Colômbia já registra 38 mortes de sindicalistas este ano

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor gimbras » Quinta Set 04, 2008 15:41

Oh Azarael, cm sabes em PT toda a gasolina para todas as vendedores de combustível é feita pela petrogal (galp).

Noutro dia foi sugerido por um candidato à presidência do PSD q a solução dos combustíveis passava pela redução dos impostos. Cairam-lhe em cima, provando por A + B q seria a pior solução.

Honestamente, já nem m lembro disso mto bem, na altura tinha lógica.

Falando doutras reduções do IVA viu-se q os comerciantes aproveitaram isso para aumentar os preços e a margem de lucro.

Mas q tem isto a ver com o jornalismo sensacionalista?
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Fev 02, 2005 21:55

Mensagempor Azarael » Quinta Set 04, 2008 16:42

Vamos lá ver, eu falo numa redução geral dos impostos acompanhada pela despesa.
Porque neste momento a carga fiscal é simplesmente insuportavel. Abafa o país e contribui para a pobreza. Porque sejam sérios, quêm sofre mais com a carga fiscal não são os ricos, nem as grandes empresas. É a classe média e afins.
Claro que estou basicamente a blasfemar com esta pequena visão, mas pronto...

PS:
gimbras says:
"Oh Azarael, cm sabes em PT toda a gasolina para todas as vendedores de combustível é feita pela petrogal (galp)."

i said:
"Já que o problema para mim é outro, é a falta de escolha que temos em termos de gasolineiras."

:roll:
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor gimbras » Quinta Set 04, 2008 16:46

Certo, por isso é q disse q já sabias "como sabes" lol, era só para dizer ao pessoal q n sabia q a gasolina/gasóleo cá na tuga vem todo do mmo lado.

Claro, todos concordamos com a redução dos impostos, para isso o Estado tem d reduzir despesas e optimizar os recursos.
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor pagc » Quinta Set 04, 2008 20:04

gimbras Escreveu:Claro, todos concordamos com a redução dos impostos, para isso o Estado tem d reduzir despesas e optimizar os recursos.

Ó pá, mas isso é o que todos querem, desde que seja feita no quintal do vizinho. :P
Imagem
Software livre é uma questão de liberdade, não de dinheiro
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 06, 2006 9:53

Mensagempor gimbras » Sexta Set 05, 2008 9:14

Népias, eu n m importo q seja no meu quintal: "Ask not what your country can do for you, but what you can do for your country!".
Sei do q falo q tive bueda tempo desempregado e n me queixei do Estado como uns e outros... (professores desempregados q n têm direito a subsídio de desemprego foram-se queixar... quer dizer, eles são mais que os outros?)
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor forunista » Sexta Set 05, 2008 22:19

Começando a responder ao gimbras.

gimbras Escreveu:Sei do q falo q tive bueda tempo desempregado e n me queixei do Estado como uns e outros... (professores desempregados q n têm direito a subsídio de desemprego foram-se queixar... quer dizer, eles são mais que os outros?)

Sabes tanto do que falas que não sabes que os professores não têm direito a subsidio de desemprego! E agora diz-me, quem é que é menos do que os outros para ter direito ao subsidio ?

Quando aos combustiveis,
Os impostos cobrados são um factor que contribui para o preço actual dos combustiveis, sem dúvida. Mas, o principal factor é o que as petrolíferas cobram!
O peso dos impostos é igual ao da UE 15, mas as petroliferas cobram preços superiores aos da UE15!
Os preços de combustiveis sem impostos e com impostos em Portugal são superiores aos preços praticados na maioria dos países da UE!

Os preços dos combustíveis não dependem apenas dos preços do petróleo. Na sua transformação nas refinarias portuguesas existem muitos outros custos. Por exemplo, custos com salários. E os salários portugueses são, em média, cerca de metade dos salários médios da UE. Apesar disso, os preços dos combustíveis em Portugal são superiores aos da maioria dos países da UE, nomeadamente aqueles com custos salariais muito mais elevados!

No 1º Trimestre de 2008 o lucro extraordinário da GALP resultante do "efeito stock" disparou para 69 milhões de euros, mais 228,6% do que idêntico período de 2007!

Digam-me lá agora que é dos impostos, ou são eles o principal factor dos preços da gasolina, gasóleo, etc ?
forunista
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Fev 01, 2007 14:53

Mensagempor Azarael » Sexta Set 05, 2008 23:18

Digam-me lá agora que é dos impostos, ou são eles o principal factor dos preços da gasolina, gasóleo, etc ?

Façamos as contas (não é como se discutissemos o sexo dos anjos...) :

Suponhamos que vais comprar S/Chumbo 95 a 1,43€ / Litro. Chegou-se a esse preço, começando pelo base, depois somando-lhe o ISP, que é ~0.58€ / Litro ( http://dre.pt/pdf1sdip/2007/01/00401/00020002.PDF ), e no fim acrescentas-lhe o IVA de 20%.
Fazendo as contas o preço sem impostos, é grosseiramente 0,70€ / Litro. E a Petrogal ainda compra o petróleo a alguém e têm de o refinar primeiro, por isso, nem esses 0,70€ por cada litro vão todos para uma entidade. Agora o Estado "leva para casa" 0,73€ por cada litro que compras, limpos.

Depois esse efeito stock também funciona para os dois lados. Os stocks da galp (os que teve que comprar durante o pico dos preços) desvalorizaram com as actuais descidas. E no entanto, apesar de ficarem aquém das expectativas, houve descidas do preços dos combustiveis.

Claro que a Galp abusa quando quer, no entanto não se pode culpar a empresa de tudo...
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor forunista » Sábado Set 06, 2008 0:03

Azarael Escreveu:Façamos as contas (não é como se discutissemos o sexo dos anjos...) :

Suponhamos que vais comprar S/Chumbo 95 a 1,43€ / Litro. Chegou-se a esse preço, começando pelo base, depois somando-lhe o ISP, que é ~0.58€ / Litro ( http://dre.pt/pdf1sdip/2007/01/00401/00020002.PDF ), e no fim acrescentas-lhe o IVA de 20%.
Fazendo as contas o preço sem impostos, é grosseiramente 0,70€ / Litro. E a Petrogal ainda compra o petróleo a alguém e têm de o refinar primeiro, por isso, nem esses 0,70€ por cada litro vão todos para uma entidade. Agora o Estado "leva para casa" 0,73€ por cada litro que compras, limpos.

Eu sei o que vai para impostos e já te disse que é um factor para o elevado preço final! Mas esses tais 0,73€ que vão para o estado é uma % que não subiu desde que o barril estava a 150 dólares. Se o preço do combustivel sem impostos fosse mais baixo, o que era de esperar porque o preço do barril desceu bastante, os impostos eram menores ou não ?

Azarael Escreveu:Depois esse efeito stock também funciona para os dois lados. Os stocks da galp (os que teve que comprar durante o pico dos preços) desvalorizaram com as actuais descidas. E no entanto, apesar de ficarem aquém das expectativas, houve descidas do preços dos combustiveis.

Não sei quais descidas te referes. Se foi do barril de petroleo, não ficaram aquém, desceram de 150 para 110 dólares(27%)! Se estás a referir-te aos preços finais: Gasolina baixou uns 3%! Oh Azarael, querem enganar quem ?

Azarael Escreveu:Claro que a Galp abusa quando quer, no entanto não se pode culpar a empresa de tudo...

Pode não, é a culpada e tu não queres reconhecer isso! petróleo desceu 27%, gasolina desceu 3%, não me venhas com tretas! Para não falar do GPL, que até aumentou!
forunista
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Azarael » Sábado Set 06, 2008 1:48

forunista Escreveu:Eu sei o que vai para impostos e já te disse que é um factor para o elevado preço final! Mas esses tais 0,73€ que vão para o estado é uma % que não subiu desde que o barril estava a 150 dólares. Se o preço do combustivel sem impostos fosse mais baixo, o que era de esperar porque o preço do barril desceu bastante, os impostos eram menores ou não ?

Sim, sim. E se o preço do combustivel voltasse a subir até era ainda melhor, já que seria uma percentagem menor do preço final que ia para o Estado... :lol:

Disseste que seria a Galp a que mais contribui para o preço final. Só queria corrigir-te aí... É bem claro que isso não é verdade. É só fazer as contas.

PS: "Mas esses tais 0,73€ que vão para o estado é uma % que não subiu desde que o barril estava a 150 dólares."

Não tenho bem a certeza se percebi o que querias dizer aqui...

forunista Escreveu:Não sei quais descidas te referes. Se foi do barril de petroleo, não ficaram aquém, desceram de 150 para 110 dólares(27%)! Se estás a referir-te aos preços finais: Gasolina baixou uns 3%! Oh Azarael, querem enganar quem ?

Acho que precisamos é de um economista. Porque metendo a valorização do dólar aí para o meio, as contas já não dão uma descida de 27%.
E como deste a entender antes, o custo do petróleo é mesmo assim uma percentagem do preço final. Entram aí para o meio outros custos.

Depois como vou dizendo não sou simpatizante da Galp, no entanto, tento ser objectivo naquilo a que desgosto da companhia. Por exemplo, não os vou culpar de em Portugal a gasolina ser notoriamente mais cara que em Espanha quando a diferença real é a carga fiscal.
A minha principal queixa é simplesmente não me darem nem a mim nem a ti escolha. A Galp domina e pronto. Pode abusar.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor forunista » Sábado Set 06, 2008 10:43

Azarael Escreveu:Disseste que seria a Galp a que mais contribui para o preço final. Só queria corrigir-te aí... É bem claro que isso não é verdade. É só fazer as contas.

Os imposto são uma %, quanto maior o preço base, maior a preço final!
Lembras-te do preço da gasolina estar a cerca de 1€ ? Agora lembra-te de quanto era a % de imposto...a mesma!

Forunista Escreveu:
Azarael Escreveu:PS: "Mas esses tais 0,73€ que vão para o estado é uma % que não subiu desde que o barril estava a 150 dólares."

Não tenho bem a certeza se percebi o que querias dizer aqui...

O que queria dizer era que a % dos impostos não subiu, tal como já disse.

Azarael Escreveu:A Galp domina e pronto. Pode abusar.

Primeiro o problema era não haver concorrência entre gasolineiras, depois liberalizou-se o preço, ficaram de mãos livres para colocarem o preço que bem entendessem, e o que tivemos ? os preços dispararam! Ora toma lá a concorrência!
Agora é porque a Galp é detentora da totalidade da refinação!

O problema não é a Galp ser detentora da refinação, o problema foi a Galp ser privatizada e mais importante, os preços serem liberalizados!
Este sector, um dos mais importantes da economia, nunca deveria ter saído das mãos do estado, ele deve ser o regulador dos preços e não interesses privados! Querem capitalismo ? Não se queixem!
forunista
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Azarael » Sábado Set 06, 2008 13:10

forunista Escreveu:Os imposto são uma %, quanto maior o preço base, maior a preço final!
Lembras-te do preço da gasolina estar a cerca de 1€ ? Agora lembra-te de quanto era a % de imposto...a mesma!

Estás-me a preocupar... A carga fiscal foi subindo, e tu tens que saber isso! O IVA não foi sempre de 20%, nem o ISP esteve sempre nos valores de hoje. Aliás a última subida do ISP foi até no ano passado.

forunista Escreveu:O que queria dizer era que a % dos impostos não subiu, tal como já disse.

Vamos lá ver, quando o barril estava a 150 dólares o valor que ia para o Estado até era maior. Os impostos sobre os combustiveis têm uma componente fixa (ISP) e depois têm um imposto que é calculado através de uma percentagem. Logo o que é recolhido em IVA agrava qualquer subida.
Falho mesmo em ver como é que isso de algum modo reconfortante...

forunista Escreveu:Primeiro o problema era não haver concorrência entre gasolineiras, depois liberalizou-se o preço, ficaram de mãos livres para colocarem o preço que bem entendessem, e o que tivemos ? os preços dispararam! Ora toma lá a concorrência!
Agora é porque a Galp é detentora da totalidade da refinação!

O problema não é a Galp ser detentora da refinação, o problema foi a Galp ser privatizada e mais importante, os preços serem liberalizados!
Este sector, um dos mais importantes da economia, nunca deveria ter saído das mãos do estado, ele deve ser o regulador dos preços e não interesses privados! Querem capitalismo ? Não se queixem!

Isso é outro problema, Portugal têm problemas de concorrência. Regra geral quando algo é "liberalizado" (o que às vezes acontece não é bem o que a palavra significa) os preços sobem. Porque muitas vezes existe apenas um operador dominante, como sabes, embora não deva ser só por aqui.
Mas nas mãos do Estado o que aconteceria é tão previsivel que até dói. Quando fosse necessário subir os preços, se a populariedade do governo não fosse a melhor, tal não aconteceria. Resultado, ia-se acumulando um défice, e iriam recorrer às velhas "soluções" do costume para empurrar o problema para mais tarde.
Isto aconteceu no tempo de Guterres, e acontece hoje em dia pelo menos com os preços da electricidade.
À luz disto não vejo como seria uma melhor solução.

@Galp Privada
A empresa foi privatizada, mas o Estado ainda têm bastante influência na companhia. Se deres uma olhadela aos administradores vês gente como Fernando Gomes. Diga-se de passagem que não foi pelos seus conhecimentos no ramo do petróleo que recebeu o cargo...
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor gimbras » Segunda Set 08, 2008 9:34

forunista Escreveu:Começando a responder ao gimbras.

gimbras Escreveu:Sei do q falo q tive bueda tempo desempregado e n me queixei do Estado como uns e outros... (professores desempregados q n têm direito a subsídio de desemprego foram-se queixar... quer dizer, eles são mais que os outros?)

Sabes tanto do que falas que não sabes que os professores não têm direito a subsidio de desemprego! E agora diz-me, quem é que é menos do que os outros para ter direito ao subsidio ?

Qdo digo "sei do q falo" refiro-me a ter ficado mais d 9 meses desempregado. E nunca ter tido direito a subsídio de desemprego (por n preencher os requisitos).

Qdo digo q alguns professores se foram manifestar por n terem direito a subsídio de desemprego, falo da notícia q m "venderam". O q foi noticiado foi q um grupo de professores recém-licenciados e outros q nunca deram mais de X meses de aulas queriam receber subsídio. Ou seja, sem preencherem os requisitos para tal.

Enqto q os comuns mortais (ou n professores) q nunca trabalharam mais do mínimo requisitado para receberem o subsídio n ousariam sequer manifestar-se.

Pq teriam os profs mais direitos? (Tbm n digo k tenham menos, mas os mmos.)

Se me dizes q os professores mmo k trabalhem 20 anos seguidos n têm direito a subsídio de desemprego, o caso muda d figura e o jornalista da peça n contou bem a história. Mas acho estranho q eles n tenham esse dto. Tens mmo a certeza?

Cumps.
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Anterior

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes