Levantamentos Multibanco

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Levantamentos Multibanco

Mensagempor t-o-r-r-e-s » Terça Jan 20, 2009 16:29

Boas!!!

A minha irmã contou-me que agora e desde o principio do ano ao levantar dinheiro numa caixa multibanco, é cobrado uma taxa de euro e meio.
É verdade?

Já alguem notou?
Alguem que tenha levantado dinheiro no MB este ano notou alguma coisa?

Eu não levanto dinheiro a muito tempo, pois não preciso. Mas gostava de saber. Pois acho que ela está enganada. Pois se assim fosse já estaria a ser falado por muita gente e no entanto não oiço falar de tal coisa.

Já se tinha falado em isso acontecer a uns tempos atrás, mas que eu saiba isso não foi adiante. Correcto?
t-o-r-r-e-s
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Dez 30, 2005 17:22

Mensagempor ed_gari » Terça Jan 20, 2009 16:49

Eu tenho levantado, e ainda agora vi a minha conta, e está tudo certo...

1,5€ é muito dinheiro, não pode ser plausivel... então levantamos 10€ e tiram-nos 1,5€ ? ... não me parece...
Cumprimentos a todos.
ed_gari
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Mai 12, 2007 21:18

Mensagempor Asgorath » Terça Jan 20, 2009 16:55

Já há muitos anos que a rede multibanco quer cobrar taxa mas a lei ainda não a frente.
Intel Core 2 Quad Q9450 - Cache 12MB - 4x2,66GHz - FSB 1333MHz || abit IP35P ||
4G Kingston 800 Mhz || XFX GeForce 9800 GX2 1G ddr3 || WD5000AAJS 500Gb Sata 2 Raid 0 ||
Samsung SyncMaster 940nw || |
|| Caixa A+El-Diablo || Creative XMod
Asgorath
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Out 31, 2005 10:45

Mensagempor t-o-r-r-e-s » Terça Jan 20, 2009 16:58

Bem me parecia que era treta! Achava muito dificil assim ser, e 1,5 euros é dinheiro! Não tinha cabimento algum.
t-o-r-r-e-s
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor TheRza » Terça Jan 20, 2009 17:13

por acaso ainda ontem recebi este mail:

POR FAVOR, ISTO DIZ RESPEITO A TODOS NÓS! REENCAMINHE PARA O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS POSSÍVEL!

É preciso ultrapassar o 1.000.000

Levantamentos nas caixas ATM vai custar

1,50€

Os bancos preparam-se para nos cobrarem 1,50 Eur por cada levantamento nas caixas ATM.
Isto é, de cada vez que levantar o seu dinheiro com o seu cartão, o
banco vai almoçar à sua conta. Este 'imposto' (é mesmo uma
imposição, e unilateral) aumenta exponencialmente os lucros dos bancos, que
continuam a subir na razão directa da perda de poder de compra dos Portugueses.
Este é um assunto que interessa a todos os que não são banqueiros e não têm pais ricos.
Quem não estiver de acordo e quiser protestar, assine a petição e

reencaminhe a mensagem para o maior número de pessoas conhecidas.

http://www.petitiononline.com/bancatms/ < http://www.petitiononline.com/bancatms/ >

DIVULGUE ESTE EMAIL, P. F.
JÁ CHEGA DE SERMOS ROUBADOS PELA BANCA AO COBRO DA LEI.

JÁ SÓ FALTA UMA PETIÇÃO PARA MUDAR A LEI.

POR FAVOR, ISTO DIZ RESPEITO A TODOS NÓS! REENCAMINHE PARA O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS POSSÍVEL!

fikem bem! 8)

PS: ainda nao confirmei se é verdade ou nao mas a ser...é caso para dizer, ENFIM!!!! :roll:
Imagem
TheRza
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Abr 26, 2005 2:51

Mensagempor SuperMind » Terça Jan 20, 2009 17:46

Eu recebi um mail de que o BPN já introduziu esta "taxa" em algumas ATM e pagamentos por multibanco em algumas lojas.

Aqui vai o dito e-mail:

Atenção - caixas Multibanco NetPay

Uma forma dissimulada de sacar os nossos €€

No mês passado efectuei um levantamento numa máquina ATM que me parecia perfeitamente normal.

Este mês ao receber o extracto da minha conta verifiquei que me tinham sido cobrados 3,30 € de comissões associadas a um levantamento de 50,00 €.

Contactei o meu banco e fui informado que tinha utilizado uma máquina ATM de uma nova rede chamada NetPay.
Ao que fui informado todos os levantamentos são efectuados a crédito sendo cobrada uma taxa fixa de 1,5 € mais os juros respectivos.

Ao que parece estas máquinas estão identificadas como pertencendo à rede NetPay pelo que antes de efectuarem levantamentos não se esqueçam de verificar a rede em que o vão fazer.

€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€
E transcrição da noticia publicada no D.Noticias de 03-10-2008
Fonte: Diario Noticias 03-10-2008

BPN já cobra comissões na sua rede de ATM PAULA CORDEIRO

São apenas 77 caixas automáticas, de um universo de 13 mil ATM, mas pode ser um precedente importante. Quem levantar dinheiro na rede NetPay paga como se estivesse no estrangeiro

Levantar dinheiro numa caixa automática pode dar direito ao pagamento de uma comissão. Isto se o consumidor o fizer numa das 77 ATM da rede NetPay.

A revelação da cobrança desta comissão é feita pelo próprio dono da rede NetPay - o Banco Português de Negócios (BPN). Em resposta a um e-mail que circula na Internet, o banco emitiu um esclarecimento explicando que são aplicadas taxas se o levantamento for feito com "cartões com a marca Multibanco e que são normalmente emitidos sob uma insígnia internacional - Visa ou Mastercard - que funcionam a crédito e a débito (vulgarmente designados por duais ou mistos) e permitem que em ATM Sibs (Multibanco) o cliente possa efectuar levantamentos a débito (default) ou a crédito".

Ora, estes cartões correspondem a mais de 90% dos que circulam em Portugal, ou seja, cerca de 18 milhões. Trata-se daqueles que ostentam a marca Multibanco e são também Visa/Electron ou Mastercard/Maestro. Permitem levantar dinheiro a débito em Portugal e no estrangeiro e funcionam como cash-advance (levantamento a crédito), operação sujeita a comissão.

No caso dos levantamentos feitos com estes 18 milhões de cartões nas 77 ATM da rede NetPay, estes "são considerados pelas entidades emissoras dos cartões como cash-advance e são comissionados como tal pelas entidades emissoras dos referidos cartões". A NetPay não usa o processador nacional, a Sibs, e processa as suas operações no exterior.

O BPN, que não adianta o valor da comissão, diz que estas são cobradas pela Visa ou Mastercard. Mas não alerta os utilizadores da sua rede de ATM para o facto de estarem a pagar uma taxa sobre a operação.
€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€

N O T A

ATMS - Geridas pelo BPN.

Efectivamente assim parece ser.. Se levantar dinheiro numa ATM do BPN, que funcionam na base da rede rede NETPAY, utilizando o seu cartão electron Visa ou Mastercard é-lhe cobrada uma comissão porque o BPN trata a operação como um cash-advance ( como se tratasse de um levantamento a crédito)

Julgamos que estamos a fazer uma transacção em Portugal mas não. O sistema do BPN funciona como a transacção ocorresse no estrangeiro, daí a cobrança da tal comissão aos incautos.

NOS TERMINAIS "POS" do BPNMais grave - Peguem no mesmo cartão electron de débito da rede SIBS e façam compras num estabelecimento com Multibanco ( terminais POS ou TPAs) filiado na rede do BPN e constatarão, estupefactos, que não necessitam de validar a operação com o PIN porque funciona como se tivesse realizado com cartão de crédito. Questionado o balconista retorquiu que não era preciso indicar PIN pois naquele tipo de terminal do BPN funcionava como se tivesse realizado o pagamento com um cartão de crédito.

É evidente que nestes casos está ferida de morte a segurança do cartão de debito que só deveria operar com a exigência da digitação do respectivo PIN.

Perante os casos que vão surgindo, é de esperar que o BPN e todos os agentes dentro do sistema se apercebam da gravidade e das proporções que aquela prática menos segura (de abolir o PIN nos POS filiados na rede do BPN) pode atingir se não tiverem o bom senso de corrigir os procedimentos. Caso contrario é licito pensar que poderão estar a colocar em desassossego os milhões de utilizadores dos cartões de débito cujas condições de adesão passaram a estar feridas por um dos agentes

Acresce referir que, no meu entender, foi graças à obrigatoriedade da validação por PIN, nas ATMs e POS nos comerciantes, que residiu o grande êxito para a aceitação/adesão dos cartões de débito, o que nos diferenciava da Europa, para melhor, podendo agora essa credibilidade ficar irremediavelmente perdida e levar ao descrédito total um dos melhores produtos do nosso sistema de pagamentos.

Simultaneamente pode, em parte, beliscar a melhoria introduzida na segurança dos cartões com a inclusão de um chip porque a abolição de Pin, naqueles postos POS, a menospreza.

A eventual analogia deste caso com o cartão de crédito não tem razão de ser, uma vez que, este, tem outras condições gerais de adesão e quem as aceitou sabe e sujeita-se aos riscos que lhe estão subjacentes

O logotipo:
Imagem Imagem
SuperMind
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Dez 17, 2007 17:21

Mensagempor Bad_Cop » Terça Jan 20, 2009 18:18

À questão da rede netpay, resposta simples.
A rede netpay não faz parte da rede multibanco.

Na rede multibanco não tenho conhecimento de nenhuma taxa nem paguei ainda nenhuma. E isso já se fala à muito..
http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro_digital/news.asp?section_id=21&id_news=81801
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=13&id_news=277518
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor t-o-r-r-e-s » Terça Jan 20, 2009 18:47

Ora ai está! Netpay é outra história! É concorrente ao MB.

Neste caso eu perguntei em relação ao MB. Pois como não faço levantamentos a muito tempo, e minha irma me ter dito isso, fiquei com pulga atrás da orelha. Mas 1,5 euros seria muito para um simples levantamento! Era o pessoal começar outra vez a esconder o dinheiro debaixo da cama.
t-o-r-r-e-s
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor ed_gari » Terça Jan 20, 2009 18:58

Neste momento, será impossivel eles aplicarem esse lei... e mesmo se a economia estivesse bem... qual era o sentido que isso fazia? 1,5€ é muito dinheiro por um simples levantamento... já somos clientes dos bancos, ja pagamos os juros das casas, anuidades dos cartões de credito...

Mas isto só está bom para quem tem muitos €€€€€
Cumprimentos a todos.
ed_gari
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Mai 12, 2007 21:18

Mensagempor t-o-r-r-e-s » Terça Jan 20, 2009 19:04

ed_gari Escreveu:Neste momento, será impossivel eles aplicarem esse lei... e mesmo se a economia estivesse bem... qual era o sentido que isso fazia? 1,5€ é muito dinheiro por um simples levantamento... já somos clientes dos bancos, ja pagamos os juros das casas, anuidades dos cartões de credito...

Nem para eles, perdem uns milhoes e suicidam-se logo! :lol:
Gajos com 60 e 70 anos, idade para ter juizo, com essa idade é que se suicidam. Cada um! Até parece que ia faltar comida a mesa.
t-o-r-r-e-s
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Bad_Cop » Terça Jan 20, 2009 20:43

Não pagas directamente, pagas indirectamente. Eles não te oferecem o levantamento, descansa.

Eu acho preferível pagar tudo explicitamente, porque até auto-optimizamos as coisas para poupar o mais possível. Assim levantamos dinheiro à bruta e no fim pagamos tudo..
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor t-o-r-r-e-s » Terça Jan 20, 2009 22:54

Bad_Cop Escreveu:Não pagas directamente, pagas indirectamente. Eles não te oferecem o levantamento, descansa.

Eu acho preferível pagar tudo explicitamente, porque até auto-optimizamos as coisas para poupar o mais possível. Assim levantamos dinheiro à bruta e no fim pagamos tudo..

Depende!
No meu caso, não me tiram um tostão a já a alguns anos! Nem manutenção de conta, nem cheques, pois não uso, e o cartão MB é gratis.
Transferencias tambem não pago.

Agora se te tiveres a referir, que com o dinheiro que lá tenho, eles usam-no para os negocios deles, isso é mais que sabido. Investimentos que eles fazem.
Mas um dia que eu precise está lá.

Portanto e da minha parte, não vejo onde vão sacar me dinheiro.
t-o-r-r-e-s
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Bad_Cop » Quarta Jan 21, 2009 18:31

Eu pago manutenção de conta e tenho conta universitária, daí ter falado.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Azarael » Quarta Jan 21, 2009 19:54

ed_gari Escreveu:Neste momento, será impossivel eles aplicarem esse lei... e mesmo se a economia estivesse bem... qual era o sentido que isso fazia? 1,5€ é muito dinheiro por um simples levantamento... já somos clientes dos bancos, ja pagamos os juros das casas, anuidades dos cartões de credito...

Não é por aí...

É mais porque a rede MB é algo bom para os bancos por si só. Só o dinheiro que poupam por não precisarem de tantos balcões... (sim, porque se não tivesses MB iamos buscar ao banco como antigamente)
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor jmgv » Quinta Jan 22, 2009 10:31

Que estranho ser o BPN envolvido nisto.. ou talvez não
jmgv
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Dez 10, 2007 10:51

Próximo