Comprar ou montar uma workstation?

Mostre aqui o seu sistema e/ou tire dúvidas sobre a compra do seu próximo sistema (completo!)

Moderadores: Administradores, Moderadores

Comprar ou montar uma workstation?

Mensagempor ptcman » Sábado Fev 21, 2009 12:56

Olá.

Necessito de adquirir um PC (workstation) novo.

Tenho ouvido falar muito das das workstations da HP, tudo acima dos 1300€.

A minha duvida é o que será facil/barato/practico?

Basicamente as minhas necessidades são:

- PC é para estar ligado 24/7, emitindo o menor ruido possivel e no entanto manter o sistema refrigerado
- Irei ligar entre 4 a 6 monitores o que me obriga para melhor desempenho(?) uma motherboard com 2 slots PCIe(?)
- Os dados processados serão realtime (cotações dos mercados financeiros) o que deverei estar munido de um bom processador e ram suficiente para gerir todos os dados e executar toda a matematica necessária na analise desses mesmos dados
- não esquecer claro está um disco rigido rapido

Ora com a panoplia de novas placas graficas e processadores (pelo que ouvi a Intel já tem a nova plataforma no mercado não é?) ando totalmente perdido.

Daí estar a ponderar comprar uma workstation já montada e ter referido as da HP.

Agradecia a vossa opinião e no caso de ser mais em conta e até mais vantajoso montar o PC, quais então os componentes para uma melhor performance e estabilidade.

A maioria das threads que aqui se encontram estão direccionadas para os jogos, coisa que para mim não tem o menor interesse.

Agradeço desde já a vossa ajuda.

Cumprimentos
ptcman
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Out 25, 2007 22:33

Mensagempor PsicoPete » Sábado Fev 21, 2009 13:35

Na questão do comprar montado ou montares tu penso que depende apenas do facto de quereres "meter as mão na massa" ou não.
É provável que consigas um sistema com melhor desempenho e mais barato se fores tu a montar mas vais ter mais trabalho.
Uma solução pré-feita é normalmente mais cara, menos adaptada às tuas necessidades e de mais deifícil actualização futura. Por outro lado pode ser mais estável (digo "pode ser" porque uma montada à medida desde que bem feita é também estável), tem assistência técnica "à mão" e não te dá trabalho a montar.

Se optares por uma plataforma montada por ti muita gente te vai dar conselhos bem melhores que os meus em relação ao CPU, board, memória etc. Apenas te vou dar uma achega em relação à parte gráfica: Matrox. Em termos de plataformas multi-monitor são brutais!
Além disso têm uma panóplia de produtos adaptados a várias àreas de negócio como por exemplo o mercado financeiro.
Dá uma vista de olhos neste link e vê por ti próprio.

Cumps.
Imagem
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." - George Bernard Shaw
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 14, 2004 12:22

Mensagempor cmrosado » Sábado Fev 21, 2009 14:20

Vi esse link e as placas têm suporte para dois monitores, tirando a ultima que dá para por três.
Dois monitores há várias placas que permitem por.
Como placa gráfica mais barata com dual-dvi encontrei a POWERCOLOR HD4650 SCS3 512MB DDR2 PCI-E que custa 66€.
A board P6T permite por até 3 gráficas em simultaneo, desde que haja espaço. Como a gráfica parece um pouco gorda não sei se dará para por 3.
Mandando montar o PC consegue melhores componentes, nomeadamente processador.
Em relação ao(s) disco(s) há várias hipóteses. Pode colocar apenas 1, pode colocar 2, um para por o sistema e outro para armazenamento, pode colocar 2 em Raid (0 ou 1) ou até mesmo mais, por exemplo dois em Raid 0 para maior rapidez e um terceiro para armazenamento, ou até quatro em Raid (0+1). http://pt.wikipedia.org/wiki/RAID
Pode ainda acrescentar uma ou duas ventoinhas à caixa, mas não sei se será necessário (creio que a caixa já tem 3). 1 Noiseblocker de 120mm fica nos 18€.

O que eu proponho (com apenas um disco):

COOLERMASTER DOMINATOR 690 - 77€
CORSAIR HX-620W - 119€
ASUS P6T - 227€
INTEL CORE I7 920 (2.66GHZ) SKT 1366 BOX - 273€
ARCTIC COOLING FREEZER 7 PRO - 19€
2X POWERCOLOR HD4650 SCS3 512MB DDR2 PCI-E - 122€
TRANSCEND KIT 6GB DDR3 1333MHZ (CL9) - 90€
SAMSUNG DVD±R 22X SH-S223F PRETO BULK (SATA) - 20€
SAMSUNG 1TB SATA II 32MB - 92€
MS WINDOWS VISTA BUSINESS 64-BIT PORTUGUÊS OEM - 145€

+- 1200€
cmrosado
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Out 02, 2003 10:58

Mensagempor PsicoPete » Sábado Fev 21, 2009 18:54

cmrosado Escreveu:Vi esse link e as placas têm suporte para dois monitores, tirando a ultima que dá para por três.

Estás completamente enganado.

Matrox Escreveu:offers native single-chip quad head support

A maioria delas permite 4 monitores em simultâneo pois cada saída permite ligar dois monitores com um cabo especial.

É por isso que falei na Matrox, não foi ao acaso. Tens de ler melhor as específicações das coisas moço. :)

Cumps.
Imagem
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." - George Bernard Shaw
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 14, 2004 12:22

Mensagempor cmrosado » Sábado Fev 21, 2009 21:43

Tinha lido
Matrox DualHead® technology with support for two digital or analog monitors at a time

mas tens razão dá para mais.
Aftermarket upgrade to quad analog display
Upgrade to quad head output via cable (CAB-L60-4XAF)

Parece que se tem que comprar o cabo à parte.
Tive a ver no kuantokusta e ao que parece cá em Portugal só se encontram numa loja chamada DesignPC Online. Há duas versões uma custa 175€ e a outra 255€. Só gastam 10W 8O .
Não sei é se dará para por mais que uma no mesmo PC.
Com um sistema Quad (Intel ou AMD) sem ser i7 (pois não há necessidade de 3 placas) e uma placa destas o preço do PC fica semelhante até porque não é necessária uma fonte tão potente.
Na 1ª configuração que fiz se em vez daquelas Powercolor 4650 se metessem outras placas, como por exemplo a Sapphire HD4670 (78€ cada), talvez desse para por 3, o que daria saída para 6 monitores.
Com uma dessas placas matrox e um Quad ficava:

COOLERMASTER DOMINATOR 690 - 77€
CORSAIR CX-400W - 50€
ASUS P5Q PRO - 125€
INTEL CORE 2 QUAD Q9550 E0 (2.83GHZ) SKT 775 BOX - 270€
ARCTIC COOLING FREEZER 7 PRO - 19€
matrox millenium p690 plus lp 256mb (pci-e) - 255€
2X TEAM ELITE KIT 4GB DDR2 800 - 100€
SAMSUNG DVD±R 22X SH-S223F PRETO BULK (SATA) - 20€
SAMSUNG 1TB SATA II 32MB - 92€
MS WINDOWS VISTA BUSINESS 64-BIT PORTUGUÊS OEM - 145€
Cabo - ?

1150€
cmrosado
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor ptcman » Domingo Fev 22, 2009 9:41

Obrigado a ambos pela ajuda.

Ambas as configurações são realmente interessantes.

A partir de agora tenho um ponto de referência.

Comprar o ultimo processador que saiu antes do novo pode ser uma boa estratégia pois quando sai o novo, o preço do antigo começa a cair e podemos construir um PC topo de gama a um preço bem mais em conta.

O problema é que a diferença de preços por vezes é inexistente o que baralha um pouco a cabeça :?

Mais uma vez, obrigado

PS: Se houver ppl com outras configurações possiveis para uma workstation robusta, estável e acessivel, estejam à vontade.

Certamente não serei o unico aqui que procura algo fora do campo dos jogos.
ptcman
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor cmrosado » Domingo Fev 22, 2009 9:46

A diferença principal do core i7 para os Quad anteriores não está no preço do processador mas sim no preço da motherboard.
Para um i7 a board mais barata anda pelos 200€ enquanto que para os Quads já se arranjam boas a partir dos 80€.
Na segunda configuração que fiz meti 8GB de Ram mas isso talvez seja um valor excessivo, principalmente se pensarmos que num PC normal para jogos e aplicações do dia-a-dia 2Gb chegam.
cmrosado
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor ptcman » Domingo Fev 22, 2009 10:16

A Asus P5Q PRO tem 2 slots PCIe mas não são iguais pois não?

Eles dizem:

2 x PCI Express 2.0 x16 slots, support ATI CrossFireX™ technology at x8 link
(PCIe x16_1 blue, PCIe x16_2 black*)

*PCI Express x16_2 slot (black at max. x8 link)

Posso ligar 2 placas iguais?
Aquele "x8 link" baralhou-me :? :oops:

Teoricamente, ligando 2 placas matrox nas slots PCIe poderia ir até 8 monitores

A nVidia tem a NVS 440 e acho que agora já há a 450 com 4 saidas hdmi (estas placas rondam os 500 euros)

EDIT: Ou seja, pelas minhas contas, entre o i7 e um Quad, dependendo da fonte, ram e pouco mais, a diferença de preços pode ser irrelevante.

Será sempre melhor optar por um i7, ficando assim com um PC para os proximos anos em termos de hardware e software
ptcman
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor cmrosado » Domingo Fev 22, 2009 11:42

O x8 refere-se a Crossfire, ou seja a colocar duas placas iguais da ATI a funcionar como se fosse apenas uma. Nesse caso a velocidade de transferência de dados entre a board e gráfica cai para metade.
Numa placa como as Matrox não sei se dará para por as duas. É questão de perguntar na loja.
Para jogos coloca-se a questão da velocidade de transferência entre a board e a gráfica uma vez que é através da board que o processador interage com gráfica. No seu caso como é apenas para colocar a imagem em multiplos monitores essa velocidade tem pouca importância. Algumas dessas matrox são AGP que era a norma anterior ao PCIe e que permite velocidades de transferência muito inferiores ao PCIe.
cmrosado
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Fresh_fruit » Domingo Fev 22, 2009 17:26

O melhor é comprares mesmo uma Workstation HP

Suporte 24/7 garantia onsite 3 anos ... é outra conversa ...

Esquece os computadores montados ás peças para joguinhos ...

Compra uma XW4600 com uma NVS 450 ... Ou uma matrox ...
Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Voltar para Sistemas Completos

Quem está ligado: