pastas térmicas

Dúvidas, experiências, resultados e entre-ajuda...

Moderadores: Administradores, Moderadores

pastas térmicas

Mensagempor ptcman » Sábado Set 27, 2008 16:06

Olá.

O meu Prescott começou a trabalhar acima dos 65º novamente, roçando os 70º e como da ultima vez que ele fez isto foi devido ao cooler da intel estar a dar o berro, pensei, do cooler não pode ser pois está a funcionar bem, um artic cooling 7 freezer.

Fui à loja e o tipo disse logo o que eu já tinha pensado, substituir massa térmica, e apresenta-me um tubo de massa, sem marca e diz que a massa é todo igual, o que se paga é sempre as marcas.

Eu agora pergunto, as massas são realmente todas iguais?

O que eu sei é que coloquei a massa, o processador está agora a trabalhar entre os 52º (caso não tenha nenhum programa a trabalhar) e os 62º ( com programas a trabalhar), ou seja baixou uns 5 graus.
No entanto, continuo desconfiado com a massa.
Quando montei a artic cooling na altura (à uns 3 anos talvez) e coloquei a massa que vinha a acompanhar, lembro-me de ter o processador entre os 45º e os 50º.

Estava a pensar comprar uma destas:

http://www.globaldata.pt/#?p=CatPage&CatId=10843

Valerá a pena? Qual a melhor?

Lembro-me de ter lido na altura a Intel a confirmar que o Precott gerava temperaturas acima do normal, no meu caso, 3Ghz.

Tenho uma ventoinha de 120mm atrás mesmo encostada ao processador a deitar ar para fora e tenho uma outra à frente de 80mm, também a deitar ar para fora. Por cima do processador tenho a ventoinha da fonte crossair.

Opiniões?

Obrigado
ptcman
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Out 25, 2007 22:33

Mensagempor jotoa » Sábado Set 27, 2008 16:11

As massas não são todas iguais.
Prova disso são os resultados diferentes que têm umas em relação às outras.

Não nos esqueçamos que têm composições diferentes, que interferem na transferência de calor.

A Arctic MX-2 penso que é a melhor neste momento.
Imagem
Imagem
Capitão Moura: Justo! Honesto! Coerente! Imparcial!
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jun 17, 2006 18:27

Mensagempor joaoreis00 » Domingo Set 28, 2008 0:00

o gajo da loja de informatica q te disse isso sabe mt bem do q fala... nao hava duvidas!!

enfim... nem vou comentar essa barbaridade!!

compra uma boa massa e nao ligues a esse logista!

MX2
AS5
joaoreis00
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quinta Mai 05, 2005 14:36

Mensagempor ptcman » Domingo Set 28, 2008 11:28

Obrigado pelas respostas.

Agora to com outro problem.

Não sei se foi por ter andado a assoprar o cooler e limpado as pás da ventoinha com um pano, agora de tempos a tempos começo a ouvir a ventoinha a fazer um barulho estranho mas depois pára.

Não é um barulho contínuo, vem e vai. Pode estar horas sem se ouvir mas de repente faz o barulho de 5 em 5 minutos.

Sei que é do cooler pois já parei a ventoinha da placa gráfica e as outras e o barulho continua.
Ao dar um toque no cooler ele ora começa ora deixa de fazer o tal barulho.

Será que o bicho tá a começar a dar o berro?
Será que o "ofendi" quando da troca da pasta?

Sendo o cooler um artic cooling 7 Freezer, o que me aconselham caso o troque? Nunca tive nenhum problema com este cooler, tirando o barulho excessivo que ele, a meu ver, faz.

Estive a ver a versão Pro dele e é ligeiramente diferente. Será mais silencioso?

Coolers com maior capacidade e mais silenciosos?
Em termos de tamanho, este está a cerca de 2 cm da fonte de alimentação, uns 4 cm da tampa lateral da caixa e também a uns 4 cm da ventoinha traseira.

Ora não poderei comprar algo muito maior que este.

Estive a ler os varios threads sobre o tema aqui no forum e dão muitas marcas com diversos tamanhos. No final fica-se sem saber para onde ir :oops:

Obrigado
ptcman
Aprendiz
Aprendiz

Re: pastas térmicas

Mensagempor alr_tech » Domingo Set 28, 2008 11:42

ptcman Escreveu:...
Eu agora pergunto, as massas são realmente todas iguais?
...
....... e tenho uma outra à frente de 80mm, também a deitar ar para fora.
...
em relação à massa nem digo nada, pois já foi tudo dito....
só um pormenor...
é apenas uma fina camada...
muita é pior...

em relação a esta FAN da frente... o ar deveria ser para dentro....
a lateral tem ducto ou uma grelha na zona do CPU?

cuidado com a limpeza da fan.... podes entortar o eixo ou uma das pás e ela entra em vibraçao que é o barulho que ouves...
usa um pincel....

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor ptcman » Domingo Set 28, 2008 11:54

alr_tech Escreveu:em relação à massa nem digo nada, pois já foi tudo dito....
só um pormenor...
é apenas uma fina camada...
muita é pior...

em relação a esta FAN da frente... o ar deveria ser para dentro....
a lateral tem ducto ou uma grelha na zona do CPU?

cuidado com a limpeza da fan.... podes entortar o eixo ou uma das pás e ela entra em vibraçao que é o barulho que ouves...
usa um pincel....

cumps

Olá

Eu já tive a fan da frente virada para dentro mas em 1 mês a torre parecia um ninho da ratos com tanto cotão e pó lá dentro.

Virei agora para fora pois como está mesmo à rente do disco, arrefece este e sempre tira para fora mais algum ar quente.

Sim, o painel lateral tem uma grelha e se não estou em erro, vinha lá um género de tubo plastico mas tirei-o na altura que e entregaram o PC. Aliás, agora era impossivel lá estar pois o cooler não deixava.

Já pensei tb colocar aí uma fan a deitar tb ar para fora mas há 2 problemas. 1º é o espaço livre entre o painel e o cooler. Colocando aí uma fan ele deve ficar a 1 cm do cooler. Depois tb há a questão de que sempre que queira abrir a torre tenho os fios que ligam a fan a chatear.

Ora se o cooler está a fazer este ruido quer dizer que entortei o eixo... great... :(

É que isto é algo incomodativo pois tenho o PC no quarto e como vai começar a estar ligado 24/7, já não basta o barulho das fans, ter uma matraca de x em x tempo a trabalhar (o som é parecido com o que o disco faz) não é lá muito "católico".

Obrigado.

PS: a massa que o tipo e vendeu, eu apenas coloquei tipo uma gota de 1 cm quadrado no meio do processador com cerca de 3 mm de espessura e depois coloquei o cooler em cima.
ptcman
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor alr_tech » Segunda Set 29, 2008 11:45

boas
ptcman Escreveu:...
Eu já tive a fan da frente virada para dentro mas em 1 mês a torre parecia um ninho da ratos com tanto cotão e pó lá dentro.

Virei agora para fora pois como está mesmo à frente do disco, arrefece este e sempre tira para fora mais algum ar quente.
...
mas, crias outros problemas...
o ar quente sobe de baixo para cima....
ao forçar ar para dentro obriga o fluxo de ar fresco que entra aumentar...
álem de diminuir a temp do disco

é verdade que o ar entra pela grelha do cooler....
mas, mesmo assim, estás a limitar o fluxo de ar...
e como a fan da fonte roda a menor velocidade.... vais obrigar a fonte a aquecer mais e a fan desta a rodar mais rápido...

se colocares mais uma fan aí, a botar ar para fora....
por onde vai entrar o ar?
sim, por algum lado tem de entrar...
além de provocares um estagnamento do ar quente dentro da caixa...
mesmo, que a caixa tenha umas grelhas e uns buraquitos...
o que só vai aumentar a temp do conjunto...

o pó de facto entra...
mas, isso significa que tens uma carpete ou tapete perto...
experimenta elevar a caixa do chão...
durante muito tempo usei uma caixa de pernas para o ar..
à quem use um pedaço de meia de senhora como filtro...

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor ptcman » Segunda Set 29, 2008 20:03

Olá.

Muito obrigado pelas dicas. Muito educativo.

Este fim de semana vou então tratar de inverter o cooler da frente a colocar ar para dentro e comprar uma fan de 8cm para a grelha laterar a empurrar o ar para fora.

Já agora, permite-me mais uma pergunta.

Resolvi comprar um novo cooler para o processador.
Optei pelo Thermalright Ultra90 pois pelas reviews é dos melhores que estão no mercado e desconhecia por completo o sistema deles de fixação de fans. Muito bom. Deste modo, se a fan se avariar, muda-se apenas esta e não todo o cooler.

Agora a pergunta. Pelo que me apercebi, este cooler tanto dá para ser colocado na horizontal, ficando a fan em baixo, atirando o ar para cima ou então ser colocado na lateral, ficando a fan em posição vertical à caixa. Ora sendo isto verdade, poderei então colocar a fan a atirar o ar quente do cooler directamente para a fan nas traseiras da caixa, certo?

Estarei eu a ver mal a coisa?

Obrigado
ptcman
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor ReDsOuL » Segunda Set 29, 2008 23:39

ptcman Escreveu:Olá.

Muito obrigado pelas dicas. Muito educativo.

Este fim de semana vou então tratar de inverter o cooler da frente a colocar ar para dentro e comprar uma fan de 8cm para a grelha laterar a empurrar o ar para fora.

Já agora, permite-me mais uma pergunta.

Resolvi comprar um novo cooler para o processador.
Optei pelo Thermalright Ultra90 pois pelas reviews é dos melhores que estão no mercado e desconhecia por completo o sistema deles de fixação de fans. Muito bom. Deste modo, se a fan se avariar, muda-se apenas esta e não todo o cooler.

Agora a pergunta. Pelo que me apercebi, este cooler tanto dá para ser colocado na horizontal, ficando a fan em baixo, atirando o ar para cima ou então ser colocado na lateral, ficando a fan em posição vertical à caixa. Ora sendo isto verdade, poderei então colocar a fan a atirar o ar quente do cooler directamente para a fan nas traseiras da caixa, certo?

Estarei eu a ver mal a coisa?

Obrigado

sim podes fazer isso

e fica o ar apontado para a traseira da caixa
Imagem
ReDsOuL
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Out 09, 2006 21:10

Mensagempor ptcman » Sábado Out 04, 2008 14:46

Vim dar conclusão ao assunto.

Recebi ontem o novo cooler e a pasta.

Que diferença :!:

Dos 55/63 graus em que andava a trabalhar passou para os 43/48 graus. (esta temperatura está a ser feita com a caixa aberta pois estou a testar ainda as ligações visto que tive que desmontar o PC todo para colocar o sistema de encaixe da thermalright :roll: )

Obrigado a todos pela ajuda prestada.
ptcman
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor ptcman » Sábado Out 04, 2008 17:36

You got to love this.

Quando temos um problema resolvido... pimba, aparece outro 8O

Então não é que agora tenho a motherboard a trabalhar na casa dos 45º? 8O

Quando tinha o processador na casa dos 60º a motherboard andava nos 35º agora com o processador a 45º tenho a motherboard também nos mesmos valores.

Isto não é normal pois não?
ptcman
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Silver_Razorback » Sábado Out 04, 2008 17:43

gotta love informática. :D
(under construction)

Imagem

(under construction)
Silver_Razorback
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Fev 06, 2007 17:49

Mensagempor ptcman » Domingo Out 05, 2008 16:16

Update....

A motherboard estacionou nos 46º tendo chegado mesmo aos 50º 8O

Mesmo com a caixa aberta, ela mantém nos 46/47º.

Agora tenhoo processador a trabalhar com temperaturas abaixo da motherboard :?

Será que liguei algum fio mal?

Será que aquela chapa de fixação da thermalright que fica atrás do processador é responsável pelo aquecimento?

Será aquela chapa que fixa o cooler propriamente dito à chapa traseira, que ficou encostada a um "cooler" de aluminio da motherboard que diz fanless, mesmo ao lado do processador, causador deste aumento?

Será que aquelas chapas que fixam a chapa atrás do processador, tendo ficado uma delas mesmo em cima de meia duzia de condensadores pois não havia outra possibilidade, responsavel?

Será que essas mesmas chapas que estão a ficar a chapa traseira e que ficaram aparafusadas directamente em cima da motherboard pois nada mais for fornecido para colocar entre elas, causadora da temperatura?

Será que estoirei com o sensor de temperatura durante a desmontagem do PC para montar o cooler?

Prognosticos?
ptcman
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor alr_tech » Domingo Out 05, 2008 18:05

boas

é normal..
o outro cooler deslocava o ar de cima para baixo...
este espalhava-se e arrefecia o NB...
das duas uma ou trocas o coolerzito por outro maior, mesmo passivo ou compras um activo...

em relação ás chapas que seguram o cooler, eu coloquei fita isoladora no sitio onde se aparafusa (fiz uns buracos para os parafusos passarem..), assim, a chapa já não toca nos componentes smd ao pé...

se tivesse arranjado fita térmica teria sido melhor...

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Voltar para Overclock e Cooling

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes