[Ajuda] Intel Core 2 Duo E6750 com performance má?

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

[Ajuda] Intel Core 2 Duo E6750 com performance má?

Mensagempor nonim99 » Quarta Fev 25, 2009 2:10

Boas,

Eu estive a fazer benchmarking do meu CPU(E6750) no SiSoftware Sandra e fiz a comparação com um modelo ligeiramente abaixo (o E6700) em dois pontos: a capacidade de aritmética do processador e a capacidade de 'tratar' de instruções de multi-média e data.
Surpresa a minha, o meu processador é superado nos testes pelo E6700 em ambos os casos e por uma larga margem (em mais de 50%) .

Uma vez que estou a par que o meu processador é 'supostamente' o superior, alguém me poderia indicar o que se passa?

Pessoalmente, tenho notado que os jogos andam com os framerates mais baixos, 'congelam' mais...
Perdoem-me a pergunta parva, mas será devido à má colocação de massa térmica? Algo me diz que não tem nada a haver, mas não consigo pensar noutra razão...

Este é o hardware que tenho
Motherboard: Asus p5gc-mx/1333
Placa Gráfica: Sapphire Ati Radeon HD3850 256MB
Memória: 2 sticks de memória, cada um de 1gb, DDR2 533MHZ
Disco Rigido: SATA 250GB

Ah, e estou a usar o Windows XP SP3

Qualquer ajuda seria em muito apreciada.
Obrigado.
nonim99
Novato
Novato

Registado: Quarta Fev 25, 2009 1:46

Mensagempor alr_tech » Quarta Fev 25, 2009 10:28

boas

hum...
bém, a tua board já não é nova...
as tuas mems só suportam 533Mhz

aconselho...
verificar se existe alguma bios mais nova para colocar...
e lê bém o manual da dita e faz pesquisas na net para optimizares a bios...

depois, umas modificações de OC simples, mais para optimizar o acesso Às memórias, ...
varifica se podes fazer o mesmo às memórias...

desligar a gráfica interna...

usa o CPU-Z
o speedfan, everest para verificar as temps e tensões...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor nonim99 » Quarta Fev 25, 2009 16:21

Bem, aparentemente, existe uns quantos bios updates, mas a minha motherboard é OEM...(descobri agora)e portanto, a bios é simplesmente diferente e não actualizável.

Já estou há um bocado para arranjar peças novas de qualquer forma. Mas portanto, não é do processador? :)
nonim99
Novato
Novato

Mensagempor lucky » Quarta Fev 25, 2009 16:33

Do processador não deverá ser, com uma motherboard mais evoluida e umas memórias melhores deverás ter resultados superiores.
Imagem

Registado: Quinta Jan 27, 2005 12:58

Mensagempor alr_tech » Quarta Fev 25, 2009 16:42

boas
nonim99 Escreveu:Bem, aparentemente, existe uns quantos bios updates, mas a minha motherboard é OEM...(descobri agora)e portanto, a bios é simplesmente diferente e não actualizável.

embora seja OEM... não estou a ver a ASUS a criar layouts mais baratos para integradores.... se a referência é a mesma... o hardware tb..
as bios devem dar....

penso que a diferença é só nas caixas e bundles...

mas, o pessoal das lojas dê a sua opinião...

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor nonim99 » Quarta Fev 25, 2009 18:25

alr_tech Escreveu:boas
nonim99 Escreveu:Bem, aparentemente, existe uns quantos bios updates, mas a minha motherboard é OEM...(descobri agora)e portanto, a bios é simplesmente diferente e não actualizável.

embora seja OEM... não estou a ver a ASUS a criar layouts mais baratos para integradores.... se a referência é a mesma... o hardware tb..
as bios devem dar....

penso que a diferença é só nas caixas e bundles...

mas, o pessoal das lojas dê a sua opinião...

cumps

A verdade é que a bios é de uma versão denominada de P5GC-MX(ud[under development?]) quando a minha motherboard é do modelo P5GC-MX/1333. Portanto a bios não corresponde ao modelo, inteiramente.

Não existe uma referência a esta bios na Asus, pelo menos não encontrei. Uma vez que só procurei a bios por motherboard e não por prótotipos(não sei sequer se isso é uma categoria possivel de procura) só me ocorre que tenha deixado escapar por isso. Enfim, a bios que equivale á minha motherboard não é reconhecida pela aplicação Asus Update, e portanto não actualiza.

Já li algo sobre usar o AFUDOS...vou tentar isso, se der.

Eu preciso de ter a certeza que o meu CPU está a funcionar como deve e que não está magicamente deteriorado. Eu acho muito improvável como já foi mencionado...mas eu preciso de estar o mais próximo da certeza possivel.

O que despoletou a minha procura por uma melhor performance, afinal, foi uma drop de framerate estranha que tive nos meus jogos. Os jogos, mais pesados, têm loadings mais longos também. algo me diz que não é possivel que uma placa gráfica derepente má(mas será que pode?) influenciasse o loading de um jogo, mas talvez a memória, o processador, ou algo relacionado com estes dois (a MB).

O que me preocupa é que também pode ser do XP. Se bem que ele está tão bom como antes...nada demais a mencionar. versão SP3...funcionou razoavelmente(melhor que o Vista) até hoje.

Não quero estar a chatear muito aqui o pessoal, se quiserem ajudar seria porreiro :)
nonim99
Novato
Novato

Mensagempor alr_tech » Quinta Fev 26, 2009 15:17

boas

tive a dar uma olhadela no site da ASUS e existem 5 versões da board P5GC-MX.
A normal, a FSB 1066, R3, GBL e a P5GC-MX/1333...
sendo esta última a mais recente (?)....
para a 1333 existem 5 bios...
logo tens de identificar como deve ser a referência da tua board..
(no post inicial - Pause/Break e deve lá indicar, na board escrito, na caixa no stick onde está o código de barras)

se a tua board é mesmo ASUS... envia um mail para eles
e indica as referências encontradas na board e no everest ou nos programas da ASUS....

e pergunta como podes identificar inequivocamente qual a versão correcta para a bios...

às vezes o que pode suceder é que em boards genéricas ou para OEMs usem bios AMI e não award... nessa altura só mesmo trocando o chip da bios...

já agora os drivers...
são de aonde?

os drivers são feitos para determinado hardware é só comparar as versões que tens com as do site...
eu sei que é chato... mas, é assim que se descobre...

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes