Adeus 8800GT?

Novidades, dúvidas, respostas, problemas...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Adeus 8800GT?

Mensagempor AH.photo » Quarta Dez 17, 2008 15:58

Com vontade de calar um pouco a minha 8800GT comprei um cooler Auras Fridge (JES-988) na semana passada.
Montei-o com uma ventoinha Tacens 12cm 9db.
Quando estava a colocar os módulos de dissipação nas memórias sobravam 3, que dizia ser para o Voltage Regulator, mas que também mencionava serem opcionais. Ora como estes dissipadores são quadrados e 3 desses reguladores de voltagem estão colocados em fila acabei por não colocar lá.

Usei-a e há 2 dias actualizei os drivers, mais uma vez sem problemas e tenho jogado GTA IV nestes últimos dias.

O PC costuma ficar ligado 24h e nos últimos dias a corrente tem falhado momentaneamente, actuando a UPS.

Hoje começou a ter um comportamento estranho,ocorrendo alguns bloqueios e notei alguns artefactos no ecrã e ícones.

Será que fritou alguma coisa na placa por aquecimento no local onde não coloquei o dissipador, pelas falhas de corrente ou poderá ser só dos drivers?
AH.photo
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Nov 14, 2005 20:44

Mensagempor Vtech » Quarta Dez 17, 2008 18:02

Esses dissipadores são mesmo opcionais, havendo mesmo placas de origem que não têm nada lá. A minha originalmente vinha com o cooler tradicional da nVidia que está em contacto com os mosfets, mais tarde coloquei um VF700 e tive uns tempos sem nada nos mosfets e não aconteceu nada de mais, mas mais tarde comprei uns dissipadores próprios, estes:

http://www.thermalright.com/new_a_page/ ... l#pwn-sink
P35-Neo2FR | Q6700 | 4GB D2 800 | 8800GT |
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 08, 2005 9:12

Mensagempor AH.photo » Quarta Dez 17, 2008 18:08

pois, entretanto eu já a desmontei outra vez, serrei ao meio um dos quadrados que vinham a mais e coloquei no sitio, mas o erro em alguns ícones continua lá, e dá um sinal estranho quando entra no windows, tipo a alterar a resolução com artefactos no topo do ecrã.

o dissipador original fazia dissipação desses componentes, por isso pus essa hipótese.

não quero perder a minha menina (tenho mais que fazer ao $)
AH.photo
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Vtech » Quarta Dez 17, 2008 19:08

tendo em conta os sintomas começa mas é a contactar a loja e activa a garantia.
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor AH.photo » Quarta Dez 17, 2008 19:24

Pois, mas eu troquei o dissipador dela a semana passada. Isso não invalida a garantia?

Só se o tentar colocar outra vez, mas eles notam sempre, porque não tem a massa térmica deles.

E isso também quer dizer que vou ficar com o pc parado enquanto espero pelo RMA!

NÃAAAAAAAAAAAAAOOOO
AH.photo
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Fresh_fruit » Quarta Dez 17, 2008 19:40

Claro que garantia já foi á vida ... trocou o dissipador ... a menos que a loja te facilite a vida e te de uma nova e se entenda com o fornecedor.
Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Mensagempor Vtech » Quarta Dez 17, 2008 19:49

Fresh_fruit Escreveu:Claro que garantia já foi á vida ... trocou o dissipador ... a menos que a loja te facilite a vida e te de uma nova e se entenda com o fornecedor.

Eu quando troquei o cooler da minha, tirei o original com muito cuidado e guardei-o em posição horizontal com a massa que trazia e tudo, assim no triste dia que espero que nunca aconteça em que a minha vá desta pa melhor, sempre tenho o cooler original com a massa original.
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor AH.photo » Quarta Dez 17, 2008 19:56

por acaso não me lembro se limpei a massa térmica do cooler que retirei ou apenas do GPU. Mas mesmo que ainda lá esteja, eles não terão forma de saber se foi mexida ou não?
AH.photo
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Vtech » Quarta Dez 17, 2008 20:07

AH.photo Escreveu:por acaso não me lembro se limpei a massa térmica do cooler que retirei ou apenas do GPU. Mas mesmo que ainda lá esteja, eles não terão forma de saber se foi mexida ou não?

Possivelmente podem ter, mas não custa nada tentar.
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Bad_Cop » Quarta Dez 17, 2008 21:02

aconselho-te a meter o stock cooler na gráfica e a ver se o problema se mantém. se se mantiver manda isso para a loja. desde que não tenhas rasgado nenhum autocolante eles aceitam-te isso na boa.

quanto aos dissipadores serem opcionais, a opção depende da gráfica. se a tua tinha dissipação nos mosfets (se o stock cooler os cobria) devias ter colocado. provavelmente danificas-te um mosfet e agora estás com a voltagem mal regulada (ou até podes ter o gpu danificado devido a excesso de volts). usa o rivatuner e vê como essa voltagem anda.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor AH.photo » Quinta Dez 18, 2008 0:27

estou com esperanças que seja o sistema operativo atrofiado com algum reboot inesperado por causa da falha de electricidade.
por exemplo quando estou a escrever às vezes bloqueia e aparece o texto passado um pouco.

os programas também empancam um bocado

se fosse só da placa gráfica, nao seriam só os gráficos marados?

outro factor é que corri o live cd do ubuntu e lá tudo funciona perfeitamente, só no xp é que estou com problemas.

bad_cop, como é que vejo a voltagem com o RivaTuner?
AH.photo
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Vtech » Quinta Dez 18, 2008 13:09

Com o Live CD de Linux, pode quase de certeza estar a usar drivers genéricos e como tal pode não dar problemas aparentes, o melhor para tirar as duvidas e reinstalar o XP, mas pelos sintomas não tenhas grandes esperanças.
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor AH.photo » Quinta Dez 18, 2008 13:33

como todo o sistema estava a bloquear e não apenas os artefactos nos gráficos, tive esperanças que fosse só o SO, por isso fiz o repair pelo cd do windows durante a noite e agora parece-me que voltou tudo ao normal.

Executei o teste de estabilidade da Nvidia sem erros, estou agora a usar o browser sem problemas e todos os problemas de bloqueio desapareceram, mas o repair reverteu o sistema, por isso tenho de reinstalar o SP3.

Parece que estou livre desta, mas o susto foi grande.
Assim que puder guardar todas as definiçoes formato e reinstalo o sistema todo (já vai um ano desde a última instalação).

Já agora, como vejo as voltagens da gráfica com o RivaTuner?

Obrigado pelas dicas
AH.photo
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Bad_Cop » Quinta Dez 18, 2008 13:59

AH.photo Escreveu:Já agora, como vejo as voltagens da gráfica com o RivaTuner?

sry ter demorado a responder. enganei-me, o rivatuner lê e monitoriza voltagens dependendo dos plugins. infelizmente não tem nenhum plugin para a 8800gt, pensei que tivesse.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor AH.photo » Quinta Dez 18, 2008 14:54

felizmente ocorreu um milagre de natal e tudo não passou de um susto (pelo menos até ver). estive agora a "testar" jogando um pouco de GTA IV ;)

também aproveitei para suspender o dissipador novo na frame da caixa para não fazer tanto peso na placa.
AH.photo
Membro de Prata
Membro de Prata

Próximo

Voltar para Placas Gráficas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes