Overclock em E6550 ajuda por favor

Dúvidas, experiências, resultados e entre-ajuda...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Overclock em E6550 ajuda por favor

Mensagempor HFCP » Quinta Nov 20, 2008 11:19

Olá pessoal, eu sou o Hugo e precisava muita da vossa ajuda se for possivel.
Peço imensa desculpa pela minha ignorância, mas é a primeira vez que estou a fazer isto e tenho vindo cada vez mais, a interessar-me em fazer OC à minha máquina.

Eu tenho um CPU - Core 2 Duo E6550 e uma board P5V-VM SE DH

A minha pergunta é a seguinte, podem dizer-me o que preciso para poder fazer OC?
É que eu não percebo mesmo nada e gostaria imenso, isto é, se alguem poder ajudar claro, como fazer OC é minha máquina.

Mais uma vez peço desculpa.

Atenciosamente,

Hugo

Obrigado
HFCP
Novato
Novato

Registado: Quinta Nov 20, 2008 11:16

Mensagempor CryptorX » Quinta Nov 20, 2008 12:49

Boas...

Existem várias maneiras de clockar o processador, as mais usadas são aumentar o Vcore que consiste em aumentar a voltagem do processador que é altamente recomendavél que seja feito por quem percebe da matéria e depois tens a maneira mais usada e mais fácil de todas que é aumentar o multiplier do processador que é o numero de barramentos que o teu processador usa que no teu caso é de 4x333 (de origem) que dá o teu FSB de 1333mhz, este valor pode ser alterado na tua bios, vais ao separador "advanced">"JumperFree Configuration" (tenho quase a certeza que com a tua board são estas as opcções mas se não forem tambem não deve ser muito difícil dar com elas) depois e só ajustar o FSB frequency, para isto tens que desbloquear esta opcção alterando o CPU speed (no teu caso acho que é AI overclocking) de Auto para Manual. Mas atenção que ao puxares mais pelo teu processador estas também a puxar por mais componentes como as memórias e a gráfica por isso no mesmo menu onde fizeres o OC tambem deves de encontrar uma opcção para selecionares a velocidade das memórias (DRAM frequency) que normalmente está com o valor "by Spd ou Auto" que quer dizer que estão com as velocidades e latências de origem, aconselho-te muito sériamente a ficar com elas debaixo de olho (tenta mante-las com uma velocidade o mais perto possivél da velocidade delas de origem porque normalmente as memórias são muito picuinhas em relação a OC's) e obviamente não te estiques muito com o OC que queres fazer, tem também atenção ás tempereaturas do CPU. Para começár não excedas os 375 de FSB (por cada multiplier). Qual é o sistema de refrigeração que estás a usar?
Editado pela última vez por CryptorX em Quinta Nov 20, 2008 13:22, num total de 3 vezes.
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 20, 2008 7:35

Mensagempor CryptorX » Quinta Nov 20, 2008 12:54

Para completar um bocadinho mais o meu post anterior acho que vale a pena salientar mais um método de OC que é também aumentar o numero de multipliers que como disse no post anterior, no teu caso são quatro a correr a 333 (4x333=1333). No teu caso podes aumentar até 7 (7x333 =2333) esta opcão é o CPU Ratio, Podes jogar com o os valores de FSB e o numero de multiplier ao mesmo tempo diminuindo o valor de FSB e aumentando o numero de multipliers mas tentando sempre não exceder em demasia os valores de origem... mas cuidado com aquilo que te pões prai a fazer. Tenta procurar pessoal na net que já tenha feito OC's a processadores como o teu e procura também reviews...

Cumps
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor HFCP » Quinta Nov 20, 2008 14:15

CryptorX Escreveu:Para completar um bocadinho mais o meu post anterior acho que vale a pena salientar mais um método de OC que é também aumentar o numero de multipliers que como disse no post anterior, no teu caso são quatro a correr a 333 (4x333=1333). No teu caso podes aumentar até 7 (7x333 =2333) esta opcão é o CPU Ratio, Podes jogar com o os valores de FSB e o numero de multiplier ao mesmo tempo diminuindo o valor de FSB e aumentando o numero de multipliers mas tentando sempre não exceder em demasia os valores de origem... mas cuidado com aquilo que te pões prai a fazer. Tenta procurar pessoal na net que já tenha feito OC's a processadores como o teu e procura também reviews...

Cumps

Viva, obrigado pela ajuda,

Eu estive a ver a minha bios e nao encontrei nada do jumperfree :(

Abraço e obrigados
HFCP
Novato
Novato

Mensagempor CryptorX » Quinta Nov 20, 2008 14:37

HFCP Escreveu:
CryptorX Escreveu:Para completar um bocadinho mais o meu post anterior acho que vale a pena salientar mais um método de OC que é também aumentar o numero de multipliers que como disse no post anterior, no teu caso são quatro a correr a 333 (4x333=1333). No teu caso podes aumentar até 7 (7x333 =2333) esta opcão é o CPU Ratio, Podes jogar com o os valores de FSB e o numero de multiplier ao mesmo tempo diminuindo o valor de FSB e aumentando o numero de multipliers mas tentando sempre não exceder em demasia os valores de origem... mas cuidado com aquilo que te pões prai a fazer. Tenta procurar pessoal na net que já tenha feito OC's a processadores como o teu e procura também reviews...

Cumps

Viva, obrigado pela ajuda,

Eu estive a ver a minha bios e nao encontrei nada do jumperfree :(

Abraço e obrigados

Como eu disse... o nome dos menus podem diferir de bios para bios. Mas não encontras-te as opções de que eu falei? Não te esqueçás de dizer qual é o teu coller do cpu...
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor HFCP » Quinta Nov 20, 2008 14:54

eu isso encontrei tudo, menos o jumperfree! :(
axo mesmo que não tem

abraço e obrigado
HFCP
Novato
Novato

Mensagempor CryptorX » Quinta Nov 20, 2008 15:05

HFCP Escreveu:eu isso encontrei tudo, menos o jumperfree! :(
axo mesmo que não tem

abraço e obrigado

Bem... nesse caso não é grave uma vez que JumperFree Configuration é o nome do menu se encontram essas opções (na minha board) mas se encontras-te o que era pretendido então é na boa. Agora já sabes... controla o entusiasmo quando tiveres clockar pra não lixares o PC...

cumps
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor HFCP » Quinta Nov 20, 2008 15:13

Obrigado ;) na boa!!! quero ver no que isto dá! devagar se vai ao longe.
Obrigado pelas dicas.

abraço
HFCP
Novato
Novato

Mensagempor CryptorX » Sábado Nov 22, 2008 8:31

Então? Não arrebentas-te com isso pois não ? Diz qualquer cena que eu já estou pra'qui a pensar que não te devia ter dito nada :? Se meteres as mãos pelos pés faz um clear CMOS... (espero bem que a informação não vá tarde demais :roll:)
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Soldner » Sábado Nov 22, 2008 14:11

ele nem se deu ao trabalho de dizer qual era o sistema de refrigeração dele, provavelmente estoirou com o pc xD
Cumprimentos
Rui Pereira @ Soldner
Soldner
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Abr 11, 2007 12:20

Mensagempor CryptorX » Domingo Nov 23, 2008 8:38

Soldner Escreveu:ele nem se deu ao trabalho de dizer qual era o sistema de refrigeração dele, provavelmente estoirou com o pc xD

Pelos vistos está tudo a apontar pra'i............ Imagem
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor HFCP » Segunda Nov 24, 2008 9:43

olá pessoal. desculpem não dizer nada, mas, nao tive tempo.
Respondendo à questão do refrigeramento, não tenho nada ainda.
Estou só a juntar informação para dps de saber aquilo que quero fazer, de muito estudo e cuidado é que compro as cenas para dps começar :)

abraços a todos e mais uma vez obrigado pela vossa sabedoria.

obrigado ;)
HFCP
Novato
Novato

Mensagempor D@rKWolf » Segunda Nov 24, 2008 10:56

Soldner Escreveu:ele nem se deu ao trabalho de dizer qual era o sistema de refrigeração dele, provavelmente estoirou com o pc xD

LOL pobre do homem rotflol
Imagem
D@rKWolf
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Fev 24, 2005 9:15

Mensagempor HFCP » Segunda Nov 24, 2008 13:25

D@rKWolf Escreveu:

LOL pobre do homem rotflol

Não pah!! ainda cá estou :twisted:

abraços
HFCP
Novato
Novato

Mensagempor Soldner » Segunda Nov 24, 2008 19:42

Continuas a não responder à questão =)
Cumprimentos
Rui Pereira @ Soldner
Soldner