[Resolvido] sata II boot :Error loading operation system

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

[Resolvido] sata II boot :Error loading operation system

Mensagempor Ciganoo » Segunda Nov 24, 2008 19:46

Ola

Tenho um disco IDE e comprei á dias um SATA2 (western digital 320 gb) com mais gbs ,
com o DriveImage XML fiz uma copia do IDE para o SATA2 , mas no arranque depois da bios e depois de desligar os cabos do IDE e na bios por o SATA2 a fazer o arrenque da "Error loading operation system" ,
Depois fiz uma copia tb com o Migrate Easy 7 mas o resultado foi o mesmo " error loading......"

Depois de ler alguns foruns vi que este erro tb pode acontecer mesmo a fazer format e instalar o xp pelo cd , ainda nao fiz isto porque queria continuar com tudo o que esta no IDE , mas talvez de o mesmo erro.....

Sabem alguma coisa sobre isto ?
Há algum truque para instalar os Sata2 ?

encontrei algumas informacoes sobre isto pelo google :

com cd boot .... :?:
http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=33012

post 8
http://www.madtech.com.pt/forum/showthread.php?t=320

vou agora por o Ultimate Boot CD para tentar fazer o arranque mas como nao percebo nada disto ...... 8O :lol:

como ponho o sata2 a fazer boot , e qual a melhor maneira de fazer isto ?

a MB é uma asus a8n-e

qualquer ajuda é bemvinda

obrigado
Editado pela última vez por Ciganoo em Domingo Nov 30, 2008 20:24, num total de 1 vez.
Ciganoo
Novato
Novato

Registado: Terça Jul 04, 2006 2:09

Mensagempor zinko_pt » Terça Nov 25, 2008 11:08

Deverás escolher, na Bios, SATA as IDE.
Pois acho que o problema está na configuração do disco na BIOS.

Ou então, como o OS não tem os drivers instalados para o disco SATA, deverás:
1 - arrancar com o OS no IDE, mantendo o SATA também ligado, mas vazio.
2- deixar o OS reconhecer o SATA
3- migrar o OS para o SATA
4- desligar o IDE e arrancar com o OS no SATA

Experimenta a via da Bios e se não der, experimenta a via da troca dos discos.
"Os brinquedos das crianças e dos adultos diferem em duas coisas: tamanho e preço".
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 02, 2004 13:09

Mensagempor Ciganoo » Terça Nov 25, 2008 20:40

A opcao "SATA as IDE" nao encontrei , talvez seja outro nome.

Talvez o problema seja mesmo a configuração do disco na BIOS ,
eu ja alterei varias opcoes e testei muitas vezes mas da sempre o erro "Error loading operation system" depois da bios.

Ou então, como o OS não tem os drivers instalados para o disco SATA, deverás:
1 - arrancar com o OS no IDE, mantendo o SATA também ligado, mas vazio.
2- deixar o OS reconhecer o SATA
3- migrar o OS para o SATA
4- desligar o IDE e arrancar com o OS no SATA

Nao sei se tem os drivers ou nao , no windows (pelo disco IDE) aparece o SATA e depois de o formatar na Gestao de discos do xp parece estar a funcionar bem , posso copiar ficheiros para lá etcc.
Tambem ja fiz 2 copias do IDE para o SATA com esses programas que escrevi na 1º post e depois desliguei os cabos do IDE mas deu o mesmo erro , hoje fiz a 3º vez com o programa da western digital mas tb nao da.

Depois de 2 copias decidi por o cd do xp para instalar tudo novo , boot pelo cd do xp , format , instalou , depois reiniciou e apareceu o mesmo erro :oops:

Devo ter que alterar alguma coisa na bios para o sata 2 funcionar ou fazer boot por cd (???) ou entao é o disco que tem erro mas entro nele e meto ficheiros sem problemas.

Quando comprei o hd pensei que era so ligar e formatar\instalar xp como fasso no IDE mas dass os SATA 2 sao outra loiça 8O

Obrigado pela ajuda zinko_pt :)

Mais alguma dica ?

Obrigado
Ciganoo
Novato
Novato

Mensagempor zinko_pt » Quinta Nov 27, 2008 10:31

Posta aí as opções de configuração dos discos na BIOS.

Mas não creio que seja disto, senão não conseguias instalar o XP completo no SATA.
Tem que ser um outro "marranço" de HW.
"Os brinquedos das crianças e dos adultos diferem em duas coisas: tamanho e preço".
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 02, 2004 13:09

Mensagempor CryptorX » Quinta Nov 27, 2008 14:14

A mim vai me parecer que não há volta a dar porque primeiro o windows tem registos do hardware utilizado (principalmente onde ele está instalado que é no disco) e depois mesmo que instales drivers de sata no teu caso acho que ia servir apenas para usar HDD's Sata como secundários porque quando o XP é instalado num disco Sata normalmente pede drivers durante a instalação (faze inicial em que ele passa os dados para a memória de ram (á excepção de versões mais recentes... 2004 para cima se não estou em erro) que vêm em disketes, ficando esses drivers a fazer parte dos ficheiros de arranque... Como o teu windows estava num disco IDE é bem possivél que esses drivers não existam (nos ficheiros de arranque) estando assim a causar esse problema. Por isso a menos que consigas alterar os ficheiros de arranque não tou a ver volta a dar. Mas atenção que isto é mais um palpite baseado num raciocínio do que uma coisa certa...
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 20, 2008 7:35

Mensagempor alr_tech » Quinta Nov 27, 2008 15:37

boas

hum..
quando o XP arranca ele cria um modo de compatibilidade...
não necessita de driver para SATA, pois a board já implementa isso...
(só para o RAID necessita)
como o XP detecta todos os discos ele instala, mas o mesmo já não dá quando a bios tenta arrancar...

Na Bios, ecran Main, validar em qual dos SATA está o HD..

no ecran Advanced->NVRAID configuration: todos os items tem de estar Disabled

no ecran Boot Menu-... Boot Device Priority
coloca algo como:
1 - Disquete
2 - CDrom
3 - Hard Disk

no ecran .... Hard Disk Drive:
colocar a sequência de procura:
1 - SATA x....(não sei o que aparece...)
2 - IDE x (se ainda tiveres)....

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Ciganoo » Domingo Nov 30, 2008 20:49

Ola a todos

Problema resolvido :D :D

Eu li os vossos posts so nao respondi mais cedo porque primeiro queria testar outro xp ja com drivers sata e um vista para ver o que dava , ainda instalei o xp ja com drivers sata mas deu o mesmo problema.

O problema era o 2º dvd rom (li qualquer coisa sobre isto e desta MB num forum dos usa ) , ou seja, tenho 1 cd-rom e um dvd -rom , quando a motherboard tentava fazer o arranque ia ler o dvd-rom como se fosse o hd sata , é um problema qualquer que estas MB's tem que le o 1º CD-rom como cd e o 2º cd ou dvd rom como sata 8O e é claro que depois nao dava nada,
Quando desliguei o dvd-rom a MB foi ler o sata e arrancou logo o windows :D

O problema era mais ou menos isto , um pouco confuso mas deve dar para perceber.

Depois disso fiz mais uma copia do meu IDE para o SATA , depois desliguei o IDE e fiz o arranque so com o sata e so com o CD-rom ligado , arrancou bem etcc.... depois disso liguei o IDE tb e o DVD-rom e agora esta tudo a funcionar 5 estrelas.

Dass depois de uma semana a tentar ....... finalmente ja esta , isto tudo porque tinha o dvd-rom ligado 8O 8O :D

Mais uma vez Obrigado pela ajuda de todos,
a vossa ajuda foi muito importante para ir testando tudo e chegar á solucao , zinko_pt , CryptorX , alr_tech :D :D :D :x2: :x2:
Ciganoo
Novato
Novato

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes