Router Wireless 802.11n

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Router Wireless 802.11n

Mensagempor jOk3r » Sábado Set 27, 2008 20:00

Boas, precisava que me recomendassem uns routers baratos.

Comprei recentemente um portátil que suporta 802.11a/g/n, mas como suponho que a norma 802.11n seja a mais rápida, gostava de comprar já um router wireless que suportasse essa norma.

Obrigado
Asus A8R-MVP ATI Xpress 200
AMD Athlon 64 x2 +3800
2x512MB Dual-Channel TwinMos
Hitachi 80gb 7200RPM SATA
Maxtor 250GB 7200RPM SATA II
ATI X800GTO Connect 3D 256MB [OC'd]
LCPower 550W
NEC ND-4570
jOk3r
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Set 21, 2005 14:25

Mensagempor Silver_Razorback » Domingo Set 28, 2008 3:31

e um com norma z, não?

tu ao menos sabes no que consiste a velocidade de uma rede sem fios e respectivas normas? já houve um user que pensava que dava para fazer OC na velocidade da internet..

informa-te um pouco melhor antes de jogar dinheiro fora.

alem disso nem especificas-te se é adsl ou cabo, se queres router com modem ou não, que uso dás à net..informações vitais que podem ajudar muito numa sugestão adequada e correcta.
(under construction)

Imagem

(under construction)
Silver_Razorback
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Fev 06, 2007 17:49

Mensagempor jOk3r » Domingo Set 28, 2008 15:34

A velocidade de uma rede sem fios suponho que seja a taxa de transferência entre os equipamentos ligados :X

A única razão porque quero comprar com norma N é mesmo para não ter que comprar outro router tão cedo. Pelo que tive a ver a norma G aguenta velocidades até 54mbps, e com a chegada de coisas como fibra óptica e não sei quê, daqui a uns 6 meses já anda tudo aí com 50mbps e 100mbps em casa.

Eu tenho Netcabo 18Mbps, e uso a net para jogar online, streaming de videos (algumas coisas HD), partilha de ficheiros, ver sites e afins.

Não preciso que o router inclua modem.

Mas suponho que se comprar um router G agora, daqui a 6 meses/1 ano os routers N já estejam bem mais baratos.

Btw, a ideia é ligar 2 portáteis e 1 PC de mesa a esse router.
Asus A8R-MVP ATI Xpress 200
AMD Athlon 64 x2 +3800
2x512MB Dual-Channel TwinMos
Hitachi 80gb 7200RPM SATA
Maxtor 250GB 7200RPM SATA II
ATI X800GTO Connect 3D 256MB [OC'd]
LCPower 550W
NEC ND-4570
jOk3r
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Set 21, 2005 14:25

Mensagempor Silver_Razorback » Domingo Set 28, 2008 16:14

jOk3r Escreveu:e com a chegada de coisas como fibra óptica e não sei quê, daqui a uns 6 meses já anda tudo aí com 50mbps e 100mbps em casa.

fia-te nisso fia-te lol daqui a 6 meses ainda estás tu com 18 e eles a prometer migração para 24.

acredita que ainda vai demorar bem mais que 6 meses.

de qualquer forma, já deu para perceber que já andaste a ler qualquer coisa. e se são 3 pcs e houver partilha de ficheiros entre eles aí já se justifica 108Mb de velocidade de rede interna.se os pcs acederem à net mas não interagirem entre eles, aí acho que não se justifica.

Procura por router Broadband, entrada rj45 com wireless norma N...

tens Asus,Linksys, SMC, Conceptronics, até mesmo a Buffalo.

escolhe uma marca e depois é só escolher um modelo.
(under construction)

Imagem

(under construction)
Silver_Razorback
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor molhopicante » Segunda Set 29, 2008 12:34

Já agora aproveito o tópico para colocar a minha questão:

Como comprei um portátil com draftN, estava a pensar fazer um upgrade à minha rede.

A configuração seria esta:

À internet, ligaria um Thomson 516V6 em modo bridge.
Como router teria um SMC WGBR14-N (wired portas a 1000Mbps e wireless a 300Mbps).
Estaria ligado por cabo ao Computador de secretária (teoricamente a 1000 Mbps), e ao portátil (teoricamente a 300Mbps).

Qual a velocidade da rede neste caso?

Será que a ligação ao Thomson iria influir na velocidade, diminuindo a mesma para 100Mbps?
Ou a ligação do Thomson ao SMC não terá influencia nenhuma e a rede nesse caso poderá ter uma velocidade maior?

Obrigado desde já.
molhopicante
Novato
Novato

Registado: Quinta Jan 27, 2005 10:30

Mensagempor skyruner » Segunda Set 29, 2008 13:07

Vai funcionar à velocidade do equipamento mais lento.
Se tiveres um PC com uma placa de rede 10/100 e um router draf-n, vais transferir ficheiros no máximo a 100Mb/s.

Se tiveres um router gigabit e uma placa 10/100/1000 vais ser limitado pela velocidade da placa wireless.

Silver_Razorback, ainda não percebi qual o problema de adquirir um router com draft-n.
Se ele vai tirar partido disso, não percebo como é que vai meter dinheiro fora. :roll:
Outra coisa, com a TVTEL a oferecer net a 60Mb/s e HH das 2h as 8h, a 50€, ter net a uma velocidade acima da suportada pela norma 802.11g não é assim tão agreste quanto isso...
Satellite A200-1GB | HTC Magic | SE K750i | 360 Elite + Regza AV 32"
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Dez 25, 2004 20:59

Mensagempor molhopicante » Segunda Set 29, 2008 16:10

Obrigado pela resposta amigo.

A minha questáo é se essa velocidade seria teoricamente os 300Mbps ou os 100Mbps devido ao Thomson que tem saidas a esta velocidade, apesar de estar em modo bridge.
Ou se, estando este em modo bridge, a velocidade máxima teórica iria ser definida pelas ligações do router ao PC e ao Portátil, que seriam 300Mbps, ignorando a ligação de 100Mbps que o router teria com o Thomson.
molhopicante
Novato
Novato

Mensagempor alr_tech » Segunda Set 29, 2008 16:43

boas

sinceramente, tal depende do hardware.... é este que definirá a velocidade max...
tal varia de fabricante para fabricante...
se o switch incorporado for de boa qualidade poderá colocar as portas cada uma com a sua velocidade...
mas, mesmo neste caso a porta de velocidade mais baixa seria a usada na comunicação... por motivos óbvios...
de qq maneira em wifi... os valores de 300Mbps é um valor teorico que é só atingido em condições ideais... em que um dos factores seria hardware do mesmo fabricante ou chipsets wifi compativeis...

ex.: wifi a 108Mbps, ligação a um PC por porta 100Mbps...
valor teórico da ligação seria 100Mbps
mesmo que o PC usasse a porta Gb... o valor seria da ordem dos 100Mbps
a ligação á net depende sempre da velocidade da comunicação ao ISP...
e por enquanto é muito inferior a 100Mbps

só entre duas portas Gb é que temos um valor mais aproximado a este...

resumindo o acesso à net é o normal..
entre dois PCs, na mesma rede, dependerá da porta mais lenta...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor molhopicante » Segunda Set 29, 2008 18:03

Sim, eu entendo que a ligação à net seja a normal.

No que eu tenho dúvidas é que se a minha rede teria a velocidade teórica dos 300Mbps (PC <-> Portátil *através do router SMC), apesar de ter o Thomson ligado em modo bridge.

Ou se, estando o Thomson ligado, iria influir na ligação em rede (PC <-> Portátil *através do router SMC), fazendo com que esta deixasse de ter a velocidade teórica de 300Mbps, passando a 100Mbps.

É que se for assim, teria que arranjar alternativas e comprar um router com um modem incluído, que trabalhasse na norma N (para ligar ao portátil) e tivesse pelo menos uma porta a 1000Mbps para ligar ao PC de secretária.

Obrigado mais uma vez.
molhopicante
Novato
Novato

Mensagempor Silver_Razorback » Segunda Set 29, 2008 18:19

skyruner Escreveu:Silver_Razorback, ainda não percebi qual o problema de adquirir um router com draft-n.
Se ele vai tirar partido disso, não percebo como é que vai meter dinheiro fora. :roll:

se são 3 pcs e houver partilha de ficheiros entre eles aí já se justifica 108Mb de velocidade de rede interna.se os pcs acederem à net mas não interagirem entre eles, aí acho que não se justifica.

ou seja, se a rede interna fizer uso da velocidade,ok..se não fizer..acho que me expliquei. a questão de deitar dinheiro fora é a diferença entre comprar um router a 30eur ou comprar um router a 100eur :D
(under construction)

Imagem

(under construction)
Silver_Razorback
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor alr_tech » Segunda Set 29, 2008 21:52

boas

já todos te tentámos explicar....
não interessa qual a velocidade max....
a comunicação será sempre efectuada á velocidade da ligação mais baixa, numa dada comunicação..
ex.: entre duas maquinas, exemplo PC-> portátil
é claro que o sinal wifi é repartido pelo vários clientes ligados...
ex.:esses 300Mbps servem para repartir o sinal por vários utilizadores wifi e destina-se por exemplo a conversas Voip... mantendo ainda algum canal para navegares ao mesmo tempo......
diga-se de passagem que uma ligação video e voz... ocupa grande parte do canal de acesso ao ISP... pessoal com ligações inferiores a 500kbps têm alguma dificuldade em manter uma ligação de voz e video...

a juntar a isto, é normalíssimo numa ligação wifi a velocidade num dispositivo tipo G andar, perto do router a 50Mbits e ao afastar-se termos 8Mbits....
a velocidade em wifi pode diminuir com a distancia e com os obstáculos...

resumindo para tirar dúvidas:
a velocidade de comunicação geral não diminui por causa de um dispositivo, mas, sim depende da ligação usada por cada uma das máquinas que estão a comunicar......
ou seja podes estar a passar ficheiros do PC para o portátil ...
e de outra maquina alguém estar no MSN... sem que tal interfira na velocidade em que os ficheiros estejam a ser passados...
entendeste... :?:

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes