Boas,
Para vocês isto deve ser canja, mas para mim que sou um "pato" e não tenho experiência no assunto preciso de ajuda numas dúvidas.
Tenho o XP instalado num disco de 320GB e quero instalar o Vista só para ver se gosto dele. lol
Como não quero ficar sem o XP tenho que fazer um dual boot.
Estou a pensar fazer uma partição com 100GB para o vista e o resto fica para o XP, para isto preciso de um programa para fazer a partição certo?
É preciso algum cuidado em especial ao fazer a partição? (não quero lixar a partição do XP) lol
Depois de tudo instalado como vou instalar o vista o boot vai funcionar bem e vai dar para escolher qual o sistema operativo a arrancar, certo?
Pretendo que o sistema espere durante 60 segundos a escolha do SO a arrancar e que caso o usuário não escolha nenhum o XP arranque por definição. Essas alterações terei que fazer no boot do vista, porque foi o ultimo a ser instalado é ele que controla o boot, certo?
Se tudo correr bem o xp ficara com a letra C: e o vista com a D: ...
se entrar no vista tenho acesso às coisas que estão guardadas em C: e vice-versa?
Ou quando entro num dos sistemas operativos não aparece a letra (C ou D) do outro sistema operativo???
Depois se por ventura por algum motivo quiser desinstalar o vista (aka formatar a letra D) conseguirei entrar no xp, uma vez que ao formatar o vista perco o seu boot???
Bem tenho estas dúvidas se me lembrar de mais algumas eu posto.
Obrigado pela paciência ao ler isto.
Cumps.