TER ou não TER um Sony Vaio

Coloque aqui as dúvidas na compra entre várias marcas de portáteis ou todas as questões das marcas que não tem um fórum individual.

Moderadores: Administradores, Moderadores

TER ou não TER um Sony Vaio

Mensagempor James » Segunda Ago 23, 2004 11:22

Olá boa gente!

Vou trocar de portátil. Nas andanças em investigações descobri este Fórum e li com interesse as opiniões acreca do pessoal que tem um Vaio. Na mente ficou a noção de, às vezes, parece-me que é mais o gosto de ter um Vaio dop que propriamente o seu desempenho ou características.

Como estava indecisao em três modelos, e como gosto sempre de aliar a estética à qualidade prática da coisa deixo aqui uns pensamentos quendo voi o Vaio.

Gostava de obter as vossas considerações ao seguinte:

1. Já tive um toshiba, um CompaQ e dois HP.
- tanto o toshiba como o compaq foram duas boas aquisições. Quando apareceram os centrinos com ecrâ widescreen não quis outra coisa. O compaq era um X1010, um dos mais bonitos portáteis que já tive na sua dimensão estética e prática dado que tinha as entradas usb e etc todas atrás e não atrapalhavam os fios de lado.

Quando adquiri o HP Pavillion 3120, que era uma versão quase identica à do x1010, continuei satisfeito embora não atine muito com a HP...e logo se viu porque a drive dvd (sony P50A) pifou ao fim de três meses quase sem uso. Porque trabalho mais com video digital interessava-me um que tivesse mais actualizado em termos de processador mas tinha q ser centrino.

E gaora o que achei qd vi o sony.
- Para já não achei muita piada a um computador vocacionado para multimedia ter uma expansibilidade apenas até 1 giga de ram. A médio prazo, para quem dá uma nota preta pela máquina...que não será para trocar no ano sehuinte....acho mesmo pouco. Todos os centrino que tenho visto aceitam módulos até 2 gigas.

Se já utilizaram outros portáteis devem ter reparado que este A-197 tem uma posição do touch pad muito desconfortável para apoiar a mão, quase se fica sem espaço para descanso do pulso, ao contrário, por exemplo dos anteriores referidos em que a posição do touch pad está mais adiantada.
Um scroll ou algo ao estilo do scroll da HP dava muito jeito.

Estes são alguns pormenores que de facto levo em conta.
Já por exemplo em relação a outro modelo que tinha em vista, o Toshiba M30-741 ( se não estou errado) fiquei completamente aparvalhado quando vejo as 3 ligações USB, a entrada de corrente e mais não sei o que, todas do lado direito. Ora.... se é esse o lado em que se pode até ligar um rato externo para trabalhar em casa.....é giro ter , nesse local mais 4 fios todos ali ao monte a atrapalhar. Já o facto de não ter uma tecla ENTER de duplo tamanho como o sony tem ou a hp o eliminaram da lista. São os tais pormenores que não vejo referidos aquem está sempre a trabalhar com portáties, e quando li estas mensagens a ideia que fica é que de facto quem tem um Vaio....é mais por moda do que por desempenho. É a ideia que ficou. òbvio que tem o mais impressionante ecrâ que já vi. óbvio que 2 M de cache é bem vindo. óbvio que o preço é lato....tou habituado com equipamento Sony mas pago...e é bom mesko ...a nível de video.
No entanto adorava ver uma ver são de 15, 4 polegadas...este não me caberá em mala alguma que tenho.

E, apesar de tudo, talvez vá ser a minha escolha pois o tal toshiba, mesmo que outro modelo já ouvi as considerações da assistência-péssimas!

Um abraço
James
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Ago 06, 2004 16:21

Mensagempor Dr » Segunda Ago 23, 2004 11:37

Hello...

Como já referi noutro tópico, vai entrar no mercado agora a linha Wide no segmento dos ecrans de 15".
Podes encontrar mais informações aqui!

Desculpem o tamanho do link, mas é assim mesmo.

Quanto ao upgrade de memória, dou-te total razão se realmente só for expansível até 1 GB. Mas esta informação varia de site para site. Por exemplo, no site da Sony dos EUA, eles falam em expansibilidade até 2 GB. No site alemão onde o Dark Angel comprou o dele ( http://www.notebook-shop.de/main.php?se ... &group=178 ) permite configurações até 2 GB para os vários modelos da série A.

Em último lugar, conto pertencer brevemente ao grupo de utilizadores que possuem um VAIO, não pelo status, mas sim porque este portátil reúne as características de um HP ou um Toshiba e é mais bonito (para mim, a estética também conta).

Cumprimentos.

Moderador. Pequeno edit para facilitar a leitura...
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jan 21, 2004 3:50

Mensagempor rikyman » Segunda Ago 23, 2004 18:22

O Vaio A197VP suporta modulos SoDimm de 1GB ddr 333, quando comprei o meu, um colega de trabalho tb comprou 1, e ele meteu agora recentemente 2 GB no vaio, e está a funcionar na prefeição.

Só há um pequeno problema, os modulos de 1 GB custam cerca de 400 euros cada, o que torna neste momento a expansão demasiado dispendiosa, só se justifica se houver uma necessidade extrema.

Muitas vezes os sites tem informações que não referem as potencialidades maximas das maquinas, induzindo as pessoas em erro.

Eu no meu tenho 1 gb e não acho que seja necessário mais, pelo menos para o que faço com ele, claro que tudo depende de como e com o quê, se vai utilizar o portatil...

O meu colega Taborda acha que para Photoshop, os 2 gb são uma necessidade profissional necessária, dai ter investido 800 euros em memoria.

Por mim o Vaio A197 é uma exelente maquina que nunca me deixou ficar mal, nem com o DOOM 3.
rikyman
Novato
Novato

Registado: Quinta Jul 29, 2004 20:00

Re: TER ou não TER um Sony Vaio

Mensagempor ruimartins » Segunda Ago 23, 2004 19:03

James Escreveu:Olá boa gente!

Vou trocar de portátil. (...) quando li estas mensagens a ideia que fica é que de facto quem tem um Vaio....é mais por moda do que por desempenho. É a ideia que ficou. òbvio que tem o mais impressionante ecrâ que já vi. óbvio que 2 M de cache é bem vindo. óbvio que o preço é lato....tou habituado com equipamento Sony mas pago...e é bom mesko ...a nível de video. (...) Um abraço

pessoalmente, gosto bastante do Vaio. e provávelmente comprarei um dentro de algum tempo.

quanto a aqui no forum ficares com a ideia que referiste, penso que não deva ser muito verdade. o que eu leio é que quem compra um Vaio fica satisfeito, mas existem sempre umas quantas opiniões que dizem:

"por esse preço comprava um portátil pentium 7 com kilos de Ram e milhoes de gigas de disco e mais não sei o quê, super performance, ta ta ta..."

o que quanto a mim, é completamente descabido, pois, se por um lado é verdade que existem portateis com melhores performances e mais baratos, por outro, a qualidade de construção não é sequer comparável.

claro que nem toda a gente tem de estar disposta a pagar pela qualidade, mas daí a dizerem que a compra de um Vaio é mau negócio vai uma certa distância.

foram os meus cinco cêntimos!

cumprimentos e boa compra.
Imagem
ruimartins
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Fev 02, 2004 12:12

Mensagempor rfbgb » Segunda Ago 23, 2004 19:11

Eu não acho que tenha assim tanta mais qualidade que outros portateis.... aquilo que eu digo é que por o VAIO pagas o desing e a marca.....porque tens outros portateis com melhor qualidade e melhor desempenho por mais baixo custo
rfbgb
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Jun 08, 2004 7:51

Mensagempor James » Segunda Ago 23, 2004 22:27

Hoje telefonei para a Sony e de facto referiram que a expansibilidade é de 1 giga. Mas se aceitar 2 módulos de i giga....será muito bom, não sei, nunca fiz upgrades num portátil, acabo smp por trocar e dar um rombo $$$ na conta nesse ano!

Por outro lado e para quem pensa comprar...aqui vai uma dica:: experimentem a loja Sony do Freeport em Alcochete. Porquê? ....dêem uma olhada no preço do 197: 2560€ hehehehe quem é amigo quem é?

A sony acho que não gostou da ideia mas ali as lojas têm mesmo que fazer o desconto, segundo parece.

POr outro lado saiu o novo ASUS W1N80 que tem as mesmas características excepto ser de 15,4 '' a placa é a ATI 9600 e tem som 4.1 surround. Preço : 2070, que parece interessante.

De facto é como já referi: da sony até agora em termos de Minidisc, Tv e Video, é sempre a minha eleição. A assistêncis, se na garantia meteria 6 estrelas em 5, mas em computação...tirando a tal maravilha do monitor x-black do A-196....acho q de facto o preço ....me tira do sério. Além de que a minha drive do HP Sony P50A pifou em três tempos, e a drive externa DRX-UL 510A deu montes de problemas, o que me levou a ter sempre um pé atrás em hardware da sony, apesar de admirar o tal A-197. Vi um A-103 num site francês que tinha o que eu queria: as mesmas características do A-197, mas de 15,4 polegadas. Chegar aqui...na tou a ver, mesmo se nos meados de Setembro eles vão fazer a remodelação de produtos para o outono habitual.

Um abraçoide
James
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Ago 06, 2004 16:21

Mensagempor Lusitano » Segunda Ago 23, 2004 22:54

Eu gostava era de saber como é que existem tantos engenheiros aqui que garantem que os Sony têm um qualidade de construção muito superior aos outros. Como é que vocês sabem? Porque os portáteis são bonitos? Isso só se vai saber daqui a uns tempos quando começarem (ou não) a aparecer os problemas. Os Acer custam quase metade do preço e NUNCA tive problemas com os meus, a qualidade de construção deles é excelente e não custam um balúrdio. Não duvido que os Sony impressionem pelo design, mas mas não é para isso que quero um portátil. Se o objectivo é andar com o portátil a engatar miúdas então força, mas ao menos comprem o Acer Ferrari que para mim bate o Sony em qualidade de design à força toda, afinal é um FERRARI e um Sony ao pé disso não passa de um brinquedo. Para mim um portátil é para trabalhar e se quiser um portátil com um bom design exterior compro um Acer Ferrari ou um Aspire 2023/2026. Tenho dinheiro para comprar um Sony, mas prefiro comprar um Acer e gastar o resto do dinheiro numas férias no Brasil.

Mas claro está, cada um sabe de si e quem quer comprar um Sony só tem que ficar satisfeito com a sua compra. Não esperem é que seja uma marca que eu recomende a quem procura um "bom" portátil e não um portátil "giro".
Cumprimentos,

Lusitano
Lusitano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Mar 21, 2004 23:08

Mensagempor poxexo » Terça Ago 24, 2004 7:26

Toda a gente opina sobre os preços e esquecem-se de um detalhe que é lema nos stands de carros de luxo: se pergunta o preço é porque não pode comprar. O que é bom, regra geral paga-se! Quem equaciona a compra de um Vaio, à partida, é uma pessoa esclarecida porque de facto está longe de ser um portátil cheio de specs mas ainda assim tem qualidades que o distiguem e têm de ser levadas em conta. O preço, de facto, não é uma delas.

Opiniões como a do James são realmente de considerar visto que foi objectivo e concreto e partem de uma pessoa com (supostamente :) ) experiencia em portáteis.

A entrodução da gama de portáteis Vaio em Portugal foi feita de forma astuta, na minha opinião. É a mesma coisa que comprar um BMW em vez de um Renault. No entanto, quantos portugas não preferem sacrificar as férias no Brasil para terem um bom carro, que não passe de moda cada 3 anos? Estão a colocar a fasquia alta e assim vão continuar. Luxos de uma marca que sabe que o pode fazer porque vende electronica à mais de 40 anos e isso é uma garantia.

Acer... É das minhas marcas preferidas e se não conseguir comprar o Vaio vou para a Acer mas...

"Acer ou morte!"...
ou
"Acer is the best, fuck the rest!"...

Porra que exagero!
AMD64 3500+ 939 + XP-90; 1GB Mushkin
Rev2Rev2; MSI Neo2Plat+54G;2xRaptors36+Seagate200;X800XT PE + ArcticCooler;Stacker+CrossFan;Harcano 13;OCZ PurePower520W;
poxexo
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Set 26, 2003 9:05

Mensagempor rfbgb » Terça Ago 24, 2004 8:46

Não queiras comparar um BMW/Renault com um Acer/Sony.... estás a fazer comparações que não se comparam em nada.

O sony não é um portatil de luxo, é um portatil que tem um bom design e uma marca por traz, mais nada.... a BMW tem carros que não são só de luxo, mas com uma qualidade e potencia superior aos carros dos comuns mortais....

Não estamos aqui a defender a acer ou qualquer outra marca de portateis, o que se passa é o seguinte em termos de qualidade/preço é praticamente impossivel bater a Acer (isto sem contar com os de marcas brancas)
rfbgb
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor poxexo » Terça Ago 24, 2004 11:52

Não estamos aqui a defender a acer ou qualquer outra marca de portateis, o que se passa é o seguinte em termos de qualidade/preço é praticamente impossivel bater a Acer (isto sem contar com os de marcas brancas)

I rest my case...
poxexo
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor ruimartins » Terça Ago 24, 2004 13:16

yep, poxexo.... é o melhor :roll:
Imagem
ruimartins
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Fev 02, 2004 12:12

Mensagempor rfbgb » Terça Ago 24, 2004 13:58

poxexo Escreveu:

I rest my case...

Eu disse praticamente..........não é impossivel...........
rfbgb
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Lusitano » Terça Ago 24, 2004 15:51

O que é bom paga-se, é verdade, mas o que faz os Sony "bons"? Nada, apenas são bonitos. Para mim os BMW's são os Acer enquanto os Sony são uns carritos com uns motores e potência normais, mas com uma estética acima do normal e de uma marca mais conhecida, mas o BMW (Acer) não deixa de ser muito mais carro.

No fundo o que se está a pagar nos Sony's é apenas a marca visto que não levas nada a mais do que nos Acer, antes pelo contrário, são mais fraquitos. E eu não pago pela marca, pago pela qualidade. Tal como disse, se quisesse um portátil pela estética e pela marca comprava o Acer Ferrari que dá dez a zero aos Sony (na minha opinião claro, depende dos gostos). O único Sony que admiro é o de 17'' que tem um ecrã espantoso, tudo o resto é mediocre.

Não se iludam, estes Sony daqui a três anos já passaram de moda tal como todos os outros pois as suas especificações estarão há muito ultrapassadas, a diferença é que dói mais pois temos consciência que pagámos muito mais do que os outros...
Cumprimentos,

Lusitano
Lusitano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Mar 21, 2004 23:08

Mensagempor poxexo » Quarta Ago 25, 2004 11:28

..."a diferença é que dói mais pois temos consciência que pagámos muito mais do que os outros..."

este sim é um bom argumento para não comprar um VAIO. Finalmente 1! ;)
AMD64 3500+ 939 + XP-90; 1GB Mushkin
Rev2Rev2; MSI Neo2Plat+54G;2xRaptors36+Seagate200;X800XT PE + ArcticCooler;Stacker+CrossFan;Harcano 13;OCZ PurePower520W;
poxexo
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Dr » Quarta Ago 25, 2004 12:14

Porra, que isto parece uma seita dos que não comprariam um VAIO contra os que comprariam. Eu não acho o VAIO tão caro como dizem. O 197, se comparado com o P20 da Toshiba, está dentro do razoável para um 17''.
Acho que a vossa guerra é mais outra: grandes marcas (HP, Toshiba, Sony) contra as outras com melhores performances e preços mais reduzidos. Cada um opta pelo que quer.
Agora este tipo de comentários chega a roçar o insulto. Há gente que praticamente diz que quem comprar um VAIO é um otário. Acho que já está na hora de ganharem juízo e respeito.
Cumprimentos.
João Ribeiro
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jan 21, 2004 3:50

Próximo

Voltar para Portáteis - Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes