Autodesk Maya 2009

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Autodesk Maya 2009

Mensagempor Cyrus3v » Domingo Fev 15, 2009 21:59

Boas malta,

Gostava de saber se existe certificações deste produto assim como existe por exemplo para a Cisco e a Microsoft. Andei a pesquisar mas a unica coisa que encontro são cursos a dar aquilo que eu já sei. Nada baratos e não me vão trazer nada de novo.

Já agora outra questão a quem saiba. Como é que está o mercado de modelação em 3D?
Imagem
Imagem
Cyrus3v
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sexta Mar 23, 2007 19:18

Mensagempor pedromiguelcp » Segunda Fev 16, 2009 0:28

Tá mal. O meu primo também manja totil de maya e programas 3d e não arranja nada na area.

Mas podes ter sorte e arranjar.
C2D E6750 @ 3.6Ghz | cooled by TT LFB
OCZ DDR3 Gold 2x1Gb 1350mhz 8-8-8-20 @ 1.9V
Gigabyte GA-P35C-DS3R
XFX GeForce 9600GT
Seagate Barracuda 7200.11 500GB 32mb
Powered by: Corsair TX750
pedromiguelcp
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sexta Set 09, 2005 13:35

Mensagempor Cyrus3v » Segunda Fev 16, 2009 10:44

Bem, isto também está mal em todo o lado. :( Além do Maya sei usar outros programas que também tem o seu peso nesta área. Depois apenas quero aprofundar os meus conhecimentos em mais 2, 3D Studio Max e o Blender.

E certificações nesta área? Pelo que parece não existe mesmo nada.
Imagem
Imagem
Cyrus3v
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor DarkJR » Segunda Fev 16, 2009 12:09

A nivel de empresas por portugal tá muito negro o "mercado".. se realmente tiveres um bom portfolio podes sempre tentar empresas de jogos que são as que mais procuram pessoas dotadas em 3D ;) quanto a certificações não é como o MS e Cisco.. ter um certificado de da Autodesk é quase inutil.. pois saber fazer um modelo é uma coisa outra é saber criar modelos atravez de fotos, da imaginação, em tempo que desejem, etc.. isso só aprendes por ti proprio.. eu não tenho 1 unico certificado e sei tanto ou mais que pessoal que têm esses mesmos certificados.. e quanto a 3D aprendi sozinho nos meus tempos de GP500 e rFactor.. o defeito? é que no curriculo dizer conta propria a eles nem sempre vale alguma coisa e depois contractam pessoas que fazem o mesmo trabalho que eu mas mais bem pagos e mais mal feitos ou tardiamente ;) se queres ficar expert nesta materia é ter os softwares 3D mais comuns e mais usados e aprender ao maximo por norma criar para jogos é a melhor coisa que podes fazer pois crias um portfolio brutal e muito atractivo.. julgo que a unica coisa que compensa ter certificado mesmo é o AutoCAD pois quem sabe mexer e tem certificação safa-se bem em portugal

darkJr
DarkJR
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Jan 10, 2006 14:13

Mensagempor Cyrus3v » Segunda Fev 16, 2009 12:45

DarkJR muito obrigado pela explicação. Eu e o AutoCAD somos um só :lol: Comecei com o AutoCAD 2000 e sempre tenho vindo a actualizar os meus conhecimentos e a desenvolver trabalhos. Mas como foi algo que aprendi com recurso a livros e a trabalhos feitos pensei que talvez não tivesse tanto peso como uma certificação.

Agora, com respeito ao 3D, é isso mesmo que eu consigo e estou a desenvolver. Modelagem através de fotos, desenhos etc. Vi que realmente tinha e tenho jeito para aquilo, quando em apenas 5 dias aprendi a mexer o básico do Maya. Mas desde uma simples CV curve até á animação (era um roboot pequeno :D ). Entretanto estou a recorrer aos livros da propria AutoDesk, ás aulas da Lynda.com e do Digital Tutor.

Prefiro o Digital Tutor, porque é apresentado o objectivo e começamos a modelar do 0, apenas temos uma template com os contornos para nos ajudar.

Já agora elucida-me de uma coisa. Software 3D mais usado penso eu que seja o Maya, 3D Studio Max e talvez o Blender. Estou certo?

PS - Empresas de jogos cá em Portugal só me lembro mesmo da BlitPop.
Imagem
Imagem
Cyrus3v
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor joaozx » Segunda Fev 16, 2009 14:28

Cyrus3v Escreveu:. Software 3D mais usado penso eu que seja o Maya, 3D Studio Max e talvez o Blender. Estou certo?

Depende... Que área é que estás a considerar? Mecânica? Eng. Civil? Arquitectura? Web Design?
Windows 7 Ultimate 64 bits
joaozx
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Fev 11, 2006 17:45

Mensagempor Fresh_fruit » Segunda Fev 16, 2009 14:42

joaozx Escreveu:
Cyrus3v Escreveu:. Software 3D mais usado penso eu que seja o Maya, 3D Studio Max e talvez o Blender. Estou certo?

Depende... Que área é que estás a considerar? Mecânica? Eng. Civil? Arquitectura? Web Design?

Acho que o ele está a considerar é a area de multimédia , jogos etc ...

Pelo menos segundo o software que trabalha ...

Há mais empresas que fazem jogos em Portugal ...

Por ex a Seed Studios ...

Eu trabalho essencialmente com Cad09, Revit e vou dando uns toques no Inventor ... Aprendi muito na universidade .... mas é com a pratica que se vai lá ...
Certificações não obrigado ...
Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Mensagempor Cyrus3v » Segunda Fev 16, 2009 14:51

joaozx Escreveu:

Arquitectura, Web Design, Multimédia e Jogos :D

Arquitectura, porque o curso profissional que fiz tinha uma vertente muito forte em desenho técnico. Por isso não é novidade para mim.

Web Design, também já me aventurei nessa área e quase todos os trabalhos que apresentava no curso, tinha sempre uma vertente web.

Agora também é como o Fresh_fruit diz, é com a prática. E é isso mesmo que estou a fazer, não quero ficar agarrado apenas a uma área. Por isso é que depois de acabar de modelar um carro e uma mota, vou fazer um personagem que vem no livro do AutoDesk. Também já tenho um trabalho a fazer que é modelar as vertebras do esqueleto humano.

Por isso a minha duvida também é se o Maya é o titâ dos software 3D? Porque por exemplo, tenho um amigo que está a tirar arquitectura e está a usar mais o 3D Studio Max para fazer umas coisitas.
Imagem
Imagem
Cyrus3v
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor undivided » Segunda Fev 16, 2009 17:55

O maya è usado em cinema e muito mais focado em animação. O Max, para mostrar projectos de arquitectura é o melhor sem qualquer dúvida assim como para animação básica (digo isto pq sou estudante de arq e já usei vários programas de renderização) . Ambos são autodesk mas com vertentes diferentes. ex: o Autocad para engenheiros civis ou o autocad normal são praticamente a mesma coisa, mudando apenas uma ou outra coisa.

Eu vou fazendo uns trabalhos de Max para arquitectos.... é o que o mercado anda a pedir, pois não há melhor para "vender o peixe" e deixar o cliente com boca aberta! 8P 8P

cumpz
undivided
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Nov 02, 2005 14:28

Mensagempor Cyrus3v » Segunda Fev 16, 2009 22:54

Bem, mas dado que já estou lançado no Maya, por enquanto vou aprofundar mais conhecimentos e depois logo dou uma saltada ao Max. E o Blender? Tem algum peso nesta área?
Imagem
Imagem
Cyrus3v
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor undivided » Terça Fev 17, 2009 9:35

o blender também é mais focado em animação .... ainda tens o Lightwave e o Rhino , programas de renderização muito bons
undivided
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Nov 02, 2005 14:28

Mensagempor Silvergti » Terça Fev 17, 2009 10:54

Boas!

As certificações não servem para aprender, apenas para certificar conhecimentos.

Se não te vão ensinar nada, é normal!
Não podes tirar só mesmo a certificação?

Depois há certificações que valem a pena ter no currículo e outras que estar ou n... é igual. Essa não sei porque n é da minha área!

Cumps
Linux isn't a place, a company, a person or a hotdog stand.
Silvergti
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Ago 05, 2006 10:50

Mensagempor Cyrus3v » Terça Fev 17, 2009 17:51

A minha ideia era fazer como fiz no CCNA. Alguns meses de estudo, muitos labs e propor-me a exame. Porque na realidade, fazer a certificação através de muitos institutos que andam por aí não compensa mesmo nada.

Mas já estou a ficar com umas ideias de como isto funciona. Por enquanto vou apostar no Maya, não vale a pena abandonar o programa no estágio onde estou. E depois logo me dedico um pouco a outros softwares.

Já agora fica aqui uns links bacanos que me estão ajudar a progredir nesta nova área:

http://www.suurland.com/
http://www.neoreel.com/projects_e.html
http://www.sormann3d.com/portfolio/TPindex.htm
Imagem
Imagem
Cyrus3v
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Asgorath » Quarta Fev 18, 2009 11:17

Recomendo o Renderosity Art Community
http://www.renderosity.com/index.php
Intel Core 2 Quad Q9450 - Cache 12MB - 4x2,66GHz - FSB 1333MHz || abit IP35P ||
4G Kingston 800 Mhz || XFX GeForce 9800 GX2 1G ddr3 || WD5000AAJS 500Gb Sata 2 Raid 0 ||
Samsung SyncMaster 940nw || |
|| Caixa A+El-Diablo || Creative XMod
Asgorath
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Out 31, 2005 10:45

Mensagempor Cyrus3v » Quarta Fev 18, 2009 16:16

Encontrei este site que também me parece ser bom:

http://www.3dluvr.com/content/
Imagem
Imagem
Cyrus3v