigital
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 16:38

Mensagempor HidEaL » Quarta Jul 30, 2008 11:34

Fresh_fruit Escreveu:As imagens que voçes viram na TV não têm nada a ver com a fabrica que vai ser construída em Matosinhos ...

Eram simplesmente imagens demonstrativas ...

A julgar pelas imagens de hoje (a apresentação portanto) realmente não tem absolutamente nada a ver. Eu tinha até ficado com a ideia de que o "Magalhães" não era apenas um computador portátil como o apresentado, mas sim toda uma iniciativa para fornecer computadores baratos (sejam eles quais forem, desde que de baixo custo), mas confesso que provavelmente foi muito culpa das imagens :oops:

Anyway...

Kayn Escreveu:Deixa ver o que é que vai ser discutido na reuniao de amanha.
É sempre uma iniciativa e tecnologicas, portugal devia ter mais, por isso... porreiro, pah.

x2 :mrgreen:. Mas pergunto-me se o "público-alvo" será o que mais precisa... Bem, de qualquer modo há que começar por algum lado, i guess :roll:

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Abr 14, 2004 10:05

Mensagempor pedromiguelcp » Quarta Jul 30, 2008 12:24

Já tou a ver o Socrates a meter portateis nos miudos do primeiro e segundo ciclo...

Vamos a ver o que sai destes portateis.
C2D E6750 @ 3.6Ghz | cooled by TT LFB
OCZ DDR3 Gold 2x1Gb 1350mhz 8-8-8-20 @ 1.9V
Gigabyte GA-P35C-DS3R
XFX GeForce 9600GT
Seagate Barracuda 7200.11 500GB 32mb