Como retirar dissipador da mobo trocá-la e montar td de novo

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

Como retirar dissipador da mobo trocá-la e montar td de novo

Mensagempor gimbras » Sexta Set 12, 2008 14:28

Oi Pessoal,

Tinha um Pentium 4 numa motherboard da ASUS com o chipset 478, cujo modelo já n m recordo (tem memórias RIMM PC800), que deu o berro.

Para aproveitar os componentes e construir um PC secundário encontrei uma DFI - NT70 SC 478 no Miau e mandei-a vir.

Até aqui td bem, o problema é que quero montar a nova mobo e comecei a retirar os componentes da mobo antiga... Só n consigo desmontar o CPU. Abri as patilhas cinzentas dos apoios do dissipador, mas consigo desencaixá-lo. Tem lá uns apoios, mas tenho medo de os partir. Além dessas patilhas, aquilo tem mais alguma escondida que tenha de ser aberta?

O melhor mesmo era um tutorial de montar/desmontar PCs para ir ver todos os passinhos. Sabem d algum?

Comprei também massa térmica, mas ainda n cheguei a essa maravilhosa parte.

Estou à espera da vossa mui generosa ajuda.

Cumps.
Editado pela última vez por gimbras em Segunda Set 22, 2008 19:22, num total de 1 vez.
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Fev 02, 2005 21:55

Mensagempor jotoa » Sexta Set 12, 2008 14:47

Mas conseguiste sacar o dissipador cá para fora?
Se apenas tens o CPU no socket, o que vais fazer é desentalar aquela espécie de alavanca.
Dás um toquezinho para baixo e para o lado.
Imagem

Se tens o dissipador agarrado, vê se tens as 4 patilhas pretas à volta, desencaixadas dos apoios da mobo. Se mesmo assim não sair experimentar rodar um pouco pois poderá estar colado ao CPU com adesivo térmico ou pasta térmica muito rija.

btw: http://www.youtube.com/watch?v=dSFOfAGjql0
http://www.youtube.com/watch?v=UNkJXTYZ ... re=related
Imagem
Capitão Moura: Justo! Honesto! Coerente! Imparcial!
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jun 17, 2006 18:27

Mensagempor gimbras » Sexta Set 12, 2008 15:22

Fantástico, Mike!

Era mesmo isto, o meu stress é mesmo a remoção do dissipador. Mas o segundo vídeo q recomendaste, explica exactamente o q eu precisava!

Tipo o dissipador tem uns plásticos pretos com umas patilhas cinzentas claras. Eu abria essas patilhas levantava o dissipador, ele mexia-se, dançava de um lado para o outro mas nada. Tinha medo de forçar e partir os plásticos pretos, (por acaso pensei q o dissipador era mmo a parte metálica e os plásticos eram todos parte dos apoios da mobo). Afinal desencaixa-se um apoio de cada vez.

Fiz bem em perguntar-vos. Nada como YouTube e o HCP para nos ajudar! (n sabia o q havia d pesquisar no Tube)

Obrigadão.

Já sei como aplicar a massa térmica:
http://www.youtube.com/watch?v=aU2_uP9S9Gg
(Parece q usa um preservativo*, n é? looooool)

Mas os dissipadores n vêm com uma cena pior q as massas térmicas, tipo um autocolante? Vou ter de retirá-lo, cm é óbvio, né?

Se calhar, um dissipador novo até dava jeitinho... visto q lá nos vídeos até o chamam de "intel obsolete heatskin..."

Cumps.
*EDIT: Ler a minha mensagem seguinte.
Editado pela última vez por gimbras em Sexta Set 12, 2008 16:26, num total de 1 vez.
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor jotoa » Sexta Set 12, 2008 16:08

Convém limpares a base do cooler e o CPU com qualquer coisa. Tipo um algodãozinho com acetona, mas não é preciso ser encharcado.

Podes espalhar a massa com o "preservativo" ou com um cartão tipo multibanco.

Alguns dissipadores vêm com o autocolante térmico, outros não. Os mais antigos alguns vinham.

Cooler novo vai depender se queres mais silêncio e performance ou se isso como está te chega. E se as temperaturas sobem muito com o stock cooler.
Imagem
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagempor gimbras » Sexta Set 12, 2008 16:25

1º: dsc o erro ortográfico na palavra "preservativo". Troco m sempre com o "r"s, por causa do que esta palavra me lembra...

2º: A seguir, tens a certeza d q é para limpar com acetona. É um químico mto agressivo.

3º: esqueci-me q o gajo q m montou o PC usou massa térmica, ou seja, já n tem o autocolante térmico. O gajo disse-me q era uma bela...

Tkx, man!
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor jotoa » Sexta Set 12, 2008 16:29

Sempre usei acetona e nunca tive problemas.
Há mais pessoal que usa.
Desde que o algodão apenas tenha um "cheirinho" de acetona, não é preciso encharcar.

Mas podes usar álcool a 97% ou mesmo apenas papel higiénico.
Imagem
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagempor gimbras » Sexta Set 12, 2008 16:36

Mas é o q t digo, man!
Acetona é mau e o álcool ainda pior. Uma vez limpei o mostrador de um relógio com álcool e o gajo estalou...

xD O q diz no vídeo (n tenho som neste PC)? O tipo usa acetona?
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor jotoa » Sexta Set 12, 2008 16:40

O vídeo não tem som :S

Mas acho que só usou aquele pedaço de pano.

Não te esqueças que aqui estamos a limpar metais, não vai estalar xD
Imagem
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagempor BlueViper » Sexta Set 12, 2008 19:50

gimbras Escreveu:Oi Pessoal,

Tinha um Pentium 4 numa motherboard da ASUS com o chipset 478, cujo modelo já n m recordo (tem memórias RIMM PC800), que deu o berro.

Para aproveitar os componentes e construir um PC secundário encontrei uma DFI - NT70 SC 478 no Miau e mandei-a vir.

Até aqui td bem, o problema é que quero montar a nova mobo e comecei a retirar os componentes da mobo antiga... Só n consigo desmontar o CPU. Abri as patilhas cinzentas dos apoios do dissipador, mas consigo desencaixá-lo. Tem lá uns apoios, mas tenho medo de os partir. Além dessas patilhas, aquilo tem mais alguma escondida que tenha de ser aberta?

O melhor mesmo era um tutorial de montar/desmontar PCs para ir ver todos os passinhos. Sabem d algum?

Comprei também massa térmica, mas ainda n cheguei a essa maravilhosa parte.

Estou à espera da vossa mui generosa ajuda.

Cumps.

Bem que me perguntavas isso primeiro e eu até te fazia isso... :?

gimbras Escreveu:Mas é o q t digo, man!
Acetona é mau e o álcool ainda pior. Uma vez limpei o mostrador de um relógio com álcool e o gajo estalou...

xD O q diz no vídeo (n tenho som neste PC)? O tipo usa acetona?

O álcool é pior que a acetona?! Olha que te enganas. A acetona é uma combinação química bem forte. Se o mostrador do relogio estalou é pq devia ser em plastico e ja ter algumas fissuras... Mas é estranho.

Limpa o CPU com alcool num cotonete para ser mais moderado o contacto do alcool com o CPU e não despejes a embalagem tda... :lol:
BlueViper
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Jul 30, 2006 1:34

Mensagempor gimbras » Segunda Set 15, 2008 11:21

Este meu primo, BlueViper.

Estalou mmo o mostrador e até outro tipo de plástico. Passei por água quente e álcool e puf!

Obg aos dois. Vou tratar disto.
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor alr_tech » Segunda Set 15, 2008 11:37

boas

existe neste site um post que ensina a retirar e colocar um CPU...

tal como te disseram limpar o dissipador não tem problema pois este é metálico...
o CPU, com cuidado é só para limpar a parte metálica, cuidado para não cair por cima do verniz da mobo, ou outro componente qq..
colocas num pedaço de papel ou pano e limpas com cuidado..

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor PsicoPete » Segunda Set 15, 2008 11:41

Para tirares a pasta térmica nada melhor que um escopro e um martelo... Se precisares de ajuda diz. :)

Cumps.

PS - Ainda estou à espera que me digas quando é que é boa altura para tomarmos um café... biatch.
Imagem
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." - George Bernard Shaw
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 14, 2004 12:22

Mensagempor sergio.pontes » Segunda Set 15, 2008 15:08

Eu uso alcool isopropilico para limpar e tambem filtros de café - tira a pasta térmica que é um mimo.
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Jun 03, 2007 23:02

Mensagempor lucky » Segunda Set 15, 2008 15:20

Epa, com pouco mais dinheiro do que gastam no alcool ou na acetona, compram mas é os produtos próprio da Arctic que funcionam bem e não trazem qualquer tipo de riscos para o material.

E ó Psico, ficas já avisado, não me venhas cá dizer que é mariquisses que de alcool percebo eu... glugluglu... ahhhhhhhh...
Imagem

Registado: Quinta Jan 27, 2005 12:58

Mensagempor p0p4z » Segunda Set 15, 2008 16:02

gimbras Escreveu:Já sei como aplicar a massa térmica:
http://www.youtube.com/watch?v=aU2_uP9S9Gg
(Parece q usa um preservativo*, n é? looooool)

Não sou grande entendido na matéria.. mas o gajo parece q usa bue pasta térmica.. normalmente o pessoal aqui recomenda só uma gotinha.
965P-DS4 - Q6600@2.98Ghz - 2x512+2x1gb 667Mhz
WD 500Gb Sata (VistaOS) - WD 320Gb - WD 160Gb Sata (MacOSX)
ViewSonic VX2435wm - ATI 3870 - DvdRW LiteonDH20A1S
M-Audio Delta 10/10LT Sound Board - Midi Keyboard Edirol PCR30
Alesis M1 MK2 Active Speakers
p0p4z
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jan 08, 2005 18:01

Próximo

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante