abrir portas d router

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

abrir portas d router

Mensagempor prvt.dave » Sexta Out 10, 2008 0:13

boas,

tenho um router gigabyte gn-br01g e não consigo abrir as portas de modo a que passe no teste do Utorr.

desde que liguei a fialhada toda o router assumiu o ip como sendo 192.168.2.254 quando no manual diz que por defeito devia ser 192.168.1.254 e não sei porque não é assim. entrando na página do router fiz como já tinha feito anteriormente para abrir as portas (já tinha estado a morar numa casa onde tb tinhamos um igual) só que desta vez nunca passa no teste que referi.

fiz por aí uma pesquisa e vi que tinha de definir o meu ip manualmente para dps abrir as portas, o que fiz e mesmo assim continua sem ter as portas abertas... eh eh eh isto até soa mal :oops:

questões:

porque é que desta vez o ip do router é .2 quando anteriormente (outro aparelho) era .1 ?? não era suposto vir por defeito .1??

como posso fazer para que passe no teste do torr??

obg desde já pela ajuda :wink:

cumps.
prvt.dave
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Abr 21, 2006 14:20

Mensagempor PsicoPete » Sexta Out 10, 2008 10:56

Para indicações de como abrires portas em routers tens quanto a mim o melhor site desse tipo:
http://portforward.com/

Cumps.
Imagem
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." - George Bernard Shaw
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 14, 2004 12:22

Mensagempor alr_tech » Sexta Out 10, 2008 12:12

boas

vamos por partes:
esse router não tem modem logo.. deves ter um modem?
qual...

quando ligaste o router
espero eu: modem-router-PCs, etc

o router auto configurou-se...
como a rede do modem saiu como 192.168.1.x (desconfio que é um modem router) o router gigabyte, resolveu configurar a sua subnet de saída para :
192.168.2.x...

ora, para optimizar isso é necessário verificar qual dos ditos vai trabalhar em modo bridge...

por isso indica lá qual é o modem..

cumps

PS: foi editado, um pequeno erro...
Editado pela última vez por alr_tech em Sexta Out 10, 2008 14:42, num total de 1 vez.
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor prvt.dave » Sexta Out 10, 2008 14:17

alr_tech Escreveu:boas

vamos por partes:
esse router não tem modem logo.. deves ter um modem?
qual...

quando ligaste o router
espero eu: modem-router-PCs, etc

o router auto configurou-se...
como a rede do modem saiu como 192.168.1.x (desconfio que é um modem router) o router gigabyte, resolveu configurar a sua subnet de saída para :
192.168.1.x...

ora, para optimizar isso é necessário verificar qual dos ditos vai trabalhar em modo bridge...

por isso indica lá qual é o modem..

cumps

boas

ya tenho modem, thompson st516 v6 .
as ligações fiz assim: desliguei tudo da corrente, liguei a cabalhada toda (router-modem-pc's), e dps liguei o modem, o router e no fim o pc. qdo fiz isso já tinha o ip configurado manualmente para o router antigo pelo que tive de alterar para 192.168.2.x para conseguir net.

qdo no browser tento aceder ao 192.168.1.254 que devia ser por defeito a pagina do router diz sempre que o user ou pass são inválidos. para ir às configurações do router tenho de ir a 192.168.2.254 .

então se o modem já for router, não precisava de ter arranjado um router para nada certo, bastava só ter arranjado aquelas cenas (n sei o nome) que partilham a rede e são mais baratos (é a melhor explicação que sei dar :oops: sorry!!) ???

Para indicações de como abrires portas em routers tens quanto a mim o melhor site desse tipo:
http://portforward.com/

Cumps.

aí já fui e já sabia que era assim que tinha de abrir as portas deste router porque já tinha trabalhado com um antes. só que desta vez a coisa não funcionou.

cumps
prvt.dave
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor alr_tech » Sexta Out 10, 2008 16:37

boas

bém, tu sabes a tua informação, mas, nós não....
por aquilo que agora entendo antes ligavas-te directamente ao modem.....
por isso tinhas o IP fixo naquela gama...
por isso quando digitavas 192.168.1.254 obtias a pag. de configuração do thompson...

agora, já não dá pois o router não deixa lá aceder...

básicamente, o thompson st516 v6 é um gateway com modem ADSL...
as diferenças prendem-se com o nivel de segurança (e/ou serviços) apresentado entre um gateway e um router...
assim, a ideia genérica é transformar o ST516 em bridge e o router mantém o seu funcionamento...
o router Gigabyte tem wifi...
por isso, só se não usares o wifi é que se pode o considerar a mais..

é claro que se for possivel, podes inverter as coisas e desactivar alguns parâmetros do Gigabyte e torná-lo num AP... (só para distribuir wifi...)

como, deve-se encontra-se nos manuais de ambos...
o manual do thomson é muito simples, não sei exactamente todos os parâmetros... (o manual não descreve todos os ecrans..)
não te posso indicar como colocar em modo bridge... seria útil..

dei uma olhadela ao manual do Gigabyte e ... tb não dá..
pelo menos não encontrei nenhuma referência..
(o que por um lado se compreende, por questões de segurança não deixam transformar em AP..)
mas, há uma coisa que poderás fazer, o router tem NAT assim, poderias dar um IP fixo ao router... ficaria mais fácil fazer as regras de portforwarding para o IP do router Gigabyte...
valida se podes fixar um IP ao MAC do router G no thomson...

infelizmente, nada te livra de teres de configurar as coisas duas vezes...
uma no router e outra vez no thomson..

é claro que para configurares o thomson tens que te ligar directamente a ele....
é chato mas, não estou neste momento a ver outra maneira...

se álguem souber força, avance...

cumps

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor prvt.dave » Segunda Out 13, 2008 20:39

alr_tech Escreveu:boas

bém, tu sabes a tua informação, mas, nós não....
por aquilo que agora entendo antes ligavas-te directamente ao modem.....
por isso tinhas o IP fixo naquela gama...
por isso quando digitavas 192.168.1.254 obtias a pag. de configuração do thompson...

agora, já não dá pois o router não deixa lá aceder...

básicamente, o thompson st516 v6 é um gateway com modem ADSL...
as diferenças prendem-se com o nivel de segurança (e/ou serviços) apresentado entre um gateway e um router...
assim, a ideia genérica é transformar o ST516 em bridge e o router mantém o seu funcionamento...
o router Gigabyte tem wifi...
por isso, só se não usares o wifi é que se pode o considerar a mais..

é claro que se for possivel, podes inverter as coisas e desactivar alguns parâmetros do Gigabyte e torná-lo num AP... (só para distribuir wifi...)

como, deve-se encontra-se nos manuais de ambos...
o manual do thomson é muito simples, não sei exactamente todos os parâmetros... (o manual não descreve todos os ecrans..)
não te posso indicar como colocar em modo bridge... seria útil..

dei uma olhadela ao manual do Gigabyte e ... tb não dá..
pelo menos não encontrei nenhuma referência..
(o que por um lado se compreende, por questões de segurança não deixam transformar em AP..)
mas, há uma coisa que poderás fazer, o router tem NAT assim, poderias dar um IP fixo ao router... ficaria mais fácil fazer as regras de portforwarding para o IP do router Gigabyte...
valida se podes fixar um IP ao MAC do router G no thomson...

infelizmente, nada te livra de teres de configurar as coisas duas vezes...
uma no router e outra vez no thomson..

é claro que para configurares o thomson tens que te ligar directamente a ele....
é chato mas, não estou neste momento a ver outra maneira...

se álguem souber força, avance...

cumps

cumps

boas

fui de fds por isso é q ainda n tinha respondido!

mto honestamente não percebi grande coisa da metodologia que indicaste, pois como já deve ter dado para perceber, quem não percebe grande coisa disto sou eu!!

no entanto tive a ler umas cenas por aí relativas ao modem no portforward.com e descobri que o modem tb dá para abrir portas (http://portforward.com/english/routers/ ... orrent.htm ) é isso??

se abrir no router e no modem já estará ok para os torrents?? ou ainda será necessário fazer mais alguma coisa??

ps - sorry pla seca mas sou completamente cego pra estas cenas!!

cumps.
prvt.dave
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor alr_tech » Terça Out 14, 2008 9:19

boas

resumindo...
se soubesses como colocar o modem com bridge ou a funcionar como simples modem, era optimo....
assim, só tinhas de configurar 1 vez o modem, depois era tudo no router..
incluindo o portforwarding....

assim, vais ter de fazer nos dois...
o que é mais chato..
ligas primeiro no modem configuras...
depois no router e configuras...

um truque a aplicar seria colocar o router sempre com o mesmo IP...
assim, todas as regras, no modem, eram para o mesmo IP...

sim, o portforward.com é um dos sites usados para descobrir as portas a usar com determinados programas...

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes