[GUIA] Toda a verdade sobre baterias de Lítio

Coloque aqui as dúvidas na compra entre várias marcas de portáteis ou todas as questões das marcas que não tem um fórum individual.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor BK » Quarta Mar 19, 2008 0:55

joaoreis00 Escreveu:uiiii... mas q bom post...

Se isso foi em tom irónico e depreciativo é lamentável.
Se foi o contrário agradeço :)
joaoreis00 Escreveu:isto aplica-se para qq tipo de baterias de lithium né?

Tem o propósito de funcionar apenas no PC, duvido que consigas instalar o .NET na tua máquina de filmar... :P
joaoreis00 Escreveu:no portatil da minha namorada nao mostra a autonomia :?

Se o windows não mostra a autonomia, pousando o cursor em cima do ícone da bateria, então o programa também não vai mostrar dado que a bateria é "estúpida" e não suporta o cálculo do tempo restante, disponibilizando apenas a percentagem.
Assim sendo, mostra (na versão beta) 0h00.
Por isso, culpa da bateria e não do programa :D

riapa Escreveu:Ainda não percebi bem isso das descargas parciais... podiam explicar-me :roll:?

No meu também diz que tenho 0H00 e tenho mais de 50% de bat :?

O meu programa considera uma descarga parcial quando é efectuado um consumo de 60% da bateria nas seguintes condições:
- a bateria não foi carregada (considera-se carregada quando a percentagem atingiu 94% ou mais)
- só começa a registar após 20% de descarga

Ou seja, por exemplo
tens 100% de bateria, gastas 15% e depois voltas a carregar, se fizeres isto 4 vezes, gastaste 15*4 = 60%, no entanto não é contabilizado, porque as descargas pequenas são ignoradas.
No entanto se descarregares dos 100% aos 40% continuamente, vai contar.
Outra situação é, se descarregares 25% e depois desligares o PC e voltares a ligar e ainda em modo de bateria, gastas mais 25%, ele soma aos 25% anteriormente registados, porque ambos os 25% supostamente fazem parte do mesmo ciclo de descarga, quando essa soma atingir os 60% é contabilizada uma descarga parcial.

Em suma, como digo no artigo, não é recomendado descarregar ate ao fim, devendo-se por a bateria a carregar quando chegamos aos 15~20%, estas descargas que são superiores a 60% são descargas parciais.
Imagem
Imagem
BK
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 24, 2005 2:06

Mensagempor joaoreis00 » Quarta Mar 19, 2008 1:44

BK OMFG claro q é 1 elogio porra!! ate pq havia para la mta coisa q desconhecia e agradeço imenso essa informação...

por acaso sempre achei estranho o icon da bateria so mostar a % e nao o tempo... enfim :cry:

qt ao software parabens pela iniciativa!

a pouco eu estava a referir-me a manutenção da bateria e nao ao software!
joaoreis00
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quinta Mai 05, 2005 14:36

Mensagempor BK » Quarta Mar 19, 2008 11:43

joaoreis00 Escreveu:a pouco eu estava a referir-me a manutenção da bateria e nao ao software!

AAAHHH!!!! :lol:
Então sim, todas as dicas que expliquei no guia servem para as baterias de lítio que enumeraste, telemóveis, câmaras, etc... o princípio é o mesmo :)

Desculpa lá a confusão! :oops:
e
Obrigado pelo elogio! :D
Imagem
Imagem
BK
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor joaoreis00 » Quarta Mar 26, 2008 12:23

BK sobre como carregar as baterias, é aconcelhavel os equipamentos estarem ligados, desligamos ou tanto dá?!
joaoreis00
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor BK » Quarta Mar 26, 2008 12:26

É indiferente, sempre que estás ligado à corrente é feito um "bypass" da energia pela bateria. Ou seja, o PC vai buscar alimentação directamente à corrente alterna e não à bateria.

Quanto ao programa, já fiz umas alteraçõezinhas. Depois no fim de semana posto updates.
Imagem
Imagem
BK
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor joaoreis00 » Quarta Mar 26, 2008 12:27

thx :D

[[]]
joaoreis00
Membro Diamante
Membro Diamante

será a melhor solução?

Mensagempor ss_europa » Sábado Mai 31, 2008 18:07

Boas, comprei recentemente um portatil, o uso dele será dado como um desktops, estará ligado desde manhã até á noite, agora o que queria saber era se a melhor opção será tirar a bateria para ficar ligado á corrente, e se for essa a melhor opção onde guardar a bateria? visto que tenho uma casa bastante fresca será que poderei guarda-la em qualquer local?

obg, e peço desculpa!
ss_europa
Novato
Novato

Registado: Quinta Ago 05, 2004 20:07

Mensagempor BK » Domingo Jun 01, 2008 14:18

No teu caso, descarrega a bateria até 40% e armazena-a num sítio o mais fresco possível, sendo o ideal num frigorífico (isolada termicamente).
A desvantagem é que caso falhe a luz, como não tens bateria, perdes o que estavas a fazer, como um computador de secretária.
Imagem
Imagem
BK
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor antmarques » Terça Set 09, 2008 22:21

Boas

Tenho uma situação parecida com a do ss-europa. A diferença é que o meu portátil é mesmo novo, ou seja ainda não o liguei e não lhe coloquei a bateria. Se a mantiver assim, sem se sequer a ter experimentado, ela mantém-se como nova? Ou é preferivel dar-lhe uma utilização normal apesar de o portátil funcionar principalmente como desktop.

Cumps
ACER 5930G (C2D 7350/3GB RAM/NVIDIA 9600GT/320 GB)

Imate Ultimate 9502 (400Mhz/256MB-128MB/VGA 262k/GPS/WIFI)
antmarques
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Ago 01, 2006 17:48

Mensagempor BK » Terça Set 09, 2008 23:08

Quando o compraste já não é nova :) A partir do momento em que é feita, começa a deteriorar-se. O que recomendo é que a uses normalmente no portátil durante umas duas semanas, de modo a que faças uns 10 ciclos de carga/descarga (gastar mais de 25%). Depois se optares por armazená-la, faz como indiquei acima.
Imagem
Imagem
BK
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor antmarques » Terça Set 16, 2008 17:59

Obrigado.

Entretanto surgiu-me outra questão. Ao usar a opção de gestão de energia high performance estarei a "gastar" a longevidade da bateria mais rapidamente, dado que irei carregá-la e descarregá-la mais vezes?

Cumps

antmarques
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor BK » Terça Set 16, 2008 18:18

Não é 100% confirmado mas é consensual que a partir de 25% de descarga (passar de 100% para 75%) é contabilizado um ciclo de descarga. Uma bateria de lítio em média dá para 2000 ciclos.
O gastar muita percentagem ou pouca não é relevante, pois tanto afecta descarregar 25% como 75%, descarregar mais de 90% é que já é outra conversa, pois stressa a bateria e deve ser evitado.
Imagem
Imagem
BK
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor antmarques » Quarta Set 17, 2008 16:20

Obrigado óh mestre das baterias :) Tou a brincar. Obrigado mesmo pelas dicas.

antmarques
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor BK » Quarta Set 17, 2008 16:25

Dispõe sempre ;)
Imagem
Imagem
BK
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor BK » Quinta Set 25, 2008 22:24

Bom, aproveito para dar a conhecer as novas funções que o software que tenho andado a desenvolver tem e terá:

Para além de contabilizar as descargas parciais e mostrar o tempo restante e percentagem da bateria na tray, conta agora com as seguintes funcionalidades:
- Opção de desactivar o Aero no windows Vista quando está em modo de bateria;
- Opção de desactivar o serviço SuperFetch quando entra em bateria, responsável por intensa actividade no disco que causa desgaste na bateria sem necessidade.
---> estas duas funções são retomadas assim que se liga à corrente.

- Mostra a temperatura do CPU.

No fim de semana vou implementar as informações da bateria:
Nivel de desgaste, capacidades e consumo do portátil.

PS - o superfetch, quando é feito um resumo de uma hibernação em modo de bateria, consome entre 1% a 2% da minha bateria, dado que fica cerca de 1min a carregar cenas para a RAM. É consumo que é feito sem necessidade.

Stay tuned :)
Imagem
Imagem
BK
Membro de Ouro
Membro de Ouro

AnteriorPróximo

Voltar para Portáteis - Geral

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante