Repetidor de Wireless

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Repetidor de Wireless

Mensagempor martins79 » Terça Dez 30, 2008 13:47

Boas tenho um colega meu que tem um router da smc norma i com supostamente mais área de captação, um daqueles com 3 antenas, o problema é que ele tem falta de sinal num dos quartos do piso de cima, existe algum amplificador de sinal ou repetidor que se possa aplicar, e se é esse o caso qual o que recomendam?
martins79
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Mar 29, 2005 11:00

Mensagempor net_shark » Quarta Dez 31, 2008 12:33

Este assunto ja foi visto e revisto no hcp.
Eu pessoalmente ja passei varias vezes por este problema em linksys e cisco.

A repetição de sinal não é suportada pelas normas 802.11.
Contudo os fabricantes de chipsets fizeram as suas proprias extensões para o permitir.
E não existem repetidores; existem pontos de acesso que podem ser configurados para funcionar como repetidores.

Significa que no teu caso deves comprar um AP da smc para teres a certeza que consegues obter sinal.

Podes usar APs de qq outra marca se puderes ligar os computadores a esse AP directamente por cabo (ou via switch), e configurando o dispositivo como um AP em modo cliente (client mode AP). O ap "cliente" finge que é um pc a tentar-se ligar á rede do ap "servidor", estando contudo interligado por cabo a outros PCs. Nem todos os APs suportam esta configuração (client mode AP). Certifica-te nas especificações.

Podes igualmente substituir as antenas dos APs por antenas de maior ganho, para obter melhor sinal, mas este passo é opcional.

Alex
net_shark
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Ago 03, 2004 9:08

Mensagempor alr_tech » Quinta Jan 01, 2009 13:23

boas

na sua origem de facto não há referência a repetição de sinal...
a razão disso baseava-se simplesmente, que como a norma era mono emissor, tecnicamente era muito difícil definir um segundo sinal para a repetição de sinal wifi...
com o avanço surgiram normas de fabricantes em que juntaram dois emissores, um da norma b ou g e outro norma A... e assim era possível usar geralmente o canal A para ser usado como repetição de sinal...
isto foi usado muito nos EUA...
na europa a fraca utilização da norma A não fez avançar muito a investigação... por isso esta norma apresenta um atraso tecnológico em relação às normas b/g..
com o tempo começaram a surgir extensões à norma geralmente de alguns fabricantes de Chip7 wifi...
com a utilização de 2 emissores e em alguns casos de 3 permitiam um maior alcance....
mas, 2 ou mais emissores permitia também a repetição e assim podia-se juntar a um router/AP outros APs de modo a se obter uma maior cobertura...
todos este processos são normas de fabricantes (como já foi dito)... não surgiu um acordo, como tal ainda não passaram a norma de facto....
e a ser incluída na norma IEEE 802.11...
embora, não tenha ficado esquecida....
com estes avanços as normas em vigor ficaram deprecadas...
com o surgimento da norma N surgiu a inclusão da "repetição", embora ainda não definida pois ainda não há acordo em relação a qual dos processos a usar... (não se esqueçam que qualquer extensão tem de ser sempre funcional com a norma Base...)

em resumo...
para as normas b/g só se o chip7 suportar 2 emissores ou uma extensão não normalizada...
ambos os equipamentos tem de ter o mesmo chip7 e software compatível...
infelizmente como o firmware é proprietário convém usar equipamentos do mesmo fabricante que permitam tal conexão... (embora algum firmware de terceiros possa implementar a extensão, desde que o chip7 permita...)
mesmo assim ambos os modelos tem de suportar a extensão...
e só alguns suportam...
tanto pode ser 2 routers, como router/AP....
em relação há norma N é idêntico... pelo que foi dito acima...
geralmente o material que permite isto é mais caro...

sei que a Asus tem equipamento destes, a SMC tem um se não estou em erro..
a linksys, Belkin tb...
mas, nunca experimentei....

é claro que tb existe o material profissional... cisco, siemens, etc...
mas, aí desconheço modelos....

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Racir » Sexta Jan 02, 2009 16:45

Eu tenho um modem router Adsl D-Link G604T e não consigo fazer com que o sinal chegue à minha sala de estar que está a 20 metros do rouuter e tem 2 paredes exteriores e duas interiores pelo meio. Passei por determinada casa que me vendeu dois AP D-Link DWL G700 em que um deles ligava ao router e o outro seria de imediato detectado. Não consegui nada. Disseram-me que era problema de IP: se mudava o IP da rede 192.xxx.1.1 para 192.xxx.0.1 deixava de ter net, se mexia no IP do 700 deixava de ter acesso ao AP e tinha que resetar o aparelho para voltar a tentar configurar. Devolvi e fiquei sem soluções. Haverá alguma forma de captar o sinal num ponto da casa e difundi-lo para o resto da casa? Obrigado.
Racir
Novato
Novato

Registado: Segunda Ago 25, 2008 20:59

Mensagempor net_shark » Sábado Jan 03, 2009 14:42

alr_tech Escreveu:
sei que a Asus tem equipamento destes, a SMC tem um se não estou em erro..
a linksys, Belkin tb...
mas, nunca experimentei....

é claro que tb existe o material profissional... cisco, siemens, etc...
mas, aí desconheço modelos....

Os routers linksys funcionam mt bem uns com os outros. Alias, fiz exactamente o martins79, em casa de um amigo, a repetir wireless para portateis no 1o andar, com sucesso.

Quanto a cisco, os APs proprios para ligações ponto a ponto são os Aironet 1300 (unidirecionais). Pode-se combinar um 1300 com outro, ou com um 1200 (geralmente omnidirecionais).
Os proprios 1200 podem funcionar a curtas distancias como repetidores entre si, ou a longas distancias usando antenas direccionais.
Os 1300 não deixam de ser curiosos, pois são literamente cubos selados de plastico rigido, com ligação a cabo coaxial que por sua vez liga a um injector de corrente incluido. Este injector tem uma ligação de rede ethernet 10/100 e uma ligação de consola (para não ser necessario subir acima de um poste para reconfigurar o AP).

Alex
net_shark
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Ago 03, 2004 9:08

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes