Duvida MEO ou ZON

Os malditos provedores de acesso à Internet, dúvidas, problemas, comentários e porque não: sugestões

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Red_Beret » Terça Set 16, 2008 19:18

Rock Escreveu: Os clientes de tecnologias ADSL vão ver-se 'ficar para trás', ou migrar para soluções cabo se/quando surgirem.

É mesmo para soluções fibra, que já estão a surgir
Imagem
Red_Beret
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Set 17, 2004 11:13

Mensagempor speedmaster » Terça Set 16, 2008 20:17

Já o fiz em várias vezes neste forum. Wink
Antes de me repetir... e uma vez que disseste primeiro que a tecnologia do cabo era melhor, peço-te a ti para enumerares algumas vantagens do cabo e algumas desvantagens do dsl.

Desculpa só poder responder agora mas , já ouve um user que respondeu e bem por mim.

Que subscrevo por inteiro:

Apesar de não ter sido perguntado a mim aqui vai. Wink
A ZON usa tecnologia por cabo com net e tv com bandas separadas. A MEO usa ADSL com o serviço de TV em cima de IP.

ADSL sofre de um problema conhecido por 'LAST MILE' que é o par de cobre que vai da central telefónica até ao nosso modem e que limita geralmente as velocidades que se conseguem obter na prática. Em muitos casos, basta chover para aumentaro ruído e baixar ainda mais a velocidade. Quanto mais longe estivermos da central, mais ruído, menos banda....

Na ZON, os canais estão todos disponíveis na BOX. E tanto podemos ver os canais pelo sinal digital da box, como pelo sinal analógico convencional, ao mesmo tempo em diversos televisores se for necessário. No MEO, a BOX só tem o canal que está a receber da central telefónica.

Na ZON, podemos ver os canais de televisão em simultâneo que quisermos, seja via sinal analógico, seja um por cada box instalada. A largura de banda da internet, não é afectada.
Na MEO, cada canal que estejamos a ver gasta 3 ou 4Mb da largura de banda disponível na linha ADSL. ...se for em alta-definição, este valor aumenta para 5 ou 6Mb. Se estivermos a ver um canal e a gravar outro, duplicamos a banda utilizada.

Neste momento, independentemente dos canais de televisão visionados em simultâneo, já podemos ter net até 30Mbits com a tecnologia por cabo. Velocidades inalcançáveis pela tecnologia ADSL actual que não se prevé que possa crescer muito mais, devido às limitações do par de cobre entre a nossa casa e a central telefónica.

O cabo continua com margem para crescer e continua de facto a aumentar as velocidades. Como será dentro de 2 ou 3 anos?
O ADSL, como já disse, está nos limites já hoje. Os clientes de tecnologias ADSL vão ver-se 'ficar para trás', ou migrar para soluções cabo se/quando surgirem.

E ainda vou falar num exemplo real.
Aqui aonde eu habito tanto se pode ter o MEO como a ZON.
Mas por experiência própria digo-te que em ADSL a minha linha só suporta 12MB , agora é só fazer as contas.

2 BOX = +-8MB agora se subtraíres 8 de 12 só restam 4MB para a net.
Fazendo bem as contas aqui a MEO está a vender gato por lavre. E mais uma coisa a distancia de central a minha casa é por estrada apenas de 700 metros , que para mim é uma distancia que posso considerar muito aceitável.

Agora com a ZON:

Falando por mim tenho 80 canais de TV no qual 40 dão em todas as TV´s por serem transmitidos em analógico.
Tenho 4MB de net com velocidades em HTTP praticamente sempre no máximo , passando pela qualidade do telefone que tem muito menos ruído que o da PT.

Aqui no meu prédio tenho o meu irmão que tem contratado os 30MB de net, mas não consegue atingir o máximo mas estabiliza nos 23MB.

Agora compara os 4MB da MEO para os 23MB da ZON.

PS:O ADSL consegue ser tão medíocre que em casa dos meus sogros que fica distanciado da minha casa cerca de 3KM só consiga ter 512Kbps estáveis . :lol:
Imagem
Actualmente: Netcabo 20MB por cabo
speedmaster
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jun 05, 2007 21:32

Mensagempor banido » Terça Set 16, 2008 20:42

Rock Escreveu:Apesar de não ter sido perguntado a mim aqui vai. ;)
A ZON usa tecnologia por cabo com net e tv com bandas separadas. A MEO usa ADSL com o serviço de TV em cima de IP.

ADSL sofre de um problema conhecido por 'LAST MILE' que é o par de cobre que vai da central telefónica até ao nosso modem e que limita geralmente as velocidades que se conseguem obter na prática. Em muitos casos, basta chover para aumentaro ruído e baixar ainda mais a velocidade. Quanto mais longe estivermos da central, mais ruído, menos banda....

Na ZON, os canais estão todos disponíveis na BOX. E tanto podemos ver os canais pelo sinal digital da box, como pelo sinal analógico convencional, ao mesmo tempo em diversos televisores se for necessário. No MEO, a BOX só tem o canal que está a receber da central telefónica.

Na ZON, podemos ver os canais de televisão em simultâneo que quisermos, seja via sinal analógico, seja um por cada box instalada. A largura de banda da internet, não é afectada.
Na MEO, cada canal que estejamos a ver gasta 3 ou 4Mb da largura de banda disponível na linha ADSL. ...se for em alta-definição, este valor aumenta para 5 ou 6Mb. Se estivermos a ver um canal e a gravar outro, duplicamos a banda utilizada.

Neste momento, independentemente dos canais de televisão visionados em simultâneo, já podemos ter net até 30Mbits com a tecnologia por cabo. Velocidades inalcançáveis pela tecnologia ADSL actual que não se prevé que possa crescer muito mais, devido às limitações do par de cobre entre a nossa casa e a central telefónica.

O cabo continua com margem para crescer e continua de facto a aumentar as velocidades. Como será dentro de 2 ou 3 anos?
O ADSL, como já disse, está nos limites já hoje. Os clientes de tecnologias ADSL vão ver-se 'ficar para trás', ou migrar para soluções cabo se/quando surgirem.

Espero ter ajudado.

Algumas desvantagens do cabo:

No cabo, a banda larga é feita por uma ligação partilhada.
Em picos de utilização, a velocidade é sériamente afectada.

Por outro lado... essa partilha, é um sério risco de segurança, em sistemas menos protegidos.

Por outro lado, e em relação á fibra, quando chegar a uma maioria de cidades Portuguesas. Ai... possivelmente, eu mudo a minha opiniao.
Agora... publicitar a fibra optica, que eles adquiriram porque compraram o maior concorrente, não chega.

Quanto á evolução do adsl... eu nao referi adsl, falei em dsl.
vdsl e vdsl2 é a evolução do dsl.
banido
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Jul 01, 2005 23:18

Mensagempor speedmaster » Terça Set 16, 2008 21:54

banido Escreveu:Algumas desvantagens do cabo:

No cabo, a banda larga é feita por uma ligação partilhada.
Em picos de utilização, a velocidade é sériamente afectada.

Nisso até tens razão mas é por isso que se reparares a TVCABO tem amplificadores +- de 300 em 300 metros. Isso também depende do aglomerado habitacional.

Cada um tem a sua opinião e eu respeito , mas continuo a considerar o cabo mais vantajoso que o DSL.
Imagem
Actualmente: Netcabo 20MB por cabo
speedmaster
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jun 05, 2007 21:32

Mensagempor banido » Terça Set 16, 2008 22:06

speedmaster Escreveu:Cada um tem a sua opinião e eu respeito , mas continuo a considerar o cabo mais vantajoso que o DSL.

Eu não disse o contrário.
Só disse, e repito, há prós e contras.

Nas 2 tecnologias, depende do investimento feito na rede, e da qualidade dos serviços de cada isp. Nem a Zon nem a PT, são propriamente conhecidos, pela qualidade do serviço. E ponho as minhas duvidas no futuro destas tecnologias, se por acaso estas empresas continuarem com o monopolio.
banido
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Jul 01, 2005 23:18

Mensagempor sopra_ti » Sexta Set 19, 2008 7:50

Eu confesso, vou aproveitar umas das promoções.
Agora não sei se qual vou escolher. Neste momento, estou muito inclinaco para o MEO. "Oferece" internet movel e o canal benfica..LOLOL.

Realmente é ADSL e pode ser uma má opção de futuro, mas também só sou obrigado a permanecer durante 12 meses.

Depois desse periodo, termina o desconto na mensalidade e o mais provavel é rescindir o contrato e efectuar um novo.

O que acham?
sopra_ti
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 15, 2004 15:43

Mensagempor net_shark » Sexta Set 19, 2008 8:59

banido Escreveu:
Nas 2 tecnologias, depende do investimento feito na rede, e da qualidade dos serviços de cada isp. Nem a Zon nem a PT, são propriamente conhecidos, pela qualidade do serviço. E ponho as minhas duvidas no futuro destas tecnologias, se por acaso estas empresas continuarem com o monopolio.

O cabo tem possibilidade de expansão futura maior em relação á xDSL, pois tem um limite de capacidade teorica fixada nos 300mbit/s e uma atenuação muito menor.

No entanto, acho que a FTTH (fiber to the home) ligada a aneis PONs (passive optical networks) é o futuro...para ja unicamente pela tvtel.

Quanto ao panorama comercial, é so veres a lista de principais accionistas dos principais ISPs. Eles têm acções um pouco por todas as empresas.

A parte de cabo é totalmente owned pela Tvcabo, pois detem 10% da cabovisão, 20% da tvtel e 100% da bragatel. Isto não configura monopolio nenhum...NOT!
Ninguem achou estranho que a tvtel tenha-se subitamente calado por causa das guerras pelos direitos de transmissão da sport TV?

A m$ tb não fica de fora. Todo o software das boxes IPTV (de qualquer operador em portugal) é deles, tendo tambem uma conveniente participaçãozita na tvcabo.
net_shark
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Ago 03, 2004 9:08

Anterior

Voltar para ISPs

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante