O estado da politica nacional

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor banido » Quarta Out 22, 2008 21:19

O mal não está na malta jovem, recém contratada, que se esfola para manter o emprego. Está na velharia, que mama diariamente na teta governamental, sem dizer sequer obrigado, à espera de atingir a idade de reforma e poder oficialmente passar a receber para não fazer nada.

Tu dizes, que há os que trabalham...!!! Eu digo há outros tantos que só mamam!!!

Somos um pais de 10 milhoes de cidadãos. Temos cerca de 700 mil funcionários publicos!!! Os numeros falam por si.

Se acreditas que lutar por promoções automaticas de carreira, é uma luta nobre... diz-me o que é lutar pela manutenção do posto de trabalho, porque a tua empresa foi deslocalizada.

É certo que o mal vem de cima... mas não serão as chefias e os gestores tambem funcionarios publicos?
E os magistrados? pagos a peso de ouro... com erros consecutivos para o sistema, sem que isso lhes afecte a carreira!
E os médicos?... lobbies com o sector privado da saude... negligenciando a saude dos mais pobres, para ganhar dinheiro com os mais ricos.
E os professores?... o insucesso escolar que Portugal apresenta em relação á europa, deve-se a que? Não serão os professores os maiores responsaveis por isso?

Dou-vos tambem o reverso da medalha... os policias.
Manifestamente poucos, para a criminalidade que há. Mal equipados. (e é dizer pouco). E mal pagos. dava mais depressa um bom ordenado a um policia, do que a um juiz.
Um policia se cometer um erro, corre o risco do desemprego. O Juiz... é so mais um dia de trabalho.

Quanto aos administrativos, que proliferam por este pais fora... Acredito que os há, profissionais e com zelo no posto de trabalho.

Tambem conheço alguns nessa categoria... e infelizmente... e comparando com os funcionários da empresa onde trabalho, são duas realidades completamente diferentes. Nao existe termo de comparação, quer no profissionalismo quer nas regalias e vencimentos.

No fundo... e ai tens razao, a culpa desta situação, é das chefias e dos consecutivos governos, dos "jobs for the boys", da politica da cunha que dominou o sector durante decadas. Do conceito, és funcionario publico, tens emprego vitalicio. Do... entras agora e daqui a 10 anos ganhas o dobro, mesmo que nao faças nada!!!

Entre Janeiro e Outubro deste ano já se reformaram ou vão aposentar-se 16.200 novos funcionários públicos.
Este deve ser o valor das horas extra, que ficaram por pagar:

Funcionários públicos reformam-se com 1.400 euros por mês

Os funcionários públicos que se reformaram este ano vão ganhar uma pensão média de 1.428 euros, mais 94 euros do que o valor registado no ano passado, diz o «Jornal de Negócios».

Link
banido
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Jul 01, 2005 23:18

Mensagempor forunista » Quarta Out 22, 2008 21:52

banido Escreveu:O mal não está na malta jovem, recém contratada, que se esfola para manter o emprego. Está na velharia, que mama diariamente na teta governamental, sem dizer sequer obrigado, à espera de atingir a idade de reforma e poder oficialmente passar a receber para não fazer nada.

É triste que as pessoa não conheçam o que se passa com os FP(maioria) e vá na cantiga da com. social. O meu pai não é "malta jovem", trabalha há 37 anos na FP(que agora é privada) e o contrato que fez tinha o acordo que vigorava há muitos anos, ou seja, com 36 anos de caixa tinhas direito a reforma. O meu pai atingiu essa idade o ano passado e o que teve ? nada! Tem de trabalhar mais 12 anos para ter a reforma aos 65! 12 anos a trabalhar à borla! Como te sentirias se tivesses 1 contrato e mudassem as regras no final ?
Quanto a serem "langonhas", ele já foi a várias empresas privadas e diz muitas vezes: "mãezinha, muito tempo têm eles pra cafés, etc."
Langonhas há em todo lado, não é por ser FP ou geral.

banido Escreveu:Somos um pais de 10 milhoes de cidadãos. Temos cerca de 700 mil funcionários publicos!!! Os numeros falam por si.

Pois falam, somos dos países com menos FP da Europa, ao que parece não sabes!

banido Escreveu:É certo que o mal vem de cima... mas não serão as chefias e os gestores tambem funcionarios publicos?

Ai é que está, os de topo são filhos do A, com cunhas do B. Não é o Zé que tem cartões dourados, prémios, etc. Embora não seja FP, "tenho" um em casa e vejo bem que fartam-se de trabalhar para terem o objectivo pronto no final da semana(exemplo) e o chefe é que ganha prémios de productividade. Os gajos nem do gabinete saiem, só perguntam: então, o trabalho está pronto ?

banido Escreveu:E os professores?... o insucesso escolar que Portugal apresenta em relação á europa, deve-se a que? Não serão os professores os maiores responsaveis por isso?

Professores ?
Esses são dos mais prejudicados!
Todos os anos é uma luta pelas colocações.
Tu trabalhas 8h e alá que se faz tarde. Os profs ficam lá depois das aulas e vêm pra casa preparar aulas, exames, reúnem-se com os outros profs pra delinear o calendário. Estudam em casa porque a matéria está sempre a ser actualizada. Tenho um colega de trabalho que pensava da mm maneira que tu, agora vive com a namorada que é professora, já me disse que mudou a ideia que tinha e que chega a ter pena dela por às vezes ter de estar até altas horas a corrigir exames e preparar aulas.
forunista
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Fev 01, 2007 14:53

Mensagempor banido » Quarta Out 22, 2008 22:51

forunista Escreveu:Professores ?
Tu trabalhas 8h e alá que se faz tarde. Os profs ficam lá depois das aulas e vêm pra casa preparar aulas, exames, reúnem-se com os outros profs pra delinear o calendário. Estudam em casa porque a matéria está sempre a ser actualizada. Tenho um colega de trabalho que pensava da mm maneira que tu, agora vive com a namorada que é professora, já me disse que mudou a ideia que tinha e que chega a ter pena dela por às vezes ter de estar até altas horas a corrigir exames e preparar aulas.

Discurso muito bonito, e estou solidário com eles. Mas e a qualidade no ensino, vê-se?
E valorizar aqueles que sao realmente vocacionados e aqueles que tem mérito e que se empenham nessa função, não é importante? Porque razão se manifestram contra uma medida (avaliação de carreiras)que penso ser justa, para aqueles que tem valor, e para aqueles que estao no desemprego, só porque os que já estao instalados, nao sejam prejudicados?

Continuo a pensar das duas, uma: ou tens familiares ligados á FP, (que me parece ser o caso), ou vives no pais das maravilhas.

Parte do defice deve-se ao peso da FP. toda a gente sabe isso.
Quando algum governo, tenta melhora ou pelo menos tentar, um sistema, que é caro para o pais, e que ainda por cima, nao funciona, salta logo o o representante dos sindicatos ( o Sr. Picanço), a travar as medidas.

Mas como disse inicialmente, o problema, eram as horas!!!
estragaram a nossa media. Mas se juntarmos as horas que passam a corrigir exames, isso só por si, já equilibra.
banido
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor banido » Quarta Out 22, 2008 22:52

forunista Escreveu:Pois falam, somos dos países com menos FP da Europa, ao que parece não sabes!

Figura 1:
PESO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS NA POPULAÇÃO ACTIVA
> (Fonte EUROSTAT)

> Suécia---------------- 33,3%
> Dinamarca----------- 30,4%
> Bélgica---------------- 28,8%
> Reino Unido--------- 27,4%
> Finlândia------------- 26,4%
> Holanda-------------- 25,9%
> França---------------- 24,6%
> Alemanha------------ 24%
> Hungria--------------- 22%
> Eslováquia------------ 21,4%
> Áustria---------------- 20,9%
> Grécia---------------- 20,6%
> Irlanda---------------- 20,6%
> Polónia---------------- 19,8%
> Itália------------------- 19,2%
> República Checa--- 19,2%
> PORTUGAL--------- 17,9%
> Espanha-------------- 17,2%
> Luxemburgo---------- 16%

Sim... tens razão.

Figura 2:
Despesas com salários de Funcionários Públicos em Percentagem do PIB :

EURO 27 : 10.6%

Bélgica : 11.8%
Bulgária : 9%
Républica Checa : 7.8%
Dinamarca : 16.9%
Alemanha : 7.2%
Estónia : 8.8%
Irlanda : 9.7%
Grécia : 10.8%
Espanha : 10%
França : 13.1%
Itália : 11%
Chipre : 14.9%
Letónia : 10.1%
Lituania : 10.5%
Luxemburgo : 7.4%
Hungria : 12.2%
Malta : 13.5%
Holanda : 9.4%
Austria : 9.3%
Polónia : 9.8%
Roménia: 9.1%
Eslovénia : 11.4%
Eslováquia : 7.4%
Finlândia : 13.4%
Suécia : 15.7%
Reino Unido : 11.2%
Islândia : 15.4%
Noruega : 11.9%

PORTUGAL : 13.6%

Ok voltamos ao mesmo... as chefias.

forunista Escreveu:Quanto a serem "langonhas", ele já foi a várias empresas privadas e diz muitas vezes: "mãezinha, muito tempo têm eles pra cafés, etc."
Langonhas há em todo lado, não é por ser FP ou geral.

Bem... por ai nem vamos. Porque o numero de postos de trabalho, que eu vejo, que passam dias sem ver os funcionários que lá trabalham, é grande.

Não te digo onde é... mas digo-te o sector: Ensino superior.

forunista Escreveu:Professores ?

Discurso muito bonito, e estou solidário com eles. Mas e a qualidade no ensino, vê-se?
E valorizar aqueles que sao realmente vocacionados e aqueles que tem mérito e que se empenham nessa função, não é importante? Porque razão se manifestram contra uma medida (avaliação de carreiras)que penso ser justa, para aqueles que tem valor, e para aqueles que estao no desemprego, só porque os que já estao instalados, nao sejam prejudicados?

Continuo a pensar das duas, uma: ou tens familiares ligados á FP, (que me parece ser o caso), ou vives no pais das maravilhas.

Parte do defice deve-se ao peso da FP. toda a gente sabe isso.
Quando algum governo, tenta melhora ou pelo menos tentar, um sistema, que é caro para o pais, e que ainda por cima, nao funciona, salta logo o o representante dos sindicatos ( o Sr. Picanço), a travar as medidas.

Mas como disse inicialmente, o problema, eram as horas!!!
estragaram a nossa media. Mas se juntarmos as horas que passam a corrigir exames, isso só por si, já equilibra.
banido
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor KrIaXPaTaLa » Quinta Out 23, 2008 13:58

Eu já tive na FP e no privado e nunca fiz grande coisa num lado nem noutro. Mas sempre tive índices de produtividade muito altos.

Não é o quão se trabalha, é o quão bem se trabalha.

A única coisa que se pode apontar ao público são os ordenados dos gestores vs os ordenados do povo. Em empresas com dedo do estado lá metido, é arrepiante. Nas restantes, acontece menos, mas também acontece.

Culpem-se as vós próprios, tal como me culpo a mim, de só se preocuparem com os vossos umbigos. Esse é o problema de PT.

Cumprimentos,

KrIaX.
hardware.com.pt
#HCP @ PTNET
P IV 1.7 | 1 GB | 120 GB | GF4000 | SB5.1 | TFT Merd*so
TEL: voipcheap
Send Pr0n to:kria@iol.pt
Urls Inuteis: blog
KrIaXPaTaLa
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 01, 2005 17:38

Mensagempor alr_tech » Quinta Out 23, 2008 15:00

boas

mas, será que ninguem vê que aqueles que tem maior visibilidade e ganham mais são uma minoria dos FP...

de facto o maior regabofe existe nos quadros mais elevados e daqueles que estão mais politizados, mas esses são cerca de 30% do total...
infelizmente ganham tanto em % como todos os outros...
por isso é que aparece aquele valor elevado da média nas reformas...
se fores a ver a maioria vai levar entre 400 a 1000€, o problema são aquelas reformas de 6, 10mil € ou mais que aparecem...
essas fazem oscilar a marca para o lado negativo...

se existisse um tecto de para aí uns 2000 € como existe noutro países...
verias que esse valor cairia logo...

no nosso país é que aparecem na FP desniveis e desigualdades muito vincadas...
e infelizmente são aqueles que mais ganham, que mais mamam à custa do sistema.....
temos é claro que ter em atenção algumas honrosas excepções, infelizmente são é poucas...

porque achas que um grande nº se está a reformar?...
como a lei mudou, muitos não estão para trabalhar mais 12 anos...
fazem as suas contas e ao verificar que conseguem viver, mesmo com a cacetada que levam.. põem os papeis...
se eu tivesse 36 anos de casa e ainda fosse FP fazia o mesmo..
ninguem está disposto a ir trabalhar de bengala...
porque a maioria cumpre tarefas entendiosas, validar e introduzir no sistema montes de papeis, muitos incompletos e etc..

se tivesses estado com atenção...
verificarias que a lei mudou... acabaram as promoções automáticas....
a partir de agora muitos FPs só são promovidos dentro de 10 anos....
porque apenas 5% é que passaram com 3 anos... (e adivinha quais serão...)

quanto ao sistema de avaliação, concordaria contigo se tivesse o minimo de justiça...
porque raio hás-de ser avaliado por pessoas que muitas vezes intelectualmente são abaixo de ti.... (subiram pelo factor C ou outro equivalente)
como ocupam um certo nível na carreira dão um nº restrito de aulas, escolhem os horários ao seu belo prazer... (isto falando de professores)
e depois avaliam ainda os outros que estão no inicio da carreira, muitas vezes colocados longe de casa, que tem de cumprir horários espatafurdios , que chegam a ser duas horas logo ás 8:30h depois só voltam a dar mais uma ou outra aula ao fim do dia?

entendes o porquê da revolta...
ser avaliado é uma coisa agora estar sujeito aos humores de álguem é outra....
na função pública não se pode disparar regras de actuação como no privado...
pela simples razão que a maioria dos FP, não está minimamente preparada para isso... nem mesmo muitos que ocupam lugares de chefia...

subiram, porque tinham determinadas condições para isso, e nenhuma delas era experiência de chefia ou bases simples de gestão.... a escolha é obtida simplesmente pela análise do CV (à função pública) que resume-se a mais ou menos à lista de trabalhos efectuados ou outros relacionados, cursos tirados, nem que seja á 10 anos e nunca utilizados..
fora é claro o factor C ou job politico...

tal como o KrIaX diz: Não é o quão se trabalha, é o quão bem se trabalha.

ou te aplicas porque asssim o achas... ou segues o badalo..
e isto tanto dá na FP como no privado...

só mais uma nota...
em relação à qualidade...
a qualidade não está nos professores sózinhos.
mas, sim em politicas que apostem num continuidade de instrução e não numa constante mudança nas politicas de ensino..
politicas essas que levem a que a própria sociedade estimule o estudo e consequente melhoria... numa aposta de evolução ...
e não o que se passa, numa aposta pelo trabalhador baratinho, mal sabe ler... mas, não gera ondas...

sabém os miúdos são educados pelo pais e não se autoeducam como muitos pensam que é....
depois admiram-se que os profs se estejam a marimbar para os alunos...
como podem eles fazer um trabalho de jeito... se alguns pais apenas querem que os seus rebentos tenham boas notas... mesmo que não saibam nada...
e se ainda por cima, os profs tem ordens do ministério para passar todos os que possam? chumbar um aluno dá mais trabalho em justificações para superiores e em reuniões, que passar os ditos...
como pode um prof minimente conscencioso ter prazer em trabalhar assim...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor KrIaXPaTaLa » Quinta Out 23, 2008 15:06

Só adicionar aqui uma info, em relação a nós vs lá fora:

A chanceler alemã acabou de estabelecer um tecto de 500 000 euros anuais (!) para gestores bancários que precisem de recorrer a uma ajuda qualquer do governo (agora em virtude da crise).

500 000 euros anuais para um gestor de um banco.

Como é perceptível, lá fora também acontece, o problema é o rácio, este valor lá são praí 23 ordenados mínimos, cá seriam 77.

Cumprimentos,

KrIaX.
hardware.com.pt
#HCP @ PTNET
P IV 1.7 | 1 GB | 120 GB | GF4000 | SB5.1 | TFT Merd*so
TEL: voipcheap
Send Pr0n to:kria@iol.pt
Urls Inuteis: blog
KrIaXPaTaLa
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 01, 2005 17:38

Mensagempor Azarael » Quinta Out 23, 2008 18:30

@Reforma da FP
Não sei se me acredito na sua existência. Há uma medida aqui e ali, mas acho que não me acredito em alterações dignas do nome de "reforma".
Tendo a acreditar no que (escapa-me o nome do homem) vai dizendo quando lhe fazem uma entrevista, que não há nenhum plano de fundo, estudado e bem analisado.

Pequeno aparte:
Não caiam na armadilha de fazer comparações com outros países. Especialmente países como a Suécia ou Dinamarca. São países que não têm muito a ver connosco além de o sistema poder não ser parecido (alguém que conheça minimamente como funciona por lá, que se chegue à frente).

Pelo menos na minha opinião é muito mais produtivo fazer perguntas em termos especificos. Como:

"O número de funcionários públicos é demasiado grande para Portugal ? "
ou
"O actual número de funcionários públicos é suportável pelo país ?"

EDIT: Lembrei-me do nome Medina Carreira -> http://sic.aeiou.pt/online/scripts/2007 ... 1125B41%7D
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Anterior

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes