programas que tentam recuperar bad sectors de discos

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

programas que tentam recuperar bad sectors de discos

Mensagempor cubernix » Sábado Dez 06, 2008 23:02

Boas,já ouvi falar duns programas que tentam recuperar bad sectors de discos..
Eu tenho um seagate sata e penso que tem por isso tenho breaks de vez em quando..
Alguem sabe o nome e onde posso fazer download?

Obrigado
Cumps
cubernix
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Out 31, 2008 15:08

Mensagempor PsicoPete » Segunda Dez 08, 2008 23:47

Tenta a página da própria seagate.
Eles têm uma série de utilitários para os discos que fabricam.
1 segundo de pesquisa e aqui tens: http://www.seagate.com/www/en-us/suppor ... s/seatools

Cumps.
Imagem
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." - George Bernard Shaw
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 14, 2004 12:22

Mensagempor cacau » Terça Dez 09, 2008 19:35

a melhor solução é comprar um novo. se tem bad sectors então é provavel que com o tempo apareçam mais.
cacau
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Out 21, 2007 14:18

Mensagempor CryptorX » Quarta Dez 10, 2008 10:18

cacau Escreveu:a melhor solução é comprar um novo. se tem bad sectors então é provavel que com o tempo apareçam mais.

Nem por isso... Com um formatação de baixa densidade seguida de uma formatação lógica para NTFS o disco fica como acabado de sair da fábrica... Para fazer formatações de baixa densidade uso sempre o HDD Wipe Tool 2.35 que é á borla e até agora 0 problemas...
http://hddguru.com/download/software/HD ... 5.1178.exe

Mas este programa é para formatar o disco e não para recuperar dados contidos em bad sectores que se for o caso então já vais precisar de utilitários mais á frente e por norma bem caros...

Mas é preferivél sempre que possivél utilizar ferramentas da própria marca...

Cumps
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 20, 2008 7:35

Mensagempor Vtech » Quarta Dez 10, 2008 13:30

Para recuperar mesmo o Sector danificado e recuperar de seguida a informação, só conheço um, o HDD Regenerator, não sei é se suporta discos Sata, pelo menos IDE suporta e já perdi a conta a discos/informação recuperada desta forma.

Mas atenção, os sectores que estavam danificados mais cedo ou mais tarde vão voltar, portanto deves olhar para esta ferramenta como um meio de recuperar a informação e não o disco propriamente.

@ CryptorX, sim o que o cacau disse é verdade e a drive não fica nem de perto como nova como dizes, um sector danificado é um sector enfraquecido, e os sectores enfraquecidos são os primeiros a dar problemas. Esquece lá isso e compra um disco novo, a não ser que não tenhas amor à tua informação, mas eu tenho, principalmente numa era em que tudo é digital.
P35-Neo2FR | Q6700 | 4GB D2 800 | 8800GT |
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 08, 2005 9:12

Mensagempor CryptorX » Quarta Dez 10, 2008 13:43

Vtech Escreveu:@ CryptorX, sim o que o cacau disse é verdade e a drive não fica nem de perto como nova como dizes, um sector danificado é um sector enfraquecido, e os sectores enfraquecidos são os primeiros a dar problemas. Esquece lá isso e compra um disco novo, a não ser que não tenhas amor à tua informação, mas eu tenho, principalmente numa era em que tudo é digital.

Se os sectores danificados tiverem sido originados por falha mecânica/fisica é uma coisa se por causa de informação mal gravada tornando os sectores ilegivéis é outra mas em ambos os casos os sectores danificados podem ser ignorados de várias maneiras fazendo com que o sistema operativo não os use mais. Agora em relação a ser melhor comprar um disco novo, é verdade, para poder-mos dormir melhor...

Edit: quando disse "como se tivesse saido da fábrica" estava-me a referir á parte de estar absolutamente limpo bit a bit... devia ter especificado
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor CryptorX » Quarta Dez 10, 2008 14:10

Tens aqui uma data de programas para remover sectores danificados...

http://bad-sector.qarchive.org/
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Vtech » Quarta Dez 10, 2008 15:22

CryptorX Escreveu:Se os sectores danificados tiverem sido originados por falha mecânica/fisica é uma coisa se por causa de informação mal gravada tornando os sectores ilegivéis é outra mas em ambos os casos os sectores danificados podem ser ignorados de várias maneiras fazendo com que o sistema operativo não os use mais. Agora em relação a ser melhor comprar um disco novo, é verdade, para poder-mos dormir melhor...

Falhas lógicas embora sejam marcadas como sectores danificados na realidade não o é.
P35-Neo2FR | Q6700 | 4GB D2 800 | 8800GT |
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 08, 2005 9:12

Mensagempor CryptorX » Quinta Dez 11, 2008 7:13

Vtech Escreveu:
CryptorX Escreveu:Se os sectores danificados tiverem sido originados por falha mecânica/fisica é uma coisa se por causa de informação mal gravada tornando os sectores ilegivéis é outra mas em ambos os casos os sectores danificados podem ser ignorados de várias maneiras fazendo com que o sistema operativo não os use mais. Agora em relação a ser melhor comprar um disco novo, é verdade, para poder-mos dormir melhor...

Falhas lógicas embora sejam marcadas como sectores danificados na realidade não o é.

Precisamente... e tens razão quando dizes que na verdade não se trata de sectores danificados uma vez que o que está danificado são os dados neles contidos e não o sectores mas isso não impede que eles sejam reconhecidos com tal por isso é que eu digo que muito problemas acabam por ser resolvidos com uma formatação de baixa densidade seguida de uma formatação lógica... Agora se o problema for mecânico/físico ai não é uma questão de se aconselhar ou deixar de aconselhar a comprar um disco novo.... simplesmente é preciso comprar e acabou.... Mas normalmente esse tipo de problemas não aparecem do nada, quase sempre deve-se a mau manuseamento dos discos e más práticas de utilização dai eu fazer uma associação quase que automática a bad sectores lógicos quando aparecem do nada e bad sectores fisicos quando o disco foi manuseado.... o que mesmo assim nem sempre é o caso mas eu pelo menos já reparei que muitas pessoas não por uma questão de ignorância ou estupidez têm por hábito pusar um disco de cima da secretária (só por exemplo) como se tivessem a pousar uma caneca de café e isso é um exemplo perfeito de mau manuseamento. Discos externos não sei mas penso que sejam mais resistentes a esse tipo de problemas uma vez que são feitos para se manusear fora de computadores onde se encontram protegidos e bem apertados agora ao manusear discos internos fora do computador é preciso muito cuidado, principalmente com discos de portatéis (onde nesses casos é preciso até cuidados especiais com o próprio portátil) uma vez que estes encontram-se na posição horizontal o que só por si aumenta o risco de headcrashes que são geralmente provocados por pancadas (muitas vezes até ligeiras) em que a cabeça da agulha entra em contacto com a superficie dos pratos do disco tornado essa area permanentemente e irreversivélmente ilegivél provocando nesses casos aquilo a que eu chamo de Bad Sectores com B grande. Por isso como já referi, se não se trata de um caso de mau manuseamento é bem possivél (80% de hipoteses) de se tratar de erros lógicos o que faz com que os danos sejam reversivéis...

Não dei logo esta explicação no meu primeiro post porque como vêm existem vários factores a ter em atenção quando se avalia a condição de um disco e os que referi foram só possivéis causas entre dezenas para não dizer centenas de muitas outras... cada caso é um caso...
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes