qual a validade dos programas

Dúvidas, experiências, resultados e entre-ajuda...

Moderadores: Administradores, Moderadores

qual a validade dos programas

Mensagempor DeadStar » Sexta Nov 28, 2008 13:33

que normalmente se usa para stressar o CPU e verificar as temps?

pergunto isto no sentido em que esses programas fazem uso constante a 100% do CPU, sao mais cpu-intensive que os jogos

claro que percebo a importancia de um OC conseguir estar estavel e nao demasiado quente sobre um teste destes, mas sera que se deve levar os resultados tao a letra?

por exemplo, se durante um teste de Prime95 atingir-se, por exemplo, 65ºC, durante um jogo chegará a isso? tenho as minhas duvidas..

portanto pergunto-me se para quem faz OC para melhorar desempenho nos jogos, se os resultados destes programas devem "assustar" assim tanto a partir de um certo ponto
Corsair VX 550w
Asus P5Q
Dual-core E8400 @ 3.6ghz
PowerColor HD4870
2GB Corsair DDR2 1066mhz @ 900mhz 4-4-4-15
Seagate 500gb
DeadStar
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Set 13, 2006 9:18

Mensagempor SammySam » Segunda Dez 01, 2008 3:36

1º Consulta os amoviveis. *1
2º Seccção OC. *1

Se bem lido, não terás dúvidas, e se bem entendido. E esquece, e "elimina" os textos grandes... quando e depois os protagonistas n aparecem na unhão.

*1 Related.
SammySam
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Registado: Quinta Jun 09, 2005 22:25

Mensagempor Bad_Cop » Segunda Dez 01, 2008 11:24

não há um consenso na resposta a isso. à uns tempos houve uma discussão interessante sobre isso no xtremesystems mas morreu depressa. até porque naquele forum o objectivo dos oc's não é serem rock stable mas sim fazer o maior numero de pontos/mhz possivel e não há muita gente a preocupar-se com isso. ainda assim disseram-se coisas interesantes.

esses programas de stress servem, acima de tudo, para encontrar estabilidade. não é um benchmark, não dá pontuação, só se certifica que o cpu está a funcionar bem. e sobre estabilidade ouves de tudo. há quem diga que são precisas 24h de orthos em prioridade 10 (alguns até correm 48h), há quem use a regra dos 20% (encontram a maior frequencia de boot para determidada voltagem e depois retiram 20% mantendo a voltagem - este método é usado por muitos oc'ers de renome incluindo o Pedro Rocha) e há quem corra orthos menos tempo e em prioridade mais baixa.

pessoalmente corro 3-4h de orthos em prioridade 8 ou mais. e porque? simples: pelo conceito do proprio programa. o orthos (ou prime, um é baseado no outro) corre um loop de operações e vai comparando o resultado com o que é suposto dar. ou seja, se durante o processo houver um erro no cpu ou memórias que não é critico (o cpu não crasha) o mais certo é o orthos detectar este erro. para muita gente isto não é importante, mas para mim é - não me posso dar ao luxo de estar a usar um programa qualquer e ter um erro num ou 2 calculos intermédios.
o tempo de teste deve ser adaptado a cada uso. se vais usar o pc para codificar video várias horas seguidas, então recomendo vivamente que uses testes de stress mais longos do que o tempo que costumas demorar (se normalmente demoras 8h a codificar, testa o cpu durante 9 ou 10, por exemplo). não te podes dar ao luxo de ter erros, pelo menos se quiseres um trabalho sem erros. como eu faço um uso moderado do pc bastam-me as 3-4h. às vezes mais porque deixo a rodar uma noite inteira ou assim mas ao fim de 3-4h a temperatura já está mais que estabilizada, a probabilidade de dar erro é baixa. provavelmente só com a variação de factores externos (temperatura ambiente, variação do vcore provocado pela board, etc) é que o cpu irá crashar. mas como dizia o outro, nunca fiando - se realmente usas várias horas seguidas calculo intensivo no cpu o melhor é mesmo garantires que é estável.
quanto à prioridade, bom, não conheço nenhum programa que seja tao prioritário como o orthos em prioridade 10. aquilo praticamente não te deixa usar o pc. por isso não uso tanto, 8 é mais do que suficiente para mim. mas claro, para quem usa o cpu oc'ado para trabalho deve ser melhor prevenir do que remediar e pode-se usar um pco mais.

respondendo agora mais em concreto à tua pergunta, provavelmente nesse tipo de programas o stress é maior do que nas aplicações real world, sim. mas é mesmo esse o objectivo dos programas, estabelecer um tecto para que possas dizer que se o cpu está estável com aquele stress todo, então tambem vai estar com menos. é esse o principio de praticamente todos os testes de fiabilidade: usar condições extremas para garantir a operabilidade nas condições normais.
mas tambem acho que o mais importante a retirar desses testes nao é a temperatura, é sim a estabilidade. se te assusta ou não, bom, isso depende de ti e de como interpretas a temperatura. eu não vivo obececado com isso - se ao fim de 3h de orthos tiver o cpu a 60-65ºC com temperatura ambiente de 25-30ºC é normal - desde que esteja estável. mas há malta que vê 60ºC no cpu no verão com 40º à sombra e já quer comprar cooler novo ou meter wc..
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Voltar para Overclock e Cooling

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes