OC invalida garantia do CPU?

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

OC invalida garantia do CPU?

Mensagempor *Diogo* » Quarta Set 10, 2008 0:13

:?: :?: :?: :?: :?:
Imagem
*Diogo*
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Ago 19, 2008 13:39

Mensagempor jovem.fabrice » Quarta Set 10, 2008 0:17

se houver problemas subjacentes ao overclock sim, invalida a garantia.
basta ler os folhetos que veem com os cpu's.. e lá diz qq coisa em que explica que só tens a garantia se o cpu trabalhar dentro das suas especificações técnicas normais...
jovem.fabrice
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Jun 25, 2008 17:59

Mensagempor *Diogo* » Quarta Set 10, 2008 0:19

Então se eu fizer o Overclock bem e ficar tudo excelente se o Cpu por exemplo daqui a 1 ano se avariar ele vai para garantia certo?
O mesmo com as gráficas?
Imagem
*Diogo*
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Nelson_ » Quarta Set 10, 2008 0:24

Sim, mas primeiro o vendedor tem de provar que que a avaria resulta de overclock. O sobreaquecimento de um processador, seja o CPU ou GPU pode não resultar somente do overclock. Pode ser de muita coisa!

É um risco... Ao fazeres overclock assumes esse risco e se a coisa der para o torto e for por demais evidente que foi o overclock o responsável... adios...

Cumps
Core 2 Quad Q6600 2,40Ghz @ 3.24Ghz
Termalright ultra 120 Extreme ed. @ silenx
Gigabyte Ga P35-DQ6
Transcend aXe DDR2 2x1Gb@1200Mhz 5-5-5-15
E-VGA 8800GTX
SB X-Fi Elite Pro
Be Quiet 700W
Stacker 832
Nelson_
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Jan 05, 2005 10:09

Mensagempor *Diogo* » Quarta Set 10, 2008 0:28

Bem quando tiver as cenas eu vou com muita calminha senão depois fico com os meus pais a chatearem-se...
Imagem
*Diogo*
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor jovem.fabrice » Quarta Set 10, 2008 0:34

o overclock hoje em dia nunca deverá queimar o cpu pq toda a gente usa bons coolers e alem disso as boards nao deixam que eles ultrapassem determinadas temperaturam e desligam o pc.

no entanto supondo que o O.C. é feito com um aumento de voltagem é quase certo que se o fabricante nao for generoso certamente vai testar e verificar um desgaste anormal dos transistores provocado por funcionamento com voltagem acima da especificada.

(btw... sinceramente nao percebo a ideia de andar tudo maluco a bricar ao overclock com maquinas com cpu's tipo e8400 e e8500.. eu tenho o meu e8500 a stock e aquilo come tudo o que é jogo na maior das tranquilidades)

mas isto é só a minha opinião.

analisa lá bem o cpu que queres comprar e o que queres realmente fazer..
é k ás vezes vejo pessoal comprar board cara (pa poderem fazer OC), cooler adicional (pa poderem fazer OC).. e por final como ja gastaram o dinheiro compram um cpu mais barato..

eu por exemplo apostei numa board de gama média (chipset intel p43 - 70€), e gastei o que sobrava no cpu (e8500 - 150€).. moral da história: todo o meu hardware vive feliz a stock :wink: (depois comprei um cooler po cpu melhor.. mas isso ja foi pq juntei uns trocos e achei por bem meter a maquina ainda mais fresca)
jovem.fabrice
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Silver_Razorback » Quarta Set 10, 2008 2:12

jovem.fabrice:

hoje em dia OC já é moda. é fixe, parece bem, e podes gabar-te aos teus amigos que fazes. terem processadores topo de gama que já fazem tudo na boa não chega.. têm de o esforçar ainda mais.

Curiosidade: sabem que o OC reduz em muito a durabilidade do equipamento? o extra stress que é aplicado é comparavel a terem um cavalo de corrida que por si já é bastante rápido, mas ainda têm de lhe dar umas chibatadas, espetar-lhe as esporas no lombo e esquartejá-lo todo até começar a sangrar, e quando o cavalo cai pró lado morto de cansaço ainda leva um tiro porque já não funciona como querem, e não como deve.

Não tenho nada contra o xuning de pcs, nem contra o OC.. mas existe o chamado desnecessário! comprar um 9xxx a pensar logo em OC quando o monstro de CPU já corre tudo sem suar......enfim.
(under construction)

Imagem

(under construction)
Silver_Razorback
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Fev 06, 2007 17:49

Mensagempor NLS___87 » Quarta Set 10, 2008 5:14

Primeiro. Duvido muuuuuito que eles analisem os transístores e vejam se foi ou não resultante de sobre-aquecimento devido ao uso de uma voltagem superior para fazer OC...

Primeiro, os perigos da alta voltagem em CI's, especialmente em chips todos hi-tec como os microprocessadores sempre foram, não se devem de todo á questão temperatura...

É o risco da criação de arco eléctrico (faísca) dentro do próprio substracto, principalmente...

Depois, na questão da temperatura, pode acontecer, em casos extremos, que a temperatura aumente muito rapidamente: chip quebrado...

Quase de certeza que o chip não vai queimar devido a temperatura acumulada, primeiro, porque antes, vai dar BSOD's, o SpeedStep, vai descer e vais ter que fazer reset... e depois, como já foi dito, a maioria das boards, hoje em dia, cortam a corrente, para não deixar os chips queimar.

Depois, vocês imaginam o equipamento, pessoal técnico e recursos para verificar um chip vindo do fim-do-mundo?

Imagem

Não é propriamente fácil de trabalhar, nem barato, nem nada!

Além disso, duvido muito que um microprocessador recente seja fácil de abrir, ficar todo direitinho, para passar para o microscópio...

Além disso, o processo, é distrutivo...

Imagem

Logo, se o cliente se queixar uma segunda vez (nem que seja só á DECO), a fábrica, não poderá contra-argumentar, já que nada comprova que as imagens, são do uP do queixoso, e porque esse substracto, já não existe...

Contudo, não sei, pode haver uma "caixa-negra", mais "resistente", dentro do CPU que possa registar as cenas, e seja capaz de aguentar, tipo, 5.0v
Imagem
NLS___87
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Jun 30, 2006 21:47

Mensagempor pikas » Quarta Set 10, 2008 7:10

o ppl q faz overclock tb nao esta muito preocupado com a pouca durabilidade dos compunentes , normalmente este pessoal nao fica muito tempo com estas peças , pelo q eu vejo , qd sai uma coisa nova faz-se logo um upgrade , é inevitavel ,por isso tb nao interessa muito q as peças durem muito , usem e abusem do vosso hardware;)
quanto a garantias , normalmente as lojas nao se chateiam muito , trocam a peça e ta feito , da menos trabalho
pikas
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Jun 09, 2008 20:04

Mensagempor Nelson_ » Quarta Set 10, 2008 11:39

Eu posso falar por mim.

Tenho o PC da sig, um q6600 que está ligado 24/7 com overclock a 3,4Ghz e isto dura há pelo menos um ano (CPU). Nunca se queixou...

Mais, quando se diz que o overclock não dá grande aumento de performance uma vez que em stock já é muito bom, é porque nunca puxou por eles.

Comparei muita vez o meu sistema em stock (2,4ghz) e com o overclock (3,4ghz) e nota-se MUITO!!! Em primeiro lugar o sistema arranca muito mais rápido, nos jogos não se notam alguns arrastamentos e a abrir os programas e o seu funcionamento é mais rápido. Por isso o tenho mantido assim.

Cumps
Gigabyte Ga P35-DQ6
E-VGA 8800GTX
SB X-Fi Elite Pro
Be Quiet 700W
Stacker 832
Nelson_
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Diltiazem » Quarta Set 10, 2008 12:01

Silver_Razorback Escreveu:Curiosidade: sabem que o OC reduz em muito a durabilidade do equipamento? o extra stress que é aplicado é comparavel a terem um cavalo de corrida que por si já é bastante rápido, mas ainda têm de lhe dar umas chibatadas, espetar-lhe as esporas no lombo e esquartejá-lo todo até começar a sangrar, e quando o cavalo cai pró lado morto de cansaço ainda leva um tiro porque já não funciona como querem, e não como deve.

Palavreado de quem não sabe.

Existem essencialmente dois tipos de overclock(ers), o que é feito para o bench/recordes, em que se usam voltagens extremamente altas e sistemas de cooling extremos que obviamente vão causar degradação acelerada do CPU (no entanto é preciso notar que os CPU's são submetidos a estas condições durante curtos períodos de tempo), e depois existe o overclock para o dia-a-dia em que se usam ou as voltagens stock ou voltagens moderadas que causam uma degradação muito menor do CPU.

Geralmente com um overclock moderado um CPU aguenta perfeitamente, sem avarias durante o seu tempo de vida útil.

Podem ler sobre a degradação dos CPU's neste artigo excelente do AnandTech: http://www.anandtech.com/cpuchipsets/sh ... i=3251&p=6

Cumps.
Diltiazem
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Ago 26, 2004 21:06

Mensagempor jovem.fabrice » Quarta Set 10, 2008 12:23

tá bem pah.. mas hás-de reparar k 50% do pessoal k faz OC hoje em dia já anda a brincar com as voltagens e tudo e nem pensam muito na coisa

@Silver_Razorback: acho k nao percebeste a minha opinião, eu queria dizer exactamente isso, se calhar nao leste o meu post todo :wink: , acho totalmente desnecessàrio overclock cpus E8XXX e Q9XXX (e até dou o meu exemplo).

de resto só tenho uma coisa a dizer: daqui a 4 ou 5 anos comprar hardware usado não se vai poder fazer com a mesma confiança k faz hoje em dia .. pelo menos eu nao o vou comprar a qualquer pessoa.

@NLS__87 : nao te preocupes k intel deve ter bem melhor equipamento e processo mais rapido e eficiente de analisar esse tipo de coisa. (olha k a intel nã ganha pouco dinheiro :lol:), é certo k se começasse a disparar o numero de rma's de cpu se iria ver k intel não ia de certeza andar a dar cpu's ao brincalhões do OC mal sucedido.
mas isso sou eu a pensar :lol:
jovem.fabrice
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Nelson_ » Quarta Set 10, 2008 12:34

jovem.fabrice Escreveu: acho totalmente desnecessàrio overclock cpus E8XXX e Q9XXX.

Porquê? Porque correm tudo sem problemas? E se correrem ainda mais rápido sem custos acrescidos, ultrapassando os componentes de topo que custam às vezes 3 e 4 vezes mais (quando não é mais ainda!)?

Não vale a pena? Eu é que não tenho tempo nem paciência para estar a fazer isso senão punha uns videos no youtube para verem a diferença do stock deste Q6600 para o overclock. Se calhar aí mudavam de ideias.

Isto do stock correr tudo bem... Se puder, com os componentes que tenho e em segurança, puder ver aumentar muito a performance do meu sistema, claro que faço. E fiz e não estou nada arrependido!

Cumps
Gigabyte Ga P35-DQ6
E-VGA 8800GTX
SB X-Fi Elite Pro
Be Quiet 700W
Stacker 832
Nelson_
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor jovem.fabrice » Quarta Set 10, 2008 12:51

@ nelson : e8xxx e q9xxx é diferente de q6xxx.

no entanto mesmo esse q6600 a stock de certeza te chagava pa teres mais de 30FPS em qq jogo desde k com uma boa grafica.

quais foram as melhorias k tiveste ? 50% - 75% - 200% ?

ou tiveste mais 10/15 fps a juntar a mais de 50 k ja tinhas ? :lol:
jovem.fabrice
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor *Diogo* » Quarta Set 10, 2008 13:01

Dùvido que um Overclock a 3,6 de cabo do processador até está óptimo para 24/7...

Só vou fazer overclock porque o motor Do CS:Source
puxa mais pela cpu do que pela gráfica...
De modo que podes ter uma 9800GX2 com um Q6600 em stock e andas com 100 fps..
Imagem
*Diogo*
Aprendiz
Aprendiz

Próximo

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante