[Caixa] 3RSystem R540Li

Análises de produtos feitas pelos nossos membros. Não se esqueça de enviar também a sua review

Moderadores: Administradores, Moderadores

[Caixa] 3RSystem R540Li

Mensagempor jotoa » Quinta Set 04, 2008 18:00

Review 3RSystem R540Li

1. Introdução
2. Embalagem
3. Vista geral da caixa
4. Alguns detalhes
5. Montagem
6. Conclusão

1. Introdução
Com a ideia de montar um media center para a sala cá de casa, andei numa procura por caixas bonitas e que ao mesmo tempo dessem para efectuar uma montagem dos componentes que não fizesse com que estes ficassem encafuados.
Como o preço também era um factor importante, resumi-me às que custassem até aos 50€. Mas tinha também uma restrição: a altura, que não podia ser mais que 14,5cm. Encontrei 2 ou 3 candidatas ao lugar, passando inclusivamente pela, muito conhecida, Nox Media, mas um dia lembrei-me das 3R, visto que há uns tempo atrás andei para comprar uma R520. Procurei bem e encontrei esta fantástica caixa por cerca de 30€. Ainda com uma boa diferença da minha principal opção, decidi-e ficar por esta.
Assim, faço aqui uma review da caixa.

Como todos sabemos, a 3RSystem tem caixas bastante boas para o preço que é pedido por elas.
A R540Li é um exemplo disso.

2. Embalagem
A caixa de cartão onde vem o material não é muito grande. É mais pequena do que a maioria. Quando a fui buscar à loja estava com receio que fosse um caixotão, mas afinal leva-se bem debaixo do braço.
Imagem

Pode-se ver que a R540Li vem bem protegida com esferovites e embalada num saco de plástico.
Imagem
Imagem

Quando a tiramos do cartão pensamos: "Só isto?"
Não. Ao tirarmos a tampa lateral podemos ver que tem "brinde" :P
Imagem

Uma pequena caixa com o seguinte conteúdo:
Imagem
- Manual de instruções
- Parafusos de todos os tipos
- Speaker
- "Calhas" para as drives de 5.25"

3. Vista geral da caixa
Podemos ver logo de início que é uma caixa sóbria q.b.
Sem nada muito espampanante, apenas com alguns detalhes para fazer o gosto à vista.
Imagem

A lateral esquerda, tem orifícios nos três locais principais:
Imagem

A lateral direita, contém as duas portas USB, saída para os phones e a entrada para o microfone:
Imagem

Na traseira podemos ver a ligação para o cabo de alimentação, lugar para duas fans de 60mm, o sítio para colocar um cadeado para proteger o interior da caixa dos mais "curiosos" e 7 slots de expansão:
Imagem

Na frontal temos o botão para ligar, as tampas das drives, o LCD com s respectivos botões de controlo, o led que indica que o computador está ligado e botão de reset.
Imagem

Aqui podemos ver a comparação da R540Li com uma Super Flower SF-201T3 BK:
Imagem

4. Alguns detalhes
A caixa já traz de origem uma ventoinha de 120mm:
Imagem
Imagem
Podemos ver no autocolante, que vem escrito, "Super Silent". Pois bem, ele faz juz ao nome. A ventoinha praticamente não se ouve, só com o ouvido lá encostado.

As tampas que cobrem as drives de 5.25", têm um pequeno "problema", que é, como na maioria deste tipo de caixas, tapar o botão para abrir a drive, ou seja, ao ter a tampas aberta, ou se faz um pouco de ginástica com o dedo, ou se empurra o tabuleiro da drive.
Imagem

No LCD podemos ver 3 informações:
Imagem
- Temperatura dada pelo sensor incluído
- Actividade do HDD
- Velocidade da ventoinha ligada ao controlador(podendo estar no automático ou ser controlada pelo utilizador)
Temos também um pequeno boneco que "corre" à volta do indicador de temperatura, enquanto o computador está ligado.

5. Montagem
Os parafusos usados nas tampas da caixa, são do tipo "thumbscrew", ou seja de enroscamento/desenroscamento rápido e fácil.
Imagem

Vêm incluídas 4 "calhas" para montar nas drives de 5.25", para assim facilitar a montagem e desmontagem destas, na caixa.
Imagem
Imagem
Imagem

Temos à disposição dois espaços para as drives de 3.5":
um deles está por baixo das drives de 5.25":
Imagem

o outro encontra-se ao lado das mesmas:
Imagem

a caixa vem com uma "panóplia" de cabos para ligar:
Imagem
- ligação para os USB frontais
- ligação para o audio frontal
- alimentação do led do botão de ligar
- alimentação do LCD
- ficha de 3 pinos para ligar uma ventoinha ao controlador
- ligação do led de actividade
- ligação do botão de ligar
- ligação para o botão reset

Podemos contar também com um pequeno sensor de temperatura, que será o que irá lêr as temperaturas a mostrar no LCD.
Imagem

A montagem da motherboard não involve nenhumas complicações, apenas tendo que se meter na caixa aqueles pequenos parafusos para que a motherbard não toque no metal.
Imagem

A fonte de alimentação não requer grandes cuidados, apenas exige que se desmonte a frontal da caixa, para assim a aparafusar à estrutura da caixa.
Imagem

Há espaço suficiente para arrumar os cabos mais marotos:
Imagem

Aqui já com tudo montado e pronto a funcionar:
Imagem

6. Conclusão
É uma caixa que, pelo preço que custa, não se pode pedir mais dela. Tem os pequenos extras que todos gostamos de ver, tem uma arrumação razoável para as suas dimensões e é bonita.
Aconselho a quem quiser montar um media center sem gastar muito numa caixa ou um pequeno computador para trabalho.

Prós:
- Leve
- LCD com sensor de temperatura e controlador de ventoinhas
- espaço suficiente entre o topo da caixa e a motherboard, o que permite usar coolers maiores
- Design

Contras:
- As ventoinhas traseiras poderiam ser de 80mm, pois bem trabalhado tem espaço para isso
- A frontal da caixa pode ser um bocado "manhosa" para desmontar
- As portas USB e de audio deveriam ser mesmo na frontal da caixa, pois ao ser deitada, estas ficam inutilizáveis(a não ser que se dê asas à imaginação)

Por fim, queria agradecer aos 35€ que saíram da minha carteira :mrgreen:
Imagem
Capitão Moura: Justo! Honesto! Coerente! Imparcial!
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jun 17, 2006 18:27

Mensagempor jotoa » Quinta Set 04, 2008 18:06

Quero pedir desculpa pela qualidade de algumas fotos, pois não tenho uma máquina nada de especial.
Mas espero que tenham gostado da review.

Agora é a parte em que vocês dizem mal, criticam, fazem perguntas, etc :mrgreen:
Imagem
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagempor HidEaL » Quinta Set 04, 2008 22:20

Respondeste a uma das dúvidas que tinha com o teu último contra. A review parece-me cobrir os pontos fulcrais, way to go :)

Mas quero perguntar 3 coisas (enquanto possível comprador que também olhou para a Nox Media :P):
1 - Os pés são amovíveis?
2 - Se eu quiser ter um qualquer dispositivo na baía de 3.5" que necessite de aceder pelo exterior (leitor de cartões, FDD, etc.), é possível? Ao ler no site oficial fiquei na dúvida... Parece-me que a bay do lado direito de quem olha de frente para a caixa (ou seja, do lado oposto à de 5.25") serve essa função, mas não fiquei esclarecido.
3 - As tampas de cobertura das drives de 5.25" são amovíveis?

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Abr 14, 2004 10:05

Mensagempor jotoa » Sexta Set 05, 2008 10:11

1-Os pés estão colados com uma cola bastante forte. Já tentei tirar, mas não saem muito facilmente. Talvez com um x-acto ou com uma lanceta saiam.

2-Sim, dá:
Imagem
Tem aquele sistema em que se "empurra" a tampa para ela abrir.

Aliás, como eu tenho a caixa deitada, com aquele "problema" dos USB e do Audio ficarem tapados que falei, tive que improvisar e ficou assim:
Imagem
Imagem
Por acaso já vinha com aqueles rasgos mesmo a jeito da fita.
Coloquei com fita isolante à volta, pois ainda não tive oportunidade de furar e meter parafuso, mas assim para desenrascar está óptimo.
:P

3-Sim, são amovíveis, pois elas apenas estão presas com uma mola e dois pedaços de plástico que ao serem apertados, desencaixam-se da frente da caixa:
Imagem
Imagem

cumps :)
Imagem
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagempor Speed Dragon » Sexta Set 05, 2008 14:16

Em branco ficava mais bonito :P

Boa review ;)
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor jotoa » Sexta Set 05, 2008 15:50

Na altura quando andei a ver as caixas com o meu pai ele lembrou-se da branca, só que já era uns 10€ mais cara e para não falar no facto que nenhuma das lojas onde está disponível, não existe para os meus lados, o que já a encarecia ainda mais com os portes, chegando aos 50€.

Thanks. :)
Imagem
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagempor HidEaL » Sexta Set 05, 2008 20:53

Thx pela resposta completa jotoa :wink:

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Abr 14, 2004 10:05

Mensagempor jotoa » Sábado Set 06, 2008 8:41

Sempre às ordens.

Se houver mais, força. :)
Imagem
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagempor Diltiazem » Quinta Set 11, 2008 14:35

Podes confirmar-me por favo qual é a medida da profundidade dessa caixa? É que no site da 3R têm duas medidas (440 e 482mm) e queria ter a certeza do tamanho, uma vez que é uma das alternativas que ando a ver para o Media Center.

Cumps.
Diltiazem
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Ago 26, 2004 21:06

Mensagempor jotoa » Quinta Set 11, 2008 21:09

Tem cerca de 48,5cm, mas se contarmos com os parafusos e aquela parte para meter um cadeado, vai à vontade aos 49,5cm.

Mas lembra-te dos cabos que ligam atrás. Foi algo que me escapou, quando andei a medir o móvel. :lol:
Imagem
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagempor Diltiazem » Sexta Set 12, 2008 9:10

jotoa Escreveu:Tem cerca de 48,5cm, mas se contarmos com os parafusos e aquela parte para meter um cadeado, vai à vontade aos 49,5cm.

Mas lembra-te dos cabos que ligam atrás. Foi algo que me escapou, quando andei a medir o móvel. :lol:

É demasiado grande... :?

Vou ter de pensar noutras alternativas... still, parabéns pela review e obrigado pela resposta.

Cumps.
Diltiazem
Gurus
Gurus

Mensagempor jotoa » Sexta Set 12, 2008 10:23

Há aí algumas caixas mais curtas, acho que a maioria é é mATX. A 3RSys tem mais algumas. Ou a Nox Cube.

Obrigado. :wink:
Imagem
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagempor Diltiazem » Sexta Set 12, 2008 10:30

jotoa Escreveu:Há aí algumas caixas mais curtas, acho que a maioria é é mATX. A 3RSys tem mais algumas. Ou a Nox Cube.

Obrigado. :wink:

A Nox Cube é feia como os trovões... E a maior parte da micro-ATX que encontro mais pequenas só suportam Low-Profile... o que é um bocado chato caso um dia queira adicionar uma gráfica dedicada...

Cumps.
Diltiazem
Gurus
Gurus

Mensagempor zinko_pt » Sexta Set 12, 2008 10:45

Encontras algumasVGAs para caixas low-profile:
- de fábrica, já são low-profile
- permitem trocar o "plate" normal, para um de altura mais reduzida

Na minha HD3450, no MC, não posso trocar o "plate" porque é passiva, mas vi algumas que davam para fazer isso.

Mas se quiseres uma mais poderosa (88xx, 9xxx, HD48xx, etc.), duvido que dê.... :roll:
"Os brinquedos das crianças e dos adultos diferem em duas coisas: tamanho e preço".
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 02, 2004 13:09

Mensagempor jotoa » Sexta Set 12, 2008 10:50

Há sempre a opção dos risers.
Imagem

E funcionam bem, porque até há quem os use para overclock extremo, quando usam grandes coolers e N2O.
Imagem
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Próximo

Voltar para Reviews / Análises

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes