Moderadores: Administradores, Moderadores

amy Escreveu:de facto precisava de confirmar esta info antes de fazer a instalação amanhã, sexta-feira. Uma vez que vi tomadas para cat6 na net, fiquei um pouco preocupada... e o cabo cat6 é um pouco mais grosso que o cat5e, pelo que nem entra bem nas fichas convencionais rj45
obrigada. Penso que amanha vou à loja onde comprei as tomadas e troco-as na mesma.

amy Escreveu:pois Fresh_Fruit, julgo que tens razão... fiqeui aborrecida por, na loja, me terem fornecido tomadas e fichas cat5e. Se lá fui comprar 100 metros de cabo cat6, não seria lógico que me dessem logo as tomadas e fichas compatíveis???
Andei a pesquisar na net, e é difícil encontrar fichas rj45 cat6... as tomadas já se encontram mais facilmente. Amanhã vou à loja ver se trocam, ou se devolvem o dinheiro.
Já sei que as fichas rj45 cat6 são mais caras que as de cat5e. Quanto às tomadas, a diferença d epreço não é lá grande coisa.
encontrei um site onde descobri algumas coisas adicionais sobre fichas cat6 que desconhecia. Mostram as diferenças entre as de cat5 e as 6. Assim, quando for comprá-las, já tenho como verificar se trago a coisa certa.
http://alexandrequevedo.wordpress.com/tag/5e/
Depois logo posto aqui o que foi resolvido.

Fresh_fruit Escreveu:Nao falta é sitio para as comprar

Se tiver esta rede com um switch de 1 Gb, logo a seguir ao modem, e colocar um switch 10/100 , por exemplo num ponto de um quarto, a rede perde a capacidade de 1GB do switch principal?

8C (cod art: 004000514) ,67€ sem iva

amy Escreveu:Olá
Já instalei os cabos cat6, fichas e tomadas. Comprei na ??? (acho que não posso dizer nome da loja), mas foi em faro. Posso enviar por PM.
Inicialmente na loja deram-me tomadas cat5 e fichas tb (25 cêmntimos cada). Disse que aquelas não seriam cat6. O funcionário foi ver ao catálogo e verificou que existem cat6. Tiveram é de ser encomendadas.
As fichas cat6 sem blindagem custaram-me 60 centimos cada sem IVA. Com blindagem, seria 1,90 euros.
O funcionário falou em algo Valena. Não sei se é um fornecedor, ou assim.
As fichas RJ 45 são mesmo em zigue-zague.
Assim, deixo-vos a referência da compra:
Tomada RJ45 Cat6 utp 1 saída BR VALENA (cod artigo: 014774242) 8€ sem IVA
Tomada RJ45 Cat6 utp 2 saídas BR VALENA (cod artigo: 014774243) 13,17€ sem iva
Ficha modular cat6 TL 2318C (cod art: 004000514) ,67€ sem iva
PAra cravar as fichas foi um pouco complicado, pois aquela guia em borracha no centro do cabo torna-o mais difícil de manusear. Até que descobri um método. Em vez de o cortar rente, puxa-se com um alicate até partir. Isso faz com que essa borracha estique até partir, tornando-a mais fina, além disso, depois de partir, ela retrai um pouco para dentro do cabo, não ficando a incomodar na saída. Assim, podemos trabalhar melhor os filamentos. O facto de as fichas serem em zigue-zague difculta a colocação de todos os filamentos até ao fundo da ficha, mas com paciência, lá vai. Usei um alicate para amassar um pouco o cabo cinzento, para entrar mais facilmente na ficha. Estranho, As fichas cat6 deviam ser ter uma enrtada mais larguinha para facilitar a entrada do cabo cat6 que é mais grosso, mas parece não ser o caso. Talvez para que as ficha scontinuassem a ser compatíveis com as entradas nos pcs e tomadas e switches.
Espero que esta info tenha sido útil.

Voltar para Redes Informáticas
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 0 visitantes