Linux e Windows no mesmo Laptop

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Linux e Windows no mesmo Laptop

Mensagempor frinks » Sexta Ago 08, 2008 14:34

Boas gente...

então é assim, o meu trabalho depende absolutamente do meu portátil.
Tenho lidado com versões de linux servidor mas nunca instalei uma versão desktop. Nunca tive problemas com placas de som, ou com placas gráficas.

Já estive a fazer uma pesquisa e provavelmente para a versão com que devo começar deverá ser a Ubuntu.

A questão que faço é a seguinte. Eu preciso do Windows XP para determinadas aplicações que não existem para linux.
Para quem tem experiência, neste caso, qual é a melhor solução sabendo que tenho um Centrino 1,86Ghz com 2GB de ram ddr2.
1- Colocar dois sistemas operativos instalados e com um menu no inicio escolher o s.o. a arranca;
2 - Ter o windows a correr em virtual machine em cima do ubuntu
3 - eventualmente outra que eu não conheça...

Obrigado
frinks
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Fev 13, 2006 16:54

Mensagempor Cr@sh_Ov3rride » Sexta Ago 08, 2008 14:41

Eu estou em situação e idêntica (mas tenho apenas 1GbRAM) e tenho a tua 2ª opção. Ubuntu principal e quando preciso uso o windows em VM.

Uma vez que tens 2Gb essa será uma boa opção, teres o windows em VM em cima do Ubuntu.
Imagem
Imagem
Imagem
Cr@sh_Ov3rride
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Jan 23, 2005 11:08

Mensagempor frinks » Sexta Ago 08, 2008 15:11

E funciona bem?

Essa questão do VM funciona bem? que bugs é que pode trazer...
Na instalação aloco o espaço em disco todo para linux? ou deixo uma partição para instalar o windows.

Vou ter de ler umas coisas porque nunca fiz isto. Mas há sempre uma primeira vez. Por via das dúvidas vou fazer isto com outro disco, vou fazer várias partições para o linux e depois se verá.

entretanto aguardo mais feedbacks.

Obrigado
frinks
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Cr@sh_Ov3rride » Sexta Ago 08, 2008 15:22

Eu usei o disco todo para o Ubuntu.

Criei uma partição para boot de 50Mb (/boot), 2048Mb para Swap e o restante para a raíz (/).

Para já o que não consegui foi pôr o som a funcionar a 100% na VM porque é necessário fazer umas alterações que ainda não me dei ao trabalho de fazer mas também porque não me é importante o som na VM.

Se usares o VirtualBox encontras muita informação sobre o que fazer para resolver, por exemplo, o problema do som e outras dicas que possas considerar importante.

http://www.virtualbox.org/wiki/End-user_documentation
Imagem
Imagem
Imagem
Cr@sh_Ov3rride
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor zinko_pt » Sexta Ago 08, 2008 16:56

Num P4 2.6GHz 512MB RAM o XP dentro do Ubuntu funcionou quase num rácio de 1:1 de velocidade.

Com 2GB deve ser uma paródia! Só criar a bridge de rede é que dá um bocado de trabalho.
"Os brinquedos das crianças e dos adultos diferem em duas coisas: tamanho e preço".
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 02, 2004 13:09

Mensagempor Cr@sh_Ov3rride » Sexta Ago 08, 2008 17:05

zinko_pt Escreveu:Num P4 2.6GHz 512MB RAM o XP dentro do Ubuntu funcionou quase num rácio de 1:1 de velocidade.

Com 2GB deve ser uma paródia! Só criar a bridge de rede é que dá um bocado de trabalho.

com virtualbox não precisa de bridge... eu não tenho e funciona a 100%
Imagem
Imagem
Imagem
Cr@sh_Ov3rride
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor jotoa » Sexta Ago 08, 2008 17:07

Cr@sh_Ov3rride Escreveu:
zinko_pt Escreveu:Num P4 2.6GHz 512MB RAM o XP dentro do Ubuntu funcionou quase num rácio de 1:1 de velocidade.

com virtualbox não precisa de bridge... eu não tenho e funciona a 100%

Eu com Ubuntu em cima do XP, consegui usar a internet sem ter mexido em nada. Abri o FF e deu.

Com Kanguru.
Imagem
Capitão Moura: Justo! Honesto! Coerente! Imparcial!
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jun 17, 2006 18:27

Mensagempor frinks » Sexta Ago 08, 2008 17:39

Cr@sh_Ov3rride Escreveu:Eu usei o disco todo para o Ubuntu.

Criei uma partição para boot de 50Mb (/boot), 2048Mb para Swap e o restante para a raíz (/).

eu normalmente para servidores faço:
/
/usr
/var
/opt
/home
Mas são gostos...

Para já o que não consegui foi pôr o som a funcionar a 100% na VM porque é necessário fazer umas alterações que ainda não me dei ao trabalho de fazer mas também porque não me é importante o som na VM.

não é muito importante o som.

Se usares o VirtualBox encontras muita informação sobre o que fazer para resolver, por exemplo, o problema do som e outras dicas que possas considerar importante.

Parece interessante. Vou tentar instalar e ver no que dá.
frinks
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor LN » Domingo Ago 10, 2008 22:41

Cr@sh_Ov3rride Escreveu:Eu usei o disco todo para o Ubuntu.

Boas

Penso que não sejam necessários 2Gb para Swap, a não ser que estejas a correr muitas aplicações (ou pesadas). 1Gb chegará perfeitamente para a maioria dos utilizadores (como é o meu caso).

Uma partição /home é sempre bom, para no caso de se formatar não se ter que andar a fazer backups de tudo.

O esquema que uso é:
/
/home
swap

Cumprimentos :wink:
My Baby:
AMD A64 3500+; 1.5Gb RAM Kingston Dual-Channel; MSI K8n Neo4 Platinum; MSI ATI X800XL; Maxtor 200Gb SATA; Thermaltake Soprano; LC Power 420W
LN
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Mai 30, 2005 17:18

Mensagempor Cr@sh_Ov3rride » Domingo Ago 10, 2008 22:52

Eu usei o dobro da RAM porque trabalho com máquinas virtuais e sempre mais uns programazitos a correr...

Realmente não me lembrei dessa da /home... eu uso um disco externo para guardar e aceder a tudo... não tenho nada no disco (ou se tiver tenho sempre cópia no externo)...

Ao esquema dado pelo LN à quem acrescente uma partição para boot como eu faço, mas claro que isto não é obrigatório.
Imagem
Imagem
Imagem
Cr@sh_Ov3rride
Membro de Prata
Membro de Prata

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes