Partilha conexão internet em rede ad hoc

Hardware para redes, configurações de redes, tudo sobre redes excepto Segurança Informática que tem o seu fórum próprio

Moderadores: Administradores, Moderadores

Partilha conexão internet em rede ad hoc

Mensagempor hallogenio » Sexta Fev 06, 2009 1:42

boas,

tenho um portatil c windows vista q quero usar como acess point (via wireless) para 2 outros notebooks com windows xp num espaço pequeno.
pensei em utilizar uma rede ad hoc já q é para resolver uma situação provisória, o espaço é pequeno e assim poupava um dinheiro entre hub ou routers..

já configurei a lan para poder partilhar a ligação de internet que tenho no acess point e já criei uma rede ad hoc à qual os meus amigos se conseguem conectar..o problema é q a ligação à internet teima em não funcionar!
já alterei definições de tcp/ip para automático e já tentei atribuir um ip manual ao access point e dps ligar os outros via ip mas aí tb devo ter feito qq coisa mal pq n funcionou!

será q alguém me pode ajudar passo por passo para ver onde errei? ou será q alguém já passou por uma situação similar?

obrigado,
cumprimentos

hallogenio
hallogenio
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Dez 28, 2006 12:37

Mensagempor alr_tech » Sexta Fev 06, 2009 11:36

boas

uma coisa é colocares a placa wifi como AP, outra é activares a função de Adhoc....
a primeira só algums placas wifi suportam....
a 2ª todas dão...

se configurares como AP, as outras placas tem de funcar como normalmente
não te esqueças de verificar o gateway... que é igual ao ip do "AP"...

outra coisa, estás a configurar num Vista...
1º verificar se o software é compativel...
2º verificar a configuração no XP... aí não te posso ajudar....
pois só fiz uma vez um teste desse tipo e usei XP...
verifica na M$ se eles tem mais dados...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor hallogenio » Sábado Fev 07, 2009 16:26

a minha placa wifi funciona..embora tenha vários modos de funcionamento mm em rede ad hoc q eu n sei bem os detalhes..

já tentei por a mesma norma a funcionar em todos e acho q por aí n tenho problema..
a questão permanece em q consigo ter uma rede adhoc, consigo partilhar ficheiro entre todos os pc's mas acesso à internet n..

ns M$ só falam de ad hoc's entre SO do mm tipo!

cumps..
hallogenio
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor LuisFilipe » Domingo Fev 08, 2009 16:19

Acho que tens que partilhar o acesso á internet para que os outros computadores possam aceder á internet.

O access point só faz a 'ponte' entre as duas redes, o acesso á internet ou é dado por um router ou tens que 'emular' um router no portátil 'primário' e isso fazia-se em Network Connections do Control Panel no icons de acesso á internet "alow other to access the internet thru this computer" acho eu mas isto no XP.

http://www.home-network-help.com/ics-host-computer.html
LuisFilipe
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 22:12

Mensagempor hallogenio » Domingo Fev 08, 2009 22:07

já utilizei o ICS (internet connection sharing) q é o q me estás a falar e tb vem no vista!
n funcionou! n sei se é problema de incompatibilidades entre SO mas consigo partilhar ficheiros via ad hoc apenas n consigo ter net mm c essa opcção ligada..

já tentei c ip's dinâmicos e c ip's fixos na range local 10.x.x.x

a outra solução que me falaram era fazer um bridge entre a placa ethernet e a placa wireless. já tentei mas tb n consegui pôr isso a funcionar!

alguém mais quer dar umas luzes sobre o assunto?

obrigado,
hallogenio
hallogenio
Membro de Prata
Membro de Prata

Voltar para Redes Informáticas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes