Disco Rigido externo ficheiros corrompidos

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Disco Rigido externo ficheiros corrompidos

Mensagempor João_18 » Terça Dez 09, 2008 17:56

Boas pessoal,

À pouco tempo adquiri um disco rígido externo WD 750Gb, entretanto pensei em formatar a minha máquina, e o que pensamos em fazer nestes casos? Copiar os ficheiros todos os nossos ficheiros importantes da máquina para o disco rígido externo.
Muito bem, depois de formatar a máquina, liguei o disco externo lá estavam os meus preciosos ficheiros, quando vou abrir um ficheiro do Excel, qual não é o meu espanto quanto este diz que não reconhece o formato do ficheiro ou está corrompido. Depois disto fui verificar outros ficheiros tais como documentos Word, musicas e vídeos, e também eles não davam.

Será que o problema dos ficheiros estarem corrompidos se deve ao meu mau hábito de desconectar o cabo USB sem remover com segurança?

Obrigado pesoal!
João_18
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Fev 17, 2007 19:28

Mensagempor alr_tech » Quarta Dez 10, 2008 12:35

boas

se estavas a copiar tudo à cão....
e desligas-te sem avisar o dito...
podes ter perdido info....
bastava o descritor ainda não ter sido escrito no disco...

só para leitura é como o outro...

mas, quando se está a escrever massivamente, como foi o teu caso...
é sempre bom desligares em segurança...

outra é verificar o disco com o programa da WD...
sabes, andar com o HD de um lado para outro tem os seus contras...

verifica este tópico...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor CryptorX » Quarta Dez 10, 2008 12:48

Se vais conseguir recuperar os dados... bem... há casos e casos... mas uma coisa é certa... que te sirva de lição.
No tópico que o alr_tech referiu vi lá programas muito bons para o teu caso. não os exprimentei todos mas posso-te dizer que alguns desses programas são especializados em recuperar informação acidentalmente apagada o que não é o teu caso (ficheiros corrompidos), para isto aconselho-te o R-Studio...

Edit: usa o R-Studio para tentar recuperar sectores danificados, isto vai fazer com que ele crie um ficheiro de imagem do disco com tudo o que encontrar e depois é só extrair tudo para o teu disco de 750GB's (que penso ser maior que o externo), isto pode não resolver o problema e é bastante demorado mas é uma boa tentativa. O R-Studio é compativél tanto com NTFS como FAT32...

Já agora, isto é pouco provavél mas esses erros também podem ocorrer quando se passam grandes quantidades de dados de um disco para o outro com sistemas de ficheiros diferentes por causa do tamanho de sectores diferentes. embora eu esteja convencido que tens os dois em NTFS podes me confirmar se estou certo?

cumps
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 20, 2008 7:35

Mensagempor João_18 » Quinta Dez 11, 2008 19:41

CryptorX Escreveu:Já agora, isto é pouco provavél mas esses erros também podem ocorrer quando se passam grandes quantidades de dados de um disco para o outro com sistemas de ficheiros diferentes por causa do tamanho de sectores diferentes. embora eu esteja convencido que tens os dois em NTFS podes me confirmar se estou certo?

cumps

Sim estás certo, estão os dois discos em NTFS.
Mas é claramente uma situação estranha, vários ficheiros ficarem corrompidos.
João_18
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor CryptorX » Sexta Dez 12, 2008 11:50

Aparece alguma messagem de erro ao tentares abrir esses ficheiros? Se sim... qual? Já verificaste as extensões tos ficheiros... é que se ele não conhece o formato dos ficheiros pode ser por ainda não teres instalado programas para eles nessa nova instalação do windows... por exemplo... os ficheiros de musica aparecem como .mp3 .wma etc... etc... etc...

Edit: diz também qual era o teu windows e o que estás a usar agora...
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor CryptorX » Sexta Dez 12, 2008 12:42

Eu não tenho a certeza absoluta disto uma vez que métodos de encriptação de dados da microsoft nunca me despertaram grande interesse mas pelo menos o windows Vista Ultimate usa um metodo de encryptação chamado bitlocker que usa algoritmos AES (advanced encryption standart) em modo CBC (Cipher-Block Chaining) em código de 128bit que é aplicado no disco todo automaticamente. Este método é usado para assegurar a privacidade entre usuários e já dá para dar algumas dores de cabeça a quem tente roubar alguns dados mas não é nada de especial. Além disto o windows pode utilizar ainda mais um método de encriptação se o usuário assim o desejar indo ás propriedades do ficheiro e selecionar a opção advanced e depois encrypt contents, mas o primeiro que referi pode ser o que está a fazer com que não consigas aceder aos ficheiros se for o caso de teres gravado esses ficheiros através do Vista Ultimate mas como disse não tenho a certeza absoluta... de qualquer modo se estiver certo a ferramenta que vais ter que usar para isso sera o Cipher.exe, nunca o usei mas já se me constou que é complicado, mas era uma boa tentativa usa-lo num ficheiro pequeno para ver se isso é mesmo um problema de encriptação. Normamalmente quando se trata de dados encriptados aparece uma msg a dizer "Acess Denied" mas isso é quando o windows reconhece o método de encriptação e quando ele não o conhece (no caso de versões anteriores aquela que encriptou os dados com metodos mais avançados) é possivél que apareça a msg a dizer "formato desconhecido ou ficheiro corrompido"...
Editado pela última vez por CryptorX em Sexta Dez 12, 2008 12:55, num total de 2 vezes.
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor alr_tech » Sexta Dez 12, 2008 12:44

boas
CryptorX Escreveu:Aparece alguma messagem de erro ao tentares abrir esses ficheiros? Se sim... qual? Já verificaste as extensões tos ficheiros... é que se ele não conhece o formato dos ficheiros pode ser por ainda não teres instalado programas para eles nessa nova instalação do windows... por exemplo... os ficheiros de musica aparecem como .mp3 .wma etc... etc... etc...
será que é isto? :oops:
se for estás safo, só tens de instalar o office e o resto dos programas..

bém, se ele tinha a opção de encriptação activa...
então vai passar-se...
por isso, é que não gosto muito de usar soluções embebidas no windows...
o bloco de chaves fica no sistema e se for formatado...
perde-se...
e desencriptar aquilo tudo... ui....
é melhor ele apenas se dedicar aos mais importantes..
embora como é um disco externo... :?

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor João_18 » Sexta Dez 12, 2008 14:43

Deixem lá pessoal, já eliminei os ficheiros, ficou a maioria dos ficheiros que estavam de boa "saúde", os de "má" saúde que tinham maior importância eram apenas dois, mas pronto.

Vou começar a remover com segurança para não ter ficheiros corrompidos.
João_18
Aprendiz
Aprendiz

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes