Entrar no mundo das guitarras

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Entrar no mundo das guitarras

Mensagempor jotoa » Terça Dez 09, 2008 21:02

Boas pessoal,
Já ando há uns tempos para comprar uma guitarra, só que depois vou adiando, afastando a ideia e passa-me.
Agora se calhar estava com a ideia de comprar uma, mas ainda não sei bem no que pegar.

Para começar se calhar seria melhor uma acústica, ou não?(de 6 cordas, certo?)

Não estava a pensar gastar muito dinheiro de momento, visto que será para me iniciar...

Gostava que me dessem as vossas opiniões no tipo de guitarra a comprar, detalhes a ter em atenção, darem alguma dica de modelos(não mais que 60/70€) e assim.

Já agora, se souberem de alguns sites/software que sejam bastante úteis para ensinar as bases, digam também.

Agradeço desde já.
:wink:
Imagem
Capitão Moura: Justo! Honesto! Coerente! Imparcial!
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jun 17, 2006 18:27

Mensagempor Triple » Terça Dez 09, 2008 22:04

Como toco teclado e não guitarra não te consigo dar essa informação, de qualquer forma se te dirigires a uma loja de musica proxima de ti eles indicam-te uma guitarra para começares tendo em conta o dinheiro que quiseres gastar nela, de qualquer forma não convém, se quiseres levar a sério, comprar algo muito em conta para daqui a uns tempos te quereres ver livre disso para comprares algo melhor.

Cumps
Triple
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Jun 24, 2005 14:27

Mensagempor Silver_Razorback » Terça Dez 09, 2008 22:14

tanto eu como qualquer escola de música, para iniciantes a guitarra, recomendam uma guitarra acústica de 6 cordas. após aprenderes as bases com essa podes eventualmente querer uma acústica melhor, ou passares para uma eléctrica, ou quem sabe, podes vir a ter gosto por qualquer outro instrumento de cordas.

n procures qualidade numa primeira guitarra, porque vai servir apenas para ''dares os primeiros acordes''. em termos de marcas, só mesmo numa loja de música.
(under construction)

Imagem

(under construction)
Silver_Razorback
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Fev 06, 2007 17:49

Mensagempor Bad_Cop » Terça Dez 09, 2008 22:32

eu comecei com uma acústica e aconselho, embora conheça malta que começou com uma eléctrica e tenha ido muito mais longe do que eu.

para ver se gostas aconselho mesmo uma acústicazeca de 40-50€, algo do género. é questão de dares um pulo a uma loja de música e ver o que eles têm. compra uma ou duas palhetas tambem.

depois é tempo e prática.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor Ryujin » Quarta Dez 10, 2008 0:41

Apesar de nao ser grande guitarrista, nem pouco nem mais ou menos, discordo dos posts anteriores.
A técnica de guitarra acustica e guitarra electrica é bastante diferente uma da outra. O melhor será descobrires qual gostas mais e depois partir daí. Exprimenta na casa dum amigo por exemplo.
Em todo o caso, em qualquer loja de musica encontras guitarras acusticas desde os 40€ talvez, as electricas arranjas desde os 100€ mais amplificador tambem por 100€.

Podes começar por procurar no google as posições dos acordes mais basicas, memorizar, praticar, e depois usar em musicas simples. Ha mil e 1 sites com essa informação.
Um bom software é o guitar pro que te mostra a posição dos dedos em tempo real ao mesmo tempo da musica.

Cumps
And now.. Something completely diferent.
Ryujin
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Dez 18, 2005 21:57

Mensagempor jotoa » Quarta Dez 10, 2008 10:30

Triple Escreveu:Como toco teclado e não guitarra não te consigo dar essa informação, de qualquer forma se te dirigires a uma loja de musica proxima de ti eles indicam-te uma guitarra para começares tendo em conta o dinheiro que quiseres gastar nela, de qualquer forma não convém, se quiseres levar a sério, comprar algo muito em conta para daqui a uns tempos te quereres ver livre disso para comprares algo melhor.

Cumps

Bem, eu ainda não estava a pensar desfazer-me dela. :P
Mas quando dizes não comprar em conta, pensas já em que valores?

Silver_Razorback Escreveu:tanto eu como qualquer escola de música, para iniciantes a guitarra, recomendam uma guitarra acústica de 6 cordas. após aprenderes as bases com essa podes eventualmente querer uma acústica melhor, ou passares para uma eléctrica, ou quem sabe, podes vir a ter gosto por qualquer outro instrumento de cordas.

n procures qualidade numa primeira guitarra, porque vai servir apenas para ''dares os primeiros acordes''. em termos de marcas, só mesmo numa loja de música.

Sim, não estou à espera de uma coias espectacular, também ainda é só para dar os primeiros passos e para interiorizar mais.

Bad_Cop Escreveu:eu comecei com uma acústica e aconselho, embora conheça malta que começou com uma eléctrica e tenha ido muito mais longe do que eu.

para ver se gostas aconselho mesmo uma acústicazeca de 40-50€, algo do género. é questão de dares um pulo a uma loja de música e ver o que eles têm. compra uma ou duas palhetas tambem.

depois é tempo e prática.

E as palhetas de que tipo? É que no outro dia estava com uns amigos numa loja de música e eles estavam a falar que umas eram mais aborrachadas que outras...

Ryujin Escreveu:Apesar de nao ser grande guitarrista, nem pouco nem mais ou menos, discordo dos posts anteriores.
A técnica de guitarra acustica e guitarra electrica é bastante diferente uma da outra. O melhor será descobrires qual gostas mais e depois partir daí. Exprimenta na casa dum amigo por exemplo.
Em todo o caso, em qualquer loja de musica encontras guitarras acusticas desde os 40€ talvez, as electricas arranjas desde os 100€ mais amplificador tambem por 100€.

Podes começar por procurar no google as posições dos acordes mais basicas, memorizar, praticar, e depois usar em musicas simples. Ha mil e 1 sites com essa informação.
Um bom software é o guitar pro que te mostra a posição dos dedos em tempo real ao mesmo tempo da musica.

Cumps

Pois, mas é que eu não sei o suficiente para "saber do que gosto", vês o que quero dizer?
Eu vi umas eléctricas e-Zipy por 90€(aliás, um amigo tem uma).
Guitar Pro? Já me tinham falado nisso por acaso. :P

Obrigado pelas respostas :wink:
Imagem
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagempor CryptorX » Quarta Dez 10, 2008 11:28

No teu lugar seguia o conselho do Bad_Cop e ia por uma acustica, escolhe sempre uma com madeiras mais pesadas como carvalho eu cedro (mesmo que fique um pouco mais caro) porque vai ter um melhor som. Eu fui um dos que não resisti e comecei logo por uma eléctrica, a minha primeira foi uma Les Paul Studio Fat tones II da Gibson (igual á do Slash mas em preto :D ) que me custou 560E mais um amplificador frontman 15G da fender que já bombava o suficiente para a minha sala. Mas assim que comecei a prestar mais atenção a guitarrists como o Paul Guilbert, Slash, Dave Mustaine (o meu favorito) para ver se conseguia apreender ums técnicas a unica coisa que aprendi foi a lidar com a frustação de só conseguir tocar sons de nirvana e a One dos metallica (sem o solo no fim é claro) mas pode ser que um dia venha a tocar. Já o homenzinho da loja me tinha avisado, "não te preocupes que só os 10 primeiros anos é que são mais dificeis"... mas enfim. Se quiseres uma guitarra com uma resposta mais rápida e preços mais acessivéis vai para uma das famosas Fender Stratocaster ou Telecaster (a do Kurt Cobain), e amplificador aconselho-te a marca Line Six, já tive um mas os vizinhos não me largavam da pata e para não lhes partir a guitarra na cabeça tive que vender o Amp que para tocar com aquele bicho baixinho mais valia ter um mais fraquinho no máximo, neste momento estou com um Stagg que é uma treta mas dá prós gastos... em relação á palheta para mim vão todas dar ao mesmo porque corto-as sempre um pouco de lado para ficarem mais bicudas. Se vai ser a tua primeira guitarra deixa-me dar-te só um conselho.... Nunca te ponhas a brincar com os afinadores porque depois para voltar a por tudo bem é do caraças sebem que existem programas pró pc para afinares a guitarra, mas mesmo assim dá muito trabalho (se quiseres as coisas feitas como deve de se)...

Cumps
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 20, 2008 7:35

Mensagempor jotoa » Quarta Dez 10, 2008 14:14

Eish, 560€ assim de início é logo um abuso para mim :lol:
Pois, começar também custa um bocado, porque não se está habituado e é sempre complicado.
Sim, eu já tinha pensado nisso e já tinha visto alguns afinadores, mas então se não sei é mesmo melhor nao inventar.

:wink:

Edit: Andei agora aqui a ver, e reparei que também se arranjam electro-acústicas sensivelmente ao mesmo preço das acústicas. Aconselham ou é melhor "em separado"?
Imagem
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagempor Triple » Quarta Dez 10, 2008 14:37

Ora se comprares uma acustica de 40~60€, o tal preço em conta que falei, e se avançares +- depressa vai servir-te para poucos meses e depois vais ver que deste esse dinheiro a toa, falo por mim que comprei um teclado baratinho, e agora já preciso de uma coisa melhor. Não te digo para ires dar 560€ mas algo mais que os 60€ da guitarra acustica, talvez em vez da acustica comprares um amp e uma electrica? qualquer coisa que te sirva a medio-longo prazo.

Cumps
Triple
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Jun 24, 2005 14:27

Mensagempor Ricardo.JQC » Quarta Dez 10, 2008 18:33

Boas, eu já toco guitarra há 2 anos e agora toco baixo numa banda aqui da zona.

Comecei com uma Clássica, 6 cordas de Nylon. Quando aqui todos se referem a Acústica, espero que se refiram á guitarra que tem 6 cordas de aço, eventualmente usada em concertos acústicos. A outra, a mais comum, com o braço maior, é a Clássica. Para além de ter as cordas mais leves, o que te facilita em muito a aprendizagem, comprando uma Acústica de cordas de aço, para começo, iam-te doer muito os dedos.

Atenção ás Clássicas que compras, nunca te aconselharia a comprar algo abaixo dos 60€, normalmente trazem uma construção e um material mais fraco, o que para empenares o braço, é do melhor.

Depois, quando a comprares, começas por praticar os acordes mais básicos, há excelentes sites, e até livros, que te podem ajudar. Com calma, vai praticando as trocas entre eles e vai fazendo alguns exercicios de elasticidade para melhorares a tua velocidade e consequente elasticidade dos dedos.
Depois enfia-te em acordes mais complicados, que já usam Barras e que requerem mais treino.
A partir daí, e se realmente te interessares, poderás começar a estudar escalas, o que será bom para fazeres os tão desejados solos. :D

A sequência que te aconselharia seria então:
Clássica ( 6 cordas de Nylon ) - Acústica ( 6 cordas de aço ) - Eléctrica.

Depois, mas isto só depois de dominares mais ou menos o instrumento, poderás usar o GuitarPro ( Programa ) e o UltimateGuitar ( site de Tablaturas ) onde poderás aventurar-te a tocar as tuas músicas favoritas.

Tem atenção, assim que a comprares, á forma como a colocas, qualquer inclinação ou exposição a mudanças de temperaturas é o suficiente para empenares o braço da guitarra por isso se aconselha a usar sempre um suporte, no chão ou uns que se prendem mesmo á parede, e a pores sempre a guitarra no saco assim que acabares de tocar. Ao principio ela desafinará muito por isso aconselho-te a comprares um afinador electrónio ( ~15€ ) para te ajudar.

Mas bem, isto já está grande. :D
Qualquer coisa, diz.

Cumprimentos.
Ricardo.JQC
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Jul 07, 2007 10:20

Mensagempor jotoa » Quarta Dez 10, 2008 19:11

Só uma dúvida, eu já vi a vender com cordas de aço e nylon ao mesmo tempo, essas consideram-se clássicas ou acústicas?
Imagem
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagempor Ricardo.JQC » Quarta Dez 10, 2008 19:37

jotoa Escreveu:Só uma dúvida, eu já vi a vender com cordas de aço e nylon ao mesmo tempo, essas consideram-se clássicas ou acústicas?

Cordas de aço - Acústica ( electrificadas ou não-electrificadas )
Cordas de nylon - Clássicas ( ideais para começar )

Cumprimentos.
Ricardo.JQC
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Jul 07, 2007 10:20

Mensagempor Bad_Cop » Quarta Dez 10, 2008 21:43

penso que te estás a referir às cordas mais agudas serem de nilon e as mais graves serem revestidas a metal, a que muita gente chama cordas de aço (mas que é de outro metal).

as cordas de aço (a que o ricardo se referiu) são cordas com veio de aço mesmo, sendo as 4 mais graves revestidas a outro metal e as duas mais agudas autênticos arames. normalmente são usadas em guitarras eletro-acústicas e semelhantes às cordas das guitarras eléctricas.

quanto às afinadelas, acho que devias comprar um diapasão quando comprares o afinador. ajuda a ir ganhando um bocadinho de ouvido e depois acertas com o afinador. para muita gente é desnecessário, eu não dispenso.

em termos de sites, tinha aqui uns bookmarks mas não encontro os links em lado nenhum. quando encontrar deixo-tos aqui.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Nelson_ » Quarta Dez 10, 2008 22:32

Boas.

O que pretendes aprender? Que género musical? É para experimentar ou para tentar algo mais sério? Curva de aprendizagem rápida ou sustentada?

Estas perguntas são importantes para se poder dar um conselho sobre que guitarra deves comprar.

Mas pelo que percebi é só para experimentar aprender uns acordes, certo?

Por 60/70€ compras uma guitarra acústica em contraplacado. Por esse dinheiro não importa marcas ou lojas, têm todas o mesmo som: MUITO MAU! Só a partir de 150€, e falo em guitarras acústicas, começas a ter umas guitarritas de estudo com um som mais ou menos.

Deu para perceber que a tua onda é mais o rock e seus derivados e não o clássico, por isso a transição mais tarde para uma guitarra eléctrica é a ideia. Já aqui disseram, a técnica é diferente o braço também e as cordas idem. Mas a adaptação será fácil, mas é fundamental primeiro adquirir a técnica base da guitarra acústica.

Guitarras electro-acústicas: ou compras as de topo ou compras uma porcaria que nem sabe ser uma guitarra acústica nem uma eléctrica decentes, são lixo...

Para poderes praticar com maior facilidade no início, ao comprares a guitarra acústica, pede para lhe porem cordas de baixa tensão. O braço não sofre tanta tensão e não tem tanta tendência para empanar, tocas nas cordas com maior facilidade e a afinação mantém-se por mais tempo. O único senão é o som, mas numa guitarra de contraplacado não se vai notar muito... :roll:

Mais tarde pões umas de média tensão que são as que costumam vir nas guitarras comerciais para te habituares.

Para aprenderes, nada melhor como um professor. Mas, caso não tenhas "tempo", nas lojas de música costumam ter muitos livros para aprender em casa. Dá-lhes uma olhadela e compra o que te parecer mais intuitivo. Aquilo é tudo muito parecido... Evita a guitarra mágica do cebolo.

Cumps
Core 2 Quad Q6600 2,40Ghz @ 3.24Ghz
Termalright ultra 120 Extreme ed. @ silenx
Gigabyte Ga P35-DQ6
Transcend aXe DDR2 2x1Gb@1200Mhz 5-5-5-15
E-VGA 8800GTX
SB X-Fi Elite Pro
Be Quiet 700W
Stacker 832
Nelson_
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Jan 05, 2005 10:09

Mensagempor Bad_Cop » Quarta Dez 10, 2008 23:09

Nelson_ Escreveu:Evita a guitarra mágica do cebolo.

Um grande offtopic..

Do que tu me foste lembrar, lol. Emprestaram-me isso à uns anos e enfim..
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Próximo

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes