Entrar no mundo das guitarras

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor CryptorX » Quinta Dez 11, 2008 7:33

jotoa Escreveu:Edit: Andei agora aqui a ver, e reparei que também se arranjam electro-acústicas sensivelmente ao mesmo preço das acústicas. Aconselham ou é melhor "em separado"?

Se puderes vai por uma electro-acustica, que embora não utilizem pickups já dão para ligar a um Amp e vais ter um som bem melhor do que simplesmente a ressonância da caixa de ar... sebem que um bom Amp é bem mais caro que uma boa guitarra que seja de qualidade proporcionalmente igual mas assim mesmo com uma electro/acustica já vais poder brincar um pouco com os efeitos de Gain para poderes dar alguma distorção ao som... ou seja... já dá para inventar mais principalmente se arranjares um foot switch que andam na casa dos 40E para não teres que interromper o som para alterares os efeitos no Amp...
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 20, 2008 7:35

Mensagempor CryptorX » Quinta Dez 11, 2008 9:27

Aqui vai a minha sugestão...

Imagem

Uma Squier da Fender excelente para não dizer perfeita para primeira guitarra e custa apenas --- 124E

Imagem

Amp da Stagg (Combo Gt. 20GADREU) que dá perfeitamente para chateiares os vizinhos mesmo os dos prédios da frente se tiveres as janelas abertas --- 75E

Imagem

FootSwitch da Danelectro Pedal Fx FAB Metal D-3 excelente pelas razões que referi no meu post anterior --- 20E

tudo isto fica a uns comodos 219E e do meu ponto de vista é uma excelente combinação para começar, a loja é em lisboa, se quiseres saber qual manda PM...

Edit: aconselho-te também a arranjar um elástico (daquelas cenas tipo braçadeiras) para o pulso esquerdo (se fores dextro ou pró direito se fores canhoto)... quem já tem guitarra há algum tempo sabe do que estou a falar embora nem todos usem...
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor jotoa » Quinta Dez 11, 2008 12:18

Bad_Cop Escreveu:penso que te estás a referir às cordas mais agudas serem de nilon e as mais graves serem revestidas a metal, a que muita gente chama cordas de aço (mas que é de outro metal).

as cordas de aço (a que o ricardo se referiu) são cordas com veio de aço mesmo, sendo as 4 mais graves revestidas a outro metal e as duas mais agudas autênticos arames. normalmente são usadas em guitarras eletro-acústicas e semelhantes às cordas das guitarras eléctricas.

quanto às afinadelas, acho que devias comprar um diapasão quando comprares o afinador. ajuda a ir ganhando um bocadinho de ouvido e depois acertas com o afinador. para muita gente é desnecessário, eu não dispenso.

em termos de sites, tinha aqui uns bookmarks mas não encontro os links em lado nenhum. quando encontrar deixo-tos aqui.

Quando digo aço são aquelas que parece que têm um metal "enrolado" à volta. Então é isso.

O afinador, sendo electrónico, como é que vai funcionar?

Nelson_ Escreveu:Boas.

O que pretendes aprender? Que género musical? É para experimentar ou para tentar algo mais sério? Curva de aprendizagem rápida ou sustentada?

Estas perguntas são importantes para se poder dar um conselho sobre que guitarra deves comprar.

Mas pelo que percebi é só para experimentar aprender uns acordes, certo?

Por 60/70€ compras uma guitarra acústica em contraplacado. Por esse dinheiro não importa marcas ou lojas, têm todas o mesmo som: MUITO MAU! Só a partir de 150€, e falo em guitarras acústicas, começas a ter umas guitarritas de estudo com um som mais ou menos.

Deu para perceber que a tua onda é mais o rock e seus derivados e não o clássico, por isso a transição mais tarde para uma guitarra eléctrica é a ideia. Já aqui disseram, a técnica é diferente o braço também e as cordas idem. Mas a adaptação será fácil, mas é fundamental primeiro adquirir a técnica base da guitarra acústica.

Guitarras electro-acústicas: ou compras as de topo ou compras uma porcaria que nem sabe ser uma guitarra acústica nem uma eléctrica decentes, são lixo...

Para poderes praticar com maior facilidade no início, ao comprares a guitarra acústica, pede para lhe porem cordas de baixa tensão. O braço não sofre tanta tensão e não tem tanta tendência para empanar, tocas nas cordas com maior facilidade e a afinação mantém-se por mais tempo. O único senão é o som, mas numa guitarra de contraplacado não se vai notar muito... :roll:

Mais tarde pões umas de média tensão que são as que costumam vir nas guitarras comerciais para te habituares.

Para aprenderes, nada melhor como um professor. Mas, caso não tenhas "tempo", nas lojas de música costumam ter muitos livros para aprender em casa. Dá-lhes uma olhadela e compra o que te parecer mais intuitivo. Aquilo é tudo muito parecido... Evita a guitarra mágica do cebolo.

Cumps

Género...bem, eu queria algum rock, mas para passar para um estilo mais metal, se passasse para uma eléctrica. Mas claro, quando já tivesse alguma experiência.
Pode-se dizer que é para experimentar, para ir entretendo. Nada de fazer futuro profissional disto. :)
Eu queria ir aprendendo. Não é preciso saber já tudo à fuçanguisse, com o passar do tempo é ir sabendo uma coisas.

Nesse caso de pedir para mudar as cordas, peço mesmo na loja que eles fazem-me isso?
É como já disse, agora não estou à procura de algo com uma qualidade espectacular. Algo que dê para começar, chega-me bem. :wink:

Professor, não estava a pensar nisso. Era mesmo para auto-aprendizagem e ir aprendendo com os amigos.
O do Cebolo, é um livro não é? :lol:
Imagem
Capitão Moura: Justo! Honesto! Coerente! Imparcial!
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jun 17, 2006 18:27

Mensagempor Ricardo.JQC » Quinta Dez 11, 2008 16:50

Arranja uma Clássica com cordas de Nylon. Arranjas por 50/60€ e fazes a festa.

Para agora chega-te. Depois, e quando tiveres mais experiência, agarra-te a uma eléctrica.

Eu acho que, mesmo baixando a tensão das cordas numa guitarra acústica, não é tão boa quanto uma Clássica para começar. Mas são gostos. Há pessoal a começar logo com eléctricas, isto é só o meu conselho.

Cumprimentos.
Ricardo.JQC
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Jul 07, 2007 10:20

Mensagempor Nelson_ » Quinta Dez 11, 2008 21:36

jotoa Escreveu:O afinador, sendo electrónico, como é que vai funcionar?

Depende do afinador... Há que definir a frequência do Lá (ou não, normalmente já vem definido e não dá para mudar). Se for o caso o Lá deverá ser a 440Mhz. Pergunta na loja por um afinador simples de usar, em que tu seleccionas a corda a afinar no aparelho e pouco mais.

jotoa Escreveu:Eu queria ir aprendendo. Não é preciso saber já tudo à fuçanguisse, com o passar do tempo é ir sabendo uma coisas.

Já aqui foi dito que o pior são os primeiros 10 anos. A minha experiência diz que os 20 primeiros anos são o pior, por isso tens muito tempo... :wink:

jotoa Escreveu:Nesse caso de pedir para mudar as cordas, peço mesmo na loja que eles fazem-me isso?

Fazem pois, mas tens de pedir!

jotoa Escreveu:Professor, não estava a pensar nisso. Era mesmo para auto-aprendizagem e ir aprendendo com os amigos.

É um livro sim e bem mauzinho... O Cebolo é uma daquelas personagens que já fez de tudo na vida, um desenrascado, com boa vontade, mas no fim de contas um auto-didata em tudo! Tem livros de música para ensinar órgão, guitarra, flauta, acordeão, ocarina, ferrinhos... Sei lá! Mas de alguém que aprendeu sozinho lendo também outros livros, sem nenhuma base científica. A única coisa que dali se aproveita são algumas músicas. Também fez romances eróticos, não se isso te interessa :lol: mas digo-o para verem até onde chegou o génio deste homem! Em suma, evita-o. Há concerteza muita bibliografia em lojas de música para isto.

E dá-lhe gás!!!!! :twisted:

Cumps
Core 2 Quad Q6600 2,40Ghz @ 3.24Ghz
Termalright ultra 120 Extreme ed. @ silenx
Gigabyte Ga P35-DQ6
Transcend aXe DDR2 2x1Gb@1200Mhz 5-5-5-15
E-VGA 8800GTX
SB X-Fi Elite Pro
Be Quiet 700W
Stacker 832
Nelson_
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Jan 05, 2005 10:09

Mensagempor Nelson_ » Quinta Dez 11, 2008 21:39

Ricardo.JQC Escreveu:Eu acho que, mesmo baixando a tensão das cordas numa guitarra acústica, não é tão boa quanto uma Clássica para começar.

Desculpa, não estou a entender a tua opinião. Eu sugeri colocar cordas de baixa tensão (nylon) numa guitarra clássica (acústica).

Explica melhor por favor.

CryptorX Escreveu:Edit: aconselho-te também a arranjar um elástico (daquelas cenas tipo braçadeiras) para o pulso esquerdo (se fores dextro ou pró direito se fores canhoto)... quem já tem guitarra há algum tempo sabe do que estou a falar embora nem todos usem...

Eh lá, agora fiquei curioso... É para depois por no cabelo? quem toca guitarra há muito deixa crescer o cabelo, geralmente? :lol:

Agora a sério, é para quê? Deixaste-me mesmo curioso!!

Cumps
Gigabyte Ga P35-DQ6
E-VGA 8800GTX
SB X-Fi Elite Pro
Be Quiet 700W
Stacker 832
Nelson_
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor jotoa » Quinta Dez 11, 2008 22:49

Nelson_ Escreveu:
jotoa Escreveu:Nesse caso de pedir para mudar as cordas, peço mesmo na loja que eles fazem-me isso?

Fazem pois, mas tens de pedir!

jotoa Escreveu:Professor, não estava a pensar nisso. Era mesmo para auto-aprendizagem e ir aprendendo com os amigos.

É um livro sim e bem mauzinho... O Cebolo é uma daquelas personagens que já fez de tudo na vida, um desenrascado, com boa vontade, mas no fim de contas um auto-didata em tudo! Tem livros de música para ensinar órgão, guitarra, flauta, acordeão, ocarina, ferrinhos... Sei lá! Mas de alguém que aprendeu sozinho lendo também outros livros, sem nenhuma base científica. A única coisa que dali se aproveita são algumas músicas. Também fez romances eróticos, não se isso te interessa :lol: mas digo-o para verem até onde chegou o génio deste homem! Em suma, evita-o. Há concerteza muita bibliografia em lojas de música para isto.

E dá-lhe gás!!!!! :twisted:

Cumps

E isso terá custos adicionais ou será uma "simples" troca de cordas?

Hum, esse senhor deve ser também um "curioso" :lol:
Imagem
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagempor Nelson_ » Quinta Dez 11, 2008 23:44

jotoa Escreveu:E isso terá custos adicionais ou será uma "simples" troca de cordas?

Geralmente não cobram isso, só te cobram pelo novo set de cordas.
As lojas que conheço não cobram a colocação das cordas, que se faz em 5 minutos.

Cumps
Gigabyte Ga P35-DQ6
E-VGA 8800GTX
SB X-Fi Elite Pro
Be Quiet 700W
Stacker 832
Nelson_
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor CryptorX » Sexta Dez 12, 2008 9:32

Nelson_ Escreveu:
CryptorX Escreveu:Edit: aconselho-te também a arranjar um elástico (daquelas cenas tipo braçadeiras) para o pulso esquerdo (se fores dextro ou pró direito se fores canhoto)... quem já tem guitarra há algum tempo sabe do que estou a falar embora nem todos usem...

Eh lá, agora fiquei curioso... É para depois por no cabelo? quem toca guitarra há muito deixa crescer o cabelo, geralmente? :lol:

Agora a sério, é para quê? Deixaste-me mesmo curioso!!

Cumps

:lol: ... muitos vêm mais isso como uma maneira de tentar dar um ar mais metaleiro o que até tem a sua piada (embora mais estupidez, é claro), mas o dito elástico para o pulso que de preferência deve de ter cerca de 5cm de largura serve para fazer com os pulsos não comecem a doer tão facilmente, como disse nem todas as pessoas têm esse problema mas a maioria tem, pelo menos daqueles que eu conheço. Eu pelo menos quando comprei a minha primeira guitarra fiquei completamente obssecado por ela e passava em média 6~8 h agarrado a ela e o meu pulso esquerdo (que estava no neck) passadas 2 horas já não podia com ele por causa da posição torta do pulso constante, há que tenha mais problemas com o pulso da mão que toca e há que tenha nos dois.

PS: Dentro do meu grupo de amigos que tocam guitarra até inventa-mos uma piada acerca dessas dores nos pulsos mas como há por ai uns membros menores de idade é melhor ficar quieto...

PS2: elásticos no cabelo depois tiram o estilo todo quando é para abanar o esqueleto :mrgreen: ..... a não ser que tenham algum problema de caspa :roll: mas também é natal por isso passava ao lado... ou não...

PS3: só de pensar que os gajos da sony estiveram quase 9 anos para inventar a PS3 e eu fi-lo em 5 minutos :mrgreen:
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Ricardo.JQC » Sexta Dez 12, 2008 15:28

Nelson_ Escreveu:
Ricardo.JQC Escreveu:Eu acho que, mesmo baixando a tensão das cordas numa guitarra acústica, não é tão boa quanto uma Clássica para começar.

Desculpa, não estou a entender a tua opinião. Eu sugeri colocar cordas de baixa tensão (nylon) numa guitarra clássica (acústica).

Explica melhor por favor.

Guitarra Acústica e Guitarra Clássica são duas coisas distintas.
Comecei por dizer que ele devia comprar uma guitarra Clássica pois tem cordas de nylon, o que se torna mais fácil para ele aprender.

Chama-se guitarra Acústica á guitarra Clássica mas existem distinções entre elas, daí não poderem ser consideradas com o mesmo nome, ou sendo a mesma guitarra.
As Acústicas são guitarras mais de concertos ao vivo, com 6 cordas de aço em que 4 delas são encobertas com outro metal ( tenho de pesquisar o nome dele ).

Guitarra Clássica: Imagem

Guitarra Acústica:
Imagem

Bem, como podes reparar, existem diferenças entre elas. Diferenças que vão desde a sua estrutura ( construção ), sonoridade, preço, tamanho do braço ( ou escala ) e o nº de " fret's ( casas do braço divididas pelas barras metálicas que, numa guitarra clássica, são menos ).

A guitarra Clássica conta já com as cordas de nylon, o que será melhor para os teus dedos enquanto aprendes pois ainda não " calejaram ".

Desta forma é que não percebi o porquê de quereres inserir cordas de nylon numa guitarra Acústica.

Cumprimentos.
Ricardo.JQC
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor jotoa » Sexta Dez 12, 2008 18:37

Vi que há guitarras 3/4, 4/4. Isso é o tamanho?
Imagem
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagempor Ricardo.JQC » Sexta Dez 12, 2008 18:40

Sim, é o tamanho.
Ricardo.JQC
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor jotoa » Sexta Dez 12, 2008 19:52

E qual será mais adequada para mim?
A diferença entre elas é muita?
Imagem
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagempor blueicePT » Terça Dez 23, 2008 1:18

Também estava a pensar entrar no mundo das guitarras. Nunca toquei nenhum instrumento e gostava de começar por hobbie.
Sinceramente prefiro guitarras eléctricas, sou mais dado ao seu som mas estive aqui a ler que devia começar com uma clássica. Acham que é melhor comprar agora uma clássica e depois passar para a eléctrica?

Devo dizer que o meu orçamento é bastante limitado, visto que sou estudante universitário e grande parte do dinheiro vai para prioridades.

Estive a ver as guitarras eléctricas e interessou-me a Squier Bullet Stratocaster por 124€(numa loja em Lisboa) penso que seja boa para começar (amplificador é que já não sei o que comprar visto que não pretendo fazer muito barulho apenas um bom som)

As clássicas talvez, pelo que vi, as Stagg parecem baratas mas não sei nada sobre a qualidade.

Podem ajudar sff:D
blueicePT
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Set 10, 2007 20:50

Mensagempor Bad_Cop » Terça Dez 23, 2008 4:10

acho que se aplica o que dissemos ao jotoa..

e uma clássica são 50€, se te arrependeres pesa-te menos a carteira. :D
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

AnteriorPróximo

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 14 visitantes