E6750 vs Q6600 (resolvido)

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

E6750 vs Q6600 (resolvido)

Mensagempor CryptorX » Quinta Dez 04, 2008 3:53

Boas...

O que me trás hoje por aqui é um dilema que me tem andado a atormentar desde que comprei o meu E6750. Na altura não resisti ao FSB1333 comparado com o FSB1066 do Q6600 para não falar dos cores a 2.66Ghz comparados com os cores a 2.4Ghz do tal Q6600 mais a capacidade de clockar incriticável do E6750. Mas quatro cores são quatro cores principalmente quando bastava ter gasto só mais 40E para ter trazido um Q6600. Acontece que o meu irmão montou um pc novo para poder usufruir dos novos processadores i7 da intel e deu-me o pc antigo dele que tem precisamente um Q6600 e agora não sei se hei-de trocar pelo meu ou se o deixo por lá... (o que vale é que desta vez decidir é á borla :mrgreen: )

E6750-> 2 cores: FSB1333: 2.66Ghz: 1x4Mb's cache L2: TDP 65w: Fabrico em 65nm: Stepping GO ----- (conroe)
Q6600-> 4 cores: FSB1066: 2.4Ghz: 2x4Mb's cache L2: TDP 95w: Fabrico em 65nm: Stepping GO ----- (kentsfield)

Eu já estiver a ver umas reviews e até umas comparações entre os dois e ficam ela por ela, mas pelo que tenho visto os core2duo é que ainda dominam os jogos (tirando um ou outro) por isso não sei mesmo o que fazer... estou tão virado para um como para o outro por isso vou deixar que sejam voçes a fazerem a diferença na balança...

O que é que voçés me aconselham a fazer?

Cumps

(edit) ai por ai alguém que me possa dizer qual a capacidade de OC do Q6600? é que aquilo que encontrei era só com brutos sistemas de WC e eu tenho um Asus Triton 70 com duas fans de 80mm por isso tenham em conta que é arrefecimento a ar...
Editado pela última vez por CryptorX em Terça Dez 09, 2008 4:11, num total de 1 vez.
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 20, 2008 7:35

Mensagempor alr_tech » Quinta Dez 04, 2008 12:09

boas

o Q6600 trabalha fácilmente até aos 3Ghz.. depois disso depende da board...
embora para o dia a dia não aconselham mais que os 3,4/3,6 Ghz...

por aquilo que entendi depende muito da board e revisões da bios..

e é claro do dissipador usado..

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor CryptorX » Quinta Dez 04, 2008 14:56

Já estive a ver e 3.0Ghz com o Q6600 não é nada do outro mundo mas se há coisa com a qual eu não me sinto mesmo nada á vontade é a alterar voltagens do CPU epelo que vi para manter o Q6600 estavél a pelo menos 3.0Ghz foi preciso aumentar o Vcore em 0,005v como podes ver aqui:

http://www.tomshardware.com/reviews/dua ... 20-15.html

O problema é que quando vou á bios para adicionar os tais 0.005v em vez de me aparecer a voltagem actual para poder adicionar, aparecem-me uma data delas para selecionar e eu sem saber qual é a voltagem actual não me sinto á vontade para adicionar os 0.005v embora tenha visto no link que referi a dizer que usa 1.3125v mas eu queria era saber mesmo se é o caso do meu... Há algum programa que me permita ver isso e que seja absolutamente fiavél? É que se eu conseguir por o Q6600 a 3.0Ghz com Fsb a 1333Hmz ai a coisa já muda de figura e isto para não me esticar muito. Eu sei que a minha P5K-VM não é do melhor para OC mas como tive o meu E6750 a 3.4Ghz e 1700FSB sem problemas acho que não vai ser por ai que devo ter problemas em clockar o Q6600...
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Bad_Cop » Quinta Dez 04, 2008 15:44

que q6600 é? um g0?

não te fies em sites e valores padrão para fazer oc, vai dar bosta. não é assim que as coisas funcionam. queres fazer oc vês tu que voltagem precisas ou não e que frequência consegues ou não com stock volts.

eu ficava com o q6600 sem pensar duas vezes. tem multiplicador 9 o que compensa o facto de ser quad e fazer menos uns pozinhos de fsb do que os dual core, agora claro, também são precisas unhas.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor CryptorX » Quinta Dez 04, 2008 16:04

Tive a ver no everest e o CPU Stepping é G0 por isso penso que seja a versão G0...

Em relação a ser eu a encontrar a melhor voltagem até o posso fazer mas eu nunca me aventurei muito com volts o que faz disto uma estreia por isso se me souberem dizer um programa que dê para ver o Vcore (de stock) que está a ser usado agora isso já me ia dar uma luzes para pelo menos o primeiro passo não ser em falso... depois dava-me era jeito tambem o programa para testar a estabilidade do CPU...

só mais uma pergunta... Já reparei há muito que quando se aumenta o FSB do CPU isso tem impacto nas memórias que muitas vezes me leva a ter que diminuir um pouco as frequencias das mem's, agora se eu aumentar o Vcore do CPU isso também vai ter impacto nelas ou não?
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor CryptorX » Sexta Dez 05, 2008 4:08

A verdade é que a minha primeira reacção assim que me vi com o Q6600 nas mãos foi po-lo no meu pc mas o gajo só em stock foi aos 85ºC com um stress test do Everest, mas isto foi depois de o testar da mesma maneira a 2.8Ghz com o Vcore a 1.3175v que me estranhou quando vi as temps a baterem nos 92ºC... Vi logo que aquelas temps não podiam ser boas mesmo sendo em full load e mesmo assim ainda estavam a subir a uma média de 1ºC por minuto quando cancelei o teste... depois voltei a por tudo em stock e ai é que fiz o stress test com tudo em stock e não é que o sacana só em idle andava sempre nos 58ºC~62ºC... A minha decisão final é manter o E6750 a funcar a 3.4Ghz com o FSB1700 que me agrada bastante, isto claro, amenos que algum de vóçes me diga uma maneira de controlar melhor as temps do Q6600 que ainda nã me sai da cabeça... O meu coller é este...

Imagem

Tirei-le a fan que vém de origem e pus-lhe uma de cada lado destas revoltec com led azuis de 80mm...
Imagem

Eu sei que está longe de ser dos melhores collers que existem em termos de desempenho mas penso que não será por ai...
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor ReDsOuL » Sexta Dez 05, 2008 4:35

CryptorX Escreveu:A verdade é que a minha primeira reacção assim que me vi com o Q6600 nas mãos foi po-lo no meu pc mas o gajo só em stock foi aos 85ºC com um stress test do Everest, mas isto foi depois de o testar da mesma maneira a 2.8Ghz com o Vcore a 1.3175v que me estranhou quando vi as temps a baterem nos 92ºC... Vi logo que aquelas temps não podiam ser boas mesmo sendo em full load e mesmo assim ainda estavam a subir a uma média de 1ºC por minuto quando cancelei o teste... depois voltei a por tudo em stock e ai é que fiz o stress test com tudo em stock e não é que o sacana só em idle andava sempre nos 58ºC~62ºC... A minha decisão final é manter o E6750 a funcar a 3.4Ghz com o FSB1700 que me agrada bastante, isto claro, amenos que algum de vóçes me diga uma maneira de controlar melhor as temps do Q6600 que ainda nã me sai da cabeça... O meu coller é este...

Imagem

Tirei-le a fan que vém de origem e pus-lhe uma de cada lado destas revoltec com led azuis de 80mm...
Imagem

Eu sei que está longe de ser dos melhores collers que existem em termos de desempenho mas penso que não será por ai...

meteste um cooler de cada lado? como assim?

um a "atirar" vento contra o outro?
Imagem
ReDsOuL
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Out 09, 2006 21:10

Mensagempor CryptorX » Sexta Dez 05, 2008 4:51

ReDsOuL Escreveu:meteste um cooler de cada lado? como assim?

um a "atirar" vento contra o outro?

negativo... um a pôr outro a tirar :mrgreen:
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor alr_tech » Sexta Dez 05, 2008 10:11

boas

coloca de 90... menos ruído...
isso de 80 já deu...

colocaste massa como deve ser?

:?
85ºC já devia estar em throttling...

há por aí algo estranho...
mudaste o CPu e fizeste um reset + Load defaults?
a bios está actualizada?

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor CryptorX » Sexta Dez 05, 2008 22:18

Que há pra'qui alguma cena de estranho já eu sei agora o que é que não sei.... A bios ainda não levou nenhum update desde que comprei a board há um ano porque até agora as minhas estatisticas são de em cada 5 updates á bios vai uma board á vida... mas isso também foi porque só recentemente é que comecei a fazer reset cmos antes de fazer o update... a verdade é que fiquei com um "trauma" em relação a esse tipo de updates.

Já estive a ver e o meu coller não está indicado como sendo compativél para quad cores o que também é uma possivél causa para o problema mas mesmo assim 90ºC parece-me demais mas não se preocupem mais com isso porque o meu Core2Duo está de volta ao ataque e muito sinceramente prefiro-o ao Q6600 pelo FSB muito maior (1700FSB a 3.4ghz e bem estávél sem passar dos 65ºC em full load) o Q6600 era mais pelos 4 cores mas já passou a panca... E sim fiz também um reset á bios e só em idle o Q6600 andava a rondar os 62ºC o 1º e 2º core e o 3º e 4º nos 54ºC mas não me voltei a aventurar com os stress tests...
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor SilentWalker » Sábado Dez 06, 2008 0:47

algo esta estranhoo meu nao passa dos 30, tb esta frio é verdade
e tenho eum q6600
X2 3800+, A8N32-SLI Deluxe
2*80 raid 0 hitachi Creative 5.1, LC POWER v2 550W DVD Pioneer CDR TDK, DVD-RW Sony, Samsung 760BF, powercolor theather 550pro,
Gskil 2*1GB F1 4000 500Mhz
SilentWalker
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Abr 15, 2004 17:22

Mensagempor Bad_Cop » Sábado Dez 06, 2008 1:17

para ver a voltagem stock podes usar o everest e penso que também está na caixa do cpu. aparece como Voltage ID (vid).

pelas temperaturas que mostras-te (2 cores mais quentes que os outros) eu apontava para o cooler mal colocado como causa do problema.

o quad com a mesma frequência de relógio do teu é superior em tudo ou praticamente tudo, independentemente do fsb/multi. e as memórias dependem do fsb, pelo divisor. escolhes um divisor mais alto para ficares com as memórias à mesma velocidade que tens agora.

quanto aos updates à bios, tens as estatísticas erradas e por muito. as coisas não correm mal só porque sim. desde que tenhas o sistema estável e que não fiques sem luz a meio do processo é tão simples como outra coisa qualquer.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor CryptorX » Sábado Dez 06, 2008 2:08

Bad_Cop Escreveu:para ver a voltagem stock podes usar o everest e penso que também está na caixa do cpu. aparece como Voltage ID (vid).

pelas temperaturas que mostras-te (2 cores mais quentes que os outros) eu apontava para o cooler mal colocado como causa do problema.

o quad com a mesma frequência de relógio do teu é superior em tudo ou praticamente tudo, independentemente do fsb/multi. e as memórias dependem do fsb, pelo divisor. escolhes um divisor mais alto para ficares com as memórias à mesma velocidade que tens agora.

quanto aos updates à bios, tens as estatísticas erradas e por muito. as coisas não correm mal só porque sim. desde que tenhas o sistema estável e que não fiques sem luz a meio do processo é tão simples como outra coisa qualquer.

Vou então tentar um update á bios, depois vou deixar tudo em default e vou voltar a fazer o teste...

PS: já estou a ver que são mesmo precisas ganfias :mrgreen:
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor SammySam » Sábado Dez 06, 2008 4:15

CryptorX Escreveu:A verdade é que a minha primeira reacção assim que me vi com o Q6600 nas mãos foi po-lo no meu pc mas o gajo só em stock foi aos 85ºC com um stress test do Everest, mas isto foi depois de o testar da mesma maneira a 2.8Ghz com o Vcore a 1.3175v que me estranhou quando vi as temps a baterem nos 92ºC... Vi logo que aquelas temps não podiam ser boas mesmo sendo em full load e mesmo assim ainda estavam a subir a uma média de 1ºC por minuto quando cancelei o teste... depois voltei a por tudo em stock e ai é que fiz o stress test com tudo em stock e não é que o sacana só em idle andava sempre nos 58ºC~62ºC... A minha decisão final é manter o E6750 a funcar a 3.4Ghz com o FSB1700 que me agrada bastante, isto claro, amenos que algum de vóçes me diga uma maneira de controlar melhor as temps do Q6600 que ainda nã me sai da cabeça... O meu coller é este...

[url=http://www.imagehosting.com/][img]

http://img122.imageshack.us/img122/4430 ... n70ok3.jpg[/img][/url]

Imagem

É dificíl dizer como contrl as temp... é mesmo uma questão de sensibilidade... sei lá.. como dizer...
Desde a caixa (as mais baratinhas n são as piores, as mais caras n são as melhores).. A mais adequada será talvez a mehor lol
Desde a temp ambiente até ao sistema em si... mobo, SB, NB... e depoi a caixa, CPU, MEM sei lá... é dificil conseguir exemplificar. Para além de um bom dissipador no cpu a circulação de ar na caixa é essencial, mais outake do que intake. pelos menos forças a circulação de ar...
Acertos pontuais no SB ou NB ou mesmo nas Mem ou Mobo em si..
Not very easy to explain.. how to. Just try it.
As temp que apresentas tes acho as muito altas, isto apesar de cada CPU ser um CPU diferente. :wink:
SammySam
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Registado: Quinta Jun 09, 2005 22:25

Mensagempor CryptorX » Sábado Dez 06, 2008 6:01

SammySam Escreveu:É dificíl dizer como contrl as temp... é mesmo uma questão de sensibilidade... sei lá.. como dizer...
Desde a caixa (as mais baratinhas n são as piores, as mais caras n são as melhores).. A mais adequada será talvez a mehor lol
Desde a temp ambiente até ao sistema em si... mobo, SB, NB... e depoi a caixa, CPU, MEM sei lá... é dificil conseguir exemplificar. Para além de um bom dissipador no cpu a circulação de ar na caixa é essencial, mais outake do que intake. pelos menos forças a circulação de ar...
Acertos pontuais no SB ou NB ou mesmo nas Mem ou Mobo em si..
Not very easy to explain.. how to. Just try it.
As temp que apresentas tes acho as muito altas, isto apesar de cada CPU ser um CPU diferente. :wink:

A verdade é que os tais 90ºC que eu vi parecem-me um pouco elevados demais ao ponto de pensar que isto pode até ser leituras de temperaturas erradas ou até sensores pifados...
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Próximo

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes