Drive de DVD a 18x demora 30min a gravar DVDs!!??

Desde sistemas de som, leitores e gravadores, colunas, joysticks...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Drive de DVD a 18x demora 30min a gravar DVDs!!??

Mensagempor BlueViper » Quinta Dez 04, 2008 2:17

Boas

Recentemente comprei um gravaor de DVD's LG 18x com DL e Light Scribe e de momento quando gravo qq DVD com o Nero, o gravador em vez de levar 5, 6min a gravar um disco, leva cerca de 30 a 40min mesmo gravando na velocidade maxima...
Reparo que o Buffer Level anda sempre a variar entre os 8% e 92%... Não sei o que se passa. Isto começou há pouco tempo pois antes não tinha este problema. O que podera ser?
BlueViper
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Jul 30, 2006 1:34

Mensagempor CryptorX » Quinta Dez 04, 2008 5:36

30 minutos parece-me um pouco demais... Por acaso não se trata de DVD's RW pois não? É que esses vão ficando cada vez mais lentos (o processo de escrita e não de leitura) á medida se são regravados mas mesmo assim 30min parece-me demais...
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 20, 2008 7:35

Mensagempor CryptorX » Quinta Dez 04, 2008 5:48

Olha que estive a ver aqui alguns DVD's que tenho para aqui e máxima velocidade de gravação que a maioria deles suporta é de 16x, e embora nunca me tenha acontecido (que me lembre) já li e ouvi falar de casos em que quando a velocidade de gravação é superior aquela que CD/DVD que esta a ser gravado suporta, o próprio programa (neste caso o nero) põe a velocidade de gravação ao minimo possivél para assegurar o máximo de compatibilidade e fiabilidade da gravação...
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 20, 2008 7:35

Mensagempor alr_tech » Quinta Dez 04, 2008 12:03

boas

valida programas que validem o disco ou antivirus...
um defrag, scan...
usar uma partição só para temps e logs...
se há coisa que o nero goste é de exclusividade ao gravar...

valida se tens pó no leitor....

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor rastiff » Quinta Dez 04, 2008 13:57

eu tambem já tive esse problema em mais do que uma máquina com mais do que um gravador.

Aqui a ultima vez que aconteceu foi só fazer isto:
vai ao gestor de dispositivos e confirma se os controladores que estão a ser usados estão todos nos modos correctos ou se algum está em "Somente PIO". se algum estiver em "Somente PIO", muda-o para "DMA se possível", reinicia o PC e volta à mesma janela para verificares se lá a informaçao foi actualizada e se já diz que está num modo Ultra DMA ou quê.
Se tiver mudado, optimo, grava um dvd e confirma se resolveu ou nao o teu problema.

cumps
Desktop: AMD Duron 1GHz, Asus A7A266-E, 1GB DDR 266MHz, Seagate 250Gb 16MB cache 7200rpm IDE, Asus V9560 (Fx5600 128mb), SB Audigy, Logitech X-530, Pioneer dvr-109, e mais umas tretas..
Monitor: HP w2207
Laptop: LW65-P4XP
rastiff
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Ago 04, 2005 20:15

Mensagempor BlueViper » Quinta Dez 04, 2008 23:15

CryptorX Escreveu:30 minutos parece-me um pouco demais... Por acaso não se trata de DVD's RW pois não? É que esses vão ficando cada vez mais lentos (o processo de escrita e não de leitura) á medida se são regravados mas mesmo assim 30min parece-me demais...

Não. São mesmo DVD's +- R e não RW por isso é que achei estranho...

CryptorX Escreveu:Olha que estive a ver aqui alguns DVD's que tenho para aqui e máxima velocidade de gravação que a maioria deles suporta é de 16x, e embora nunca me tenha acontecido (que me lembre) já li e ouvi falar de casos em que quando a velocidade de gravação é superior aquela que CD/DVD que esta a ser gravado suporta, o próprio programa (neste caso o nero) põe a velocidade de gravação ao minimo possivél para assegurar o máximo de compatibilidade e fiabilidade da gravação...

Se calhar é mesmo isso que estas a dizer... Os meus DVD's tb só vão ate 16x. Nunca me tinha lembrado dessa...
Vou experimentar. Thanks :wink:
BlueViper
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor BlueViper » Quinta Dez 04, 2008 23:18

alr_tech Escreveu:boas

um defrag, scan...
usar uma partição só para temps e logs...
se há coisa que o nero goste é de exclusividade ao gravar...

valida se tens pó no leitor....

cumps

- Já fiz
um defrag, scan... - Costumo fazer de 15 em 15 dias e tinha feito antes de gravar da ultima vez
usar uma partição só para temps e logs... - Era capaz de ser uma boa ideia :D
Mas o gravador e o nero tem que gravar bem e com velocidades normais sem ter que fazer isso...

valida se tens pó no leitor.... Tem pouco tempo e pouco uso :lol:
BlueViper
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor BlueViper » Quinta Dez 04, 2008 23:58

rastiff Escreveu:eu tambem já tive esse problema em mais do que uma máquina com mais do que um gravador.

Aqui a ultima vez que aconteceu foi só fazer isto:
vai ao gestor de dispositivos e confirma se os controladores que estão a ser usados estão todos nos modos correctos ou se algum está em "Somente PIO". se algum estiver em "Somente PIO", muda-o para "DMA se possível", reinicia o PC e volta à mesma janela para verificares se lá a informaçao foi actualizada e se já diz que está num modo Ultra DMA ou quê.
Se tiver mudado, optimo, grava um dvd e confirma se resolveu ou nao o teu problema.

cumps

Por acaso estava em "Somente PIO" Troquei para DMA se possivel mas continua a estar lento... :(
Tb diminui um pouco a velocidade de gravação como me sugeriram mas mesmo assim ta a demorar 30min... :( :(

Eu creio que é do "nivel de memória intermedia" (pode ser visto na janela de gravação do Nero) que anda sempre a oscilar entre 8% e 92%. Acho que este nivel de memoria devia andar sempre nos 96% / 98%

Como é que vou resolver isto?!?!??? :cry:
BlueViper
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor rastiff » Sexta Dez 05, 2008 0:34

BlueViper Escreveu:Por acaso estava em "Somente PIO" Troquei para DMA se possivel mas continua a estar lento... :(

Boas,

vai lá confirmar se não continua em Somente PIO. provavelmente continua.

De qualquer das formas, faz o seguinte: (eu fiz várias vezes e sempre resultou. de notar que eu estou a usar WinXP, não posso confirmar se funciona no Vista..)

If your DMA settings revert back to PIO after rebooting:
You can try tweaking the registry settings to reset the error count. Be very careful here.
Backup your registry before proceeding.

Run REGEDIT.
Go to the following key:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Class\{4D36E96A-E325-11CE-BFC1-08002BE10318}

It has subkeys like 0000, 0001, 0002, etc. Normally 0001 is the primary IDE channel, 0002 the secondary, but other numbers can occur under certain circumstances. You have to go through these subkeys and check the DriverDesc value until you find the proper IDE channel.

Delete MasterIdDataChecksum or SlaveIdDataChecksum, depending on whether the device in question is attached as master or slave, but it can't actually hurt to delete both. Reboot. The drive DMA capabilities will be redetected.

Open Device Manager again and check whether the device is now actually using DMA mode. If so, congratulations, you've made it (at least until the next time Windows disables DMA)

Isto há-de resultar :)
Se não perceberes alguma parte, avisa.
Depois confirma se funcionou ou não. :D

Cumps
Desktop: AMD Duron 1GHz, Asus A7A266-E, 1GB DDR 266MHz, Seagate 250Gb 16MB cache 7200rpm IDE, Asus V9560 (Fx5600 128mb), SB Audigy, Logitech X-530, Pioneer dvr-109, e mais umas tretas..
rastiff
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor BlueViper » Sexta Dez 05, 2008 1:34

rastiff Escreveu:
BlueViper Escreveu:Por acaso estava em "Somente PIO" Troquei para DMA se possivel mas continua a estar lento... :(

Boas,

vai lá confirmar se não continua em Somente PIO. provavelmente continua.

De qualquer das formas, faz o seguinte: (eu fiz várias vezes e sempre resultou. de notar que eu estou a usar WinXP, não posso confirmar se funciona no Vista..)

If your DMA settings revert back to PIO after rebooting:
You can try tweaking the registry settings to reset the error count. Be very careful here.
Backup your registry before proceeding.

Run REGEDIT.
Go to the following key:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Class\{4D36E96A-E325-11CE-BFC1-08002BE10318}

It has subkeys like 0000, 0001, 0002, etc. Normally 0001 is the primary IDE channel, 0002 the secondary, but other numbers can occur under certain circumstances. You have to go through these subkeys and check the DriverDesc value until you find the proper IDE channel.

Delete MasterIdDataChecksum or SlaveIdDataChecksum, depending on whether the device in question is attached as master or slave, but it can't actually hurt to delete both. Reboot. The drive DMA capabilities will be redetected.

Open Device Manager again and check whether the device is now actually using DMA mode. If so, congratulations, you've made it (at least until the next time Windows disables DMA)

Isto há-de resultar :)
Se não perceberes alguma parte, avisa.
Depois confirma se funcionou ou não. :D

Cumps

Era mesmo disto. Um grande OBRIGADÃAAO :D
O problema era mesmo da memoria buffer que utilizava na gravação que agora está sempre entre os 90% e os 98%. Agora já consigo gravar em 5min. O ultimo DVD foi em 5min 23sec :P

Não percebo pq é que as definições trocaram automaticamente de DMA para PIO...
E ainda por cima tinha ido ao gestor de dispositivos mudar nas opções do controlador do gravador de "somente PIO" para mas "DMA se disponível" só que o "modo actual de transferência" não mudava...
O problema era mesmo no Regestry mas nao entendo como mudou sozinho do dia pra noite.. Lol. Espero que nao volte a acontecer

Mais uma vez um obrigadão a tds os que se disponibilizaram para ajudar principalmente ao rastiff :wink:
BlueViper
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor rastiff » Sexta Dez 05, 2008 2:13

BlueViper Escreveu:Não percebo pq é que as definições trocaram automaticamente de DMA para PIO...
E ainda por cima tinha ido ao gestor de dispositivos mudar nas opções do controlador do gravador de "somente PIO" para mas "DMA se disponível" só que o "modo actual de transferência" não mudava...

Pelo que percebi, isso acontece quando o leitor falha a leitura de dados um certo N numero de vezes e o windows muda para o modo PIO (porque suponho funcionar melhor na leitura de blocos mais "difíceis" do cd/dvd).
O porquê de continuar em modo PIO quando mudamos lá a opção, isso já devem ser as tretas habituais do windows :lol:

BlueViper Escreveu:Mais uma vez um obrigadão a tds os que se disponibilizaram para ajudar principalmente ao rastiff :wink:

De nada. Estamos cá para isso ;)
rastiff
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor alr_tech » Sexta Dez 05, 2008 9:41

boas

um gaijo está sempre aprender...

isto dos automatismos do windows..
enfim...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor BlueViper » Sexta Dez 05, 2008 18:39

rastiff Escreveu:
BlueViper Escreveu:Não percebo pq é que as definições trocaram automaticamente de DMA para PIO...

Pelo que percebi, isso acontece quando o leitor falha a leitura de dados um certo N numero de vezes e o windows muda para o modo PIO (porque suponho funcionar melhor na leitura de blocos mais "difíceis" do cd/dvd).
O porquê de continuar em modo PIO quando mudamos lá a opção, isso já devem ser as tretas habituais do windows :lol:

BlueViper Escreveu:Mais uma vez um obrigadão a tds os que se disponibilizaram para ajudar principalmente ao rastiff :wink:

De nada. Estamos cá para isso ;)

:D

alr_tech Escreveu:boas

um gaijo está sempre aprender...

isto dos automatismos do windows..
enfim...

cumps

É que é mesmo... Nem quero pensar como será com o Vista. :? :lol:
BlueViper
Aprendiz
Aprendiz