e-Universidades

Comente os nossos artigos e as nossas notícias ou coloque aqui as <strong>suas noticias</strong> sobre as novidades informaticas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

e-Universidades

Mensagempor xmidt » Quarta Out 08, 2008 2:03

Depois do programa e-escola abranger os alunos de todos os anos, chega a vez dos universitários. Ao abrigo da Rede de Investigação e Aprendizagem Toshiba-Portugal, a empresa vai ter portáteis e-Universidades.

Com um investimento de 1 milhão de euros, durante cinco anos, a Toshiba, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), a Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) e a Agência Ciência Viva criaram a Rede de Investigação e Aprendizagem Toshiba Portugal.

A Toshiba apresentou também o e-Universidade-Toshiba, dirigido especificamente a alunos e docentes do ensino superior. O computador é semelhante ao que é distribuído no e-Escolas, um Satellite com processador Intel Dual Core T3200 a 2 GHz, 320 GB de disco, 3 GB de RAM, uma placa gráfica ATI Radeon HD 2400, ecrã de 15,4 polegadas e Windows Vista. Estes computadores vão ter suites de produtividade da Autodesk e da Microsoft e serão compatíveis com a rede wireless das universidades.

Os portáteis vão ter, como opção, acesso à banda larga móvel e duas opções de compra: 50 euros de entrada, mais 24 mensalidades de 25 euros ou sem entrada e 36 mensalidades de 20 euros. Em qualquer uma destas opções, acrescem 25 euros para despesas.

O lançamento destes computadores está para breve, faltando apenas acertar pormenores, nomeadamente com as entidades financiadoras do projecto.

Numa cerimónia onde estiveram presentes, entre outros, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago e o presidente e CEO da Toshiba Corporation, Atsutoshi Nishida, foi apresentado este projecto, que consiste em três pilares.

A institucionalização de uma cátedra de investigação numa Universidade Portuguesa com o nome de CEO da Toshiba, que atraia um investigador de renome para conduzir pesquisas na produção de conteúdos digitais e utilização de tecnologias na educação; apoiar a instalação de laboratórios de investigação com equipamento informático e criar ateliers de Informática orientados para a difusão de conteúdos digitais em Centros Ciência Viva, começando em Coimbra e Estremoz.

in Exame informática

Alguém já ouviu falar disto? É que me parece que estes preços não incluem nenhuma banda larga movel? Quer dizer, os putos do secundario e preparatoria (e primaria com o magalhaes) que so querem o portatil po msn e sites duvidosos têm direito a um portatil por 150 euros e o desgraçado que precisa do portatil na universidade tem que pagar mais de 500 euros? [/b]
Intel E2180 @ 2500Mhz 1.3V :: Gigabyte GA-P31-DS3L :: Corsair 675 @ 806 4-4-4-12 @ 2.0V
Connect3D 3850 512MB :: LC Power SG 550W Green :: Coolermaster Elite 331
Seagate 500GB + WD 640GB:: Asus VW222S :: Creative 5.1 P580
xmidt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Jul 17, 2005 2:38

Mensagempor jovem.fabrice » Quarta Out 08, 2008 13:28

olha que bonito! quer dizer: os estudantes universitarios já são os que mais pagam pelo acesso ao ensino (proprinas, propinas, propinas!), e ainda nos fazem esta "oferta" ? pelo que pareçe, e se assim for, vamos pagar mais que muito pessoal do e-escola e e-oportunidades! como diria o josé : porreiro pah.
jovem.fabrice
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Jun 25, 2008 17:59

Mensagempor SammySam » Quinta Out 09, 2008 0:35

"pelo que pareçe" :lol:

... os e-escolas e os magalhães não são mais do que uma fraude que enchem os bolsos às operadoras de telemóveis, umas mais do que as outras, e que vazam os bolsos dos contribuintes.
Neste momento o mercado e derivado à concorrência existem modelos de PC portáteis que superam em muito os supostos baratos, digo, subsidiados pelo estado, e pelas operadoras que, são obsoletos, e os supostos investidores vão depois triplicar o investimento.
Nada como não adquirir compromissos, know what I mean? I Guess not.

Be happy. :roll:
SammySam
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Registado: Quinta Jun 09, 2005 22:25

Mensagempor Red_Beret » Quinta Out 09, 2008 18:54

SammySam Escreveu:"pelo que pareçe" :lol:

... os e-escolas e os magalhães não são mais do que uma fraude que enchem os bolsos às operadoras de telemóveis, umas mais do que as outras, e que vazam os bolsos dos contribuintes.
Neste momento o mercado e derivado à concorrência existem modelos de PC portáteis que superam em muito os supostos baratos, digo, subsidiados pelo estado, e pelas operadoras que, são obsoletos, e os supostos investidores vão depois triplicar o investimento.

pois existem... e quanto custam??

realmente não percebo porque é que os nossos governantes gastam o dinheiro dos meus impostos neste tipo de coisas... mais valia porem o dinheiro ao bolso... são crucificados na mesma...
Imagem
Red_Beret
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Set 17, 2004 11:13

Mensagempor Darkblood » Sexta Out 10, 2008 0:39

Red_Beret Escreveu:

realmente não percebo porque é que os nossos governantes gastam o dinheiro dos meus impostos neste tipo de coisas... mais valia porem o dinheiro ao bolso... são crucificados na mesma...

Isso já eles metem.
Então na tua perspectiva, desde que gastem dinheiro em projectos, independentemente se são projectos "secundários"(sim porque um portátil não vai melhorar as condições de vida de ninguém), é positivo?
Imagem
Darkblood
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Mar 02, 2006 22:35

Mensagempor Serial_killer » Sexta Out 10, 2008 18:21

Vergonhoso... Quem precisa deles paga mais 8O 8O 8O É que isto começou mesmo ao contrário: básico, secundário, primária e só agora a universidade... :? :? :?

Eu vou investir num portatil decente para não contribuir para essa fraude!!!
AMD ATHOLON 64 BITS 3000+ @2,23
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
350GB Raid0 WesternDigital
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 16:38

Mensagempor Red_Beret » Sexta Out 10, 2008 18:47

Darkblood Escreveu:
Red_Beret Escreveu:

Isso já eles metem.
Então na tua perspectiva, desde que gastem dinheiro em projectos, independentemente se são projectos "secundários"(sim porque um portátil não vai melhorar as condições de vida de ninguém), é positivo?

1º - Eles até podem construir 1 hospital em cada aldeia, que são crucificados na mesma.

2º - Na minha opinião, este projecto não é secundário. Dá oportunidades a muita gente que de outra forma não as teria. Agora há que saber aproveitar essas oportunidades, o que vai de facto falhar redondamente, mas isso não é culpa deles, é dos Portugueses, que só tem atitudes de mer**, e depois mandam as culpas de tudo para o Governo e para os patrões das grandes empresas.

Projectos secundários são projectos do tipo 'Casa da Musica' ou TGV, que custam milhões, e contribuem em muito pouco ou quase nada para o bem estar do pais.

Para além do detalhe de que o que o estado gasta realmente neste projecto acaba por não ser muito, visto que os custos são suportados em grande parte pelas operadoras de telecomunicações.
Imagem
Red_Beret
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Set 17, 2004 11:13

Mensagempor Darkblood » Quarta Out 15, 2008 22:03

Red_Beret Escreveu:
Darkblood Escreveu:
Red_Beret Escreveu:

Isso já eles metem.

1º - Eles até podem construir 1 hospital em cada aldeia, que são crucificados na mesma.

2º - Na minha opinião, este projecto não é secundário. Dá oportunidades a muita gente que de outra forma não as teria. Agora há que saber aproveitar essas oportunidades, o que vai de facto falhar redondamente, mas isso não é culpa deles, é dos Portugueses, que só tem atitudes de mer**, e depois mandam as culpas de tudo para o Governo e para os patrões das grandes empresas.

Projectos secundários são projectos do tipo 'Casa da Musica' ou TGV, que custam milhões, e contribuem em muito pouco ou quase nada para o bem estar do pais.

Para além do detalhe de que o que o estado gasta realmente neste projecto acaba por não ser muito, visto que os custos são suportados em grande parte pelas operadoras de telecomunicações.

1º- Não é bem assim, uma medida do Sócrates que achei muito boa foi a colocação de aerogeradores, portanto não é sempre a crucificar.

É assim eu não digo que este projecto (eescolas e tal) não seja interessante até certo ponto porque é, só que é só até certo ponto. Olhando para as pessoas que conheço, são raras aquelas que não têm um pc e internet e essas que não têm, têm sempre os pcs da escola para trabalhar e em último recurso para aquele conjunto de pessoas muito pequeno que não tem nenhuma destas possíbilidades, têm sempre os amigos, mas pronto, para estas é que o portátil com banda larga móvel iria dar realmente jeito. Mas no ciclo/secundário há assim tantos trabalhos que requeiram uma pesquisa na internet? Eu já passei por lá e e minha resposta é não.
Eu tive o meu primeiro computador quando andava no 6ºano ( uns 10 anos atrás) e nessa altura se eu consegui um, então agora que o mercado da informática expandiu muito, acham que a grande maioria dos "miúdos" não tem? Mas o que queria mesmo dizer é que para a escola só precisei do computador/net para fazer uns trabalhos ocasionais nada demais.

Depois há aqueles pormenores que é vir com o Windows Vista e de só haver uma distribuição GNU/Linux portuguesa (caixa mágica) só num portátil. Não tiveram problemas em ir buscar um "projecto" internacional (Windows Vista) mas agora para GNU/Linux tem que ser só nacional...a sério que negligência.
Se o portátil tem mesmo intuito de ser um objecto de trabalho, porque não usar só GNU/Linux? A meu ver, com esse fim, é mais que suficiente.
Imagem
Darkblood
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Mar 02, 2006 22:35

Mensagempor SammySam » Quarta Out 15, 2008 23:59

Darkblood Escreveu:
Red_Beret Escreveu:
Darkblood Escreveu:
Red_Beret Escreveu:

Isso já eles metem.

1º- Não é bem assim, uma medida do Sócrates que achei muito boa foi a colocação de aerogeradores, portanto não é sempre a crucificar.

É assim eu não digo que este projecto (eescolas e tal) não seja interessante até certo ponto porque é, só que é só até certo ponto. Olhando para as pessoas que conheço, são raras aquelas que não têm um pc e internet e essas que não têm, têm sempre os pcs da escola para trabalhar e em último recurso para aquele conjunto de pessoas muito pequeno que não tem nenhuma destas possíbilidades, têm sempre os amigos, mas pronto, para estas é que o portátil com banda larga móvel iria dar realmente jeito. Mas no ciclo/secundário há assim tantos trabalhos que requeiram uma pesquisa na internet? Eu já passei por lá e e minha resposta é não.
Eu tive o meu primeiro computador quando andava no 6ºano ( uns 10 anos atrás) e nessa altura se eu consegui um, então agora que o mercado da informática expandiu muito, acham que a grande maioria dos "miúdos" não tem? Mas o que queria mesmo dizer é que para a escola só precisei do computador/net para fazer uns trabalhos ocasionais nada demais.

Depois há aqueles pormenores que é vir com o Windows Vista e de só haver uma distribuição GNU/Linux portuguesa (caixa mágica) só num portátil. Não tiveram problemas em ir buscar um "projecto" internacional (Windows Vista) mas agora para GNU/Linux tem que ser só nacional...a sério que negligência.
Se o portátil tem mesmo intuito de ser um objecto de trabalho, porque não usar só GNU/Linux? A meu ver, com esse fim, é mais que suficiente.

Depende do aluno e de qual o seu objectivo, até poderá não ser necessária p trabalhos.. o que eu sinceramente duvido, mas certamente que um aluno que a tenha para estudo, desenvolvimento, terá tudo à sua mercê, antigamente, recorriam-se aos livros etc., o que havia.. fossem eles de que tipo fossem, hoje, existe a net. WWW.
As bandas largas e-escola e com o plafond que é dado, só se for para utilizar o MSN e e.. depois é só pagar. E a quem? :wink:
SammySam
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Registado: Quinta Jun 09, 2005 22:25

Voltar para Artigos e Notícias

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes