Portagens e estradas nacionais

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Portagens e estradas nacionais

Mensagempor forunista » Terça Jan 06, 2009 11:24

Boas,

Últimamente tenho andado mais de carro por necessidade. Moro na margem a norte do Tejo e tenho de ir para a margem sul.
Ou seja, sou OBRIGADO a ir por uma das pontes sobre o Tejo(25 de abril ou Vasco da gama)! Eu reforcei a palavra "obrigado" porque não tendo outra opção, porque raio há portagens ?!
Aliás, ainda na semana passada vi a noticia que irão serem portajados 2 troços de 3 kms e outro de 5 kms no norte do país.
DOIS e CINCO kms!!!!! alguém acha isto sensato ? Um automobilista estava indignado(e com razão), porque não havia alternativa. E eu pergunto, mesmo que houvesse, há justificação pra portajar tão poucos kms ?!

Sincaremante não compreendo como é que temos tantas, tantas e tantas portagens. Já visitei vários países, inclusivé o mais capitalista(EUA) e andei lá cerca de 2000 kms e não paguei 1 centimo! E as estradas lá são pistas com 5/6 faixas de cada lado e não há 1 buraco em qualquer estrada!
Porque somos um país onde mal saimos de casa com o carro: PAGA!

Já agora deixo aqui a minha indignação do estado das estradas e até de alguns troços de AE que nem diminuem o preço quando estas estão em obras!!!
Cada vez mais as estradas nacionais estão PIORES! Mais degradadas e a "solução" para cruzamento, entrada de supermercados, etc, é um rotunda!
A rotunda NÃO é solução! Numa estrada nacional colocar rotundas é o mesmo que a tornar camarária porque todas as outras estradas que desemboquem nela, têm a mesma prioridade. Isto aumenta o risco de acidentes em rotundas e cria filas para entrar nas mesmas.
Nos EUA não vi UMA única rotunda mas sim semáforos. Temos de meter na cabeça que as vias que cruzam uma estrada principal têm menos prioridade para escuar o transito. Qualquer dia ficam os pneus do lado direito gastos de tanto fazer rotundas!

Cumps.
forunista
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Fev 01, 2007 14:53

Mensagempor mreis » Terça Jan 06, 2009 11:48

Mais brutal é algumas ruas de paralelos que temos aqui no Porto, nao é que o paralelo em si seja mau, mas existem ruas que para nao se bater com o carro por baixo tem que se circular... parado! :?

Depois acho piada, nao sei se tb acontece muito no sul, ver uma rua alcatroada e ao fim de uma semana estar a ser novamente aberta com buracos, por causa do saneamento ou outra porcaria qualquer!
Ou seja nao existe qualquer planeamento, articulação e coordenação entre várias entidades!
Depois, geralmente deixam a rua com lombas feitas de paralelos que rapidamente com a chuva abatem e tornam-se em valas de paralelos! Uma aventura para se destruir o carro e dessa forma ajudar a economia (oficinas)

O mesmo estado que recebe impostos e permite este estado de coisas, é o mesmo que depois obriga os carros à dita inspecção periodica, onde muitas vezes os carros reprovam por causa do estado da ruas onde circulam.
Pelo menos ja aconteceu a um amigo meu com uma fuga de óleo, onde lhe foi dito "O carro dever ter levado uma pancada por baixo, costuma andar em ruas de paralelo em muito mau estado?"

Tanta coisa que está mal neste Portugal, mas a culpa no fundo é nossa que somos uns acomodados, desde que haja dinheiro para a prestação do carro, casa e sport-tv vai-se andando...

Passam-se coisas na sociedade Portuguesa que noutros países era o fim do mundo com manifestações piores que as da Grécia.

Exemplos?

Saúde
Justiça lenta
Primeiro Ministro que mente quanto às suas habilitações academicas
Porto de Lisboa
Imposto Automóvel
etc etc

Fico doente
Amd X2 6000+ /Zalman 9500 /MSI K9 Neo-F
Geil Ultra 4x1GB DDR2 /BFG 8800GT OC
Seagate 160GB/Seagate 320GB/WD 500GB/
WD 640GB
NOX coolbay /LC Power Arkangel
TFT Samsung Syncmaster 931c
mreis
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Abr 16, 2006 10:21

Mensagempor forunista » Terça Jan 06, 2009 11:59

É isso mesmo, ficamos doentes!
Quem nunca saio de Portugal não consegue ter um termo de comparação. Mas isto aqui é muito, muito mau! É que na questão das rotundas, não se melhora mas sim piora.

Tens toda a razão quantos às obras. Um empreiteiro abre buracos logo após ter sido alcatroada e passados uns meses vem outro empreiteiro tapar o buraco com uma camada de 2 cms de alcatrão! Passado algumas semanas e uma chuva, fica uma vala. Mas agora já vi diferente, fazem uma lomba!! A teoria é que, com o tempo abate e fica ao mesmo nivel da estrada!

As companhias do gás que abrem buracos deviam arranjar a estrada TODA e não aquela bocadinho por onde passam, é que arrasam a estrada e depois tapam com cuspe.

Mas, gostava de ver aqui alguém falar das portagens, se acha justo e se sim porque é que nos outros países não se paga! Nós somos os mais avançados no sistema de via verde, pudera...somos o que temos mais portagens!

Cumps.
forunista
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor pedrolm » Terça Jan 06, 2009 12:46

Boas,

não sou defensor das portagens de jeito nenhum, no entanto no caso concreto das pontes (25 Abril e Vasco da Gama) um dos argumentos é evitar que toda a gente venha de carro para Lisboa e assim congestionar ainda mais o transito, se por um lado faz sentido, tambem faria sentido que os transportes publicos funcionassem muito melhor e mais articulados para que as pessoas os tivessem como alternativas mais viaveis.
Quanto as auto-estradas, se é a teoria do utilizador-pagador, entao acho bem, desde que fosse o suficiente para a manutenção das mesmas e nao para encher os bolsos a ninguem. Pagar 20€ Porto-Lisboa, penso que 5€ seriam já muito bem pagos. Até porque como foi dito, as Naciopnais não são alternativa em viagens compridas, por vezes nem em curtas....
pedrolm
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Mai 11, 2005 17:51

Mensagempor alr_tech » Terça Jan 06, 2009 12:48

boas

mas, sem as portagens, imposto da gasolina(, etc) como se pagariam os ordenados dos políticos?
como se pagaria o ordenado, carro, combustível, cartão de crédito, etc..
que os respectivos administradores têm?

a maioria do que se paga é para pagar as dotações extraordinárias que a maioria dos cargos superiores recebe...
não é o coitado do FP que recebe tal...
esse trabalha e cala-se....

vocês acham que a maioria das politicas anunciadas está a fazer alguma coisa?
além de estar a gerar cada vez mais insatisfação!?
é, neste momento circulam na maioria dos institutos e ministérios, ordens superiores, assinadas e a ameaçar os funcionários se alguma coisa passar cá para fora....
porque é que acham, que querem passar a maioria dos FP para contrato...
assim, será mais fácil despedir...
as regras dos trabalhadores normais não se podem aplicar à maioria dos FP, pela simples razão que as chefias não estão preparadas para tal...
além que existem um grande nº de especializações, que só existem na Função Pública...
não se pode pegar num desempregado qq, sem lhe dar uns meses de formação especifica..
e o computo total será mais caro... pois os FP no inicio de carreira recebem mal... e o pessoal habituado a subir mais rapidamente cá fora ...
mal arranje algo melhor irá pisgar-se...

bém, mas já estamos a fugir ao tema...

em relação às portagens, em NY existem portagens em algumas pontes..
que ligam NY a Manhattan e em outras cidades tb....
e tb tem portagens em algumas vias de acesso a grandes cidades...

embora a maioria das autoestradas, de facto não têm...

mas, são outras politicas, é outro povo...

cumps

PS: tu por cá refilas e pagas.... o resto assobia para o lado....
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Bad_Cop » Terça Jan 06, 2009 13:02

eu pessoalmente concordo com as portagens e tenho de fazer a A25 todas as semanas que não tem portagens mas devia ter (contra meu beneficio falo).
e isso porque acho injusto que eu, que uso uma AE 2 vez por semana, tenha de pagar o mesmo do que alguém que as usa todos os dias (dos impostos). na saúde, na justiça, na educação, concordo com esse principio mas nas estradas não porque em muitos dos casos há alternativas.
no caso das pontes tens razão, não há alternativa, mas aqui todas as AE's que conheço têm. alternativas chatas, mais demoradas, mais longas, mas são alternativas. quem quiser que pese os contras e os prós e escolha. tinha por exemplo um tio que fazia lisboa-viseu sempre pelas nacionais e conheço outro individuo que faz sines-trás-os-montes também sempre pela nacional. no balanço das vantagens e desvantagens, acham preferível.
o meu avô conta muita vez a estória que para ir para aveiro tinha de subir ao caramulo.. ainda dá para ir por lá, demora é mais tempo e ninguém está para se chatear. e quando houver portagens na A25 (porque estou convencido que vai haver, é uma questão de tempo) a malta vai continuar a usar a A25 apesar de a alternativa (no trajecto que eu faço) demorar apenas mais meia hora. para as pessoas meia hora do seu tempo não vale 2,5€..

depois há uma estatística interessante sobre a A25, aqui há uns anos 50% do volume de tráfego da A25 eram transportes internacionais e imigrantes não acho que seja obrigação do estado português oferecer uma estrada a alguém que tão pouco paga, directamente, ao estado.

nas rotundas, é do piorio. as câmaras dão cabo das estradas todas.. então eu que moro perto de viseu, é o piorio mesmo.. mas começa a ser uma constante. uma cidade que acho relativamente bem organizada nesse aspecto é aveiro.

só um aparte.
Mas agora já vi diferente, fazem uma lomba!! A teoria é que, com o tempo abate e fica ao mesmo nivel da estrada!

isso não é uma teoria, é mesmo verdade. lá em casa teve de se abrir um rego num caminho para enterrar um cano e o procedimento foi esse, coberto acima do nível para depois abater.
o problema é que a maioria das vezes metem alcatrão a mais, lol.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor DarkJR » Terça Jan 06, 2009 13:19

Portagens.. Portagens.. deviam era pagar-me a mim para andar nas AE's e não eu a eles.. ontem ia tendo um acidente grave porque a meio de uma AE tão ainda os velhos "rasgos" de pintura e outros de mau estado.. um gajo de carro passa e sente algo.. mas de mota?? sorte tive eu porque só passei por cima e não tava a trocar de faixa ou curvar.. senão era mergulho certo.. a nivel de 25 de abril e Vasco da Game acho bem.. e tens do mesmo em varios paises da europa e US incluido.. são entradas principais as zonas que queremos menos transito.. a diferença está que nos outros países tens quase uma mão cheia de soluções.. NY tens Metro, Bicicleta, Pé, Autocarros e Barco.. nesta altura é dificil alterar a Vasco e 25 para ter pedestre e ciclovia.. mas porra.. passa um comboio que só de ir Pragal-Lisboa é quase 2€.. (não sei preço certo pois nao uso ele a muito) o bilhete do barco vais a ver e ronda também.. ao fim de um mes são 56€ tendo em conta 28 dias de trabalho.. isso é quanto custa os passes para andar de autocarro só por lisboa.. a meu ver existe Enorme mudanças que têm de existir no nosso país.. Estradas são horriveis.. Impostos Absurdos.. eu já disse isto a amigos meus e muitos não acreditam.. mas se o ritmo do país vai continuar assim em 2010 somos uma país de africa pobre.. o nº de desempregados vai chegar aos 25% da população.. outros 30-40% são reformados.. outros 10-15% tão a chegar ao ponto de pobreza seria.. o restante é quem ainda felizmente manteve o seu emprego fixo e por fim os burlões, corruptos e quem enriqueçe a pala do trabalhador.. eu para mim isto era um 25 de abril Versão 2.0.. destruia-se por completo o governo.. dava-se o "trono" lá ao piu e a um grupo de conselheiros (que é como se faz em espanha porque o zapatero não julguem que manda mais que o rei) e isto mudava.. senão vendam esta porcaria toda a espanha ou inglaterra que eu aprendo os costumes deles com todo o prazer até o hino nacional que tou farto de seres o país mais caro e que menos recebe
DarkJR
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Jan 10, 2006 14:13

Mensagempor forunista » Terça Jan 06, 2009 14:27

Li todos os vossos comentários e como era de esperar vem sempre à baila outros assuntos.
As portagens à entrada das cidades não têm o intuito de tirar carros de dentro da cidade, isso é demagogismo, senão vejamos:
Lembra-se do buzinão na 25 de Abril no tempo do Cavaco como 1º ministro por causa do aumento ? Nessa altura ainda estavamos a pagar a manutenção da ponte, depois foi do comboio, agora é de tirar carros da cidade ? Qual é a próxima desculpa ?
Então e a Vasco da Gama ? Imaginem uma pessoa que vem do sul e quer ir para Sintra, quer entrar na cidade pra quê ? porque diabo tem de pagar ?
E quanto à teoria do utilizador-pagador, as estradas são de todos não só dos que lá andam. Tal como o país é de todos!
Já repararam na MINA que é uma portagem ? As centenas de milhares que entram TODOS os dias ? E a brisa não é publica !
Para eu deslocar-me do sul para cascais, sintra, enfim, oeste de lisboa, tenho obrigatóriamente de pagar porque não há alternativa! Isto é tudo menos justo.

E claro que não há só portagens à entrada das cidades, há em todo o lado!
Eu pago 18 euros para fazer a A2 e gasto 10 euros em GPL(sim, 10 euros!). Mesmo se for a gasolina, gasto mais de portagem. Isto é normal ?

Cumps.
Editado pela última vez por forunista em Terça Jan 06, 2009 14:42, num total de 1 vez.
forunista
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor ReDsOuL » Terça Jan 06, 2009 14:34

DarkJR Escreveu:senão vendam esta porcaria toda a espanha ou inglaterra que eu aprendo os costumes deles com todo o prazer até o hino nacional que tou farto de seres o país mais caro e que menos recebe

Orgulhava-me de ser Português, mas nos últimos tempos só tenho vindo a ter razões para deixar de o ter...

Ora aí estava uma boa solução! ao menos podia ser que esta mer** melhorasse um pouco!

cumps

PS: Uma coisa que ninguém falou, para entrar em Londres com viatura própria, tem de se pagar, e não é pouco!
Imagem
ReDsOuL
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Out 09, 2006 21:10

Mensagempor DarkJR » Quarta Jan 07, 2009 13:12

ReDsOuL Escreveu:
DarkJR Escreveu:senão vendam esta porcaria toda a espanha ou inglaterra que eu aprendo os costumes deles com todo o prazer até o hino nacional que tou farto de seres o país mais caro e que menos recebe

Orgulhava-me de ser Português, mas nos últimos tempos só tenho vindo a ter razões para deixar de o ter...

Ora aí estava uma boa solução! ao menos podia ser que esta mer** melhorasse um pouco!

cumps

PS: Uma coisa que ninguém falou, para entrar em Londres com viatura própria, tem de se pagar, e não é pouco!

Exacto londres só carros electricos, hibridos (mas só a usar o motor hibrido) tão livres dessa taxa.. gasolina-gasoleo-gpl para tudo taxa ;) eu já tive em tempos orgulho também mas desde do Scolari na selecção que o meu orgulho em ser portugues tá a razar o 0%.. forunista tens uma enorme razão.. mas como sabes não somos um país propriamente de coisas boas ultimamente.. a portagem é mais um pseudo-imposto para ajudar na conservação de estradas com buracos ou de areia..

darkJr

PS: Já leram os novos impostos na compra e manutenção de carro em portugal?
DarkJR
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Jan 10, 2006 14:13

Mensagempor Azarael » Quinta Jan 08, 2009 14:41

Eu reforcei a palavra "obrigado" porque não tendo outra opção, porque raio há portagens ?!

Porque alguém têm que pagar aquilo tudo... :?

@Pontes sobre o Tejo
Só uma pequena história para a gente. No tempo do Guterres a empresa que ficou a gerir (e que se não me engano ajudou a construir) a ponte Vasco da Gama (acho que não estou a confundir pontes :lol: ) ia aumentar o preço das portagens. O Guterres como porreiraço que era (e que talvez nunca queria ter que lidar com ondas) renegociou o contrato com a empresa de modo a susterem o preço das portagens. Só que em contrapartida aumentou em muito (já não me lembro quanto) o tempo de concessão da ponte.

Depois, passando a coisas mais gerais. O pessoal têm que sair das nuvens, e voltar à realidade. Todas essas auto-estradas custaram dinheiro, e desconfio que muitas ainda não estão pagas.
Claro que desconfio que há muita má gestão, e aquela coisa de pagar o mesmo quer a via esteja em obras ou não, tira-me do sério. E as cobranças e impostos sobre tudo e mais alguma coisa são rídiculos.
Agora estas coisas não se comparam ao problema de base. As AE custaram dinheiro que não tinhamos.

Dito isto, também não gosto de portagens...

depois há uma estatística interessante sobre a A25, aqui há uns anos 50% do volume de tráfego da A25 eram transportes internacionais e imigrantes não acho que seja obrigação do estado português oferecer uma estrada a alguém que tão pouco paga, directamente, ao estado.

As remessas de imigrantes eram (são?) uma importante fonte de receitas. E se pensares nisso, para exportar é preciso "transportes internacionais".
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor forunista » Quinta Jan 08, 2009 15:17

@Azarael

A portagem da ponte 25 de Abril também era para a pagar. Depois era para pagar o comboio, agora é para não entrarem carros dentro da cidade ? Não acham isto areia pros olhos ?
Acho que as pessoas não têm noção de quanto dinheiro entra diáriamente numa portagem da ponte ! Só fazendo contas por alto na vasco da gama: 100 mil automóveis(desde motas a camiões) a pagarem, em média, 5 euros(sim porque 1 camião paga 10 euros!) dá uma bela soma de 500 mil euros! Meio milhão de euros POR DIA!
Mas mesmo assim, se vierem com a desculpa, sim é desculpa, que esse dinheiro todo é para pagar a portageiros, manutenção, etc. então porque é que nos outros países há muito menos portagens ? Lá as obras não custam dinheiro ?
forunista
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Azarael » Quinta Jan 08, 2009 15:41

forunista Escreveu:Mas mesmo assim, se vierem com a desculpa, sim é desculpa, que esse dinheiro todo é para pagar a portageiros, manutenção, etc. então porque é que nos outros países há muito menos portagens ? Lá as obras não custam dinheiro ?

Nos outros países não há tantas auto-estradas. :lol:
(além que não devem ter feito tantas a emprestimo, nem adoptado o nosso modelo interessante de "parceria publico-privada" para as construir... mas acima de tudo não devem ter feito tantas por m2 de país e por habitante)
Mas resumindo, os países com mais riqueza têm outra vida, não é ?
Comparações só podem ser feitas assim quando as condições são parecidas.
Portugal, "investiu" apenas em AE, e agora vamos começar a pagar esse luxo.

@Pontes
Como contei na história da Vasco da Gama, o governo da altura é que optou por estender o prazo de concessão. Para no curto prazo estar melhor, sacrificou o longo prazo. Cedeu à demagogia, para usar uma expressão tua.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor forunista » Quinta Jan 08, 2009 17:15

Azarael Escreveu:Nos outros países não há tantas auto-estradas. :lol:

Tomo essa frase como ironia !

Azarael Escreveu:(além que não devem ter feito tantas a emprestimo, nem adoptado o nosso modelo interessante de "parceria publico-privada"

Uma coisa é a construção, outra é a exploração. E cá quem constrói(com ajuda de dinheiros publicos) é explorada por privados!

Azarael Escreveu: para as construir... mas acima de tudo não devem ter feito tantas por m2 de país e por habitante)

8O
Volto a acreditar que estavas a ser irónico ! Basta olhares para um mapa de estradas e vês que somos um dos países com menos AE !
É que se eu tivesse alternativa, garanto-te que não pagava AE, ia pelas estradas nacionais. Este fim de semana passei pela estrada nacional que liga Palmela a Sesimbra e era só obras, por cada obra, uma rotunda. A questão das rotundas é a nivel nacional, estão a complicar e a piorar cada vez mais o estado das estradas com rotundas, condutas de gás, etc.
forunista
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Azarael » Quinta Jan 08, 2009 17:45

forunista Escreveu:Tomo essa frase como ironia !

Achas que estava a brincar ? Há países que nem auto-estradas têm. Compara o número de AE que nós temos por km2 com os dos outros países e depois diz-me alguma coisa.
E outra coisa mais importante até, o dinheiro disponível...

forunista Escreveu:Uma coisa é a construção, outra é a exploração. E cá quem constrói(com ajuda de dinheiros publicos) é explorada por privados!

Confesso que não sei muito sobre o modelo de parceria "publico-privada" muito usada por cá. No entanto, sei te dizer uma coisa, não é o estado que constrói, e também não é o principal financiador. É muito à base de emprestimos.
Basicamente, endividamo-nos para ter um luxo...
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Próximo

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes